Piscina de vidro: 40 projetos incríveis e de tirar o fôlego

Escrito por Andressa Oliveira

Foto: Reprodução /Essenza Hotel

Curtir os dias de calor ao livre com uma piscina à disposição é diversão e bem-estar na certa. Mais do que servir para se refrescar nos dias quentes, a piscina valoriza o imóvel, proporciona momentos de relaxamento e embeleza a área externa. Uma piscina pode ser incrementada com borda infinita, desenhos orgânicos, cascatas e a utilização do vidro em algumas das suas extremidades, por exemplo.

Uma piscina de vidro tem um efeito mágico e encantador, com vistas incríveis dentro e fora da água. A transparência traz leveza e muita modernidade, permitindo a integração da piscina com a casa ou com uma maravilhosa paisagem, além de criar belos efeitos de luz sobre as superfícies.

Cuidados com a piscina de vidro

Foto: Reprodução /TG | Technical Group

De acordo com o arquiteto Lisandro Piloni, o correto é procurar uma empresa que já tenha know how nesse tipo de produto. “Não é simplesmente um vidro grosso e resistente que vai suportar o peso da água. Existe uma tecnologia que envolve montagem, colas, encaixes, e etc que só uma empresa especializada sabe e deve fazer”. Além de ficar um serviço adequado, existe a questão de segurança.

Embora necessite cuidado técnico no projeto, vale ressaltar que não há restrição ou contra-indicação para não ter uma piscina de vidro. “A única preocupação é saber se o local escolhido para a instalação da piscina suporta o peso, pois só a piscina vazia já tem um peso significativo. Por isso, o indicado é que o projeto seja analisado, aprovado e concretizado por um engenheiro”, explica o profissional.

Limpeza e manutenção da piscina de vidro

Foto: Reprodução /Luxury Pool & Spa

Na hora da limpeza, não existe nenhuma regra específica. “Basta limpar como qualquer superfície de vidro, sem nenhum trato especial”, conta Piloni. “Evite materiais que sejam corrosivos, abrasivos e produtos químicos”, aconselha. Tirando a parte de vidro, a limpeza segue o mesmo passo a passo de qualquer outro tipo de piscina.

40 piscinas de vidro de tirar o fôlego!

Há diversas maneiras de incorporar o vidro à piscina. Esse material pode ser utilizado como um grande visor lateral ou no fundo da piscina, sendo o teto de outro ambiente. Veja a seguir alguns projetos de piscina de vidro que são puro luxo e criatividade e torne sua casa ainda melhor para o próximo verão!

1. Jardim vertical e piscina de vidro

Foto: Reprodução /Elkis Paisagismo

O jardim vertical é acompanhado de uma piscina com revestimento de pedras naturais. O vidro como fechamento lateral da piscina inclui a água no paisagismo e exibe toda a sua suavidade.

2. Substituindo o telhado

Foto: Reprodução / Guedes Cruz Arquitectos

Esse incrível projeto traz uma piscina elevada com o fundo todo em vidro ao invés do tradicional telhado. A transparência é o grande destaque e permite que a luz atravesse a água e ilumine com suavidade a varanda.

3. Piscina e iluminação zenital

Foto: Reprodução / Studio Arthur Casas

Com pequenos trechos no fundo em vidro, essa belíssima piscina no terraço contempla a maravilhosa paisagem. As transparências na piscina funcionam como iluminação zenital para a sala de estar no andar de baixo.

4. Sofisticação e elegância na piscina

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

O grande atrativo dessa varanda é a piscina com visor lateral em vidro. O design traz elementos da arquitetura contemporânea com linhas retas, limpas e cores neutras que deixam o espaço sofisticado e muito elegante.

5. Piscina com vidro e jardim

Foto: Reprodução / Mariane Battaglia

O vidro dá um acabamento diferenciado com toque moderno e é perfeito para ser utilizado em quintais pequenos ou coberturas. A parede elevada da piscina também pode ser aproveitada com um jardim vertical.

6. Perfeita para pequenos espaços

Foto: Reprodução / TG | Technical Group

Entre as vantagens da piscina de vidro está a transparência, que proporciona leveza e sensação de amplitude, perfeita para pequenos espaços.

7. Vidro como detalhe

Foto: Reprodução /JSA

A extremidade em vidro da piscina traz leveza para estrutura de concreto. O pequeno detalhe adiciona elegância e muita modernidade para a piscina estreita e comprida.

8. Leveza e toque mágico

Foto: Reprodução /Conlumi

Nesse projeto, o vidro substitui a alvenaria em uma das laterais da piscina e traz um efeito incrível e quase mágico com a transparência.

9. Aproveitando a topografia

Foto: Reprodução /TG | Technical Group

A piscina garante momentos de contemplação e relaxamento, além da prática de atividades desportivas. Aqui o formato da piscina tira proveito da topografia do terreno, e o detalhe em vidro da borda finaliza com elegância e muita criatividade.

10. Caixa de vidro

Foto: Reprodução /123DV

Aqui a piscina é feita como uma caixa de vidro sutil em meio ao jardim. O efeito com a fachada é incrível e a piscina acompanha o volume e a linearidade da casa.

11. Integração da piscina com o interior

Foto: Reprodução / Wiel Arets architects

Mais do que embelezar a área externa, o vidro também permite integrar a piscina com ambientes internos da casa, como a sala, por exemplo. O efeito da refração da luz na água permeia o vidro e ilumina suavemente o ambiente.

12. Terraço com piscina de vidro

Foto: Reprodução / João Armentano

A leveza do vidro contrasta com a brutalidade das pedras. O efeito com a sua utilização dá a impressão que a piscina é mais ampla e uma sensação de profundidade. Os tons da água trazem luminosidade e deixam o espaço do terraço mais agradável.

13. Cenários com a iluminação

Foto: Reprodução /TG | Technical Group

Com a utilização de jatos de água em piscinas é possível criar cenários durante o dia e também durante a noite, com a exploração da iluminação artificial. O efeito é magnífico!

14. Conexão com a natureza

Foto: Reprodução /Elkis Paisagismo

A utilização de pedras e vegetação dá traços naturais ao terraço. A transparência na piscina traz uma conexão maior com a água, com interatividade e integração do interior da piscina com o ambiente ao redor.

15. União com a paisagem

Foto: Reprodução / Barclay & Crousse

A estrutura de vidro cria um efeito de unificação com a vista privilegiada do mar. Ao ser observada, a piscina parece fazer parte do oceano. Para quem está dentro da área a visão também é deslumbrante.

16. Cenário paradisíaco

Foto: Reprodução /Laucala Island

Um verdadeiro paraíso: essa piscina de vidro dentro de outra piscina é de tirar o fôlego, relaxar completamente e se deslumbrar com a beleza natural do cenário paradisíaco ao redor.

17. Piscina minimalista

Foto: Reprodução /Andre Piva Arquitetura

Localizada na cobertura, o vidro traz toques refinados e minimalistas para essa piscina, e a integra sutilmente com a arquitetura e com a vista do mar.

18. Beleza nas alturas

Foto: Reprodução /Lsh Hotel

Painéis de vidro nas laterais da piscina permitem apreciar a bela paisagem da praia também durante o mergulho. Ao fundo, recortes retangulares permitem a passagem de luz para o piso inferior.

19. Piscina na sala

Foto: Reprodução / CplusC Architectural Workshop

Os painéis de vidro permitem trazer a piscina também para dentro de casa, introduzindo a água na composição do ambiente. Aqui o tom azul da piscina invade a sala de estar e completa a decoração com concreto aparente, madeira e tons marrons.

20. Deck com piscina de vidro

Foto: Reprodução /HolyGlass

A piscina com deck já é um charme, mas sempre dá para incrementar o espaço, com a utilização do vidro, por exemplo. Mesmo em áreas pequenas é também possível usar vegetação e valorizar ainda mais a área externa.

21. Visual moderno e arrojado

Foto: Reprodução / Adriana Garcia

Em áreas de lazer e quintais, a piscina de vidro garante um visual moderno, arrojado e elegante. As espreguiçadeiras garantem o conforto e aconchego ao ar livre.

22. Belas vistas, dentro e fora da piscina

Foto: Reprodução /TG | Technical Group

A piscina de vidro é perfeita para ser construída em áreas elevadas. Durante os momentos de relaxamento e diversão, é possível a apreciação de belas paisagens dentro da piscina e também fora dela.

23. Luxuosa cobertura, com vista incrível

Foto: Reprodução /Jam Architects

Na sacada, a piscina de vidro e as espreguiçadeiras criam um local perfeito para admirar a vista incrível da cidade ao redor.

24. Piscina de vidro na cobertura

Foto: Reprodução / TG | Technical Group

A transparência traz um diferencial arrojado e elegante para a piscina, e esse efeito surpreende quando instalado em coberturas, com uma visão deslumbrante para quem vê de longe ou de dentro.

25. Integração com a paisagem

Foto: Reprodução / Holy Glass Engenharia

Piscinas com formatos orgânicos e com aspectos mais naturais também podem ser combinadas com o vidro. Quando em lugares elevados, a transparência cria um efeito formidável. Aqui, por exemplo, a sensação é de que a piscina se mistura com o mar.

26. Concreto aparente e piscina de vidro

Foto: Reprodução / Hotel Lux Lisboa Park

Elevada do solo e cercada de vidro por todos os lados, a piscina é uma grande caixa de vidro e contrapõe a arquitetura de linhas severas e de concreto aparente da construção.

27. Valorizando espaços

Foto: Reprodução / TG | Technical Group

A face transparente permite ter a visão da água incorporada na área externa. O resultado é a valorização do ambiente com a leveza do vidro e o aspecto agradável e chamativo da água.

28. Grandes extensões

Foto: Reprodução /TG | Technical Group

O vidro também pode ser utilizado em piscinas com grandes extensões. Nesse caso é necessária uma estrutura reforçada para auxiliar na sustentação do vidro.

29. Suavidade com transparência

Foto: Reprodução /Chris Clout Design

A piscina de vidro encanta com seu visual suave e delicado, valoriza a paisagem e complementa a área social da casa com o aspecto relaxante e agradável da água.

30. Piscina com detalhe em vidro

Foto: Reprodução /Biotec Piscinas

Um pequeno trecho da piscina em vidro já é suficiente para suavizar sua aparência e dar um aspecto sofisticado e moderno para a área externa.

31. Piscina aberta para o cenário

Foto: Reprodução /Be Tulum Hotel

Nada melhor do que relaxar em um paraíso tropical. A transparência na piscina permite apreciar ao máximo a bela vista, sem criar barreiras visuais – e deixa o protagonismo para a natureza exuberante.

32. Diversão garantida

Foto: Reprodução / Arquitetarte

A piscina fica ótima quando integrada com a área de lazer e ambientes de estar. O vidro auxilia na integração, trazendo interatividade e momentos divertidos para quem está dentro e fora da piscina.

33. Pequeno visor de vidro

Foto: Reprodução / Holy Glass Engenharia

Há diversas maneiras de incorporar o vidro à piscina, seja com um grande visor lateral ou pequeno, como nesse projeto. O detalhe traz leveza e se encaixa com suavidade na piscina.

34. Divertida e cheia de estilo

Foto: Reprodução / Stewart Engenharia

Acessórios como a cascata, as luzes em LED, o visor de vidro, o  deck de madeira e o revestimento na parede deixam a piscina muito mais divertida e o espaço mais interessante com vários toques de estilo.

35. Efeito impactante

Foto: Reprodução /Erick Figueira de Mello

As bordas em vidro causam um efeito impactante, a visão da água é suficiente para trazer uma sensação de calma e relaxamento. À noite esse efeito pode ser realçado ainda mais com a iluminação.

36. Piscina pequena com vidro

Foto: Reprodução /Studio Christian Vieira

Mesmo com um formato compacto, a piscina marca presença nessa varanda. Em pequenos formatos, o vidro traz a vantagem de incorporar a piscina ao espaço e aumentar a sensação de profundidade.

37. Integração com o ambiente externo

Foto: Reprodução /CONNATURAL

A piscina é um item sonhado por muitos e fica maravilhosa quando instalada em um local com uma bela vista e com detalhes como a borda de vidro, que resulta em sofisticação e harmonia com o ambiente externo.

38. Visual moderno com linhas retas

Foto: Reprodução /Osvaldo Luppi

A pedra natural marca presença nesse ambiente, que divide o espaço com o cimento queimado. Com o visor de vidro, a piscina ganha um visual moderno e elegante, que valoriza ainda mais a área externa com a leveza do vidro e o aspecto agradável da água.

39. Um visual encantador

Foto: Reprodução /Adriana Garcia

Cheia de sofisticação, essa área externa tem uma piscina com borda lateral em vidro. O tom esverdeado da água é graças à iluminação, e o resultado é um cenário espetacular.

40. Vidro nas alturas

Foto: Reprodução /HolyGlass

Mesmo em áreas limitadas ou altas como coberturas, é possível fazer uma piscina para curtir nos dias e noites quentes. A piscina de vidro dá um aspecto leve, agradável e com certeza vai ser a grande atração do espaço.

Uma piscina de vidro é encantadora e, com certeza, rende projetos dos sonhos. A interação das transparências com a natureza ou com a arquitetura ao redor garante um resultado refinado e fascinante. Para o projeto, o tipo de vidro utilizado deve ser adequado para resistir à pressão da água. Por isso, contrate profissionais e empresas habilitadas, de forma a garantir segurança e aproveitar da melhor forma possível a piscina!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS