Por André Macedo
Atualizado em 08.06.22
Na hora de escolher o material ideal para o piso, a variedade de tipos, suas características e fraquezas podem deixar a reforma ou construção mais difícil e cara do que se imaginava. Para evitar a dor de cabeça, um revestimento bastante usado é o piso vinílico.
Criado a partir da reciclagem de PVC, o piso vinílico une praticidade, bom preço e beleza no mesmo produto. A arquiteta paulista Érica Bragion acredita que o material pode ser considerado a melhor opção, pois sua estrutura é resistente e duradoura.
Vanessa Galuppo, arquiteta do estúdio paulista Priolli Galuppo, afirma que o piso também pode facilitar a integração de ambientes como cozinha e sala, visto que pode ser usado em áreas molhadas. Porém, seu uso em lugares como o box do banheiro não é recomendado. A profissional ainda recomenda a utilização do mesmo piso em todos os ambientes.
Foto: Reprodução / Indigo Homes
O piso vinílico nas salas deve ser resistente a peso e à passagem de pessoas, por ser uma das áreas mais usadas da casa. Uma das opções mais usadas nesse cômodo são os pisos vinílicos impressos, que imitam a madeira perfeitamente. A grande vantagem de usá-lo nesse espaço é que o material pode ajudar a integrar os ambientes.
Nos quartos, o fato de o piso vinílico não ser frio funciona como uma grande vantagem. Em dias de temperaturas mais baixas, pisos de cerâmica costumam ficar gelados e desconfortáveis, o que não acontece com o vinílico. Sua versatilidade em cores e estampas ajuda a criar um ambiente confortável e que combine com a sua personalidade.
Foto: Reprodução / Pamela Leone
O uso de piso vinílico na cozinha confere as mesmas vantagens de outros cômodos, com o diferencial de que sua textura macia pode dar segurança e fazer com que copos, por exemplo, não quebrem ao cair no chão normalmente. A facilidade em sua limpeza faz com que muitas pessoas optem pelo material na cozinha.
Foto: Reprodução / Mary Leslie
Juliana Paladino, arquiteta do escritório Paladino Arquitetura, explica que o piso vinílico pode ser usado no banheiro, mas evitado na área do box. Se quiser aplicar nessa parte, deve-se procurar linhas do piso especiais para essa área.
Foto: Reprodução / Under Foot
Na hora de comprar seu piso vinílico, você encontrará o produto em três formatos principais: em manta, placa ou régua. Entenda as especificidades de cada um:
As fabricantes de piso vinílico sugerem colas especiais para cada linha, também existindo modelos de encaixe ou com clique que dispensam o uso de cola.
Assim como qualquer produto, o piso vinílico tem seus pontos fortes e fracos. Sua escolha deve ser baseada em quais são suas necessidades e incômodos, para evitar arrependimentos.
Érica acredita que um dos pontos mais fortes do piso é sua manutenção fácil e rápida, dispensando produtos mais agressivos. Não existe um tempo de vida para o piso, a necessidade de troca dependerá de seu cuidado e condições como exposição ao sol.
Vanessa ainda aponta que o revestimento não faz barulhos ao caminhar e, nas versões com sistema de “clique”, o piso flutua e pode ser retirado sem danificar. Outra grande vantagem é não estragar em contato com a água, podendo ser lavado sem medo.
Com a exposição direta ao sol, o piso vinílico pode desbotar e perder sua forma, por isso não é recomendado para ambientes externos. As versões com ranhuras que imitam a madeira podem dificultar sua limpeza, acumulando sujeira nesses pontos.
Outra desvantagem é que não deve ser aplicado direto na madeira, correndo o risco de estragar o piso de baixo. Nesses casos, existem produtos protetores específicos para proteger a madeira.
Foto: Reprodução / THE RURAL BUILDING COMPANY
Outro tipo de piso muito usado é o laminado, que consiste em um compensado de madeira de diversos tamanhos, sendo que a lâmina mais superficial apresenta padrões decorativos de madeira. Com espessura entre 7 e 8 mm, Vanessa aponta que o laminado não pode ser aplicado sobre outros pisos.
Érica afirma que o laminado absorve umidade, tendo que ser tratado com materiais especiais e não ser molhado para que a madeira não estrague. Por não poder ser molhado, a arquiteta alerta que “seu uso não é muito recomendado para quem tem animais de estimação”.
Enquanto isso, o vinílico pode ser molhado e, além de ser antialérgico, não mancha ao ser exposto à umidade e tem um ótimo acabamento acústico.
Publicidade
Foto: Reprodução / Corynne Pless
A instalação do piso vinílico é rápida e fácil, sendo necessário verificar as recomendações do fabricante. Vanessa diz que, normalmente, a cola de contato indicada para o modelo já é enviada junto com o piso. Uma dica da arquiteta é contratar um instalador credenciado à empresa, para que o produto seja aplicado com eficiência e não influencie na garantia do produto.
Nesse vídeo produzido pela Finottato Decor, você aprende como fazer o teste de umidade para verificar se o local está pronto para aplicação do piso e também como corrigir erros do chão e aplicar a cola para o vinílico.
Caso opte pelo piso vinílico em manta, esse tutorial ensinará quais os cuidados necessários para esse formato, garantindo um trabalho de qualidade e sem surpresas desagradáveis.
O piso vinílico flutuante é uma ótima opção para quem tem crianças pequenas em casa e precisam de uma solução rápida e sem o uso de muitos produtos. No vídeo acima, é possível verificar o quão fácil e rápido é instalar o piso em “clique”.
Preparação e pesquisa são essenciais na hora da escolha do piso vinílico. Sua principal preocupação deve ser combinar o estilo desejado com as necessidades do ambiente, para que o espaço fique bonito e funcional.
Foto: Reprodução / Kristie Barnett, The Decorologist
Foto: Reprodução / Jackson Design & Remodeling
Foto: Reprodução / The Sky is the Limit Design
Foto: Reprodução / Fiddlehead Design Group, LLC
Foto: Reprodução / Cablik Enterprises
Foto: Reprodução / Square Deal Remodeling Co.
Foto: Reprodução / Meghan Carter Design
Foto: Reprodução / Crogan Inlay Floors
Foto: Reprodução / AdrianaValle PatriciaCarvalho
Foto: Reprodução / Webber + Studio
Foto: Reprodução / Laurie Carron Architect
Foto: Reprodução / Francesco Pierazzi Architects
Foto: Reprodução / Ernesto Santalla
Foto: Reprodução / Debra Toney
Foto: Reprodução / Christina Katos
Foto: Reprodução / Home Image Interiors
Foto: Reprodução / RSVP Design
Foto: Reprodução / Merzbau Design Collective
Foto: Reprodução / Astuces Design
Foto: Reprodução / Scenario Architecture
Foto: Reprodução / LEIVARS
Foto: Reprodução / LEIVARS
Foto: Reprodução / Mickus Projects
Foto: Reprodução / MARSHALL DESIGN GROUP
Foto: Reprodução / Pamela Pennington Studios
Foto: Reprodução / White Picket Fence
Foto: Reprodução / Niki Flis Interior Design
Foto: Reprodução / VS Design Studio
Foto: Reprodução / VS Design Studio
Foto: Reprodução / THE RURAL BUILDING COMPANY
Foto: Reprodução / VS Design Studio
Foto: Reprodução / Acker Builders
Foto: Reprodução / eric hedlund design
Foto: Reprodução / Acker Builders
Foto: Reprodução / Courtney Walker
Foto: Reprodução / Carpet One Floor & Home
Foto: Reprodução / Habitech
Foto: Reprodução / WA Country Builders
Foto: Reprodução / Scenario Architecture
Foto: Reprodução / Center Stage Decorating
Foto: Reprodução / City Carpets, Carpet One Floor & Home
Foto: Reprodução / Copper Creek Homes
Foto: Reprodução / City Carpets, Carpet One Floor & Home
Foto: Reprodução / Vic’s Carpet & Flooring
Foto: Reprodução / Mo-Ay
Foto: Reprodução / Mauricio Arruda
Foto: Reprodução / Kent Homes
Foto: Reprodução / SELAND’S Abbey Flooring Center
Foto: Reprodução / Proj. B Studio
Foto: Reprodução / Staging2Sell
Foto: Reprodução / Longmont Lowes Flooring
Foto: Reprodução / bcSTUDIO
Foto: Reprodução / Mauricio Arruda
Escolher o piso vinílico é uma solução rápida e ecológica para a sua casa. Porém, é muito importante conversar com um profissional para evitar desperdícios de tempo e dinheiro. O vinílico imita madeira e outros materiais com perfeição, com menos impacto no meio-ambiente e com uma ótima durabilidade.