Piso vinílico: revestimento prático, econômico e elegante

Escrito por André Macedo
Foto: Reprodução / Longust

Foto: Reprodução / Longust



Na hora de escolher o material ideal para o piso, a variedade de tipos, suas características e fraquezas podem deixar a reforma ou construção mais difícil e cara do que se imaginava. Para evitar a dor de cabeça, um revestimento bastante usado é o piso vinílico.

Criado a partir da reciclagem de PVC, o piso vinílico une praticidade, bom preço e beleza no mesmo produto. A arquiteta paulista Érica Bragion acredita que o material pode ser considerado a melhor opção, pois sua estrutura é resistente e duradoura.

Em quais ambientes é possível utilizar o piso vinílico?

Foto: Reprodução / Antoine Proulx

Foto: Reprodução / Antoine Proulx

Vanessa Galuppo, arquiteta do estúdio paulista Priolli Galuppo, afirma que o piso também pode facilitar a integração de ambientes como cozinha e sala, visto que pode ser usado em áreas molhadas. Porém, seu uso em lugares como o box do banheiro não é recomendado. A profissional ainda recomenda a utilização do mesmo piso em todos os ambientes.

Salas

piso-vinilico-sala

Foto: Reprodução / Indigo Homes

O piso vinílico nas salas deve ser resistente a peso e à passagem de pessoas, por ser uma das áreas mais usadas da casa. Uma das opções mais usadas nesse cômodo são os pisos vinílicos impressos, que imitam a madeira perfeitamente. A grande vantagem de usá-lo nesse espaço é que o material pode ajudar a integrar os ambientes.

Quartos

Foto: Reprodução / Bella Vista

Foto: Reprodução / Bella Vista

Nos quartos, o fato de o piso vinílico não ser frio funciona como uma grande vantagem. Em dias de temperaturas mais baixas, pisos de cerâmica costumam ficar gelados e desconfortáveis, o que não acontece com o vinílico. Sua versatilidade em cores e estampas ajuda a criar um ambiente confortável e que combine com a sua personalidade.

Cozinhas

Foto: Reprodução / Pamela Leone



O uso de piso vinílico na cozinha confere as mesmas vantagens de outros cômodos, com o diferencial de que sua textura macia pode dar segurança e fazer com que copos, por exemplo, não quebrem ao cair no chão normalmente. A facilidade em sua limpeza faz com que muitas pessoas optem pelo material na cozinha.

Banheiros

Foto: Reprodução / Mary Leslie

Foto: Reprodução / Mary Leslie

Juliana Paladino, arquiteta do escritório Paladino Arquitetura, explica que o piso vinílico pode ser usado no banheiro, mas evitado na área do box. Se quiser aplicar nessa parte, deve-se procurar linhas do piso especiais para essa área.

Manta, placa e régua: qual a diferença?

Foto: Reprodução / Under Foot

Foto: Reprodução / Under Foot

Na hora de comprar seu piso vinílico, você encontrará o produto em três formatos principais: em manta, placa ou régua. Entenda as especificidades de cada um:

  • Manta: Érica informa que, devido ao fato de a manta ser larga e comprida, o formato é bastante utilizado em corredores. Vanessa acrescenta que o material colorido também costuma vir em manta.
  • Régua: Juliana esclarece que a régua é retangular, sendo prática para ambientes pequenos. Os padrões amadeirados costumam ser vendidos nesse formato, segundo afirma Vanessa.
  • Placa: ideais para serem usadas em pisos elevados, as placas normalmente são usadas em ambientes comerciais e academias.

As fabricantes de piso vinílico sugerem colas especiais para cada linha, também existindo modelos de encaixe ou com clique que dispensam o uso de cola.

Vantagens e desvantagens do piso vinílico

Foto: Reprodução / Lisa Petrole Photography

Foto: Reprodução / Lisa Petrole Photography

Assim como qualquer produto, o piso vinílico tem seus pontos fortes e fracos. Sua escolha deve ser baseada em quais são suas necessidades e incômodos, para evitar arrependimentos.

Vantagens

Érica acredita que um dos pontos mais fortes do piso é sua manutenção fácil e rápida, dispensando produtos mais agressivos. Não existe um tempo de vida para o piso, a necessidade de troca dependerá de seu cuidado e condições como exposição ao sol.

Vanessa ainda aponta que o revestimento não faz barulhos ao caminhar e, nas versões com sistema de “clique”, o piso flutua e pode ser retirado sem danificar. Outra grande vantagem é não estragar em contato com a água, podendo ser lavado sem medo.



Desvantagens

Com a exposição direta ao sol, o piso vinílico pode desbotar e perder sua forma, por isso não é recomendado para ambientes externos. As versões com ranhuras que imitam a madeira podem dificultar sua limpeza, acumulando sujeira nesses pontos.

Outra desvantagem é que não deve ser aplicado direto na madeira, correndo o risco de estragar o piso de baixo. Nesses casos, existem produtos protetores específicos para proteger a madeira.

Piso vinílico e laminado: quais são as diferenças?

Foto: Reprodução / Pamela Leone

Foto: Reprodução / THE RURAL BUILDING COMPANY

Outro tipo de piso muito usado é o laminado, que consiste em um compensado de madeira de diversos tamanhos, sendo que a lâmina mais superficial apresenta padrões decorativos de madeira. Com espessura entre 7 e 8 mm, Vanessa aponta que o laminado não pode ser aplicado sobre outros pisos.

Érica afirma que o laminado absorve umidade, tendo que ser tratado com materiais especiais e não ser molhado para que a madeira não estrague. Por não poder ser molhado, a arquiteta alerta que “seu uso não é muito recomendado para quem tem animais de estimação”.

Enquanto isso, o vinílico pode ser molhado e, além de ser antialérgico, não mancha ao ser exposto à umidade e tem um ótimo acabamento acústico.

Como instalar seu piso vinílico

Foto: Reprodução / Corynne Pless

Foto: Reprodução / Corynne Pless

A instalação do piso vinílico é rápida e fácil, sendo necessário verificar as recomendações do fabricante. Vanessa diz que, normalmente, a cola de contato indicada para o modelo já é enviada junto com o piso. Uma dica da arquiteta é contratar um instalador credenciado à empresa, para que o produto seja aplicado com eficiência e não influencie na garantia do produto.

Instalação do piso vinílico

Nesse vídeo produzido pela Finottato Decor, você aprende como fazer o teste de umidade para verificar se o local está pronto para aplicação do piso e também como corrigir erros do chão e aplicar a cola para o vinílico.

Piso vinílico em manta

Caso opte pelo piso vinílico em manta, esse tutorial ensinará quais os cuidados necessários para esse formato, garantindo um trabalho de qualidade e sem surpresas desagradáveis.



Piso vinílico flutuante

O piso vinílico flutuante é uma ótima opção para quem tem crianças pequenas em casa e precisam de uma solução rápida e sem o uso de muitos produtos. No vídeo acima, é possível verificar o quão fácil e rápido é instalar o piso em “clique”.

Ambientes com piso vinílico para se inspirar

Preparação e pesquisa são essenciais na hora da escolha do piso vinílico. Sua principal preocupação deve ser combinar o estilo desejado com as necessidades do ambiente, para que o espaço fique bonito e funcional.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.jacksondesignandremodeling.com/" target="_blank">Jackson Design & Remodeling</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.theskyisthelimitdesign.com/" target="_blank">The Sky is the Limit Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://theoldpaintedcottage.houzz.com/" target="_blank">Jennifer Grey Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.fiddleheaddesigngroup.com/" target="_blank">Fiddlehead Design Group, LLC</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.cablikenterprises.com/" target="_blank">Cablik Enterprises</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.cablikenterprises.com" target="_blank">Square Deal Remodeling Co.</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.meghancarterdesign.com/" target="_blank">Meghan Carter Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.mannington.com/Residential/Adura.aspx" target="_blank">Longust Distributing</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://ethelindcoblinarchitect.com/project/285-central-park-west/" target="_blank">Ethelind Coblin Architect P.C </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.inlayfloors.com/" target="_blank">Crogan Inlay Floors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://milestonehomes.ca/" target="_blank">Milestone Homes </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.webberstudio.com/index.html" target="_blank">Webber + Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://lauriecarronarchitect.wordpress.com/" target="_blank">Laurie Carron Architect </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://fparchitects.london/" target="_blank">Francesco Pierazzi Architects</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.ernestosantalla.com/" target="_blank">Ernesto Santalla </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.debratoney.com/" target="_blank">Debra Toney </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://no29design.com/" target="_blank">Christina Katos</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://homeimageinteriors.com/" target="_blank">Home Image Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://rsvpdesignservices.com/" target="_blank">RSVP Design </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.merzbau.com/" target="_blank">Merzbau Design Collective</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.astucesdesign.ca/designer-interieur/" target="_blank">Astuces Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://scenarioarchitecture.com/" target="_blank">Scenario Architecture </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://leivars.com/" target="_blank">LEIVARS </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://leivars.com/" target="_blank">LEIVARS</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.theuncommonlaw.ca/" target="_blank">Becki Peckham </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.mickusprojects.com/" target="_blank">Mickus Projects </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.marshalldesigngroup.com/" target="_blank">MARSHALL DESIGN GROUP </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.pamelapenningtonstudios.com/" target="_blank">Pamela Pennington Studios</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://whitepicketfencehome.com/" target="_blank">White Picket Fence</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.nfid.ca/" target="_blank">Niki Flis Interior Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://vsdesignstudio.com/" target="_blank">VS Design Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://vsdesignstudio.com/" target="_blank">VS Design Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.ruralbuilding.com.au/" target="_blank">THE RURAL BUILDING COMPANY </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://vsdesignstudio.com/" target="_blank">VS Design Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.ackerbuilders.com/" target="_blank">Acker Builders</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.eh-design.net" target="_blank">eric hedlund design </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.ackerbuilders.com/" target="_blank">Acker Builders</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.antoineproulx.com/RoomSettings.html" target="_blank">Antoine Proulx</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.castlebri.com/" target="_blank">Courtney Walker </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.carpetone.com/" target="_blank">Carpet One Floor & Home</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://www.facebook.com/sghabitech " target="_blank">Habitech </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.wacountrybuilders.com.au/" target="_blank">WA Country Builders</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://scenarioarchitecture.com/" target="_blank">Scenario Architecture</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.centerstagebc.com/" target="_blank">Center Stage Decorating </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.coppercreekhomesidaho.com/" target="_blank">Copper Creek Homes</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.coppercreekhomesidaho.com/" target="_blank">Vic's Carpet & Flooring</a>

Foto: Reprodução / Mo-Ay

Foto: Reprodução / <a href="http://www.objectflor.de/objectflor/index.php" target="_blank">objectflor</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.kenthomes.com/" target="_blank">Kent Homes </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.selands.com/" target="_blank">SELAND'S Abbey Flooring Center</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://projbstudio.com/" target="_blank">Proj. B Studio </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://staging2sell.ca/" target="_blank">Staging2Sell </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.lowes.com/" target="_blank">Longmont Lowes Flooring </a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.bcstudio.cz/" target="_blank">bcSTUDIO </a>

Foto: Reprodução / <a href="www.omusliving.squarespace.com" target="_blank">OMUS Living</a>

Escolher o piso vinílico é uma solução rápida e ecológica para a sua casa. Porém, é muito importante conversar com um profissional para evitar desperdícios de tempo e dinheiro. O vinílico imita madeira e outros materiais com perfeição, com menos impacto no meio-ambiente e com uma ótima durabilidade.