30 decorações com plantas pequenas para deixar sua casa mais alegre

Escrito por
Em 25.11.21

Por                                
Em 25.11.21

As plantas são ótimos itens para usar na decoração, pois purificam o ar, enchem o ambiente de beleza e algumas também são benéficas para a saúde. Mesmo com pouco espaço, é possível incluir plantas pequenas em vários ambientes da casa. Confira a seguir as melhores espécies e dicas para inclui-las na decoração.

Publicidade

Índice do conteúdo:

12 espécies de plantas pequenas para o seu lar

Existem espécies ideais para quem quer ter uma planta, mas não possui muito espaço para cultivá-la. Veja opções de plantas pequenas e aprenda um pouco sobre elas:

Babosa

UNIVERSO VERDE 🌿

Publicidade

É uma planta medicinal com benefícios para a saúde, pele e cabelo. Pode ser cultivada em vasos ou em jardins, de fácil cuidado e se desenvolve bem. É importante que seu vaso tenha furos no fundo para evitar o acumulo de água. Além disso, deve ter no mínimo 20 centímetros de diâmetro e ser médio ou grande.

Manjericão

Necessita que seu vaso seja sempre proporcional ao seu tamanho. Ou seja, se o manjericão for pequeno, o vaso precisará ser de tamanho menor. É ideal para cultivar na cozinha, pois é muito usado como tempero e dessa maneira sempre estará por perto para utilizá-lo.

Suculentas

A Louca das Suculentas

Publicidade

São plantas pequenas e ótimas para ter em quartos, já que ocupam pouco espaço. Quando for escolher um vaso para ela, é interessante optar pelo de barro, assim ela sente como se estivesse plantada no solo. Além disso, é ideal que o vaso tenha no mínimo 10 centímetros de altura, mas pode variar de acordo com o tamanho da planta.

Violeta

Ideal para ser cultivada em vasos menores por ser uma planta pequena. O recipiente onde estiver plantada deve fazer boa drenagem de água para que a terra não fique muito úmida, favorecendo o crescimento saudável. A violeta é bastante conhecida por suas lindas flores roxinhas.

Kalanchoe

Com flores bem delicadas e de cores variadas, essa é uma das plantas pequenas que necessita de poucos cuidados. Conhecida também como flor da fortuna, quando cultivada em vasos precisa que o recipiente seja bem drenável, de tamanho proporcional a planta, com areia, terra comum e vegetal.

Alecrim

Além de ser benéfico para a saúde, também é muito usado em diversas comidas e drinks. O ideal é deixar a planta na cozinha para facilitar o alcance na hora de cozinhar. O recomendado é que o vaso seja grande, com aproximadamente 30 centímetros de altura para ela se desenvolver bem.

Begônia

Entre as plantas pequenas, está a begônia com flores bonitas e delicadas. Fácil de cuidar e se desenvolve bem na sombra, o que é uma vantagem para quem não possui espaço com sol em casa. Para seu cultivo, é recomendado um vaso com boa drenagem para não acumular água na raiz e que seja de um tamanho proporcional à planta.

Publicidade

Cacto

Essa planta gosta de sol e de lugares secos, onde geralmente outras plantas não se desenvolvem bem. Pode ser plantada em vaso de qualquer material, a única recomendação é que tenha furos em baixo para a água escorrer. Caso contrário, o seu cacto pode morrer por conta da umidade.

Mini cacto

Diferente dos cactos comuns, essa espécie se adapta e prefere a sombra. Por ser menor, é ótimo para cultivar dentro de casas ou escritórios. O vaso para essa planta deve ser proporcional ao seu tamanho, ou seja, bem pequeno e com boa drenagem de água.

Espada-de-São-Jorge

É muito comum em jardins e existe uma crença que ela afasta mau-olhado. Por ser uma planta tóxica, não pode ser ingerida por pessoas ou animais. Se cultivada em vaso, é indicado que seja de cerâmica, pois ele tem a capacidade de reter a umidade. Assim o solo fica fresco e molhado por um longo período.

Avelós

Possuí vários benefícios para a saúde, mas seu uso deve ser feito com muito cuidado, já que em grande quantidade é tóxica. É uma planta composta somente por caule. Para seu cultivo é recomendado um vaso médio, com boa drenagem e sem pratinho embaixo evitando acumulo de água.

Minirrosa

Vaninha Lima

Publicidade

Atingindo entre 20 e 40 centímetros de altura, se diferenciando da roseira comum pelo seu tamanho. Pode ser encontrada de diversas cores como rosa, branca, vermelha entre outras. É possível cultivá-la em vaso de pelo menos 12 centímetros e com furos para escoar a água. Além disso, recomenda-se uma camada de argila no fundo para ajudar na drenagem.

Essas são algumas das espécies de plantas pequenas que podem agradar a todos. Além de possuírem benefícios, com certeza deixam o ambiente uma graça!

30 fotos de plantas pequenas para completar a sua decoração

Lindas e com muitos benefícios, assim são as plantas pequenas. Além de purificar o ar deixando o ambiente mais leve, proporciona um toque de natureza a decoração. Confira ideias de decorações:

1. As plantas pequenas são ótimas para decorar a casa

2. Deixam o ambiente leve e com ar puro

3. São adequadas para todos os cômodos

4. E deixam o local bem delicado

5. Sendo colocadas juntamente com outros itens de decoração

6. Trazendo um toque de natureza ao lar

7. Em um ambiente amplo, coloque várias plantas pequenas

8. Combine com os móveis rústicos

9. Também é uma boa opção para decorar a cozinha

10. Ou aquele cantinho do café

11. Afinal a cozinha fica ainda mais charmosa

12. Plante temperos e use-os quando estiver cozinhando

13. Na sala, as plantas podem ser variadas e um pouco maiores

14. Outra ideia legal é enfeitar o corredor com elas

15. Prateleiras suspensas também ganham beleza com as plantas pequenas

16. Para manter dentro de casa, escolha espécies que gostam de sombra

17. Dessa forma todos os cômodos podem ficar mais belos

18. Olha que aconchegante este quarto

19. Que tal colocar plantas pequenas em seu espaço de estudo?

20. Algumas espécies possuem flores, deixando o espaço ainda mais lindo

21. A decoração com plantas traz vantagens para a saúde

22. Deixam seu lar mais alegre

23. E te faz ficar sempre em contato com a natureza

24. As plantas pequenas de sol pode ser uma opção

25. Você também pode colocar os vasos para receber luz solar

26. Na área externa ficam uma graça

27. As plantas melhoram a energia da casa

28. Trazem ainda mais beleza aos móveis

29. Criam uma decoração acolhedora e alegre

30. E transformam qualquer cômodo em um cantinho para lá de especial!

Gostou das opções apresentadas? As plantas pequenas trazem um pouco da natureza para o seu lar. Aproveite e veja também árvores frutíferas para ter em casa e faça seu pomar!

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão