40 fotos para você aderir já ao piso de cimento queimado

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura



De acabamento simples e de baixo custo para o queridinho do momento – esse é o cimento queimado, um recurso que está cada vez mais em evidência e muito procurado para decorações de diferentes estilos. Por ser simplista, pode oferecer um ar rudimentar ou moderno ao espaço, e o que vai determinar isso, na verdade, é a escolha dos móveis e elementos que serão implementados ao projeto.

Para um resultado perfeito desta técnica, é necessário contratar um bom profissional que faça uma curadoria dos materiais. E mesmo que os recursos usados sejam baratos, o que encarece a aplicação do piso de cimento queimado é justamente a mão de obra: o trabalho deve ser feito com cuidado, paciência e muita atenção (veja mais sobre o assunto neste link aqui).

E para quem busca por praticidade, o cimento queimado é a solução. A limpeza é fácil e a manutenção exige somente uma aplicação de cera entre duas a três vezes por ano. Trincas podem surgir com o passar do tempo, o que dá até um charme a mais ao piso, mas rachaduras não devem aparecer jamais! Para que isso não aconteça, mais uma vez, é necessário contratar um bom profissional para produzir um acabamento exemplar.

Há várias cores que podem ser aplicadas no piso, porém a mais usada é a cinza clara ou escura. Elas não limitam o uso de cores na hora de decorar por serem tons sóbrios e delicados, como você nas inspirações a seguir:

1. O chão combinando com a parede e o teto

Foto: Reprodução / IBD Arquitetura

Apesar da técnica ser a mesma, o piso de cimento queimado precisa ter um acabamento diferente da parede ou teto. Uma camada de resina o deixará menos poroso e mais fácil de limpar.

2. O cimento queimado é super versátil

Foto: Reprodução / Nave Arquitetos

E combina com quase todos os estilos. Para quebrar a aparência fria que a técnica oferece ao ambiente, invista em opções que esquentem a decoração, como móveis marcantes e quadros expressivos.

3. Cai super bem em estilos contemporâneos

Foto: Reprodução / Paula Souza



Engana-se quem acredita que piso de cimento queimado só serve para quem procura uma decoração mais industrial. O contemporâneo ganha um toque de modernidade com esta tendência.

4. Papel de parede + piso de cimento queimado

Foto: Reprodução / Paula Souza

Uma combinação perfeita e equilibrada, carregada de identidade e sofisticação. A moldura do espelho, acompanhando o mesmo tom da porta, foi a responsável por adicionar mais alegria no meio de tamanha sobriedade.

5. Um belo tapete para demarcar o ambiente

Foto: Reprodução / Paula Souza

Demarcar algum ambiente com um tapete escolhido a dedo, como em uma sala, por exemplo, só adicionará mais estilo à decoração, e quebrará a simplicidade do piso com muito estilo.

6. O bar da casa com cara de pub

Foto: Reprodução / Paula Souza

Não tem parceiro melhor para o cimento queimado que uma bela parede de tijolinhos. Para quem quer um ar despojado para a área do bar da casa, este casamento é o ideal.

7. Uma cozinha prática

Foto: Reprodução / Registro de Dia a Dia

Por ser mais fácil de limpar, o piso de cimento queimado é perfeito para a área que suja mais fácil da casa: a cozinha. Basta passar um paninho úmido com um pouco de desengordurante que tudo fica limpinho.

8. E uma área gourmet também!

Foto: Reprodução / Ana Colnaghi



Esta praticidade também vale para varandas grill ou áreas gourmet. E para manter o piso brilhoso, é importante encerá-lo pelo menos duas vezes ao ano.

9. Cimento queimado + aço cortex

Foto: Reprodução / Claudia Ramirez Arquitetura

Decorações industriais modernas usam e abusam do aço cortex junto ao cimento queimado. E para dar um requinte a mais, escolha alguma peça ou móvel refinado, como esta mesa de centro com tampo de mármore.

10. Uma incrível sensação de amplitude

Foto: Reprodução / BA Studio

Quando aplicado por toda a casa, o cimento queimado dá a sensação de amplitude, e por isso ele não é exclusivo para ambientes grandes, e sim, para qualquer tamanho. Janelas grandes e tetos sem rebaixamento colaboram ainda mais para esta sensação.

11. O quarto cheio de conforto

Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura

Um quarto com piso de cimento queimado não perderá o conforto se decorado com as peças ideais. A adição de alguns detalhes com cores quentes e um móvel com uma carinha rústica serão os responsáveis por este aconchego.

12. Sem divisões

Foto: Reprodução / BA Studio

Por não ter nenhuma linha divisória, este tipo de piso é ideal para ser usado na integração de ambientes. O resultado final é espetacular.

13. Pretinho básico

Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura



A cozinha de armários sóbrios ficou mais urbanizada com a adição do piso. Já a bancada amarela foi a responsável por trazer jovialidade ao ambiente. Tudo na medida certa.

14. Dos lofts americanos para as casas brasileiras

Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura

Antigamente, o piso de cimento queimado era muito usado em casas rústicas do interior e na cor vermelha, ou a versão acinzentada em galpões e grandes lojas (perfil dos grandes lofts americanos, inclusive). Nos dias de hoje, o que era exclusivo para este segmento tornou-se uma forma moderna de adicionar personalidade a qualquer tipo de espaço.

15. Áreas úmidas com uma nova cara

Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura

Por ser um piso que pode ser molhado sem problemas, as áreas úmidas da casa podem e devem receber o cimento queimado. Neste projeto, o espaço parece tudo, menos uma lavanderia tradicional!

16. Um ambiente rudimentar cheio de estilo

Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura

Não espere que o cimento queimado tenha um resultado homogêneo. Por ser artesanal, o esperado é que ele seja assim mesmo, manchadinho. O surgimento de trincas com o passar do tempo também é inevitável, mas pode fazer parte do charme rudimentar da técnica.

17. O mesmo efeito pode ser encontrado em outros recursos

Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura

O cimento queimado é uma técnica que requer tempo e habilidade, e isso gera um custo de mão de obra mais caro. Mas há no mercado uma série de pisos porcelanatos que imitam com perfeição a técnica, e possuem o mesmo efeito.

18. Sem rodapé

Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna

A ausência da peça deixa o espaço ainda mais rústico e, para um bom resultado, é importante primeiro aplicar o cimento queimado no piso e pintar só depois que tudo estiver pronto. É só proteger o pisco com os devidos materiais e caprichar no recorte da parede.

19. As cores certeiras

Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna

Amarelo e preto são cores que combinam muito bem com o cimento queimado, por serem tons que lembra muito o estilo urbano de decoração. Ideal para um ambiente masculino e repleto de personalidade.

20. Tons fortes e elementos vintages

Foto: Reprodução / MN Arquitetura

Neste projeto, o morador optou por adicionar cores marcantes juntamente com peças vintage, dando uma identidade diferenciada à pequena cozinha. As paredes cinza, assim como o piso, equilibraram o uso das cores com harmonia.

21. É possível ter conforto em um piso frio SIM

Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna

Um ambiente clean pode ser muito bem aquecido com a escolha de peças ideais, como este tapete que merece ser o centro das atenções, sem brigar com outras informações no cômodo. A poltrona também foi responsável por dar um contraste a mais na cartela de cores.

22. Ajudando a clarear o ambiente

Foto: Reprodução / MN Arquitetura

Para ambientes com pouca claridade, apostar no piso de cimento queimado em sua versão mais clara é ideal para rebater a iluminação natural. Além do mais, tudo parece ficar mais clean e espaçoso, não acha?

23. Difícil não se apaixonar por uma cozinha assim

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura e Design

Tudo pode ser combinado ao cimento queimado, desde peças mais refinadas até as mais simples, como o mármore, madeira, aço e vidro. Tudo vai depender do estilo que você deseja incluir em sua decoração.

24. O chão e o balcão

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura

Já passou da época em que esta técnica era usada somente em estabelecimentos comerciais e, assim como a aplicação no piso, algumas outras opções também passaram a receber o cimento queimado, como balcões, paredes e até mesmo a pia.

25. Inclua objetos queridos para uma decoração mais pessoal

Foto: Reprodução / MN Arquitetura

E isto pode ser encontrado nas gravuras de quadrinhos, na textura de tapetes e almofadas e até mesmo em peças que já fizeram parte da família. Esta é a maneira mais bacana de dar uma cara de lar para o espaço.

26. Moderninho e estiloso

Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna

A aplicação quando bem curada pode durar uma eternidade, mas caso o morador enjoe e queira mudar, o cimento queimado pode servir muito bem como um contrapiso, e não exige nenhum quebra quebra na hora da reforma.

27. Uma boa iluminação valoriza ainda mais a técnica

Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna

E também colabora na adição de conforto para um verdadeiro ambiente convidativo. Mas para um bom resultado, invista em lâmpadas de LED amarelas, que aquecem o ambiente de forma aconchegante.

27. Sem rejuntes

Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna

A não ser que você queira adicionar linhas divisórias durante a aplicação, o cimento queimado não exige a aplicação de rejunte. Uma coisa a menos para se preocupar durante a limpeza do piso.

28. Cimento queimado + tijolinhos

Foto: Reprodução / Simone Saccab Vianna

Como já visto anteriormente, o tijolinho é uma perfeita adição à combinação com o cimento queimado para quem procura uma proposta bem urbana com cara de loft mesmo. Seja em um balcão ou em uma parede inteira, o resultado é bem masculino e carregado de boa energia.

29. Uma casa com cara de galeria de arte

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura

O piso neste projeto foi uma escolha perfeita para o ambiente com bastante informação. A poltrona de couro marrom foi só uma pitada de seriedade em meio à pintura na parede da escada, os simpáticos cactos e outros elementos joviais da decoração.

30. Uma proposta totalmente rústica

Foto: Reprodução / Luciano Kruk

O cimento queimado também é ideal para varandas e outras áreas externas, pois é resistente à exposição de sol e chuva. Para a decoração, madeira de demolição e outras opções rudimentares podem ser complementadas à proposta e proporcionar um visual perfeito.

31. Valorizando o espaço

Foto: Reprodução / T House Engenharia

Utilizar poucas mobílias, mas que sejam práticas e funcionais, facilitam para criar uma boa área livre de circulação, e ainda com a ajuda do piso de cimento queimado sem divisões, a sensação de amplitude é ainda maior.

32. Cimento queimado com stencil artesanal

Foto: Reprodução / A Casa de Concreto

Uma boa alternativa para quem quer inovar é utilizar stencil para estampar artesanalmente o piso de cimento queimado. Impossível não se apaixonar com tamanha beleza!

33. Uma obra de arte no banheiro

Foto: Reprodução / Studio KP Arquitetura

O moderno projeto deste banheiro apresentou o cimento queimado empregado não só no piso, mas também em uma das paredes. Para agregar mais sofisticação, o papel de parede foi instalado ao lado da parede verde musgo, e o balcão de madeira temperou o ambiente com um ar tropical.

34. A pequena sala com toques industriais

Foto: Reprodução / Apartamento 36

Aqui, a parede de tijolinho aparece mais uma vez em conjunto com o piso, mas em um ambiente menor. A porta da varanda contribui para uma boa iluminação natural do cômodo, impossibilitando que a parede escura e o sofá marrom não escureçam a sala.

35. Efeitos criados durante a instalação

Foto: Reprodução / Infinity Spaces Arq e Design

Se há um enorme espaço precisando de uma graça a mais, porque não investir em um cimento queimado que adiciona algumas linhas divisórias? Uma maneira criativa para adicionar um elemento diferenciado.

36. Uma sala de jantar com cara de sala de reunião

Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura

Não precisamos nem dizer o quanto esta porta de correr de madeira cinza é sensacional, né? E a maior sacada deste projeto foi adicionar rodinhas à mesa de jantar. Assim dá para mudá-la de posição quando quiser sem danificar o piso.

37. Varanda integrada a sala

Foto: Reprodução / Apto 82

Neste projeto, a varanda foi nivelada à sala para criar um único ambiente, e o piso colaborou para chegar ao resultado esperado: a tão desejada sensação de amplitude aos apartamentos.

38. O cantinho do estudo

Foto: Reprodução / Cafofo No. 5

Plantas são excelentes colaboradoras para adicionar mais vida à decoração com piso de cimento queimado. Além das cores marcantes, um cachepô escolhido a dedo também pode adicionar mais tons ao acinzentado ambiente.

39. Mais frescor para os pets

Foto: Reprodução / Bia Daidone

Por ser um piso frio, o cimento queimado proporciona mais frescor à ambientes quentes, e para quem tem cachorros e gatos em casa, isso é fundamental. Por ser fácil de limpar, papais e mamães de pets encontram mais um motivo para aderir à técnica.

40. Tijolinho branco ou metro white para a cozinha

Foto: Reprodução / Deco Adjiman

Outra tendência do momento que combina perfeitamente com este piso são os famosos revestimentos metro white, ou o tijolinho branco. Eles dão uma cara mais urbana à área e para quem gosta do escandinavo, estilo ideal para ambientes pequenos cada vez mais comuns no Brasil, é uma forma linda de clarear mais a cozinha.

Com as inspirações acima, ficou mais fácil pensar em um projeto repleto de estilo e versatilidade. Só não se esqueça de escolher a dedo o profissional que instalará a técnica em sua residência, e de preferência, peça para que ele mostre alguns resultados de trabalhos anteriores para você poder avaliar direitinho se ele conseguirá chegar ao resultado que almeja.