Peperômia: como cuidar e embelezar sua casa com lindas plantas

Escrito por Nicole Dias
Em 26.05.20

iStock

Sabe o que especialistas em urban jungle e iniciantes na jardinagem têm em comum? Todos amam peperômia. Isso porque as plantas dessa família, a Piperaceae, são nativas do Brasil, são fáceis de cuidar e ficam incríveis na decoração. Quer saber mais sobre os tipos e cuidados? Basta continuar lendo esse post!

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

Tipos de peperômias

Existem muitos tipos de peperômia na natureza. Na lista abaixo, você vai conhecer um pouco mais sobre as espécies mais fáceis de se encontrar nas floriculturas e garden centers:

Tua Casa

  • Peperômia melancia (Peperomia argyreia): é uma das espécies que mais faz sucesso em urban jungles, principalmente por causa do seu lindo visual. As folhas são listradas, lembrando a aparência de uma melancia. A planta deve ficar em ambiente com iluminação difusa, pois as folhas podem queimar no sol direto.
  • Peperomia tricolor (Peperomia magnoliifolia): ela tem esse nome por causa das folhas em diferentes tons de creme e verde. Embora seja uma boa opção para ficar dentro de casa, a planta fica mais colorida se receber algumas horas de sol todos os dias. As regas devem ser frequentes para deixar o substrato úmido, mas cuidado para não encharcar.
  • Peperômia marrom (Peperomia caperata): com folhas em um tom mais escuro e uma aparência engomadinha, esse tipo chama a atenção por conta do seu visual: podem aparecer flores bem diferentonas, como se fossem antenas. Um charme para terrários ou cantinhos onde o sol não bate.
  • Peperômia pendente (Peperomia serpens): para quem gosta de espécies que ficam penduradas, essa é uma ótima opção. Ela fica ótima em salas, quartos e até banheiros. As folhas vão desde verdes mais escuros até mais clarinhos. É importante que a planta fique em solo permeável e bem adubado.
  • Peperômia-filodendro (Peperomia scandens: não se deixe enganar pela aparência delicada, pois essa peperômia é bastante resistente. Suas folhas são verde claras com bordinhas em cor amarela ou branca. Os cuidados são simples: solo fértil, regas ocasionais e ambiente sombreado.

Ficou na dúvida de qual escolher? Faça uma coleção com todas!

Como cuidar de peperômias

Independente do seu tipo favorito, as peperômias costumam precisar dos mesmos cuidados: nada de sol forte e bastante água na terra. Nos vídeos, você aprende mais particularidades:

Peperômia pendente: dicas de cultivo e como multiplicar

Mais do que ter plantas lindas para decorar a sua casa, sempre é legal aprender como fazer a multiplicação – seja para presentear amigos ou aumentar os cantinhos verdes. No vídeo acima, você aprende diferentes cuidados com a peperômia pendente.

Dicas rápidas sobre peperômias

Continua após o anúncio



Dúvidas sobre espécies de peperômias? Sobre quais são os melhores locais para colocar as plantas, seja dentro ou fora de casa? Essas e outras dúvidas são respondidas no vídeo da paisagista Lúcia Borges.

Peperômia melancia: como cuidar e fazer mudas

Uma planta perfeita para quem não tem muito tempo ou espaço, a peperômia melancia não precisa de sol direito e nenhuma manutenção especial. Confira dicas para garantir que a espécie fique sempre bonita e saudável.

Viu só? Mesmo quem não tem dedo verde vai conseguir ter essas belezinhas em casa.

12 fotos de peperômias que provam seu charme na decoração

Agora que você já conhece alguns tipos de peperômia e quais são os cuidados necessários, chegou a hora de buscar inspiração. Essas fotos com cantinhos verdes vão fazer o coração dos jardineiros de plantão bater mais forte!

1. Não é por acaso que a peperômia é uma queridinha

2. Em todos os seus tipos, ela tem um lindo visual

3. E fica um charme na decoração

4. Afinal, um toque de verde é sempre bem-vindo

Erin Kobayashi

Continua após o anúncio



5. A peperômia fica bem em todos os cantinhos

6. Seja no quarto

7. Na sala

8. Ou até na cozinha

9. Ela pode ser combinada com outras plantas

10. Ou reinar sozinha

11. O importante é deixar a plantinha em um local bem iluminado

12. E curtir toda a sua beleza!

Procurando mais espécies para montar a sua florestinha particular? Confira outras verdinhas perfeitas para a sua urban jungle!

Continua após o anúncio