Porta camarão: 30 ambientes inspiradores e estilosos com o modelo

Escrito por Douglas Ciriaco

Foto: Reprodução / Joana Requião

Usar uma porta articulada — ou porta camarão — em sua casa pode ser uma saída simples e interessante para dar um apelo estético a vários ambientes. Na fachada, nos quartos ou na sala, não importa: escolhendo o modelo certo, que converse com o restante da decoração de seu espaço, você consegue deixar tudo mais charmoso e elegante.

Se você ainda não identificou do que se trata, acompanhe: as portas camarão são aquelas com uma articulação central, permitindo que as folhas da porta se abram uma sobre a outra. Elas podem vir sozinhas ou em dupla, tudo vai depender do espaço que você dispõe e também do cômodo em que a porta será instalada.

Além de bonitas e sofisticadas, as portas articuladas são muito versáteis. Isso significa que elas caem muitíssimo bem em vários ambientes, como banheiros, divisórias de salas, portas de varanda, saídas para quintal e, claro, portas de entrada. Elas estão disponíveis em vários estilos, então, podem ser usadas com parte de diferentes tipos de decoração.

Ao optar por uma porta camarão, entretanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Usar uma trava específica em cada folha reforça a segurança da peça, algo essencial especialmente quando ela será uma porta de entrada. Além disso, como ela tem frestas, não é o ideal caso você queira o isolamento acústico de uma peça ou não queira que odores “vazem” de lá — tenha isso em mente ao escolher este tipo de porta.

Porta camarão usada na fachada de casas

Foto: Reprodução / Homebuilding & Renovating

Ela fica toda recuada e em vez de parar paralela ao vão, para de maneira perpendicular, fazendo com que o espaço fique mais limpo”, aponta o arquiteto Philippe Nunes, da NOP Arquitetura. “Seja em marcenaria ou vidro, elas podem ser utilizadas como brise e como elemento para proteção de insolação da fachada”, complementa.

Porta camarão interna

Foto: Reprodução / Apartamento 1203


Talvez aqui esteja a principal utilização das portas articuladas em um imóvel: na parte de dentro. Elas são ótimas opções para, ao mesmo tempo, dividir e integrar ambientes.

“Caso você queira integrar um home a uma sala, por exemplo, mas não quer que seja 100% integrada, o uso da porta camarão é recomendado porque ela pode estar aberta com o recuo máximo, mas também há a possibilidade de ter dois ambientes diferentes”, sugere a arquiteta Patrícia Pfeil, da NOP Arquitetura.

Outro benefício deste tipo de porta é a economia de espaço. Ela consegue dividir ambientes, mas não tem o arco de uma porta convencional, garantindo mais funcionalidade à peça. Assim, usá-la em locais onde você precisa otimizar cada metro quadrado pode ser uma saída simples, bonita e bem útil.

Armários com portas camarão


A versatilidade das portas camarão as torna capazes de figurar não somente em ambientes, mas também em armários. Ela pode ser usada junto de básculas, pois a maioria das portas articuladas trabalham tanto na horizontal quanto na vertical. Assim, você ganha espaço e praticidade.

“É muito comum em cima da pia, por exemplo, você querer abrir o louceiro, mas ter duas aberturas e, dessa forma, ter dificuldade no acesso à segunda abertura mais perto do teto”, comenta a arquiteta Livia Ornellas, da NOP Arquitetura. “Então, se você tem uma porta camarão, tem mais facilidade de acesso à alça de fechamento da porta. Tudo fica mais interessante e confortável.”

30 imagens de porta camarão para você pegar ideias

Agora que você já leu dicas preciosas sobre como e onde utilizar uma porta camarão, que tal acumular ideias a partir de várias fotos inspiradoras?

1. No box vai muito bem

Foto: Reprodução / Grupo Garoa Arquitetos

2. Divisória elegante

Foto: Reprodução / SecureStyle

3. Amplitude e luminosidade

Foto: Reprodução / Workdon

4. Elegância dentro de casa

Foto: Reprodução / Design Ideas & Decor

5. Charme com madeira

Foto: Reprodução / Studio Emme-Due

6. Em todos os andares

Foto: Reprodução / Felipe Hess

7. Otimizando espaço sem perder luminosidade

Foto: Reprodução / Gabriela Herde

8. De fora a fora

Foto: Reprodução / Sierra Box

9. Discrição e elegância

Foto: Reprodução / Four Seasons Koh Samui

10. Mais madeira

Foto: Reprodução / Portalmad

11. Espaço de sobra

Foto: Reprodução / Jigsaw Build

12. Na lavanderia

Foto: Reprodução / Ricardo Melo e Rodrigo Passos

13. Uma parede dobrável

Foto: Reprodução / Designing Homes

14. Combinando estilos

Foto: Reprodução / Design Ideas & Decors

15. Rústico modernizado

Foto: Reprodução / Design Ideas & Decors

16. Para a varanda

Foto: Reprodução / Benjamin Garcia Saxe

17. Vidraçaria discreta

Foto: Reprodução / Felipe Hess

18. Portas para esconder o pequeno home office

Foto: Reprodução / Cathy Phillips

19. Sobriedade e funcionalidade

Foto: Reprodução / Marília Caetano Design

20. Madeira branca

21. No armário

Foto: Reprodução / Frinhani

22. Ampliando horizontes

Foto: Reprodução / EBL

23. Ideal para espações

Foto: Reprodução / TopArts Móveis Planejados

24. Ideal para espacinhos

Foto: Reprodução / Metal Mari

25. Elegância para esconder a lavanderia

Foto: Reprodução / Adell e Porto Arquitetura

26. No closet também vai bem

Foto: Reprodução / SOS Móveis

27. Charme e mistério

Foto: Reprodução / Having Home

28. Parece convencional, mas não é

Foto: Reprodução / Stilus Serralheria

29. Parte da decoração

Foto: Reprodução / Ouriço Arquitetura e Design

30. Dois tons de madeira

Foto: Reprodução / Rockefeller Partners Architects

Depois de tantas dicas e fotos, fica claro que as portas camarão podem ser usadas em diversos ambientes e para os mais variados fins. Criatividade e certeza daquilo que você quer sempre vão ajudar a compor uma decoração elegante, sincera e aconchegante.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS