Ideias e inspirações para decorar com a Pedra São Tomé

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Otto Felix

Considerada uma das principais pedras utilizadas na decoração de projetos arquitetônicos, tanto em espaços internos quanto externos, a pedra São Tomé recebeu seu nome devido a região de onde é extraída, a cidade de São Tomé das Letras, em Minas Gerais.

Denominada como um quartzito, tipo de pedra resultante da recristalização de arenito com consequente formação de grãos de quartzo, ela se torna uma boa opção para quem busca um material resistente, podendo ser inclusive utilizada em pavimentação de ambientes.

Dentre suas características mais marcantes, é possível citar seu poder de absorção de água e umidade, se tornando ideal para a utilização em locais que possuam exposição a alterações climáticas ou ao redor de piscinas, não tornando-se escorregadia. Além disso, possui característica antitérmica, deixando o piso com temperaturas amenas, apesar da exposição contínua ao Sol. Confira a seguir lindos projetos que utilizam a pedra São Tomé e comprove toda sua versatilidade e beleza:

1. Conferindo ares rústico ao ambiente

Foto: Reprodução / Valquiia Giroto

Como esta casa com visual campestre conta com uma pequena lareira, nada melhor do que revestir o seu entorno com este belo tipo de pedra. Aqui, o modelo utilizado foi a pedra na cor branca, cortada em filetes.

2. Deixando a fachada cheia de personalidade

Foto: Reprodução / Pedra São Tomé Amarela

Como possui boa resistência e alta absorção, este tipo de revestimento acaba se tornando uma boa opção para garantir uma fachada cheia de personalidade. Em tom amarelo, combina perfeitamente com a pintura do restante das paredes.

3. Ótima opção para a região da piscina

Foto: Reprodução / Decor Pedras

Seu poder de alta absorção garante um importante papel para evitar escorregões na área da piscina, podendo ser aplicado em toda a volta. Neste projeto, a pedra ainda reveste a mureta que separa o jardim.

4. Todo o charme do modelo mosaico

Foto: Reprodução / Daniele Galante Arquitetura

Este modelo consiste em pequenos quadrados da pedra, com tons variados, os quais são posicionados em planos diferentes, resultando em um visual em três dimensões, brincando com conceito de profundidades diferentes.

5. Trazendo mais cor à área externa

Foto: Reprodução / Decor Pedras

A parede da área externa pode ganhar mais cor e beleza ao ser revestida por este material. Neste projeto, ao utilizar o modelo mosaico com pedras em diferentes tons, até o vaso de planta ganha mais vida.

6. Utilizada como substituto ao gesso

Foto: Reprodução / Pedra São Tomé Amarela

Uma das novas opções de uso para este material é a moldagem de placas ornamentais em diferentes formas geométricas a partir do uso do pó da pedra, resultando em um revestimento único e cheio de estilo.

7. Recurso ideal para incrementar o visual

Foto: Reprodução / Decor Pedras

Uma boa opção para incrementar o visual de uma parede que ficaria sem muitos detalhes é utilizar esta pedra. Seja em corredores ou no hall de entrada, o efeito causado pelo revestimento muda o ambiente.

8. Pode ser aplicada em pequenos detalhes

Foto: Reprodução / Carla Monteiro

Visando deixar o visual da fachada mais bonito, esta pedra pode ser aplicada por toda sua extensão, ou ainda, em pequenos detalhes, acima da porta de entrada ou ao redor de janelas, emoldurando-as.

9. Mudando o visual de qualquer jardim

Foto: Reprodução / Decor Pedras

Dentre as vantagens do modelo mosaico, esta o efeito causado pelas sutis diferenças de tonalidades das pedras que o compõem. Ao ser aplicado em ambientes externos, deixa a decoração de qualquer jardim ainda mais interessante.

10. Que tal aplicá-la na cozinha?

Foto: Reprodução / Pedra São Tomé Amarela

Apesar de ter seu uso bem explorado em ambientes externos, este revestimento faz bonito também em ambientes internos. Neste exemplo é possível comprovar sua funcionalidade e beleza ao ajudar a delimitar cada área dos ambientes integrados.

11. Para ambientes maiores, pedras maiores

Foto: Reprodução / Multi Pedras

Disponível em uma grande variedade de tamanhos e formatos, para decorar ambientes mais amplos, o recomendável é apostar em modelos mais avantajados. Para deixar o visual mais interessante, pedras com mix de cores.

12. Pavimentando a área externa

Foto: Reprodução / Pedra São Tomé Amarela

Em formato retangular e pedras com tamanhos maiores, esta residência aposta na utilização deste material para revestir o piso de toda sua área externa, que inclui diferentes níveis e a escada.

13. Transformando o visual da churrasqueira

Foto: Reprodução / Decor Pedras

Opção ideal para quem deseja fugir da tradicional churrasqueira feita em cimento ou o modelo com tijolos aparentes, revestir a peça com filetes de pedra São Tomé garante um visual de tirar o fôlego.

14. Uma opção diferente de mosaico

Foto: Reprodução / Gui Faria

Para quem busca um visual belo e discreto, uma boa opção é apostar no modelo mosaico para revestir áreas da fachada, porém contando com pedras de uma só cor. A iluminação ajuda a destacar a composição.

15. Tons diferentes transformando a fachada

Foto: Reprodução / Pedra São Tomé Amarela

Uma fachada bela e bem decorada é essencial para quem deseja imprimir seu estilo decorativo desde a entrada do lar. Aqui o revestimento com a pedra em estilo filete e cores variadas cumprem bem este papel.

16. Delimitando a sala de jantar

Foto: Reprodução / Apê Castelinho

Com um espaço reduzido, a ideia de revestir a parede em que está a mesa de jantar foi a aposta certeira para delimitar e deixar a área mais encantadora. O uso do espelho garante ainda mais beleza ao refletir o trabalho das pedras.

17. Visual minimalista com pedras em tons claros

Foto: Reprodução / Pedra São Tomé Amarela

Solução esperta para deixar o destaque do ambiente externo para a piscina e jardim, o uso de pedras em tons claros e formato quadrado garante uma beleza discreta e funcional.

18. Um detalhe faz toda a difença

Foto: Reprodução / Samara de Paula

Com a fachada usando e abusando de plantas e folhagens para ficar ainda mais encantadora, o uso da pedra São Tomé para revestir a coluna que corta a fachada do piso ao teto complementa a decoração.

19. Mantendo a harmonia das cores

Foto: Reprodução / Enzo Sobocinski

Em um ambiente com a madeira reinando de diferentes formas, nada melhor do que a paleta de cores dos revestimentos manter uma harmonia. Enquanto os móveis utilizam um tom mais escuro do material, o piso apresenta o tom ideal para ornar com as pedras aplicadas na parede.

20. Fazendo um belo par com a madeira

Foto: Reprodução / Pedra São Tomé Amarela

Para quem aprecia o visual rústico proporcionado pela mistura da pedra de São Tomé com o uso de madeira em um mesmo ambiente, este jardim externo é uma boa opção. Enquanto a estrutura do jardim vertical é feita com mosaico de madeira rústica, a parede é revestida com a pedra em filetes.

21. Filetes em perfil baixo para um visual neutro

Foto: Reprodução / Condecorar

Outro exemplo de como a churrasqueira fica ainda mais bela ao ser revestida com este material, aqui a peça ganha pedra São Tomé branca e filetes com perfil baixo, garantindo um visual discreto.

22. Presente mesmo em áreas de tamanho reduzido

Foto: Reprodução / Carla Monteiro

Como a piscina ocupa grande parte da área externa desta residência, a solução foi optar por uma combinação de pedras em formato quadrado para revestir a área com precisão.

23. É possível brincar com composições diferentes

Foto: Reprodução / Pedra São Tomé Amarela

Para uma fachada mais descontraída, é possível brincar com composições e utilizações diferenciadas deste revestimento, deixando o visual da parte externa da casa com mais personalidade e estilo.

24. Em modelo caco, com visual retrô

Foto: Reprodução / Casa No Rau

Opção muito utilizada nas décadas passadas, a pedra São Tomé em formato de caco tem a possibilidade de ser utilizada de forma aleatória, criando composições diferenciadas e garantindo um visual retrô ao ambiente.

25. Que tal utilizar este revestimento no lavabo?

Foto: Reprodução / Piso de Pedra

Sua resistência e alta absorção de umidade fazem com que este revestimento se torne uma boa opção para ser utilizado em áreas como lavabo ou banheiro. Aqui, a parede do espelho é revestida do chão ao teto com o material.

26. Mesma padronagem, diferentes materiais

Foto: Reprodução / Luize Matera

Enquanto o modelo de pedra em filetes foi o eleito para revestir a parede que acomoda a TV na sala de jantar, a bancada e persiana escolhidas mantém a padronagem do material, mas usam o material adequado para cada item, tornando o ambiente harmônico e belo.

27. Para um painel cheio de estilo

Foto: Reprodução / Piso de Pedra

Esta sala cheia de personalidade ganha parede com pintura em tom vibrante. Para emoldurar a TV, um painel feito com filetes da pedra, que ganha destaque com a ajuda da iluminação embutida.

28. Para uma fachada de presença

Foto: Reprodução / Oficina Conceito

Adicionando um belo contraste na casa com visual contemporâneo, enquanto a fachada do nível superior ganha acabamento imitando placas de cimento queimado, a fachada do nível térreo utiliza filetes da pedra em tamanho avantajado.

29. Alternada com diferentes revestimentos

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Enquanto a parede que acomoda o vaso sanitário e a bancada da pia recebe porcelanato, a ampla parede que abrange grande parte do ambiente ganha revestimento da pedra em tons de branco, garantindo um efeito mais belo devido às diferenças de textura.

30. Estilos diferentes ao redor da piscina

Foto: Reprodução / Conget Obras

Enquanto a parede ao fundo da piscina ganha revestimento de pedra São Tomé na cor branca e em filetes finos e irregulares, o piso ao redor é revestido com a pedra em formato retangular e tons claros.

31. Visual irregular e cheio de estilo

Foto: Reprodução / Piso de Pedra

Ideal para quem gosta de ousar na escolha dos materiais no momento de decorar um ambiente, esta sala de jantar ganha parede elaborada com o uso de pedras de São Tomé em formatos irregulares.

32. Se tornando o destaque do ambiente

Foto: Reprodução / Bem Viver Arquitetura

Outro exemplo de sala de jantar que conta com uma parede utilizando este revestimento, aqui a pedra escolhida possui mix de tons, indo do amarelo até tons de cinza, ideal para harmonizar-se com a cor da cortina escolhida.

33. Presente por todo o banheiro

Foto: Reprodução / Piso de Pedra

Por ter alta absorção de umidade sem alterações de suas características, ela é um dos revestimentos mais indicados para áreas úmidas. Aqui, todas as paredes do banheiro são revestidas com o modelo mosaico, incluindo a área do box.

34. Toda a beleza de seus desenhos naturais

Foto: Reprodução / Pedra São Tomé Amarela

Como este material é elaborado pela natureza, a padronagem e desenhos que aparecem em placas maiores encantam a qualquer um. Ideais para serem aplicados em piscina, cada pedra possui design único.

35. Apenas um detalhe na decoração

Foto: Reprodução / BYARQ – Arquitetura & Design

Seguindo o estilo de decoração mais rústico deste terraço, a pedra é utilizada em um pequeno espaço, com a adição de prateleira e luzes dedicadas, ideal para posicionar elementos decorativos ou uma lareira.

36. Contraste de pedras e estilos

Foto: Reprodução / BSmais Arquitetura

Enquanto a parede que recebe o espelho ganha revestimento da pedra São Tomé com tom claro e visual rústico, a bancada foi elabora em mármore em tom escuro, contrastando seu acabamento refinado com o primeiro material.

37. Placas maiores para um ambiente marcante

Foto: Reprodução / Piso de Pedra

Em um ambiente integrado com o uso da cor vermelha visualizado e diferentes espaços, apostar em uma parede revestida com a pedra é uma boa opção para incrementar a decoração sem pesar o visual.

38. O mesmo tom, em locais e formatos diferentes

Foto: Reprodução / Daniele Galante

Garantindo um visual cheio de estilo na fachada desta residência, a pedra foi utilizada em locais e formatos diferentes, porém com o mesmo mix de tons. Enquanto a fachada ganha pedra retangulares, o piso conta com um mosaico de pequenos quadrados.

39. Incrementando a bancada da cozinha

Foto: Reprodução / Piso de Pedra

Apesar de manter a paleta de cores utilizada no restante do ambiente, a bancada ganha destaque ao receber uma pedra em tom preto apoiada sobre uma peça revestida com pedra de São Tomé em mosaico branco.

40. Utilizada como piso da área gourmet

Foto: Reprodução / Teca Vidigal

Contando com tons de branco em pequenos quadrados, esta área gourmet tem seu piso revestido com o material. Acompanhado de armários em madeira e bancada preta, o ladrilho hidráulico complementa seu visual contemporâneo.

Também chamada de revestimento canjiquinha, a pedra São Tomé está disponível em uma diversidade de cores, partindo dos tons em branco, indo para o amarelo, tons rosados e opções mesclando as diferentes cores, assim como versões com formatos variados, possibilitando um resultado mais belo e único, ideal para incrementar o visual de seu lar. Escolha sua opção favorita e aposte neste revestimento cheio de estilo!

PARA VOCÊ