Tipos e ideias de pisante para jardim para sua área externa

Alex Hanazaki


Com revisão da
Atualizado em 18.04.24

As áreas externas da casa ficam ainda melhores quando há estética e decorações no ambiente. O pisante para jardim protege as plantinhas e cria um lindo efeito no espaço, unindo o útil ao agradável. Por isso, confira ideias e saiba mais sobre.

Índice do conteúdo:

O que é pisante para jardim

O pisante para jardim é uma peça feita de concreto, pedra, madeira e outros materiais que servem para dar acesso a partes do jardim. Assim, a composição cria um caminho, protegendo a grama e as plantas do ambiente.

Vantagens do pisante para jardim

Essa peça importante para as áreas externas, pois além de proteger as plantas, o caminho de concreto facilita a passagem das pessoas. Em dias de chuva, é muito comum sujar os sapatos ou até mesmo escorregar na grama molhada. Com o pisante, o caminho fica seguro, além de manter os sapatos limpos.

Publicidade

Tipos de pisante para jardim

Os pisantes para jardim costumam variar entre materiais de fabricação, possibilitando alternativas resistentes ou que necessitam de manutenção ao longo do tempo. Veja as opções:

Pisante de madeira

É uma opção bastante utilizada, pois se adapta a diversos estilos de jardins. Sendo assim, são encontrados em formatos de tábua, criando caminhos em jardins de entrada e proporcionando um toque rústico. Porém, é um material que necessita de frequente manutenção, pois este material se desgasta em contato com a umidade.

Pisante de concreto

Possui um baixo preço e ótima resistência. É uma opção que possui diversas vantagens, podendo ser comprado pronto ou feito por você mesmo. Além disso, se adapta a vários tipos de jardins, pois são encontrados com vários tamanhos e modelos diferentes. O único cuidado é que o concreto pode quebrar, sendo necessário reposição.

Pisante de pedra

Foto de pisante para jardim 29 - 7

Elkis Paisagismo

Publicidade

A pedra é outro material que pode ser usado para fazer pisante de jardim. A composição do espaço externo fica bastante harmônico, por incorporar um material natural na decoração. Possui muita durabilidade e resistência e, por isso, não necessita de muito cuidado. Assim, a manutenção normalmente envolve a reposição de pedras que escapam do caminho.

Cimentício

Este material é feito de concreto, mas imita o visual estético da madeira. Essas peças transmitem um efeito natural e ao mesmo tempo são resistentes. Além disso, são opções mais em conta, em comparação com a madeira. Assim, você pode unir o útil ao agradável, sem modificar o orçamento.

E aí, gostou das opções? O importante é escolher o material que mais se encaixa no seu orçamento.

Como escolher e projetar o pisante para jardim

Conhecer o espaço e os materiais indicados para cada ambiente é ideal para a escolha correta. Por isso, confira dicas que podem te ajudar nessa missão:

  • Durabilidade: se você não quer ter preocupações com a troca do pisante, é importante escolher peças que sejam resistentes e com boa duração. Dessa forma, você evita problemas futuros;
  • Preço: para quem busca economia, o pisante para jardim de concreto é a melhor opção. Ele é resistente e o valor de uma peça com medida de 40x40x05cm é, em média, entre R$ 20 à R$ 25;
  • Local: antes de escolher o material, é importante se atentar ao espaço em que a peça será colocada. Se o local tiver contato frequente com umidade ou outras circunstâncias que provoquem desgaste, deve-se optar por um pisante com maior resistência;
  • Tamanho: o ideal é que a peça tenha no mínimo 80cm de comprimento, permitindo assim que duas pessoas passem juntas pelo caminho.
  • Distância: o espaço recomendado entre um pisante e outro é de 7 a 10 cm, para que os passos fiquem confortáveis e seguros.

Seguindo essas dicas você fará a escolha certa do seu pisante para seu jardim. Além de evitar problemas futuros, você pode economizar com uma opção de baixo custo.

25 fotos de pisante para jardim que irão te trazer inspirações

Com variadas formas e tamanhos, o pisante de jardim possibilita uma decoração com estilo, unindo a utilidade com a estética. Sendo assim, veja fotos com ideias:

Publicidade

1. O pisante para jardim é ideal para proteger as plantas

2. Além disso, ele facilita a passagem das pessoas

3. Fica lindo em jardins de entrada

4. Criando um efeito bonito e criativo

5. Pode ser usado em caminhos curtos

6. Ou em espaços longos e maiores

7. O fato é que ele compõe a decoração externa

8. Trazendo um complemento a estética da casa

9. É encontrado em diversos materiais

10. Embora o mais comum seja o pisante de concreto

11. Pois o cimento é um material resistente e econômico

12. Que permite a criação de peças de variados tamanhos e formatos

13. Mas o pisante para jardim de madeira deixa o ambiente rústico

14. Você pode utilizar o cimentício, se não abre mão dessa estética

15. Ou fugir do padrão e utilizar pedras

16. Que deixam o ambiente único

17. Mas, independentemente do material, a peça transforma o espaço

18. Principalmente quando se usa a criatividade para criar a decoração

19. As ideias são inúmeras e cheias de beleza

20. Por isso, não deixe de colocar a sua personalidade

21. Crie um ambiente especial

22. Pois a sua casa precisa refletir sua singularidade

23. Combinando a natureza e transformando o jardim

24. E sem renunciar à utilidade

25. Com certeza, seu espaço vai ficar incrível!

As opções são maravilhosas, não é mesmo? Com criatividade e pesquisa, certamente seu ambiente externo vai ficar maravilhoso.

Dicas para fazer pisante para jardim

Se você quer economizar, é possível fazer o pisante em casa. Utilizando a criatividade e alguns materiais, você consegue fabricar lindas peças. Assim, assista aos vídeos:

Pintura efeito madeira em pisante para jardim

É possível decorar um pisante de concreto para que ele fique parecendo madeira. Nesse vídeo você vai aprender como é feita a pintura, quais materiais foram usados e todo o processo até a conclusão. Fica lindo e é muito resistente!

Como fazer pisante para jardim de concreto

Você mesmo pode confeccionar seu pisante para jardim utilizando medidas e fabricando a quantidade que precisar. Dessa forma, Josiele ensina como ela faz as suas peças, quais medidas foram usadas, como preparar a massa de concreto e todo o passo a passo. Confira!

Como instalar pisante para jardim

No momento de instalar o pisante no jardim podem surgir algumas dúvidas. Com esse vídeo você vai aprender a colocá-lo antes de plantar a grama, como medir para que fique no distanciamento correto e muito mais. Veja que interessante!

Gostou das ideias desse post? Veja também opções de balanço para jardim, para deixar a área externa ainda mais bonita.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments