Poltrona de pallet: passo a passo para uma peça única

Escrito por Aline Carrasco

Foto: Reprodução / Remobília

Você já se deparou com uma poltrona de pallet e ficou impressionado em como esse material caiu tão bem na decoração? Bem… Não é à toa que adoramos esses objetos em nossas casas, já que o mix de materiais impressionam e podem combinar com os mais diversos estilos. E acredite… O pallet vem de uma prática de reciclagem bastante presente atualmente nos estilos de decoração, como o vidro e o plástico. Esse material é, basicamente, uma estrutura em formato de estrado, geralmente de madeira, mas pode ser encontrado em plástico ou metal.

O pallet é usado, em grande parte, para o auxílio no transporte de cargas, principalmente em supermercados, indústrias, grandes lojas e transportadoras. Quando há mais uso para o material, é descartado e levado para a reciclagem para não poluir o meio ambiente. Por isso, por ser um material resistente e prático, basta um pouquinho de criatividade para transformar um simples retângulo de madeira em objetos de decoração úteis e incrivelmente bonitos, como mesas, cadeiras, armários e até mesmo uma poltrona!

Pensando nisso, o Tua Casa criou um tutorial prático para você construir uma poltrona de pallet e decorar a casa dando um ar rústico e descontraído para o ambiente. Que tal acompanhar com a gente?

O que você vai precisar?

Foto: Reprodução / Além Da Rua Atelier

Para começarmos, pegue agora papel e caneta e anote os materiais necessários para a construção de sua poltrona de pallet. Não se esqueça de se atentar para os detalhes técnicos da peça, para que sua estrutura fique perfeita!

  • – 2 pallets de madeira. Dica: Verifique o estado de conservação da madeira para não ter problemas com a utilização;
  • – Pano de limpeza;
  • – Luvas para proteção;
  • – Pincel de pintura ou rolo de lã pequeno;
  • – Bandeja para pintura;
  • – Verniz;
  • – 96 parafusos;
  • – 4 porcas borboletas;
  • – Parafusadeira.

Plano de corte para sua poltrona de pallet

Foto: Reprodução / Remobília

8 ripas de 14 cm x 120 cm
6 ripas de 10 cm x 120 cm

Peças corte reto A

Para o assento e encosto

8 ripas de 10 cm x 60 cm

Para travamento

4 ripas de 10 cm x 60 cm

Assento Corte B

2 ripas de 14 cm x 90 cm

Encosto Corte C

4 ripas de 14 cm x 80 cm

Pé Corte D

4 ripas de 14 cm x 35 cm

Passo 1: Limpeza e verniz

Após realizar os cortes das ripas com cuidado, limpe-as com um pano úmido e aplique a primeira demão de verniz, utilizando um pincel ou um rolo. Faça isso na direção da madeira.

Passo 2: Espaçamento e início do plano de corte

Tenha em mãos o plano de corte com as ripas de madeira. Use, primeiro, a peça A como padrão de espaçamento e comece a fixar. Pegue 4 peças A e crie o encosto, utilizando-as com as peças C para criar o encosto.

Passo 3: Montando o assento

Para montar o assento, siga o mesmo plano de corte e encaixe as peças B no vão dos pés da poltrona.

Passo 4: Travas do assento

Para fixar e travar o assento, utilize as últimas 3 peças A conforme o plano de corte, fixando-as. Para isso, utilize 2 parafusos grandes e a porca borboleta.

Passo 5: Finalizando com o encosto

Para finalizar, encaixe o encosto no assento e fixe os parafusos grandes com a porca borboleta. E pronto! Sua poltrona de pallet estará pronta.

Vídeo: Como fazer uma poltrona de pallet

Os passos podem parecer um pouco complicados, por isso, para auxiliar na montagem da poltrona de pallet, acompanhe o vídeo que selecionamos como referência. Assim, é possível seguir o passo a passo e criar o seu de forma personalizada e linda!

Com a estrutura de sua poltrona de pallet pronta, chegou o momento de dar a sua cara. Isso mesmo! Agora, você pode personalizar a decoração conforme o estilo de seu ambiente, aplicando almofadas, novas cores, brilhos e outros itens incríveis. Não deixe para depois e coloque sua personalidade nos móveis de sua casa. O melhor é que você pode gastar pouco e transformar a decoração da casa! Faça já sua poltrona!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS