Por Vanilce Fenelon
Atualizado em 07.06.22
As plantas são ótimos itens para usar na decoração, pois purificam o ar, enchem o ambiente de beleza e algumas também são benéficas para a saúde. Mesmo com pouco espaço, é possível incluir plantas pequenas em vários ambientes da casa. Confira a seguir as melhores espécies e dicas para inclui-las na decoração.
Publicidade
Existem espécies ideais para quem quer ter uma planta, mas não possui muito espaço para cultivá-la. Veja opções de plantas pequenas e aprenda um pouco sobre elas:
É uma planta medicinal com benefícios para a saúde, pele e cabelo. Pode ser cultivada em vasos ou em jardins, de fácil cuidado e se desenvolve bem. É importante que seu vaso tenha furos no fundo para evitar o acumulo de água. Além disso, deve ter no mínimo 20 centímetros de diâmetro e ser médio ou grande.
Ofertas
Necessita que seu vaso seja sempre proporcional ao seu tamanho. Ou seja, se o manjericão for pequeno, o vaso precisará ser de tamanho menor. É ideal para cultivar na cozinha, pois é muito usado como tempero e dessa maneira sempre estará por perto para utilizá-lo.
Publicidade
Suculentas plantas pequenas e ótimas para ter em quartos, já que ocupam pouco espaço. Quando for escolher um vaso para ela, é interessante optar pelo de barro, assim ela sente como se estivesse plantada no solo. Além disso, é ideal que o vaso tenha no mínimo 10 centímetros de altura, mas pode variar de acordo com o tamanho da planta.
Ideal para ser cultivada em vasos menores por ser uma planta pequena. O recipiente onde estiver plantada deve fazer boa drenagem de água para que a terra não fique muito úmida, favorecendo o crescimento saudável. A violeta é bastante conhecida por suas lindas flores roxinhas.
Com flores bem delicadas e de cores variadas, essa é uma das plantas pequenas que necessita de poucos cuidados. Conhecida também como flor da fortuna, quando cultivada em vasos precisa que o recipiente seja bem drenável, de tamanho proporcional a planta, com areia, terra comum e vegetal.
Além de ser benéfico para a saúde, também é muito usado em diversas comidas e drinks. O ideal é deixar a planta na cozinha para facilitar o alcance na hora de cozinhar. O recomendado é que o vaso seja grande, com aproximadamente 30 centímetros de altura para ela se desenvolver bem.
Entre as plantas pequenas, está a begônia com flores bonitas e delicadas. Fácil de cuidar e se desenvolve bem na sombra, o que é uma vantagem para quem não possui espaço com sol em casa. Para seu cultivo, é recomendado um vaso com boa drenagem para não acumular água na raiz e que seja de um tamanho proporcional à planta.
Essa planta gosta de sol e de lugares secos, onde geralmente outras plantas não se desenvolvem bem. Pode ser plantada em vaso de qualquer material, a única recomendação é que tenha furos em baixo para a água escorrer. Caso contrário, o seu cacto pode morrer por conta da umidade.
Diferente dos cactos comuns, essa espécie se adapta e prefere a sombra. Por ser menor, é ótimo para cultivar dentro de casas ou escritórios. O vaso para essa planta deve ser proporcional ao seu tamanho, ou seja, bem pequeno e com boa drenagem de água.
É muito comum em jardins e existe uma crença que ela afasta mau-olhado. Por ser uma planta tóxica, não pode ser ingerida por pessoas ou animais. Se cultivada em vaso, é indicado que seja de cerâmica, pois ele tem a capacidade de reter a umidade. Assim o solo fica fresco e molhado por um longo período.
Possuí vários benefícios para a saúde, mas seu uso deve ser feito com muito cuidado, já que em grande quantidade é tóxica. É uma planta composta somente por caule. Para seu cultivo é recomendado um vaso médio, com boa drenagem e sem pratinho embaixo evitando acumulo de água.
Publicidade
Atingindo entre 20 e 40 centímetros de altura, se diferenciando da roseira comum pelo seu tamanho. Pode ser encontrada de diversas cores como rosa, branca, vermelha entre outras. É possível cultivá-la em vaso de pelo menos 12 centímetros e com furos para escoar a água. Além disso, recomenda-se uma camada de argila no fundo para ajudar na drenagem.
Essas são algumas das espécies de plantas pequenas que podem agradar a todos. Além de possuírem benefícios, com certeza deixam o ambiente uma graça!
Lindas e com muitos benefícios, assim são as plantas pequenas. Além de purificar o ar deixando o ambiente mais leve, proporciona um toque de natureza a decoração. Confira ideias de decorações:
Gostou das opções apresentadas? As plantas pequenas trazem um pouco da natureza para o seu lar. Aproveite e veja também árvores frutíferas para ter em casa e faça seu pomar!