Pata-de-elefante: dicas e cuidados para cultivar a planta

Gilda Meirelles Arquitetura


Atualizado em 16.02.24

A pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata) é uma planta fácil de cuidar, muito utilizada na decoração de jardins e em vasos em ambientes internos. Seu nome popular é devido à aparência rugosa de seu tronco, que possui uma base alargada que vai afinando em direção às folhas e se assemelha à pata do grande mamífero. Seu formato diferenciado, que armazena água em sua base, é devido à sua origem desértica do México, onde é preciso sobreviver por longos períodos de seca. Conheça o significado dessa planta ornamental e aprenda dicas práticas para cultivá-la na sua casa!

Significado da pata-de-elefante

Devido ao seu formato, a pata de elefante tem significado de força e solidez, segundo o Feng Shui. Dessa forma, é considerada um símbolo de estabilidade, e contribui para direcionar o fluxo de energia em um ambiente. Por seu poder de afastar as energias negativas, é considerada uma ótima planta para decorar espaços comuns em uma casa, principalmente locais onde visitantes são recebidos, como jardins frontais, salas de estar e halls de entrada.

Como cultivar pata-de-elefante: cuidados básicos

Apesar de parecer uma palmeira, a pata-de-elefante é considerada um arbusto. Mas, se bem cuidada, pode atingir até 5 metros de altura. Seu cultivo é simples, já que é uma planta resistente e que requer pouca manutenção. Veja os principais cuidados para você prestar atenção e garantir um lindo exemplar na sua casa:

  • Iluminação: o melhor local para cultivar a pata-de-elefante é um ambiente com sol pleno ou meia-sombra. No jardim, posicione-a em locais que recebam bastante luz. Caso coloque-a dentro de casa, posicione a planta próxima a uma janela bem iluminada e que receba a luz solar por algumas horas. A pata-de-elefante também é muito cultivada em jardins de inverno.
  • Rega: por ser uma planta de origem desértica, o recomendado é regar uma vez a cada 15 dias. Faça a próxima rega somente se o solo estiver completamente seco, para não apodrecer a raiz.
  • Substrato: deve ser bem drenado. Se a planta estiver no vaso, garanta pedriscos ou argila expandida no fundo e faça uma mistura de terra vegetal e areia, para que a água escorra bem.
  • Adubação: coloque um adubo equilibrado, como NPK 10-10-10 ou orgânico, uma vez a cada dois meses. Para acelerar o crescimento da pata-de-elefante, use fertilizante líquido para cactos duas vezes por ano, apenas durante a primavera e o verão.
  • Poda: a retirada de folhas na parte inferior ajuda a favorecer o surgimento de novas folhas. Também é indicado remover folhas secas e amareladas. Caso deseje manter o caule único, é recomendado remover brotos que surgirem em sua base e fazer uma nova muda. Ao cortar galhos, passe uma mistura cicatrizante de vaselina sólida e canela na parte cortada da planta.
  • Floração: as flores da pata-de-elefante não possuem valor ornamental e nascem apenas quando a planta atinge a idade adulta, durante o outono. São inflorescências longas e retas, com inúmeras flores pequenas de coloração branca.
  • Vaso: o melhor tipo de vaso para seu cultivo são os rasos e com boca larga, como bacias que valorizam o formato de seu caule. Conforme a planta for crescendo, é recomendado fazer o replantio para um recipiente maior.

A pata-de-elefante possui crescimento lento, e se adquirida adulta, seu valor é bem mais alto comparado ao valor em muda. O mais importante é ficar de olho nas regas e evitar o excesso de água. Você pode cultivá-la tanto em áreas externas quanto internas. Veja mais dicas em vídeo!

Publicidade

Dicas em vídeos para cultivar sua pata-de-elefante

A pata-de-elefante pode ser cultivada tanto em um amplo jardim quanto em espaços pequenos, como os vasos. Aprenda mais dicas de plantio com especialistas em plantas para que você considere a possibilidade de ter um exemplar:

Como fazer mudas de pata-de-elefante por estaquia

Quem já possui a planta não vê a hora de multiplicá-la para deixar o jardim ainda mais bonito. Assim, aprenda no vídeo como fazer mudas da pata-de-elefante de forma descomplicada.

Replantio fácil da pata-de-elefante

Sua planta cresceu e precisa de um vaso maior? Aprenda no vídeo como fazer o processo de replantio de forma simples e garantir mais espaço para desenvolvimento da sua planta. Esse tutorial te mostra que não é preciso muito conhecimento para realizar essa tarefa!

Como fazer a poda da pata-de-elefante

Publicidade

Sabe aquele tutorial completo que mostra a poda, cuidados gerais, plantio e dicas de cultivo da sua planta favorita? Então confira o vídeo, que a vontade de adquirir a pata-de-elefante só vai aumentar se você ainda não a possui!

Com tantas técnicas de plantio em vaso ou de fazer mudas, fica ainda mais fácil escolher essa bela planta arbustiva para deixar a sua casa mais bela. Veja agora ideias para decorar a sua casa com a pata-de-elefante.

10 ideias para usar a pata-de-elefante dentro de casa ou no jardim

Pensando em decorar a sua sala ou o quintal com essa bela planta? Confira a seguir ideias para inspirar e deixar o seu cantinho aconchegante:

1. A pata-de-elefante é muito utilizada na decoração

2. E é perfeita na composição de jardins

3. Como também em vasos dentro de casa

4. Sua folhagem pendente é exuberante

Foto de pata de elefante 04 - 8

Cecília Neves

Publicidade

5. Dentro de casa, cultive-a próxima a uma janela

6. A pata-de-elefante cria um destaque no paisagismo

7. Seja sozinha ou em conjunto

8. Uma beleza para realçar a fachada de casa

9. Sua beleza também se destaca em ambientes internos

10. Leve mais o verde para o seu cantinho!

Ótima escolha de decoração, a pata-de-elefante é linda, exuberante e praticamente não exige manutenção. Conheça outras plantas ornamentais para criar uma linda composição no seu jardim!

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments