Por Mariana Bianchini
Atualizado em 02.06.22
Decorar ambientes normalmente exige alto investimento, porém existem ideias simples e acessíveis que podem trazer mais charme aos espaços sem que grandes esforços sejam necessários. É o caso da parede de lousa ou quadro negro, que deixou de estar presente apenas nas salas de aula para habitar quartos, salas e até mesmo cozinhas.
A parede de lousa é uma proposta bonita e divertida de decoração que pode encher o cômodo de estilo e personalidade. Além disso, é bastante funcional e pode ser usada tanto para desenhar quanto para anotar informações e recados importantes.
Aprenda, então, a fazer um quadro negro em casa e inspire-se com ideias e dicas de como utilizá-lo tanto para organizar sua rotina quanto para dar um ar diferenciado à decoração do seu lar.
Publicidade
Além de ser uma opção acessível e barata de decoração, é possível também fazer sua própria parede de lousa de forma fácil e prática. Existem três opções de materiais para fazer seu quadro negro: tinta, papel contact e rejunte de azulejo. Confira, então, um passo a passo para cada uma dessas opções e escolha a que melhor se adeque às suas necessidades e à sua casa.
Escolha a parede de sua preferência, compre uma lata de tinta de esmalte preto ou verde fosco, proteja o chão e comece a pintar. Aplique a tinta na parede com a ajuda de um rolinho, tomando cuidado para não sujar as mãos e outras áreas indesejadas. Após passar a primeira camada de tinta, espere secar e aplique novamente. Deixe secar bem e sua lousa estará pronta para ser usada.
Essa é provavelmente a forma mais prática e rápida de fazer sua parede de lousa. O único material necessário é o próprio papel contact preto e fosco que será usado para a aplicação, então escolha a parede que será transformada e adquira o papel contact, certificando-se de comprar a quantidade necessária. Depois disso, como o papel contact é adesivo, basta remover a proteção e aplicá-lo na parede, tomando cuidado para deixar o papel reto, sem bolhas e sem enrugar.
A terceira opção exige um pouco mais de esforço, já que você irá produzir a tinta, porém sai ainda mais em conta que as anteriores. Você precisará de rejunte de azulejo, cola branca e corante de tinta preto. Misture os ingredientes até encontrar uma boa textura para passar na parede. Depois, é só aplicar a tinta caseira com a ajuda de uma esponja de lavar louça.
Publicidade
A lousa usada para decoração do espaço é uma alternativa que, além de barata, é versátil. Ela pode ser usada com várias finalidades, não apenas estéticas, mas úteis também. Confira uma lista de dicas e sugestões para usar seu quadro negro:
Uma sugestão bem prática é utilizar a parede de lousa como agenda, dessa forma é possível manter seus compromissos visuais.
Foto: Reprodução / Amoroso Design
Você pode anotar compromissos do dia em sua lousa, para isso é interessante que ela seja feita em seu escritório ou local de trabalho/estudo.
Foto: Reprodução / New Old
Na imagem acima é possível observar a lousa sendo usada também para anotar os compromissos semanais da família. O quadro pode ser feito em um espaço comum da casa, para que todos tenham acesso.
Foto: Reprodução / John Donkin
Além de compromissos diários ou semanais, a lousa pode ser usada para anotar compromissos mensais.
Você pode usar sua parede de lousa como calendário, marcando os dias do mês e anotando compromissos e tarefas.
Publicidade
Foto: Reprodução / Dijeau Poage Construction
Você pode desenhar um calendário, separando os dias do mês para anotar com mais praticidade seus compromissos, como na imagem.
Foto: Reprodução / Atmoscaper Design
Pode também escrever os dias do mês apenas para riscá-los conforme o tempo for passando, sem necessariamente anotar seus compromissos.
Foto: Reprodução / Kerrie Kelly
Uma forma alternativa de usar a lousa como calendário é cortá-la em quadradinhos menores que irão representar os dias do mês, como na imagem acima.
Use a lousa para anotar o que você irá preparar para o almoço ou para o jantar, avisando sua família ou amigos.
Foto: Reprodução / Juliana Conforto
Para anotar para sua família qual o cardápio do almoço ou do jantar é interessante que a lousa seja feita em uma parede da cozinha.
Publicidade
Foto: Reprodução / DISTINCTidENTITY
Se você possui um restaurante, pode fazer uma parede de lousa com o mesmo objetivo: informar os clientes à respeito do cardápio do dia.
Foto: Reprodução / French Larkspur
Existe a opção de fazer a lousa em um quadro, sem utilizar a parede, que também pode ser usada para anotar o cardápio.
Se você gosta de desenhar, pode usar sua lousa como um espaço artístico, fazendo ilustrações e escrevendo mensagens.
Foto: Reprodução / Tria Arquitetura
Use sua lousa para se expressar: desenhe, escreva, abuse da criatividade.
Foto: Reprodução / Mary Prince Photography
Para contribuir com a composição do ambiente, é interessante chamar um amigo ou familiar que saiba e goste de desenhar para decorar sua lousa.
Foto: Reprodução / Daleet Spector
Desenhos e mensagens alegres colaboram para o clima agradável do ambiente.
A lousa pode ser uma opção bacana para entreter as crianças da casa. Pense nela como um caderno infinito que pode sempre ser apagado e usado novamente, onde a criança pode colocar toda sua energia e criatividade.
Foto: Reprodução / Fiddlehead Design Group
Uma opção é fazer uma lousa baixa, ocupando metade de parede. Dessa forma, os pequenos podem desenhar com facilidade.
Foto: Reprodução / Marco Joe Fazio
A lousa irá estimular a criatividade da criança, além de ocupar seu tempo.
Use sua lousa para anotar suas frases de inspiração favoritas, além de motivar os moradores da casa, vai deixar o ambiente leve e divertido.
Foto: Reprodução / Affecting Spaces
Uma frase inspiracional pode deixar o dia das pessoas mais feliz, então, se a lousa estiver em um espaço comum, é possível preenchê-la com frases de inspiração.
Foto: Reprodução / Obelisk Home
Colocar o quadro negro em um espaço comum aos moradores da casa pode resultar em um trabalho coletivo, em que todos podem decorá-lo.
Foto: Reprodução / Jennifer Grey
Na imagem acima, a frase foi escrita dentro de uma moldura deixando a ideia ainda mais criativa.
É comum que a lousa na parede, ainda mais quando ela se encontra em um espaço comum da casa, seja utilizada para anotar os itens domésticos que estão faltando. O quadro se torna, então, um local propício para relacionar tudo o que precisa ser comprado para a casa.
Foto: Reprodução / SP Estudio
Anotar a lista de compras em seu quadro negro é uma maneira fácil de não se esquecer o que está faltando e de avisar aos outros moradores da casa o que precisa ser comprado.
Foto: Reprodução / Marina Carvalho
Para utilizar a lousa como local de anotar a lista de compras, ela deve estar localizada na cozinha.
Foto: Reprodução / Artistic Designs for Living
É um jeito diferente de dar utilidade ao quadro. Conforme os itens da casa forem acabando, eles podem ser anotados na lousa para que nenhum deles seja esquecido na compra do mês.
Outra sugestão é colar ou pendurar fotos na lousa, deixando a ideia ainda mais personalizada. Aproveite para desenhar e escrever ao redor, combinando com as fotos e fazendo uma composição de ideias.
Foto: Reprodução / Atticus & Milo
Você pode fazer sua lousa na parede do quarto e decorá-la com fotos pessoais, combinando ainda com desenhos e mensagens.
Foto: Reprodução / Caitlin Wilson
É possível também pendurar quadros com fotos na parede da lousa.
Foto: Reprodução / Sarah Greenman
Na imagem acima, os moradores da casa colaram fotos de viagens na lousa, indicando com giz o lugar visitado.
É possível também usar a lousa como mural de recados, dispensando papéis. É simples: anote o seu recado no quadro e espere a pessoa para quem ele é destinado chegar em casa e olhá-lo.
Foto: Reprodução / Inochi
Colocando a parede de lousa em um espaço comum, é possível deixar recados para que sua família veja quando chegar em casa.
Foto: Reprodução / Ian Pierce
Também é possível deixar recados para você mesmo, anotando uma lista de coisas para fazer, como no exemplo acima.
Foto: Reprodução / Amelia Hallsworth
Pode-se também deixar recados pedindo para que as outras pessoas que moram com você façam ou comprem alguma coisa.
O mais legal é que você não precisa se prender a apenas uma dessas dicas, é possível misturá-las e usar sua lousa de maneiras diferentes. Além disso, você pode apagar o que escreveu quando quiser e decorar novamente.
E, como é possível observar em algumas das imagens, você não precisa necessariamente usar uma parede para aderir à lousa em sua decoração, pode fazê-la em portas, quadros e armários. Fazer um quadro negro é uma opção criativa facilmente adaptável às suas possibilidades.