Por Sheila Almendros
De acabamento simples e de baixo custo para o queridinho do momento – esse é o cimento queimado, um recurso que está cada vez mais em evidência e muito procurado para decorações de diferentes estilos. Por ser simplista, pode oferecer um ar rudimentar ou moderno ao espaço, e o que vai determinar isso, na verdade, é a escolha dos móveis e elementos que serão implementados ao projeto.
Para um resultado perfeito desta técnica, é necessário contratar um bom profissional que faça uma curadoria dos materiais. E mesmo que os recursos usados sejam baratos, o que encarece a aplicação do piso de cimento queimado é justamente a mão de obra: o trabalho deve ser feito com cuidado, paciência e muita atenção (veja mais sobre o assunto neste link aqui).
E para quem busca por praticidade, o cimento queimado é a solução. A limpeza é fácil e a manutenção exige somente uma aplicação de cera entre duas a três vezes por ano. Trincas podem surgir com o passar do tempo, o que dá até um charme a mais ao piso, mas rachaduras não devem aparecer jamais! Para que isso não aconteça, mais uma vez, é necessário contratar um bom profissional para produzir um acabamento exemplar.
Publicidade
Há várias cores que podem ser aplicadas no piso, porém a mais usada é a cinza clara ou escura. Elas não limitam o uso de cores na hora de decorar por serem tons sóbrios e delicados, como você nas inspirações a seguir:
Foto: Reprodução / IBD Arquitetura
Apesar da técnica ser a mesma, o piso de cimento queimado precisa ter um acabamento diferente da parede ou teto. Uma camada de resina o deixará menos poroso e mais fácil de limpar.
E combina com quase todos os estilos. Para quebrar a aparência fria que a técnica oferece ao ambiente, invista em opções que esquentem a decoração, como móveis marcantes e quadros expressivos.
Foto: Reprodução / Paula Souza
Engana-se quem acredita que piso de cimento queimado só serve para quem procura uma decoração mais industrial. O contemporâneo ganha um toque de modernidade com esta tendência.
Foto: Reprodução / Paula Souza
Uma combinação perfeita e equilibrada, carregada de identidade e sofisticação. A moldura do espelho, acompanhando o mesmo tom da porta, foi a responsável por adicionar mais alegria no meio de tamanha sobriedade.
Foto: Reprodução / Paula Souza
Demarcar algum ambiente com um tapete escolhido a dedo, como em uma sala, por exemplo, só adicionará mais estilo à decoração, e quebrará a simplicidade do piso com muito estilo.
Foto: Reprodução / Paula Souza
Não tem parceiro melhor para o cimento queimado que uma bela parede de tijolinhos. Para quem quer um ar despojado para a área do bar da casa, este casamento é o ideal.
Publicidade
Foto: Reprodução / Registro de Dia a Dia
Por ser mais fácil de limpar, o piso de cimento queimado é perfeito para a área que suja mais fácil da casa: a cozinha. Basta passar um paninho úmido com um pouco de desengordurante que tudo fica limpinho.
Foto: Reprodução / Ana Colnaghi
Esta praticidade também vale para varandas grill ou áreas gourmet. E para manter o piso brilhoso, é importante encerá-lo pelo menos duas vezes ao ano.
Foto: Reprodução / Claudia Ramirez Arquitetura
Decorações industriais modernas usam e abusam do aço cortex junto ao cimento queimado. E para dar um requinte a mais, escolha alguma peça ou móvel refinado, como esta mesa de centro com tampo de mármore.
Foto: Reprodução / BA Studio
Quando aplicado por toda a casa, o cimento queimado dá a sensação de amplitude, e por isso ele não é exclusivo para ambientes grandes, e sim, para qualquer tamanho. Janelas grandes e tetos sem rebaixamento colaboram ainda mais para esta sensação.
Um quarto com piso de cimento queimado não perderá o conforto se decorado com as peças ideais. A adição de alguns detalhes com cores quentes e um móvel com uma carinha rústica serão os responsáveis por este aconchego.
Foto: Reprodução / BA Studio
Por não ter nenhuma linha divisória, este tipo de piso é ideal para ser usado na integração de ambientes. O resultado final é espetacular.
Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura
A cozinha de armários sóbrios ficou mais urbanizada com a adição do piso. Já a bancada amarela foi a responsável por trazer jovialidade ao ambiente. Tudo na medida certa.
Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura
Antigamente, o piso de cimento queimado era muito usado em casas rústicas do interior e na cor vermelha, ou a versão acinzentada em galpões e grandes lojas (perfil dos grandes lofts americanos, inclusive). Nos dias de hoje, o que era exclusivo para este segmento tornou-se uma forma moderna de adicionar personalidade a qualquer tipo de espaço.
Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura
Por ser um piso que pode ser molhado sem problemas, as áreas úmidas da casa podem e devem receber o cimento queimado. Neste projeto, o espaço parece tudo, menos uma lavanderia tradicional!
Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura
Não espere que o cimento queimado tenha um resultado homogêneo. Por ser artesanal, o esperado é que ele seja assim mesmo, manchadinho. O surgimento de trincas com o passar do tempo também é inevitável, mas pode fazer parte do charme rudimentar da técnica.
Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura
O cimento queimado é uma técnica que requer tempo e habilidade, e isso gera um custo de mão de obra mais caro. Mas há no mercado uma série de pisos porcelanatos que imitam com perfeição a técnica, e possuem o mesmo efeito.
Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna
A ausência da peça deixa o espaço ainda mais rústico e, para um bom resultado, é importante primeiro aplicar o cimento queimado no piso e pintar só depois que tudo estiver pronto. É só proteger o pisco com os devidos materiais e caprichar no recorte da parede.
Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna
Amarelo e preto são cores que combinam muito bem com o cimento queimado, por serem tons que lembra muito o estilo urbano de decoração. Ideal para um ambiente masculino e repleto de personalidade.
Foto: Reprodução / MN Arquitetura
Neste projeto, o morador optou por adicionar cores marcantes juntamente com peças vintage, dando uma identidade diferenciada à pequena cozinha. As paredes cinza, assim como o piso, equilibraram o uso das cores com harmonia.
Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna
Um ambiente clean pode ser muito bem aquecido com a escolha de peças ideais, como este tapete que merece ser o centro das atenções, sem brigar com outras informações no cômodo. A poltrona também foi responsável por dar um contraste a mais na cartela de cores.
Foto: Reprodução / MN Arquitetura
Para ambientes com pouca claridade, apostar no piso de cimento queimado em sua versão mais clara é ideal para rebater a iluminação natural. Além do mais, tudo parece ficar mais clean e espaçoso, não acha?
Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura e Design
Tudo pode ser combinado ao cimento queimado, desde peças mais refinadas até as mais simples, como o mármore, madeira, aço e vidro. Tudo vai depender do estilo que você deseja incluir em sua decoração.
Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura
Já passou da época em que esta técnica era usada somente em estabelecimentos comerciais e, assim como a aplicação no piso, algumas outras opções também passaram a receber o cimento queimado, como balcões, paredes e até mesmo a pia.
Foto: Reprodução / MN Arquitetura
E isto pode ser encontrado nas gravuras de quadrinhos, na textura de tapetes e almofadas e até mesmo em peças que já fizeram parte da família. Esta é a maneira mais bacana de dar uma cara de lar para o espaço.
Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna
A aplicação quando bem curada pode durar uma eternidade, mas caso o morador enjoe e queira mudar, o cimento queimado pode servir muito bem como um contrapiso, e não exige nenhum quebra quebra na hora da reforma.
Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna
E também colabora na adição de conforto para um verdadeiro ambiente convidativo. Mas para um bom resultado, invista em lâmpadas de LED amarelas, que aquecem o ambiente de forma aconchegante.
Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna
A não ser que você queira adicionar linhas divisórias durante a aplicação, o cimento queimado não exige a aplicação de rejunte. Uma coisa a menos para se preocupar durante a limpeza do piso.
Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna
Como já visto anteriormente, o tijolinho é uma perfeita adição à combinação com o cimento queimado para quem procura uma proposta bem urbana com cara de loft mesmo. Seja em um balcão ou em uma parede inteira, o resultado é bem masculino e carregado de boa energia.
Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura
O piso neste projeto foi uma escolha perfeita para o ambiente com bastante informação. A poltrona de couro marrom foi só uma pitada de seriedade em meio à pintura na parede da escada, os simpáticos cactos e outros elementos joviais da decoração.
Foto: Reprodução / Luciano Kruk
O cimento queimado também é ideal para varandas e outras áreas externas, pois é resistente à exposição de sol e chuva. Para a decoração, madeira de demolição e outras opções rudimentares podem ser complementadas à proposta e proporcionar um visual perfeito.
Foto: Reprodução / T House Engenharia
Utilizar poucas mobílias, mas que sejam práticas e funcionais, facilitam para criar uma boa área livre de circulação, e ainda com a ajuda do piso de cimento queimado sem divisões, a sensação de amplitude é ainda maior.
Foto: Reprodução / A Casa de Concreto
Uma boa alternativa para quem quer inovar é utilizar stencil para estampar artesanalmente o piso de cimento queimado. Impossível não se apaixonar com tamanha beleza!
Foto: Reprodução / Studio KP Arquitetura
O moderno projeto deste banheiro apresentou o cimento queimado empregado não só no piso, mas também em uma das paredes. Para agregar mais sofisticação, o papel de parede foi instalado ao lado da parede verde musgo, e o balcão de madeira temperou o ambiente com um ar tropical.
Foto: Reprodução / Apartamento 36
Aqui, a parede de tijolinho aparece mais uma vez em conjunto com o piso, mas em um ambiente menor. A porta da varanda contribui para uma boa iluminação natural do cômodo, impossibilitando que a parede escura e o sofá marrom não escureçam a sala.
Foto: Reprodução / Infinity Spaces Arq e Design
Se há um enorme espaço precisando de uma graça a mais, porque não investir em um cimento queimado que adiciona algumas linhas divisórias? Uma maneira criativa para adicionar um elemento diferenciado.
Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura
Não precisamos nem dizer o quanto esta porta de correr de madeira cinza é sensacional, né? E a maior sacada deste projeto foi adicionar rodinhas à mesa de jantar. Assim dá para mudá-la de posição quando quiser sem danificar o piso.
Foto: Reprodução / Apto 82
Neste projeto, a varanda foi nivelada à sala para criar um único ambiente, e o piso colaborou para chegar ao resultado esperado: a tão desejada sensação de amplitude aos apartamentos.
Foto: Reprodução / Cafofo No. 5
Plantas são excelentes colaboradoras para adicionar mais vida à decoração com piso de cimento queimado. Além das cores marcantes, um cachepô escolhido a dedo também pode adicionar mais tons ao acinzentado ambiente.
Foto: Reprodução / Bia Daidone
Por ser um piso frio, o cimento queimado proporciona mais frescor à ambientes quentes, e para quem tem cachorros e gatos em casa, isso é fundamental. Por ser fácil de limpar, papais e mamães de pets encontram mais um motivo para aderir à técnica.
Foto: Reprodução / Deco Adjiman
Outra tendência do momento que combina perfeitamente com este piso são os famosos revestimentos metro white, ou o tijolinho branco. Eles dão uma cara mais urbana à área e para quem gosta do escandinavo, estilo ideal para ambientes pequenos cada vez mais comuns no Brasil, é uma forma linda de clarear mais a cozinha.
Com as inspirações acima, ficou mais fácil pensar em um projeto repleto de estilo e versatilidade. Só não se esqueça de escolher a dedo o profissional que instalará a técnica em sua residência, e de preferência, peça para que ele mostre alguns resultados de trabalhos anteriores para você poder avaliar direitinho se ele conseguirá chegar ao resultado que almeja.