Persiana para sala: 55 ambientes lindamente decorados para te inspirar

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Bruno Gap

Item capaz de transformar qualquer ambiente, a cortina possui função múltipla, já que além de complementar a decoração e garantir privacidade aos moradores, ainda ajuda a barrar a entrada de luz em excesso e até a auxiliar na regulagem térmica do local. No momento da escolha deste item, é importante levar em consideração o estilo decorativo do restante do ambiente, para que ela não destoe dos móveis e elementos decorativos, além de primar por materiais de fácil manutenção e limpeza.

A sala é um ambiente da casa que permite utilizar modelos variados de cortinas, indo desde os estilos mais clássicos, com tecidos finos, até as opções mais contemporâneas, como as persianas verticais ou horizontais.

Versátil, este modelo pode utilizar materiais variados em sua confecção, compondo uma sala com elementos clássicos ou até um ambiente mais ousado, com persianas de madeira ou bambu. Confira a seguir uma seleção de lindas salas decoradas com persianas de estilos variados e inspire-se:

1. Tons claros para um ambiente iluminado

Foto: Reprodução / Raduan Arquitetura

Para esta sala, o modelo rolo foi o escolhido, com persianas na horizontal e um tom creme bem claro, permitindo a ampla entrada da luz natural e garantindo um ambiente bem iluminado.

2. Modelo tradicional, na horizontal

Foto: Reprodução / Actual Design

Conhecido como o modelo mais popular de persianas, esta opção é confeccionada em PVC, permitindo a entrada parcial de luz quando regulada, e ainda garante maior privacidade devido ao seu material.

3. Mesclando-se à parede

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

Possuindo o mesmo tom das paredes adjacentes, quando fechada, este modelo garante a sensação de continuidade, ampliando o cômodo e permitindo iluminação indireta em seu interior.

4. Estilo e sofisticação

Foto: Reprodução / Arthur Decor

Para esta persiana horizontal, o material utilizado em sua confecção foi pensado de modo que ela se integrasse com os painéis de madeira que recobrem a janela, garantindo um visual mais uniforme.

5. Amplitude e iluminação em abundância

Foto: Reprodução / Sandra Sanches

Como o ambiente possui amplas janelas, nada melhor do que apostar em um modelo de persiana horizontal, o qual permite dosar a entrada da luz conforme a vontade dos moradores.

6. Modelo vertical, porém mais curto

Foto: Reprodução / AS Engenharia e Arquitetura

Apesar de o modelo vertical ser mais utilizado em comprimentos maiores, como a parede possui a mesma tonalidade do item, não há problemas em apostar em um modelo mais curto de cortina.

7. Contrastando-se com o restante da decoração

Foto: Reprodução / Marlon Gama

Utilizada em duas paredes adjacentes, as persianas na cor branca resultam em um contraste interessante e cheio de estilo com o restante do ambiente, onde o tom de bege escuro impera.

8. Quanto menos detalhes, mais sofisticação

Foto: Reprodução / Ana Lopes

Para um ambiente em tons quentes e influências minimalistas, nada melhor do que apostar em uma persiana de rolo branca, sem muitos detalhes, deixando o restante da decoração em destaque.

9. Confundindo-se com paredes brancas

Foto: Reprodução / Juliana Abad

Como a sala integra-se à varanda, para garantir incidência indireta de luz e maior privacidade, as persianas de rolo foram adicionadas em todos os lados, simulando paredes pintadas de branco.

10. Mesclando-se com outros modelos de cortinas

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

Uma possibilidade para adicionar mais estilo e informação visual ao cômodo e apostar em um mix de cortinas, utilizando a persiana como segundo plano e, em primeiro plano, uma cortina em tecido.

11. Branco sempre é uma boa opção

Foto: Reprodução / Studio GPPA

Apesar de ser um modelo que demanda mais manutenção, já que seu tom claro pode mostrar qualquer poeira, as persianas brancas são basicamente uma unanimidade para um ambiente claro e belo.

12. Adicione charme com pequenos detalhes

Foto: Reprodução / Anna Maya & Anderson Schussler

Novamente a persiana branca foi a escolhida para a decoração desta sala, porém aqui ela ganha uma espécie de moldura preta, garantindo destaque e sofisticação com o destaque proporcionado à ela.

13. Aposte em materiais diferenciados

Foto: Reprodução / Triplex Arquitetura

Apesar do modelo tradicional ser feito em PVC, existem opções que garantem um charme extra ao apostar em tecidos, madeiras e até bambu, como neste lindo exemplo de persiana.

14. Capriche nos acabamentos

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte Interiores

Para este modelo, a persiana foi instalada de modo a aparentar ser embutida no teto, devido ao belo recorte elaborado no gesso. Este diferencial confere mais capricho e delicadeza à decoração.

15. Discreta transparência

Foto: Reprodução / Arthur Decor

Se a sala não receber tanta incidência da luz solar, é possível apostar em um modelo de persiana que possua certa transparência, integrando ambientes internos e externos de modo suave.

16. Combinando com os móveis

Foto: Reprodução / Actual Design

Como esta sala integrada conta com a decoração em tons claros, em um belo mix de branco e cinza – inclusive nos móveis -, nada melhor do que investir em persianas brancas para harmonizar o ambiente.

17. Sala iluminada, mas nem tanto

Foto: Reprodução / Deborah Roig

Outro ambiente que apostou em persianas brancas para um ambiente iluminado. Lembrando que este modelo horizontal permite a abertura parcial da peça, regulando a entrada da luz.

18. Aplicadas do chão ao teto

Foto: Reprodução / Léo Shehtman

Em uma residência que abusa do uso de vidros em suas paredes, as persianas se fazem necessárias para garantir a privacidade e a regulagem da entrada de luz no ambiente interno.

19. Pode ser utilizada também em portas

Foto: Reprodução / Nice de Cara

Este ambiente é um belo exemplo de como a persiana é versátil. Aqui o modelo rolo é aplicado em duas situações diferentes: na janela lateral e na porta de vidro que dá acesso ao exterior da casa.

20. Dois modelos em um só ambiente

Foto: Reprodução / Pereira Reade

Nesta ampla sala, dois modelos de cortinas foram utilizados para cumprir funções diferentes. Enquanto a persiana cumpre sua função na janela, a cortina de tecido e varão foi instalada sobre a porta de vidro.

21. Que tal um pouco de transparência?

Foto: Reprodução / Orlane Santos

Outro modelo de persiana de rolo que causa um efeito visual belíssimo em qualquer ambiente. Aqui o tecido em que a peça foi confeccionada possui faixas transparentes, integrando os ambientes.

22. Ambiente todo em madeira e branco

Foto: Reprodução / Messa Penna

Contando com móveis em tons neutros e madeira clara presente no revestimento do piso e móveis, esta sala ganha persianas na cor branca, mesmo tom da pintura de suas paredes.

23. Conferindo sensação de continuidade

Foto: Reprodução / Pereira Reade

Como a persiana foi instalada por trás do sofá, não é possível visualizar suas extremidades quando fechada e, por isso, gera uma sensação de continuidade, simulando uma parede lisa.

24. Escolha materiais variados

Foto: Reprodução / Migs Arquitetura

Aqui a persiana de rolo foi confeccionada em um material mais grosso, garantindo que a luz solar seja totalmente neutralizada quando a persiana estiver fechada, permitindo um ambiente mais escuro e aconchegante.

25. Utilizando diferentes tecidos

Foto: Reprodução / Mauricio Nóbrega

Esta linda persiana foi confeccionada utilizando dois tecidos diferentes, de modo que o visual apresente listras horizontais com transparências e tons diferenciados, agregando na decoração.

26. Tornando-se o destaque da sala

Foto: Reprodução / Migs Arquitetura

Como este ambiente recebeu papel de parede com estampa marcante e tapete seguindo o mesmo estilo, a persiana branca destaca-se na parede, equilibrando o excesso de informações visuais.

27. Para uma parede de luz

Foto: Reprodução / Codecorar

Esta sala conta com amplas janelas de vidros na parede lateral. Para “quebrar” um pouco este excesso de luz, as persianas foram aplicadas em toda a parede, porém sem escurecer o ambiente.

28. Em associação a outro estilo de cortina

Foto: Reprodução / Andrea Bonotto

Como a ampla sala possui janelas em duas paredes, se faz necessário o uso das persianas para dosar a entrada de luz. Para garantir um visual mais reconfortante, as cortinas em tecido no mesmo tom da decoração do ambiente complementam o visual.

29. Em tons claros para um visual suave

Foto: Reprodução / Teresinha Nigri

Devido ao restante desta sala integrada possuir decoração em tons claros, nada melhor do que utilizar persianas brancas para manter o estilo da decoração.

30. Transparência em um ambiente branco total

Foto: Reprodução / Jayme Bernardo

Contando com poucos detalhes em cor, esta sala integrada ganhou belas persianas de rolo em tecido branco, o qual possui certa transparência, permitindo a visualização do exterior da residência.

31. De tamanho reduzido, mas função preservada

Foto: Reprodução / Renata Florenzano

Como este tipo de cortina é normalmente feito sob medida, é possível utilizá-la em janelas ou portas com as mais variadas dimensões, permitindo composições diferenciadas e cheias de estilo.

32. Garantindo a iluminação necessária

Foto: Reprodução / Patrícia Kolanian Pasquini

Em uma sala integrada que conta com poucos focos de luzes, adicionar persianas para dosar e aproveitar a incidência de luz natural é uma boa opção, além de ajudar a economizar.

33. Utilizadas por todo o ambiente

Em uma sala com medidas nada discretas, a persiana foi aplicada em mais de uma parede, garantindo a possibilidade de dosar a luz natural. Ela ainda é acompanhada de cortinas de tecido, que atuam como uma espécie de moldura.

34. Discreta, mas com importante função

Foto: Reprodução / Gabriel Valdivieso

Como a sala possui um tamanho reduzido e o sofá foi posicionado logo abaixo da janela, a pequena persiana possui importante função para a melhor experiência dos moradores da casa.

35. Amplas, cobrindo toda a parede

Foto: Reprodução / A1 Arquitetura

Novamente o conceito de continuidade foi aplicado em um ambiente. Como a parede lateral possui diversas portas de vidro, as persianas vão do chão ao teto para conferir ares de parede lisa.

36. Ideal para um ambiente contemporâneo

Foto: Reprodução / Quitete Faria

Como a janela está posicionada logo em frente à tela de projeção de filmes, se faz necessário utilizar a persiana como recurso para impedir a passagem da luz, proporcionando bons momentos em família.

37. Dupla de estilo: branco e madeira

Foto: Reprodução / Fernana Moreira Lima

Para uma decoração sem erros, com muito estilo e ares contemporâneos, esta sala integrada aposta em tons de madeira clara e abusa da cor branca, a qual está presente também nas persianas.

38. Em contraste com a decoração

Foto: Reprodução / Deborah Roig

Apesar deste ambiente possuir itens com a cor branca, os tons escuros presentes nos móveis e tapete é que chamam mais a atenção. Para maior harmonia, persiana horizontal também na cor branca.

39. Como elemento decorativo

Foto: Reprodução / Escala Arquitetura

Como a janela já possui acabamento especial para diminuir a entrada de luz no ambiente, esta pequena persiana ganha função decorativa, sendo confeccionada em tecido translúcido.

40. Aplicada em toda a parede, sem excessão

Foto: Reprodução / Díptico Design de Interiores

Apesar de normalmente ser utilizada somente sobre janelas e portas de vidros, neste projeto a persiana foi aplicada em toda a parede, compondo a decoração do ambiente.

41. Decorando de forma sutil

Foto: Reprodução / Joana & Manoela

Contando com certa transparência, esta persiana possibilita privacidade sem deixar de aproveitar a luz natural. Além disso, seu material permite a visualização das molduras das portas de vidro, um charme extra.

42. Opção discreta e funcional

Foto: Reprodução / Buji Decoração Reuso

Sem muitos detalhes, em tom claro e tamanho ideal para cobrir a janela, este modelo de persiana monstra que não é preciso muito para cumprir seu papel com estilo.

43. Instaladas por trás do sofá

Foto: Reprodução / Patrícia Kolanian Pasquini

Apesar do móvel não estar posicionado junto à parede, ao optar pela instalação da cortina até o chão, é possível conferir maior amplitude e integração ao ambiente, especialmente se esta tiver tons parecidos com as paredes adjacentes.

44. Garantindo a privacidade necessária

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

Como este apartamento foi construído ao lado de outro residencial e possui amplas janelas de vidro, as persianas são utilizadas para garantir a privacidade necessária para os moradores terem sua rotina sem alterações (ou para driblar a curiosidade alheia).

45. Sobrepostas, umas às outras

Foto: Reprodução / Raduan Arquitetura

Devido a localização da sala e às amplas janelas de vidro, as persianas de rolo foram instaladas umas sobre às outras, de modo a não deixar qualquer espaço livre para entrada de luz ou permitir a visualização do interior da residência.

46. Sobre janelas venezianas

Foto: Reprodução / Brunete Fraccaroli

Apesar de este modelo de janela impedir a entrada de luz solar quando fechada, para aproveitar sua ventilação quando aberta e sem perder a privacidade, é possível adicionar persiana sobre elas.

47. Permitindo melhor iluminação ao ambiente

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

Instalada na extremidade que acomoda a mesa de jantar, como o ambiente conta com apenas dois lustres para sua iluminação, nada melhor do que um pouco de luz natural inundando o espaço.

48. Modelo romano: modernidade para o ambiente

Foto: Reprodução / Decor & Floor

Com a capacidade de dosar a iluminação de modo diferenciado, este modelo de cortina garante mais beleza e um ar contemporâneo ao ambiente, podendo ser utilizada sozinha ou com cortinas de tecidos.

49. Em madeira, para um visual de personalidade

Foto: Reprodução / Lounge Design e Arquitetura

Este modelo de persiana horizontal foi confeccionado em madeira, sendo ainda associado a uma cortina de tecido leve e translúcido, garantindo uma decoração de personalidade.

50. Dois materiais no mesmo tom

Foto: Reprodução / Poly Poliniato

Outro exemplo de como mesclar diferentes modelos e materiais de cortinas pode dar muito certo. Aqui a persiana horizontal possui a mesma cor que a cortina de tecido, ambas em branco para ampliar o ambiente.

51. Dois modelos embutidos no teto

Foto: Reprodução / Home Sweet Home

Uma boa estratégia para quem não gosta de deixar o trilho ou varão da cortina à mostra é optar por um recorte no gesso, de modo que as cortinas pareçam estar embutidas no teto.

52. Tons claros para ampliar o ambiente

Foto: Reprodução / Juliana Pallos Milan

Se a sala possuir medidas reduzidas, nada melhor do que apostar em tons claros na decoração, como o branco, creme e tons de bege. Aqui as duas cortinas, tanto a persiana quanto a de tecido, seguem esta recomendação.

53. Ajudando a delimitar ambientes

Como esta sala de estar é integrada à sala de jantar, para ajudar a delimitar os ambientes foram utilizados modelos de cortinas diferentes, sendo a persiana na área de estar e a cortina de tecido na área de jantar.

54. Garantindo livre acesso à varanda

Foto: Reprodução / Oliveira Arquitetura

Democrático, este modelo de persiana em rolo permite o acesso livre à varanda do apartamento. Já nos momentos em que a privacidade e um ambiente mais escuro se faz necessário, basta fechá-la para aproveitar melhor a sala.

55. Para um ambiente cheio de estilo

Foto: Reprodução / Mescla Arquitetura + Engenharia

O modelo listrado conta com dois tipos de materiais diferentes, um translúcido, permitindo a entrada da luz, e outro mais grosso, fazendo as vezes de blackout. Ideal para esta sala moderna e cheia de estilo.

De fácil manutenção, a persiana pode ser limpa diariamente, com o auxílio de um pano úmido ou espanador, facilitando a retirada de pó que possa vir a se acumular. Se desejar uma limpeza mais completa, é válido contratar uma empresa especializada a cada dois anos, para garantir maior durabilidade para este item.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS