12 poltronas de design para transformar o ambiente com elegância

Escrito por
Em 04.01.22

As poltronas de design são peças que compõem a decoração do ambiente e fazem a diferença no espaço, trazendo beleza, conforto, estilo e elegância. Ideais para vários locais da casa, aparecem em estilos e materiais diferentes, podendo agradar aos mais diversos gostos. Veja quais são os principais modelos e saiba mais sobre eles!

Publicidade

1. Mole

Demorou um longo período para chegar ao modelo atual. Era para ser um sofá, que foi encomendado por um fotógrafo a Sergio Rodrigues. Como antigamente era costume que os sofás tivessem poltronas combinando, o designer resolveu criar também essa opção. Ela deixa o ambiente com um aspecto confortável e é bastante usada em salas de estar.

2. Egg

Lu Bilbao – Interior Designer

Publicidade

Foi criada por Arne Jacobsen em 1958, para um hotel em uma cidade da Dinamarca, e combina com todos os ambientes. Possui esse nome por ter formato de meia casca de ovo, forma que proporciona muito conforto para quem a utiliza. É uma poltrona de descanso, em que o peso do corpo é distribuído no encosto e no assento. Ideal para salas de estar e quartos amplos, deixando-os com um estilo moderno.

3. Bowl

Em 1950, a arquiteta Lina Bo Bardi inovou nessa criação com formato esférico, visando mudar a forma como as pessoas se sentam e transformar o espaço. Essa poltrona de design deixa a casa bem mais moderna e estilosa, sendo uma boa opção para sala de estar, compondo o ambiente com sofás.

4. Lounge

Carolina Gouvêa Arquitetura

Publicidade

Foi criada por Charles Eames e sua esposa em 1956 e é muito conhecida até os dias de hoje. Possui um design bem tecnológico que surpreendeu a todos na época de seu lançamento. Por ser uma peça confortável, é ideal para espaços de leitura, deixando o local com uma aparência mais elegante.

5. Favela

Foi criada pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, conhecidos como irmãos Campana. Representa o design brasileiro e a inspiração veio das favelas de São Paulo. Sua fabricação foi toda feita reutilizando sarrafos de madeiras descartados que iriam para o lixo. É ótima para áreas externas, trazendo um estilo rústico ao local.

6. Womb

É uma peça com formato curvo, criada pelo arquiteto Eero Saarinen em 1948 para seu cliente. Considerada umas das poltronas de design mais confortáveis, por possuir também um encosto para os pés. Como cada pessoa tem um jeito de se sentar, o arquiteto criou essa opção que traz conforto em qualquer posição. É contemporânea e ideal para ambientes de descanso, proporcionando muito estilo.

7. Butterfly

Foi uma criação conjunta de Antoni Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari-Hardoy em 1938. É composta por uma armação de metal com assento e encosto em tecido. É uma peça muito leve, que traz suavidade ao local, sendo ideal para áreas internas e externas da casa.

8. Papa bear

O designer Hans Wagner, considerado o mestre das cadeiras, criou essa peça em 1951. Possui apoio para os braços, tornando-a muito confortável. Foi criada com inspiração no reino animal e com armação feita em madeira maciça. É apropriada para locais de descanso, proporcionando um aspecto de aconchego ao ambiente.

Publicidade

9. Wassily

Também chamada de Modelo B3, foi projetada pelo designer Marcel Breuer entre 1925 e 1927. Sua criação foi inspirada em um guidão de bicicleta e fez muito sucesso quando lançada. Com design contemporâneo, traz modernidade ao cômodo e combina com sala de estar e escritórios.

10. Barcelona

Mies van der Rohe criou esse clássico do design em 1929 e o seu lançamento foi no mesmo ano na Alemanha. Ele se inspirou na realeza para criar essa ideia de poltrona. É uma boa opção para quem busca conforto, já que sua estrutura se molda ao peso do corpo de cada pessoa. Ideal para salas de estar ou escritórios, proporciona um efeito moderno ao cômodo.

11. Swan

Projetada pelo designer Arne Jacobsen em 1958 para um hotel cujo projeto também foi feito por ele. É uma das principais e mais famosas poltronas de design, trazendo conforto e deixando o ambiente muito elegante. Pode ser colocada em várias áreas, como sala de estar, cozinha e sala de jantar.

12. Eiffel

É mais uma das peças projetadas pelo casal Charles e Ray Eames em 1948. Fabricada a princípio nas cores bege, marrom e cinza, foi ganhando depois outras tonalidades. As poltronas eram feitas de fibra de vidro e, por questões ambientais, pararam de serem produzidas em 1989, mas voltaram com tudo em 2000, em outro material. Proporcionam um estilo moderno ao local e podem ser usadas em cozinhas, salas e áreas externas.

Com muitas opções e modelos bem diferenciados, as poltronas de design transformam o ambiente com muita elegância. Feitas de vários materiais, agradam até aos mais exigentes gostos. Gostou de conhecer sobre elas? Confira também ideias de sofá grande e se inspire!

Publicidade