Pastilhas adesivas transformam ambientes sem fazer sujeira

Escrito por Alexandre Poletto

FOTO: REPRODUÇÃO / SANDRA SANCHES ARQUITETURA E DESIGN DE INTERIOR

Continua após o anúncio



Pastilha adesiva é um ótimo recurso para transformar alguns ambientes da casa de forma rápida, prática, e a melhor parte: sem sujeira. A praticidade para reformar ou mudar um ambiente facilita nossa vida, pois além de manter a casa limpa, o processo de instalação ou adaptação é bem mais curto do que aquelas melhorias que demoram semanas para ficarem prontas.

As pastilhas adesivas não são bem uma novidade, afinal elas já existem há um certo tempo. O que tem mudado agora é que o uso tem se tornado mais frequente, a demanda por esses materiais aumentou. Independentemente disso, há muitas pessoas com dúvidas ainda sobre o material usado, como cuidar para não estragar, se a umidade descola o adesivo, os valores, e por aí vai. Todas essas perguntas vão ser respondidas pontualmente aqui pelo time de especialistas ouvidos pelo Tua Casa.

Tipos de pastilhas adesivas

FOTO: REPRODUÇÃO / GISELE TARANTO ARQUITETURA

O mercado dispõe hoje de vários modelos, tamanhos e desenhos. O designer de interiores Diego Martins Nogueira explica que a escolha do material deve ser a feita a partir da finalidade que ele terá, ou seja, do ambiente no qual as pastilhas serão instaladas, e também do gosto do cliente. “Existem modelos compostos de materiais diferentes, como a pastilha adesiva de alumínio, que é um revestimento um pouco mais caro e que acaba sendo utilizado mais em projetos de bares e restaurantes. Muitos clientes utilizam as pastilhas adesivas em borda de piscina ou até dentro do box do banheiro, por exemplo”.

Você certamente vai encontrar as pastilhas adesivas para decoração com variação de tamanhos, preços, modelos e formas. E, falando em bolso… será que sai caro? Depende do tamanho do seu projeto.

Para todos os bolsos

A placa normalmente mais vendida, que é a de 30x28cm, varia entre R$ 38 a R$ 58 reais. Essa diferença se dá justamente pelo tipo de material, acabamento, desenho e outros detalhes. Jaqueline Brito dos Santos, sócia e designer de interiores da Etos Paper & Decor, reforça que “atualmente o mercado disponibiliza inúmeros modelos de pastilhas adesivas, mas boa parte delas são adesivos chapados, sem aquele relevo que sentimos ao tocar o material, e nem todos podem ser utilizados em áreas molhadas. Porém, há pastilhas adesivas para decoração resinadas e em alto relevo, podendo ser aplicadas em áreas como dentro do box“.

Além do preço acessível, outra informação atrai bastante o consumidor: não é preciso comprar nenhum produto específico para aplicar o material na superfície. Jaqueline lembra que as pastilhas são autoadesivas e já possuem rejunte adesivo também.

Continua após o anúncio



Como instalar corretamente as pastilhas adesivas

FOTO: REPRODUÇÃO / GISELE TARANTO ARQUITETURA

Outra vantagem deste material é a instalação. O próprio cliente consegue aplicar os adesivos na superfície e, para isso, é preciso ter em mãos apenas régua, estilete e tesoura. Agora, se o cliente não quiser arriscar, o ideal é contratar o lojista do segmento para deixar tudo perfeito, sob medida. Afinal, é preciso fazer alguns recortes e até unir alguns pontos onde há desenhos.

As pastilhas adesivas podem ser utilizadas em praticamente qualquer ambiente. Porém, é mais comum encontrá-las em cozinhas, banheiros e lavanderias. Esses ambientes são mais frios e os adesivos são resistentes à água. Um detalhe importante é que a superfície onde o material será aplicado precisa ser plana, como cerâmica, MDF, vidro, entre outros.

Manutenção e cuidados

FOTO: REPRODUÇÃO / BRACCINI + LIMA ARQUITETURA

A durabilidade do adesivo depende de alguns fatores importantes, a começar pelo tipo de material. A limpeza é algo que deve ser feito com cuidado. Jaqueline indica “o sabão neutro e a esponja com lado mais macio para fazer a limpeza correta das pastilhas adesivas. Evite o uso de alvejante e esponja de aço para remoção de sujeiras”.

62 ambientes apaixonantes com pastilhas adesivas

Para você se encantar ainda mais com as pastilhas adesivas, separamos alguns ambientes que ficaram incríveis com esse detalhe que faz toda a diferença. Detalhe que, por mais que seja um mesmo ambiente, como o banheiro, as cores e o material não ficam iguais, se adaptam ao local e a personalidade que a casa tem. Confira:

1. Pastilhas para ambientes frios

FOTO: REPRODUÇÃO / ANDREA BURATTO ARQUITETURA

As pastilhas adesivas são mais indicadas para os ambientes frios, e combinam mais com áreas externas, banheiros e cozinhas. Além disso, já vimos que elas são fáceis para limpar e podem durar bastante se manter os cuidados necessários.

2. Combinação de cores

FOTO: REPRODUÇÃO / DAVID GUERRA ARQUITETURA

Continua após o anúncio



A combinação de cores é outra possibilidade que atrai cada vez mais clientes. Além daqueles modelos prontos, há lojas especializadas que produzem as pastilhas sob demanda, personalizam com as cores que o cliente está buscando ou que está no projeto desenvolvido pelo decorador.

3. Adesivos para pequenas áreas

FOTO: REPRODUÇÃO / STUDIO ELEN SARAVALLI

A versatilidade dos adesivos de pastilha é grande. Um bom decorador consegue combinar as cores e modelos em espaços diferentes de tamanho, como aquela parte próxima da pia, que às vezes fica em branco e nem sequer usamos nada para decorar.

4. Elegância na decoração

FOTO: REPRODUÇÃO / RF ARQUITETURA

Com tanta variedade de modelo, fica difícil decidir qual o mais bonito para usar na decoração da sua casa. A dica mesmo é aproveitar o jogo de cores e colocar um pouco da sua personalidade na hora de escolher o desenho.

5. Projetos maiores

FOTO: REPRODUÇÃO / LAMEGO MANCINI ARQUITETURA

As pastilhas também podem ser usadas para projetos maiores, podem preencher boa parte da cozinha. Esse projeto, por exemplo, amplia o uso de pastilhas em duas paredes do ambiente e o detalhe é que o desenho não necessita de nenhum outro objeto de decoração. O modelo de pastilha preenche o ambiente.

6. E também para ambientes menores

FOTO: REPRODUÇÃO / BRACCINI + LIMA ARQUITETURA

Não tem erro com as pastilhas. Ao contrário de outros elementos decorativas, esses adesivos não interferem no espaço pequeno ou grande, ela não causa aquela impressão de aumento ou diminuição do ambiente.

Continua após o anúncio



7. Pastilha resistente ao calor

FOTO: REPRODUÇÃO / EVELINE SAMPAIO ARQUITETA

Uma dica importante dada pelos especialistas é o cuidado na hora de escolher o material dos adesivos de acordo com sua finalidade. Se a ideia é colocar perto do fogão, por exemplo, existem materiais que resistem sem qualquer dano até 60º.

8. Para áreas externas

O legal das pastilhas é que elas combinam também com a área externa da casa ou apartamento. Além da parte interna, como a cozinha, o material pode tomar sol, molhar ou até ficar perto do calor (respeitando as indicações do fabricante).

9. Combinação de cores

FOTO: REPRODUÇÃO / JULIANA PIPPI ARQUITETURA

As pastilhas podem ser usadas para ornar com sua decoração. Nesta cozinha, por exemplo, os adesivos são usados nos cantos das janelas e nas outras paredes é possível ver o acabamento azul bem discreto. O jogo de tons é um charme no ambiente!

10. Diversos modelos e cores

FOTO: REPRODUÇÃO / PASTILHA RESINADA

As pastilhas adesivas podem ser encontradas em diversos modelos e cores. O preto na imagem acima dá um tom de elegância no ambiente da cozinha. A combinação não é apenas da cor, mas também dos outros elementos que estão ali.

11. Pequenos detalhes

FOTO: REPRODUÇÃO / DEBORAH BASSO ARQUITETURA

Ao contrário dos outros projetos, este aqui apenas inseriu as pastilhas para um dar um toque de elegância num ambiente que às vezes passa despercebido. Afinal, as pessoas não ficam muito tempo na lavanderia.

12. Pastilhas para dar mais graça a um ambiente infantil

Foto: Reprodução / Vanessa Vidal Arquitetura

Use cores clarinhas ou da cartela candy para deixar um espaço infantil ainda mais delicado. As cores das pastilhas podem ser combinadas com a decoração do restante do ambiente.

13. Pastilhas para piscina

FOTO: REPRODUÇÃO / ETOS PAPER DECOR

Acredite: até na piscina é possível colocar as pastilhas. O produto que faz aderência na superfície é de qualidade e resiste à umidade e ao tempo. Depois de instalado, o ideal é esperar um ou dois dias para que o produto cole bem antes de ter contato com a água.

14. Nem a escada escapa da versatilidade das pastilhas

Foto: Reprodução / Singular Print Decor

Tão fáceis de encontrar, com opções para todos os gostos e bolsos… Depois de aplicar uma vez, você vai adorar a ideia e querer decorar outros pontos da casa. E, olha, quanto mais diferente você pensar, mais original sua decoração vai ficar.

15. Pastilhas com efeito 3D

Foto: Reprodução / arqm Baptista Arquitetura

O mercado de decoração disponibiliza peças de vários valores. O legal é você pesquisar e fechar uma compra em uma loja de confiança, com funcionários que te expliquem sobre o material e que mostrem as diferentes opções e modelos.

16. Ideal para nichos no banheiro

FOTO: REPRODUÇÃO / ETOS PAPER DECOR

Quem não quiser colocar as pastilhas em larga escala, pode aproveitar o material para decorar alguns pontos pequenos e básicos, que quase nunca recebem uma decoração devida. Já pensou em usar as pastilhas para decorar os nichos dentro do banheiro?

17. Durabilidade

FOTO: REPRODUÇÃO / ENRICO BENEDETTI ARQUITETURA

O material pode durar muito (cerca de 5 anos) sem perder o brilho, mas para isso você precisa fazer sua parte. O indicado é que a limpeza seja feita com cuidado, com o lado mais macio daquelas esponjas de lavar louça e um produto neutro de limpeza, como o detergente.

18. Pastilhas dão vida ao ambiente

FOTO: REPRODUÇÃO / LAURA SANTOS ARQUITETURA

Independentemente do projeto que você pretende usar as pastilhas, pode ter certeza que elas darão vida ao ambiente. Em todas as fotos que você viu até aqui, foi possível constatar como elas transformam o ambiente, alegram de alguma forma.

19. Superfície de aplicação

FOTO: REPRODUÇÃO / Bernal Projetos

Versáteis, as pastilhas podem ser aplicadas em azulejos,  fibra de vidro, fórmica, madeira, MDF, metal, paredes recobertas com massa fina, paredes com pintura látex, acrílica ou a óleo. Além disso, é possível também colocar em vidros e vinil.

20. Cuidados na aplicação

Foto: Reprodução / Stanys de Almeida

Lembre-se que antes de aplicar o adesivo é importante verificar se a superfície é plana, se está totalmente limpa e seca para a instalação das placas. Do contrário, o material pode sofrer interferência no momento em que for aplicado.

21. Mosaico, pedras ou metais

Foto: Reprodução / BYARQ Arquitetura & Design

Quem quiser usar as pastilhas para decoração vai encontrar desenhos em mosaicos, pedras e até metais. Essa variação permite que o decorador explore diferentes ambientes de uma casa ou apartamento.

22. Cor do rejunte

Foto: Reprodução / Sandra Sanches Arquitetura

Alguns fabricantes permitem que o cliente escolha a cor do rejunte que quer aplicado nas pastilhas. Normalmente as cores são branco, preto e transparente. Você pode escolher aquela que vai combinar mais com o seu projeto.

23. Você pode encomendar as cores

Foto: Reprodução / Thomas Barros Arquitetura

Além do rejunte, o cliente também pode encomendar a combinação de cores que deseja nas pastilhas. A diferença pode ficar mesmo no valor da placa e nos dias para realizar a entrega do produto. Mas, atenção: nem todo o fabricante faz essa personalização.

24. Os ambientes mais comuns

Foto: Reprodução / Deborah Basso Arquitetura

Já citamos aqui que a maioria dos projetos com pastilhas são feitos para áreas como cozinha, banheiro e locais externos. Dependendo do ambiente, é possível ainda inserir os adesivos em outros cômodos. Consulte um decorador.

25. Um toque profissional valoriza os ambientes

Foto: Reprodução / Camila Muniz Arquitetura

O decorador com certeza vai valorizar cada ambiente da sua casa. As pastilhas serão usadas para dar vida nos principais cômodos que combinam com este tipo de acabamento. Além disso, o especialista pode dar outras dicas de decoração.

26. Mantenha o brilho

Foto: Reprodução / SA Engenharia e Arquitetura

A resina que é usada para fabricar as pastilhas dão um brilho no adesivo, o que faz o material se aproximar do visual do piso usado antigamente. A aplicação é simples, não faz sujeira e o brilho dura anos se você limpar com cuidado.

27. Siga as orientações do fabricante

Foto: Reprodução / Elaine Fonseca Arquitetura

Cada fabricante orienta sobre aplicação e cuidado. Ao comprar o produto, leia atentamente e siga o que está recomendado, pois certamente isso vai garantir a durabilidade do material.

28. Tamanhos diferentes

Foto: Reprodução / Juliana Pippi Arquitetura

No mercado você encontra outros tamanhos de pastilhas adesivas. O mais comum mesmo são as placas de 30cm, porém existem opções menores, para serem aplicadas em pequenos espaços e detalhes de um ambiente.

29. Duração de aplicação

Foto: Reprodução / Gislene Lopes Arquitetura

As pastilhas não fazem sujeira e você não vai sofrer com aquelas reformas imensas, que aliás apresentam outros custos. Ao escolher pelo adesivo, o cliente vai ter o produto instalado em apenas alguns minutos no dia.

30. Nada de materiais de construção

Vale reforçar que não tem erro e nem custo a mais. Você não vai precisar comprar argamassa ou rejunte. Muito menos vai ter quebra de azulejo ou ter que contratar um pedreiro para fazer as mudanças no seu ambiente. Aliás, não é preciso nem cola comprar. Os adesivos já possuem o produto que cola na superfície.

Veja mais fotos de ambientes decorados com pastilhas adesivas

Tem mais inspirações aqui para você planejar a decoração da sua casa. Veja agora outros ambientes onde as pastilhas adesivas foram utilizadas:

31. Cozinha elegante

Foto: Reprodução / Rivesti Sustainable Chic

32. Banheiro clean

Foto: Reprodução / Celeste Leão Arquitetura

33. Pastilhas até no quarto

34. Cozinha com pastilhas pretas

Foto: Reprodução / Laura Santos Arquitetura

35. Nichos com pastilhas

Foto: Reprodução / Maria Helena Torres

36. Pastilhas adesivas para dividir ambientes

Foto: Reprodução / Célia Beatriz Arquitetura

37. Combinação clássica de cores

Foto: Reprodução / Studio C

38. Pastilhas como moldura de espelho

Foto: Reprodução / Laura Santos Arquitetura

39. Banheiro todo trabalhado com nuances vermelhas

Foto: Reprodução / Joel Caetano Paes

40. Pastilhas com acabamento sofisticado

Foto: Reprodução / Patrícia Medeiros Arquitetura

41. Pastilhas no mesmo tom da pintura da parede

Foto: Reprodução / RAWI Arquitetura + Interiores

42. Acabamento com pastilhas para a área da churrasqueira

43. Pastilhas para alegrar a cozinha

Foto: Reprodução / Marina Carvalho Arquitetura

44. Pastilhas que imitam poás

Foto: Reprodução / Érica Salguero Arquitetura

45. Combine a cor das pastilhas com outras que contrastem no ambiente

Foto: Reprodução / Maria Helena Torres

46. No quarto, as pastilhas aparecem como cabeceira

Foto: Reprodução / Deborah Roig

47. Jogo de diferentes pastilhas no banheiro

Foto: Reprodução / Renata Basques Arquitetura

48. Uma lavanderia cheia de graça

49. Balcão com acabamento de pastilhas

Foto: Reprodução / Greydilmer

50. Pontos de cor para um banheiro branco

Foto: Reprodução / Lucia Ravache Arquitetura

51. Cozinha com cara nova com o uso de pastilhas

Foto: Reprodução / Braccini + Lima Arquitetura

52. Pastilhas com apelo geométrico

Foto: Reprodução / Marcelo Teixeira Arquitetura

53. Pastilha metálica que imita azulejo

Foto: Reprodução /Braccini + Lima Arquitetura

54. Pastilhas em tom metálico para um toque glam

Foto: Reprodução / Blokus Engenharia

55. Pastilhas em colmeia

Foto: Reprodução / ProAArquitetos

56. Pastilhas até na decoração de móveis

Foto: Reprodução / DECOUROS Artefactos

57. Placas de pastilhas na cozinha

Foto: Reprodução / Central Pastilhas

58. Mosaicos com pastilhas

Foto: Reprodução / Pastilhart

59. Pastilhas douradas para um banheiro bem feminino

Foto: Reprodução / Maison Decor

60. Pastilhas pretas dão um toque de requinte ao ambiente

Foto: Reprodução / Pastilhacor Boutique

61. Tons de azul para ampliar o relaxamento na banheira

Foto: Reprodução / Q1 Representações

62. Pastilhas como revestimento de móveis

Não dá para negar que tamanha praticidade, acessibilidade no preço e elegância na decoração proporcionadas pelas pastilhas adesivas inspiram qualquer um a dar um novo ar para alguns ambientes da casa. E só para encerrar, Diego lembra que, apesar da aplicação fácil, que pode ser feita pelo próprio consumidor, o decorador possui as ferramentas certas para projetar o que o cliente deseja e dar a harmonia que ele precisa para uma casa bonita e feliz. Que tal dar uma repaginada por aí?