Penthouse: deslumbre-se com esse tipo luxuoso de construção

Escrito por Andressa Oliveira

Penthouse é um tipo de construção feita no topo de prédios que surgiu nos Estados Unidos e se popularizou por todo o mundo. É um imóvel com localização privilegiada, cheio de estilo, conforto e muito luxo. Descubra o que é uma penthouse, suas diferenças de cobertura e loft e deslumbre-se com exemplos de tirar o fôlego!



O que é uma penthouse

É uma construção feita totalmente na cobertura de um edifício, que se diferencia dos demais apartamentos por sua área maior, vista panorâmica e muitas vezes inclui um espaço externo exclusivo com área de lazer.

Características da penthouse

Em geral, apresentam os seguintes diferenciais, quando comparadas com outras edificações:

  • Pé-direito alto: a altura entre o piso e o teto na penthouse é maior que o padrão da maioria das construções e pode até ser um pé-direito duplo.
  • Janelas grandes: as aberturas tiram proveito da altura elevada do pé-direito e se apresentam com grandes dimensões.
  • Maior uso de luz natural: suas grandes janelas de vidro propiciam uma maior entrada de luz solar e iluminam todo o espaço interior de forma natural.
  • Vista panorâmica: por estar localizada nas alturas, a vista nessa edificação é sempre privilegiada.
  • Ambientes integrados: a configuração dos espaços é feita de forma integrada, com poucas paredes internas para delimitações, o que traz muito mais amplitude.
  • Área de lazer: a penthouse apresenta uma área de lazer ao ar livre exclusiva que pode contar com terraço, piscina, hidromassagem, churrasqueira e outros equipamentos externos.

Todas essas características especiais a diferenciam dos apartamentos comuns, garantem mais requinte e conforto e a tornam uma construção nobre.

Penthouse X cobertura X loft

Apesar de apresentar características em comum, esse tipo de construção não é a mesma coisa que uma cobertura ou um loft, veja as diferenças:

Cobertura

Apesar de ambas estarem localizadas nas alturas de um edifício, essas duas construções não são iguais. A cobertura é feita no último piso de um prédio, já a penthouse é toda localizada sobre a última laje da construção. Além disso, pode possuir um acesso independente, com uma entrada privativa.

Loft

Em comum, esses dois tipos se apresentam com ambientes integrados e pé-direito elevado, mas a principal diferença é que o loft pode ser uma construção térrea. Também possuem diferenças no estilo de decoração, pois o loft tem sua origem em antigos galpões e, por isso, traz um estilo rústico e industrial, enquanto a penthouse pode trazer um visual mais elegante e refinado.

Embora apresentem semelhanças, cada tipo de construção possui um estilo único. Ademais, a penthouse pode ser personalizada para atender os desejos exclusivos de seu morador.

15 fotos de penthouse que são puro luxo

Veja agora modelos incríveis desse tipo de construção que vão te impressionar com muita suntuosidade e estilo:

1. A penthouse traz leveza e integração na sua essência

Steven Harris Architects



2. Com uma agradável área de lazer

3. E aproveitamento máximo da iluminação natural

4. Tudo isso acompanhado de uma vista espetacular

5. A penthouse pode ter mais de um pavimento

6. E se apresentar como uma casa, mas em um edifício!

7. Qualquer ambiente pode ter um vista privilegiada

8. Um quarto perfeito para relaxar

9. Sua decoração é moderna

10. E muito sofisticada

11. Na área externa, a penthouse pode ter um terraço

mhndu



12. E até ganhar uma piscina

13. Traz um espaço amplo

14. E muito mais confortável que um simples apartamento

15. Uma morada dos sonhos!

De cair o queixo, não é mesmo? Apesar de ser um imóvel de alto padrão, você pode incorporar muitos dos conceitos desse estilo de construção no planejamento do seu espaço. E, para uma agradável moradia nas alturas, veja também tudo sobre sacada de vidro.