Pavers: uma opção estilosa e funcional para áreas externas

Rodrigo Latorre Arquitetura


Com revisão da
Atualizado em 26.10.23

Os pavers são fundamentais na pavimentação de calçadas e podem substituir o piso para área externa. As peças se destacam por serem funcionais e duráveis, bem como elementos constituintes de projetos de urbanismo e paisagismo. Continue a leitura para aprender sobre o revestimento, suas vantagens e instalação!

Índice do conteúdo:

O que são pavers

Pavers são peças pré-fabricadas de concreto utilizadas na pavimentação de calçadas, pátios, caminhos, garagens residenciais e estacionamento. Geralmente, o formato dos blocos é retangular, mas também pode ser quadrado ou hexagonal. Eles são populares por serem resistentes, duráveis e fáceis de instalar. Além disso, são pisos drenantes, ou seja, permitem a infiltração da água no solo.

Vantagens dos pavers

Os pavers são muito populares na pavimentação de áreas externas por conta de sua estética e vantagens práticas de uso. Abaixo, confira os benefícios das peças:

Publicidade

  • Durabilidade: as peças possuem longa vida útil e suportam cargas pesadas, por isso, são utilizadas em áreas externas, como garagens e estacionamentos.
  • Permeabilidade: para evitar acúmulo de água na superfície e prevenir inundações, os pavers são elementos fundamentais, pois permitem a penetração da água no solo.
  • Sustentabilidade: os pavers são considerados um “asfalto ecológico”, pois possuem baixo consumo energético, diminuindo, assim, os resíduos. O escoamento da água das chuvas também é uma das características verdes do pavimento.
  • Instalação fácil: a pavimentação com os blocos pode ser realizada relativamente rápida e, ao comparar com outras possibilidades, o tempo e o custo são menores no projeto.
  • Manutenção simples: consertar peças soltas ou quebradas é fácil, uma vez que elas são encaixadas individualmente, apenas com ajustes pontuais.
  • Versatilidade: os diferentes formatos de peças e cores possibilitam um projeto paisagístico diferenciado em diversos locais, como calçadas, jardins, piscinas etc.
  • Segurança: os pavers possuem uma superfície antiderrapante, prevenindo acidentes em locais úmidos ou molhados.

Os pavers possuem um ótimo custo-benefício por não demandarem tanto reparo a longo prazo. Para quem quer um projeto paisagístico com detalhes e segurança nos caminhos, são uma ótima opção.

Como instalar pavers

Cada projeto possui uma especificidade e, para cada tipo de paver, há um modo específico de instalação. Entretanto, há uma linha geral a ser seguida, que se inicia com a preparação do solo e a criação de uma base nivelada, garantindo uma pavimentação estável.

Na sequência, os pavers são instalados sobre a base, seguindo o projeto e sua geometria. Caso seja necessário, faça cortes em algumas das peças para que se encaixem e deixem o espaço uniforme.

Por fim, os elementos devem ser fixados com aplicação de areia fina sobre a superfície e polímero de junta entre os blocos para prendê-los ao chão. A recomendação é que haja uma nova compactação e nivelamento das peças, além de deixar o pavimento assentar por alguns dias até que fiquem firmes.

É importantíssimo ter ajuda de um profissional na criação do projeto e outro que tenha experiência para executá-lo. A instalação correta e com eficiência das peças é crucial para um resultado satisfatório e duradouro.

Publicidade

10 fotos belíssimas para sonhar com pavers

Os pavers são utilizados massivamente na realização de projetos, por isso, nada melhor que visualizar ideias. Acompanhe a seleção de fotos abaixo e conheça toda a versatilidade desses blocos de concreto:

1. Os pavers deixam as áreas externas com mais possibilidades

2. Esse tipo de pavimento é muito resistente

3. Útil para garagens

4. E oferece segurança à área de lazer com piscina.

5. O que pode ser o diferencial na composição do espaço

6. A casa ganha um ar muito acolhedor

Foto de pavers 06 - 11

Orí Design de Interiores

Publicidade

7. Você pode apostar em um piso intervalado com grama

8. Ele também é muito utilizado nas fachadas

9. Além de ser cheios de personalidade

10. Os pavers ajudam na impermeabilização

Nas áreas externas, escolher o pavimento certo para o tipo de decoração da casa ajuda a criar uma unidade. Confira também a matéria sobre revestimento de parede externa, assim, você conseguirá criar uma harmonização com os pavers.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments