Por Douglas Ciriaco
Usar uma porta articulada — ou porta camarão — em sua casa pode ser uma saída simples e interessante para dar um apelo estético a vários ambientes. Na fachada, nos quartos ou na sala, não importa: escolhendo o modelo certo, que converse com o restante da decoração de seu espaço, você consegue deixar tudo mais charmoso e elegante.
Se você ainda não identificou do que se trata, acompanhe: as portas camarão são aquelas com uma articulação central, permitindo que as folhas da porta se abram uma sobre a outra. Elas podem vir sozinhas ou em dupla, tudo vai depender do espaço que você dispõe e também do cômodo em que a porta será instalada.
Além de bonitas e sofisticadas, as portas articuladas são muito versáteis. Isso significa que elas caem muitíssimo bem em vários ambientes, como banheiros, divisórias de salas, portas de varanda, saídas para quintal e, claro, portas de entrada. Elas estão disponíveis em vários estilos, então, podem ser usadas com parte de diferentes tipos de decoração.
Publicidade
Ao optar por uma porta camarão, entretanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Usar uma trava específica em cada folha reforça a segurança da peça, algo essencial especialmente quando ela será uma porta de entrada. Além disso, como ela tem frestas, não é o ideal caso você queira o isolamento acústico de uma peça ou não queira que odores “vazem” de lá — tenha isso em mente ao escolher este tipo de porta.
Foto: Reprodução / Homebuilding & Renovating
“Caso você queira integrar um home a uma sala, por exemplo, mas não quer que seja 100% integrada, o uso da porta camarão é recomendado porque ela pode estar aberta com o recuo máximo, mas também há a possibilidade de ter dois ambientes diferentes”, sugere a arquiteta Patrícia Pfeil, da NOP Arquitetura.
Outro benefício deste tipo de porta é a economia de espaço. Ela consegue dividir ambientes, mas não tem o arco de uma porta convencional, garantindo mais funcionalidade à peça. Assim, usá-la em locais onde você precisa otimizar cada metro quadrado pode ser uma saída simples, bonita e bem útil.
Foto: Reprodução / Renata Molinari Arquitetura e Interiores
“É muito comum em cima da pia, por exemplo, você querer abrir o louceiro, mas ter duas aberturas e, dessa forma, ter dificuldade no acesso à segunda abertura mais perto do teto”, comenta a arquiteta Livia Ornellas, da NOP Arquitetura. “Então, se você tem uma porta camarão, tem mais facilidade de acesso à alça de fechamento da porta. Tudo fica mais interessante e confortável.”
Agora que você já leu dicas preciosas sobre como e onde utilizar uma porta camarão, que tal acumular ideias a partir de várias fotos inspiradoras?
Foto: Reprodução / Grupo Garoa Arquitetos
Foto: Reprodução / Workdon
Foto: Reprodução / Design Ideas & Decor
Foto: Reprodução / Studio Emme-Due
Foto: Reprodução / Felipe Hess
Foto: Reprodução / Gabriela Herde
Foto: Reprodução / Sierra Box
Foto: Reprodução / Four Seasons Koh Samui
Foto: Reprodução / Portalmad
Foto: Reprodução / Ricardo Melo e Rodrigo Passos
Foto: Reprodução / Designing Homes
Foto: Reprodução / Design Ideas & Decors
Foto: Reprodução / Design Ideas & Decors
Foto: Reprodução / Benjamin Garcia Saxe
Foto: Reprodução / Felipe Hess
Foto: Reprodução / Cathy Phillips
Foto: Reprodução / Marília Caetano Design
Foto: Reprodução / Gabriel Magalhães e Luiz Claudio Souza Arquitetos
Foto: Reprodução / Frinhani
Foto: Reprodução / EBL
Foto: Reprodução / TopArts Móveis Planejados
Foto: Reprodução / Metal Mari
Foto: Reprodução / Adell e Porto Arquitetura
Foto: Reprodução / SOS Móveis
Foto: Reprodução / Having Home
Foto: Reprodução / Stilus Serralheria
Foto: Reprodução / Ouriço Arquitetura e Design
Foto: Reprodução / Rockefeller Partners Architects
Depois de tantas dicas e fotos, fica claro que as portas camarão podem ser usadas em diversos ambientes e para os mais variados fins. Criatividade e certeza daquilo que você quer sempre vão ajudar a compor uma decoração elegante, sincera e aconchegante.