Dicas profissionais para cultivar o podocarpo, uma planta arbustiva de fácil manutenção

Escrito por
Em 28.07.22

Agile Jardinagem

Por                                
Em 28.07.22

O podocarpo, ou Podocarpus macrophyllus, é um arbusto de grande presença nos jardins. A planta é versátil e, por isso, é ideal para compor muros, cercas-vivas e fica linda em vasos. Por ser resistente, de fácil manutenção e exigindo poucos cuidados no cultivo, o podocarpo é indicado para pessoas que estão iniciando na arte da jardinagem. A seguir, veja dicas valiosas de uma especialista para cultivar esse belo arbusto em casa.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o podocarpo?

O podocarpo é uma planta arbustiva e originária de regiões da China e do Japão. De acordo com a paisagista Nô Figueiredo, ela é conhecida pelo seu formato colunar e sua ramagem é muito ornamental. Além disso, é muito usada para compor cercas vivas, o que a torna uma planta resistente a podas e de fácil cultivo.

A variedade mais comum no Brasil é o podocarpo ‘Maki’, que é um pouco menor e mais compacto do que o tradicional. Segundo Nô Figueiredo, uma muda da planta de aproximadamente 1,80 m, custa em média R$30. Mas esse valor pode alterar de preço, dependendo da região e do viveiro que você escolher.

Publicidade

Como cuidar de podocarpo

O podocarpo é uma planta resistente e que exige poucos cuidados durante o seu cultivo. Assim, é ideal para jardineiros iniciantes. No entanto, assim como a maioria dos arbustos, ele precisa de atenção em alguns aspectos para crescer bonito e saudável. A seguir, confira 7 dicas certeiras da paisagista Nô Figueiredo para ter uma excelente experiência no cultivo da planta:

1. Adubação

O podocarpo pode receber uma adubação com uma receita simples composta de 3 colheres de torta de algodão, 1 colher de farinha de osso e 8 colheres de húmus de minhoca. De acordo com a paisagista Nô Figueiredo, “é preciso aplicar essa mistura na superfície do vaso da planta e, em seguida, regá-la”. Além disso, lembre-se sempre que a aplicação deve ser feita no final do dia.

Publicidade

2. Irrigação

“A rega dos podocarpos é influenciada pela época do ano e pelo local de cultivo. No entanto, é possível regá-la de forma adequada 3 vezes por semana em dias mais quentes e 2 vezes por semana em dias mais frios e úmidos”, explicou a paisagista. Na dúvida, sempre coloque o dedo na terra para conferir a umidade, assim você garante que não vai errar na dosagem de água.

3. Luminosidade

O podocarpo é muito usado em cercas-vivas e ao longo de paredes e muros. Dessa forma, é comum ele ser cultivado a pleno sol ou a meia sombra. A paisagista lembra, no entanto, que “a pleno sol a planta fica ainda mais bonita e com a folhagem mais encorpada”. Então, o ideal é conferir o ciclo solar do local onde você pretende colocar sua plantinha para averiguar se o espaço vai oferecer a luminosidade necessária.

4. Solo ideal

Segundo a paisagista, o podocarpo é uma planta que gosta de terra fértil e boa umidade. Embora seja uma planta de clima subtropical, ela é resistente e tolera até geadas. Entretanto, sempre confira como está o solo, porque eventualmente ele vai precisar de adubação para entregar os nutrientes necessários para sua plantinha.

5. Podocarpo em vaso

Embora o podocarpo seja mais comum em jardins e cercas-vivas, a planta também pode ser cultivada em vasos. De acordo com Nô Figueiredo, “nesse tipo de plantio o vaso deve ser grande, largo e alto, pois ele precisa abrigar as raízes da planta, que são muito profundas”. Por fim, o vaso deve conter um bom sistema de drenagem no fundo, que pode ser feito com argila expandida e uma camada de areia fina.

6. Podas

Semear Paisagismo

Publicidade

O podocarpo é uma planta que tolera bem as podas e, aliás, é muito utilizada em esculturas com plantas. Segundo a especialista, “para cultivá-lo como cerca viva é possível podá-lo na frente para que ele cresça na vertical, ou podá-lo no topo para que ele se devolva ao redor de sua base”. Também é interessante podar as folhas e galhos que já estão fracos, para deixar folhas verdes crescerem no lugar.

7. Mudas

Por fim, a paisagista explica que a planta se multiplica por estacas que devem ser cortadas no final do inverno. Além disso, é possível fazer mudas por meio de sementes. Se você é um jardineiro iniciante, comece comprando uma muda ou até uma planta mais desenvolvida, pois assim você se adapta aos cuidados do podocarpo antes de se aventurar tirando mudas.

Com essas dicas valiosas da Nô Figueiredo, certamente você vai ter sucesso no cultivo dos podocarpos. Siga para o tópico seguinte e confira as dúvidas mais frequentes a respeito do cultivo dessa planta.

Dúvidas sobre o cultivo do podocarpo

Começar a cuidar de uma nova planta pode gerar dúvidas, afinal, cada espécie exige cuidados singulares. Por isso, confira outras orientações da paisagista Nô Figueiredo a respeito das principais dúvidas na hora de cultivar o arbusto:

Tua Casa – Quanto tempo leva para o podocarpo crescer?

Nô Figueiredo – O podocarpo é uma planta que demora para crescer e pode atingir uma altura ideal após dois anos de plantio. No entanto, caso queira cultivá-la como cerca viva, o ideal é realizar podas com frequência para estimular seu crescimento.

Qual a altura máxima do podocarpo?

Além de ser um arbusto, também é possível cultivar o podocarpo como uma árvore em vaso ou no jardim. Dessa forma, ela pode chegar até 15 metros de altura.

Publicidade

O que plantar junto com o arbusto?

O podocarpo pode ser cultivado com mini-ixoras. Essas flores podem ser plantadas em frente ao arbusto e, dessa forma, garantir um efeito lindo nos ambientes.

Qual a distância ideal para plantar o podocarpo?

A melhor forma de plantar o podocarpo como cerca viva é por meio de uma distância de 3 mudas por metro.

O que fazer quando as folhas do podocarpo estão secando?

Isso pode acontecer devido à adaptação da planta a um novo ambiente. Porém, pode acontecer devido ao excesso de sol ou de água, assim como falta de nutrientes no solo. Analise todas essas condições e adapte os novos cuidados da planta.

Seguindo todas essas orientações, você terá um podocarpo saudável e bonito por muito tempo em casa. Você poderá cultivá-lo em vasos, jardins externos e como cerca viva, que garante um efeito lindo e moderno aos ambientes.

Vídeos sobre o cultivo do podocarpo

Para tornar a sua experiência no cultivo de podocarpos ainda melhor, confira uma série de vídeos com mais informações sobre a planta. Além de cuidados básicos, a seleção traz dicas sobre poda e como usar o arbusto em algumas decorações. Assista:

Mais dicas de cuidado com a planta podocarpo

Nesse vídeo você vai conferir mais dicas para cultivar o podocarpo. O vlog traz os principais cuidados em relação a solo, rega e iluminação da planta. Além disso, você vai ficar por dentro de dicas sobre podas e o combate a pragas no arbusto. Certamente vale muito a pena assistir, pois algumas dicas valem para outras plantinhas.

Como plantar podocarpo em vaso

Aqui, a jardinista Flávia Kremer ensina como plantar o podocarpo em vaso. Essa decoração deixa a planta ainda mais bonita e garante um efeito lindo nos ambientes e, o melhor de tudo, com aspecto saudável. No vlog, você vai acompanhar o passo a passo do plantio e o substrato ideal para esse tipo de cultivo.

Como fazer mudas do podocarpo

A estaquia é a forma mais comum de fazer mudas dos podocarpos e nesse vídeo você vai aprender o passo a passo desta técnica. O vlog ensina como escolher os melhores galhos para fazer mudas da planta e realizar o plantio de forma correta. Dessa forma, você consegue até presentear uma pessoa querida ou criar um projeto de decoração com essas novas mudinhas.

Dicas para realizar a poda nas plantas de forma correta

Por fim, para garantir que o seu arbusto cresça de maneira adequada para o seu jardim, é necessário fazer podas com frequência e da forma correta. Por isso, confira dicas da própria Nô Figueiredo para realizar podas em sua planta. O vlog ensina a melhor época para podar e as fases da lua que influenciam nessa técnica. Vale a pena assistir e conferir as orientações da paisagista.

Com essas dicas e muito carinho, com certeza você terá ótimos resultados com o cultivo da planta. No próximo tópico, veja como usar esse belo arbusto em diversos ambientes da sua casa.

45 fotos de podocarpo para inspirar a sua decoração

Por fim, aprecie uma série de inspirações para compor o podocarpo a sua decoração. A seleção de fotos traz decorações modernas e muito bonitas com a planta. Olha só:

1. Se você aprecia a beleza de cercas vivas

2. E deseja criar um ambiente moderno

3. E elegante em casa

4. Com certeza, precisa cultivar podocarpos

5. Eles estão cada vez mais presentes em projetos paisagísticos

6. E possuem um grande valor ornamental

7. Nativa de regiões da Ásia, como China e Japão

8. Essa planta arbustiva é versátil

9. Muito resistente

10. Fácil de ser cultivada

11. E por isso é ideal para os jardineiros iniciantes

12. Também possui folhas e troncos ornamentais

13. Que apesar de se desenvolverem de forma lenta

14. Crescem de forma ereta

15. Garantindo um efeito lindo em áreas externas e jardins

16. Em sua casa, você também pode cultivá-lo em vasos

17. E usar a criatividade na decoração

18. O cultivo da planta em vasos garante um efeito sofisticado

19. Ela deixa qualquer ambiente ainda mais bonito

20. O arbusto também pode ficar dentro de casa

21. Desde que esteja em um ambiente arejado

22. E que receba boa iluminação

23. A planta fica linda em corredores internos

24. E em jardins internos

25. Os podocarpos também marcam a sua presença em áreas externas

26. A planta é perfeita para compor muros

27. Pois deixa o local com um visual tropical

28. Traz cor e vida para os ambientes

29. E é ideal para quem deseja ter mais contato com a natureza

30. O arbusto também pode exercer um papel importante em outras áreas da casa

31. Como em calçadas

32. Pode compor a decoração de corredores

33. Trazer charme para ambientes comuns, como rampas

34. E para a entrada de residências

35. Outra característica marcante dos podocarpos é a sua versatilidade

36. O arbusto pode ser combinado a diversos estilos

37. E cultivado com outras plantas

38. Além disso, ele fica lindo combinado com outras espécies de arbustos

39. Ao redor de folhagens

40. E ainda mais bonito com pedras e enfeites

41. Por fim, não deixe de fazer a cerca viva

42. Esse tipo de decoração traz privacidade para os ambientes

43. E ao mesmo tempo um efeito sofisticado e moderno

44. Com muitas funções e um charme único

45. Sem dúvida, o podocarpo é uma planta curinga para ter em casa!

Gostou das dicas para cultivar podocarpo? Esse arbusto realmente é lindo e garante muitas possibilidades para o seu jardim. Outra planta que traz charme para os ambientes é a areca-bambu. Ela é ideal para ambientes externos e é perfeito para quem deseja compor um jardim tropical!