Persiana para quarto: adicione esse elemento à sua decoração

Escrito por Alexandre Poletto

FOTO: REPRODUÇÃO / Angela Medrado

Escolher a persiana para quarto não é uma tarefa de outro mundo, mas é sempre bom lembrar que, além de útil, esse elemento também faz parte da decoração. E justamente por isso é preciso pensar num todo, na harmonia que o item vai trazer para aquele espaço tão importante da casa.

As dicas de hoje são preciosas para quem quer instalar ou mudar essa parte da decoração. O Tua Casa traz a visão de duas especialistas que tratam dos principais aspectos na hora de escolher a persiana para quarto. Acompanhe:

10 dicas para escolher a persiana para quarto

Existem vários modelos, tamanhos e formatos de persiana, e talvez isso até te deixe em dúvida. Mas, com alguns toques, essa escolha da persiana para o quarto vai ser rápida e, certamente, vai unir o gosto pessoal com o bom gosto da decoração.

1. A função da persiana para quarto

foto: reprodução / adriana fontana

A função da persiana, independentemente dos detalhes,  é de proteger o ambiente e as pessoas dos raios solares e também de controlar o nível de luz vindo de fora. A designer de interiores Marcia Arcaro explica que o elemento visa “oferecer movimento e versatilidade ao ambiente. Quando usamos as opções verticais, temos uma visão parcial da área externa, e conseguimos controlar a luminosidade no ambiente. Além disso, as persianas também deixam o cômodo mais clean”, explica a profissional.

2. As medidas e formatos da persiana

A persiana para quarto faz parte de um projeto, de um todo. Ou seja, não é simplesmente escolher qualquer modelo e aplicar no ambiente. Lorraynny Cruz, designer de interiores, ainda acrescenta outros detalhes importantes na hora de escolher a persiana para quarto. “Devemos analisar a dimensão da janela e as necessidades do ambiente, como por exemplo, barrar ou apenas filtrar a luz, o estilo de decoração e o design disponível das persianas, como a versão rolo, painel, romana, celular, blecaute, entre outras”.

3. Sobras na medida da persiana para quarto

Ao contrário do que se imagina, ao escolher a persiana para quarto há um cuidado fundamental: deixar um espaço no comprimento da cortina e o batente. “A persiana não deve ser da medida exata da janela, devemos acrescentar sempre uma diferença de 10 cm nas laterais, para não correr riscos de a função da peça não ser realizada com total sucesso<", pontua Lorraynny.

4. A escolha da cor

foto: reprodução / BY Arq&Design

Além de combinar com a decoração, a cor ou a tonalidade da persiana também deve ser pensada, segundo Marcia. “Sempre utilizo a paleta de cores do cômodo. Quando desejo ter um ambiente mais tranquilo e calmo, uso uma tonalidade bem clara, quando desejo tornar o ambiente mais arrojado, alinho com uma cor forte e uso a mesma cor. or exemplo, quadros com moldura preta e um papel de parede no tom do grafite: nesse caso, eu usaria uma persiana de madeira de 50mm escura e um tecido de voal no tom de cinza claro pra dar a leveza ao ambiente”, ensina.

5. Requinte e aconchego

Alguns parâmetros podem ser aplicados em todo o processo de escolha, envolvendo modelo, formato e cor. Marcia explica que é preciso apostar sempre no requinte e aconchego, principalmente se tratando de um ambiente importante, como o quarto. “Gostamos de utilizar a mesma paleta de cores do ambiente, por isso a persiana ou cortina precisa dar aconchego e requinte”.

6. Os tipos de persianas para quarto

foto: reprodução / Rico Mendonça, arquitetura

O mercado de decoração oferece diferentes formatos de persianas para quarto ou para outros ambientes. Independentemente do tamanho ou nome do produto, as persianas são de lâminas metálicas, de madeira, tecido ou PVC. Aqui vai uma dica importante da Lorraynny. “No geral, procuramos evitar o PVC e o alumínio, que muitas vezes acabam tendo uma aparência muito comercial, principalmente se forem nos modelos verticais”.

7. Persiana para quarto infantil ou de casal

Na prática, há alguns detalhes que diferenciam sim. Marcia esclarece que “quando o quarto é infantil, o indicado é usar persianas mais delicadas, com tecido mais leves. Dessa forma, quando a luz entra no ambiente, torna o espaço muito mais agradável, por exemplo”.

8. Persiana e cortina combinam

Ambas especialistas concordam sobre a combinação da persiana com a cortina. “Com certeza o conjunto dos dois fica perfeito, porém não usamos em todos os ambientes, normalmente usamos no quarto, para dar um aconchego maior”, comenta Marcia. Para Lorraynny, a cortina é uma ótima maneira de dar um tom a mais na decoração. “As cortinas exercem uma importante função decorativa, servindo como adorno e resultando em uma parceria de sucesso nos ambientes”.

9. Limpeza da persiana

Na hora de limpar a persiana é preciso considerar, primeiramente, as indicações do fabricante. Se não for tecido e nem madeira, você pode usar alguns truques, como o do vinagre. A limpeza normalmente é simples e não exige muito.

10. Persiana para quarto pode ser também questão de saúde

foto: reprodução / Arq. Fabiana Aloia

Quem tem rinite alérgica não deve ter cortina no quarto, mas a persiana está liberada! O material normalmente é bem simples para limpar e não acumula tanto pó e ácaros como o tecido da cortina. “As persianas tem muitas qualidades, deixam os ambientes mais leves e clean. Para quem tem problema de alergia, são perfeitas e práticas, além de muito fáceis para se fazer a limpeza e ter a instalação muito rápida”, acrescenta Marcia.

50 modelos de persiana para quarto para você se inspirar

Depois das dicas, é hora de conferir os modelos de persiana para quarto. É cada imagem e projeto de tirar o fôlego!

1. Persiana para o quarto infantil

foto: reprodução / Milla Holtz Arquitetura

Alguns modelos são mais indicados para um projeto do quarto de criança, mas isso é apenas por uma questão de saúde. Evita-se o tecido nesses ambientes!

2. Persiana para quarto rosa

foto: reprodução / Condecorar Arquitetura

Hoje é possível encontrar diversos tipos de persianas, modelos e, principalmente, cores. Uma dica legal é fazer esse jogo na decoração, ter mais de duas cores e “brincar” na hora de escolher a persiana.

3. Persiana para quarto de casal

foto: reprodução / Juliana Pippi arquitetura

O branco é uma cor clássica para o quarto de casal. Sempre cai bem, independentemente da decoração do ambiente.

4. Persiana branca

foto: reprodução / BY Arq&Design

Este projeto é um bom exemplo do jogo das cores, da brincadeira na decoração. Apesar dos detalhes coloridos, a persiana é totalmente branca.

5. Persiana preta

foto: reprodução / Marel – Grupo Factory

Para fazer o contraste, este projeto tem a persiana totalmente na cor preta.  O elemento ornou completamente com o espaço todo decorado em um estilo dark.

6. Quarto de bebê

foto: reprodução / Ana Cano Milman

A persiana cascata é uma ótima pedida para quem gosta de ir controlando a entrada de luminosidade e ar no ambiente.

7. Tamanho da persiana

foto: reprodução / samira Jarouche arquitetura

Lembre-se que o ideal é a persiana ultrapassar uma margem de no máximo 10 centímetros do batente. Neste caso, há um pouco mais de 20 cm na lateral, mas isso não tirou a elegância do ambiente.

8. Elemento clean

foto: reprodução / Escala Arquitetura

Com o branco, não tem erro! A persiana nessa cor é a mais procurada na hora de montar o projeto para diferentes tipos de quarto.

9. Para todos os tipos de decorações

A versatilidade dos modelos e cores de persiana realmente permitem uma combinação harmoniosa do quarto.

10. Persiana tradicional

O modelo mais conhecido é este da imagem. Esse tipo de persiana cai bem, mas é preciso cuidado para não dar um aspecto de ambiente corporativo ao quarto.

11. A luminosidade no quarto do bebê

foto: reprodução / Sandro Clemes Arquitetura

A persiana é um detalhe importante no quarto do bebê, principalmente no começo da vida. A luz forte incomoda a criança e a persiana ajuda a controlar o feixe de luz que entra.

12. No espaço de descanso

Mesmo que a persiana para quarto não esteja do lado da cama, o elemento pode equilibrar a quantidade de luz que entra no ambiente, além de proteger os móveis contra os raios solares.

13. Bom para leitura e estudo

Para quem estuda, a luz natural ajuda muito, mas em excesso pode incomodar. A persiana pode ajudar também neste momento.

14. Privacidade

foto: reprodução / Rico Mendonça arquitetura

A persiana também é sinônimo de privacidade. Existem vários modelos que podem ser usados para reforçar este ponto.

15. Mais de uma

foto: reprodução / Decore Planejados Idélli

Não importa o modelo ou o tamanho da janela. O que não falta é possibilidade de usar a persiana para quarto, como neste projeto acima.

16. Persiana reforçada

Não basta ter persiana, é preciso que ela realmente atenda suas necessidades. Há modelos mais reforçados, que ajudam a escurecer o ambiente, principalmente quando a janela está bem perto da cama, por exemplo.

17. Ideal para apartamentos

foto: reprodução / DP Barros Arquitetos

A persiana ajuda muito quem mora em apartamento, principalmente quando há prédios em volta. Alguns modelos permitem a entrada de luminosidade, mas não permite que pessoas consigam ver o ambiente por fora.

18. O conjunto de persiana

Aqui temos mais um exemplo de combinação da cortina com a persiana. Aliás, a persiana também pode ser usada em espaços como o banheiro, como nessa suíte.

19. Persiana painel

foto: reprodução / Galpão Design

Se você precisar pode usar a persiana na sacada, como neste projeto acima. O modelo é o painel, que cobre toda a medida da porta.

20. Grandes janelas de vidro

Algumas persianas podem ser feitas totalmente sob medida, principalmente para grandes janelões de vidro, como esses da imagem acima.

21. Jogo de iluminação

foto: reprodução / BG Arquitetura

A persiana não precisa estar sozinha, há vários elementos que podem ser combinados com ela, como o jogo de iluminação na decoração.

22. Clean

Além de certeira, a escolha da persiana branca ajuda a clarear o ambiente, tornando-o mais clean e possibilitando inserir outros elementos decorativos.

23. Facilita para mexer no computador ou ver televisão

foto: reprodução / Cyntia Sabat Arquitetura

Reflexo na tela atrapalha para estudar no computador ou mesmo assistir televisão. Aposte na persiana para acabar com esse problema!

24. Listrada para quarto

O jogo de cores na decoração permite você pensar nos detalhes da persiana. Aqui temos o branco alinhado com um bege, no mesmo tom da pintura da parede. As duas cores estão presentes no ambiente inteiro.

25. Duas cores

foto: reprodução / Vanessa Santos

Aqui temos duas cores que validam ainda mais a questão da privacidade proporcionada pelo uso da persiana. A parte mais clara permite entrada de luz, e a escura quebra a visão de quem está vendo de fora.

26. Facilidade da persiana para quarto

Ao contrário da cortina, que vai para os lados, a persiana permite você usar  objetos abaixo da janela, por exemplo. Sem atrapalhar, você pode subir e descer a persiana com facilidade.

27. Privacidade total

foto: reprodução / Brise Arquitetura e Interiores

De noite, não tem melhor opção que a persiana. Pelo seus detalhes, quando fechada, não dá para perceber o que acontece naquele ambiente que está iluminado.

28. O branco segue predominando

foto: reprodução / AH!SIM Arquitetura

A maioria dos projetos com persiana para quarto trabalha com a tonalidade branca. Isso permite depois uma mudança na decoração sem ter que trocar o elemento.

29. Para todos os bolsos e gostos

foto: reprodução / Fabiana Rosello Arquitetura

Impossível você não encontrar o modelo que você quer de persiana para quarto. São vários modelos e preços para montar esse ambiente especial da casa.

30. Persiana bege

foto: reprodução / DT Estúdio

A persiana bege também é uma boa opção para equilibrar o espaço. O tom claro dá uma sensação de ambiente aconchegante.

Curtiu a ideia? Ainda tem mais inspirações!

Se antes você nem cogitava em colocar uma persiana no quarto, e agora já está pensando seriamente… Confira mais algumas ideias. Com certeza elas farão você ter certeza absoluta que é um bom investimento para os quartos da sua casa:

31. Persiana ajuda a controlar a luminosidade

foto: reprodução / Gema Arquitetura

32. Persiana em tom claro

33. Harmonia na decoração

foto: reprodução / Nara cortinas e decoração

34. Decoração clássica com persiana

foto: reprodução / larissa catossi arquitetura

35. Para compor uma decoração fofa em um quarto de criança

foto: reprodução / Estúdio UVVA

36. Persiana rolo

foto: reprodução / Living Casa decor

37. Persiana personalizada

foto: reprodução / Visual Persianas

38. Decoração branca com persiana

foto: reprodução / Deborah Roig

39. Persiana feita sob medida

foto: reprodução / marina linhares

40. Persiana no tom areia

41. Persiana para quarto jovem

foto: reprodução / ARK2 ARQUITETURA

42. Persiana de tecido colorido

foto: reprodução / marina linhares

43. Quarto de solteiro com persiana

foto: reprodução / Maria Helena Torres

44. Jogo de decoração com persiana

foto: reprodução / Anna Maya & Anderson Schussler

45. Painel de persiana

foto: reprodução / luana decorações

46. Persiana clássica

Foto: reprodução / Paula Magnani

47. Quarto com persiana para jovens

https://www.instagram.com/p/Batf7Kqla9f/

Foto: reprodução / Paula Magnani

48. Persiana clean

foto: reprodução / erica salguero

49. Persiana com detalhe

foto: reprodução / amorim cortina

50. Persiana clássica

foto: reprodução / Go Up Arquitetura

Modelos de persiana para quarto é que não falta, não é? Considere nossas dicas antes de comprar e o resultado certamente vai ser ótimo, unindo bom gosto, elegância e beleza! Invista nesse elemento!

PARA VOCÊ