Por Sheila Almendros
Atualizado em 08.06.22
O porcelanato possui uma versatilidade incrível quando o assunto é decoração. Independentemente do estilo que você escolher em sua reforma, haverá um modelo de porcelanato que cairá como uma luva em seu projeto. Para escolher o seu preferido de acordo com o seu gosto e orçamento, tome nota das dicas de quem mais entende do assunto.
Publicidade
De acordo com a arquiteta e urbanista Marina Pamplona, os tipos de porcelanatos mais utilizados em áreas internas variam entre o polido e fosco. A escolha entre eles vai muito do gosto pessoal. Mas entre os modelos, os mais procurados são:
Porcelanatos de cores lisas são os mais comuns encontrados no mercado e são uma boa opção para decorações simples ou minimalistas. O acabamento polido e fosco desta opção é uma questão pessoal, mas Marina lembra que “peças polidas tendem a dar mais destaque para a sujeira do dia a dia, portanto vale levar isso em consideração na hora de comprar”.
Porcelanatos com aspecto de pedra dão aquele toque natural ao projeto. O modelo marmorizado bege é facilmente encontrado em projetos clássicos e garantem um frescor ao ambiente: “os valores médios podem variar de acordo com o tamanho e acabamento da peça, girando em torno de R$ 60 a R$ 130 o m2”, explica Marina.
Assim como o marmorizado bege, o branco com manchas naturais acinzentadas também é presença garantida entre as tendências de decoração, sendo uma opção, não só para projetos clássicos, como também em modernos e contemporâneos. Para um design completo, incluir um tapete de cor lisa na sala dá um toque especial: “espaços que requerem um aconchego maior, faz-se uma composição de tapetes que são facilmente laváveis e assim você pode ter uma sala bonita, acolhedora e limpa com mais facilidade”, sugere.
O queridinho dos minimalistas, o porcelanato cimentício também marca presença no estilo industrial, moderno, escandinavo e contemporâneo: “este modelo com acabamento fosco e com manchas naturais acabam disfarçando um pouco mais a sujeira do dia a dia e facilitando a limpeza rotineira”, explica a profissional.
Assim como as peças marmorizadas, o porcelanato amadeirado oferece uma sensação natural ao projeto, com um conforto visual semelhante a madeira real, porém mais barato e com maior durabilidade: “o porcelanato é um dos materiais mais resistente e de baixa manutenção existente hoje no mercado. Ele vai bem em qualquer ambiente é indicado para casas térreas, por causa da umidade do solo; para casas de praia e de campo, por serem ambientes em que normalmente se transita com mais sujeira”, conclui Marina.
Para finalizar, a arquiteta sugere a próxima tendência de porcelanato para salas: o ladrilho cimentício hexagonal. Segundo Marina, ele é uma mistura de todos os aspectos positivos do porcelanato tradicional e apesar de ter o m2 mais caro, vale pelo resultado e praticidade.
A lista de projetos a seguir não só oferecerá inspirações para a sua reforma, como também lhe mostrará como o porcelanato pode ter as qualidades que você provavelmente está procurando em um material: bonito, prático e com 100% de aproveitamento. Veja:
Ao comprar o porcelanato para sala, lembre-se de garantir 10% a mais do material em instalações retas e 30% a mais para instalações na diagonal, para possíveis quebras e perdas. Para o rodapé, você pode utilizar o mesmo material ou garantir um lindo rodapé branco para dar maior destaque.