Projeto de decoração que aproveita bem os ambientes integrados

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Com o crescimento do mercado imobiliário e a redução no tamanho da área útil nas residências atuais, a tendência em planejar espaços integrados se mostra uma boa opção, buscando aproveitar ao máximo a metragem disponível.

Seja com o intuito de conferir uma sensação de amplitude e otimizar espaços de tamanho reduzidos, ou ainda promover uma maior interação e momentos prazerosos em um ambiente comum aos seus residentes, esta tendência muito utilizada em diversos países vem ganhando espaço também no Brasil.

Muito além disso, este estilo de decoração pode ser visto também em residências maiores, acompanhado de pé direito duplo e espaços amplos, promovendo mais charme, praticidade e conforto aos moradores.

Para que este ambiente possua funcionalidade e beleza, é necessário um bom planejamento arquitetônico, incluindo a disposição desejada dos móveis, um projeto luminotécnico e parte elétrica, de modo que o cômodo corresponda as expectativas, integrando ambientes diferentes e harmonizando-os.

É exatamente este cuidado com o projeto e execução que podemos perceber neste apartamento, um lindo projeto executado pelo escritório BY Arq&Design. Confira a descrição de cada ambiente e inspire-se:

Sala e cozinha integradas em um grande espaço

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Com bastante espaço disponível, a cozinha integra-se com a sala de jantar e a sala de estar em um cômodo alongado, de formato retangular. Desta forma, quem está na cozinha consegue interagir melhor com seus convidados, proporcionando bons momentos de união.

A localização escolhida para a instalação do fogão junto à bancada, com a coifa colocada em cima dele, foi suavizada pela opção de utilizar duas luminárias pendentes sobre a mesa de jantar, equilibrando o visual do eletrodoméstico.

Para a “divisão” dos ambientes, foi essencial a opção por materiais variados nas paredes, resultando em uma transição suave e bela. Enquanto na região da cozinha e sala de jantar a parede foi revestida por espelhos, aumentando ainda mais a sensação de amplitude, a área da sala de estar ganhou um revestimento com madeira, expandindo-se além do painel da TV.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Trazendo mais funcionalidade à área gourmet, a cozinha ganhou uma bancada em formato de L, de pedra escura e com espaço de sobra para o preparo de refeições. No lado fixo ao armário encontra-se a pia com cuba dupla e torneira articulada, deixando o visual ainda mais elegante.

A extensão da bancada juntamente com lindas banquetas em tons neutros garante conforto para quem deseja um bom papo enquanto a pessoa responsável pela refeição coloca as “mãos na massa”.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Nesta outra perspectiva, vemos o armário confeccionado sob medida, produzido em madeira em seu tom natural e portas na cor preta com acabamento laqueado. Nichos variados garantem uma adega para os apreciadores da bebida, e tanto o micro-ondas quanto a geladeira em inox têm seu espaço garantido no amplo móvel.

Bambu mossô na decoração garante beleza e tranquilidade para o ambiente

O espaço ainda conta com uma porta de correr de vidro, a qual liga a cozinha até a varanda, contendo a querida churrasqueira. Destaque para o projeto luminotécnico desta região, o qual conta com focos de luzes variados e iluminação embutida em um recorte efetuado no gesso do cômodo.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Nesta foto podemos contemplar o espaço como um todo, com um melhor detalhamento da região da sala de estar. É incrível como o uso do painel de madeira consegue dividir e aquecer o ambiente.

Na decoração, as arquitetas optaram pelo uso de cores neutras com um amplo e confortável tapete, cortinas com instalação “embutida” no gesso e iluminação dedicada, sofá e poltronas em um tom bege claro.

Para trazer um pouco de cor ao ambiente, o truque utilizado foi escolher uma almofada em tom verde, o qual harmoniza-se com o tom do vidro utilizado para confeccionar a mesinha de centro da sala. Os múltiplos focos de luzes garantem maior conforto ao assistir um bom filme, além de trazerem mais beleza ao cômodo.

Paredes revestidas de madeira

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Aqui fica mais fácil visualizar o elegante efeito proporcionado pela utilização de madeira para recobrir as duas paredes do cômodo. Como a sala de estar é conhecida por ser um cômodo ideal para momentos de relaxamento e lazer, o uso deste material garante o aconchego necessário, esquentando o ambiente.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Quebrando um pouco o visual mais escuro proporcionado pelo material, os tons claros e frios do mobiliário garantem o equilíbrio perfeito. Os quadros pendurados na parede conferem o toque de cor necessário para trazer vida ao ambiente, além de combinarem perfeitamente com o tom de verde eleito para a almofada. Para mais momentos à meia luz, um belo abajur ganha espaço no canto do cômodo.

Varanda com muita luz natural

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Este apartamento possui uma ampla varanda, a qual acomoda em sua extremidade uma churrasqueira, comunicando-se com a cozinha. Buscando aproveitar ao máximo a luz natural e garantir segurança ao espaço, o escritório de arquitetura adicionou vidros à sacada.

Como um espaço de relaxamento, um grande vaso garante o contato com a natureza e os móveis fabricados em rattan trazem conforto e beleza à área externa. Como esta comunica-se com a sala e cozinha integradas, é possível estender a festa e acomodar os convidados também neste ambiente.

Lavabo com cores neutras

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Primando por um visual mais clean, a decoração escolhida para este lavabo utiliza-se de cores neutras, com variações de bege. A cor é vista tanto na pedra trabalhada em tons variados em toda a bancada e no revestimento do piso, quanto no delicado papel de parede escolhido para revestir as paredes.

Apartamento de 160 m² ganha visual clean com detalhes inovadores

Já os toques de branco ficam responsáveis pela louça do sanitário e cuba de apoio. Para ampliar ainda mais o cômodo, um belo espelho foi fixado a partir da altura da bancada até o teto. Este último ainda ganha detalhes em gesso e focos de luz para um ambiente mais bonito.

Um quarto encantador

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

A escolha por um estilo de decoração mais neutra estendeu-se até o cômodo destinado aos momentos de relaxamento do casal. A utilização de cores mais claras facilita favorecem a sensação de tranquilidade, ideais para recarregar as energias.

As cortinas do quarto seguem o mesmo estilo já visualizado na sala, com o trilho “embutido” no gesso, e iluminação exclusiva, destacando sua beleza e fluidez. Um amplo tapete em tons de bege confere um ar mais acolhedor ao cômodo e o mobiliário na cor branca deixa a combinação mais sofisticada.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

O criado-mudo garante mais funcionalidade e beleza, deixando todos os pertences ao alcance de seu dono. A cama não possui cabeceira, mas sim uma parede com lindo papel de parede, a qual ganhou um charme extra ao dispor de espelhos com focos de luz embutidos.

Enquanto um dos criados-mudos acomoda um pequeno abajur com acabamento metalizado, o outro ganhou um lindo pendente duplo, elaborado com o mesmo material. Não podemos deixar de perceber o lindo projeto de iluminação deste cômodo, ideal para facilitar os momentos de descanso.

Dormitório com cores claras

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Este outro dormitório possui um espaço disponível um pouco menor do que o anterior. Porém este detalhe não diminui em nada sua beleza. Dispondo de uma suíte separada por porta de correr em cor branca, ainda há, na mesma parede, um amplo espelho, instalado do teto ao chão, ampliando o ambiente.

A paleta de cores escolhida abrange três tons: creme, branco e verde, trazendo delicadeza e tranquilidade ao cômodo. Aqui o criado-mudo é vazado, ganhando espaço para acomodar caixas ou outros itens em seu interior.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

O painel da TV foi confeccionado em madeira branca, possuindo um belo trabalhado feito com pequenas vigas do material. Este ainda ganhou uma prateleira superior, ideal para acomodar objetos de decoração como quadros e livros.

É possível perceber que o mesmo trabalho com a madeira estende-se pela parede adjacente ao painel, revestindo inclusive a região da cabeceira, trazendo mais harmonia e ousadia ao quarto. O revestimento de madeira no piso deixa o ambiente ainda mais acolhedor.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

O banheiro anexo ao quarto utiliza os tons de bege para manter a neutralidade e elegância. A pedra escolhida da bancada garante mais beleza ao ambiente, devido ao seu visual granulado.

Aqui, em vez de utilizar os tradicionais armários de madeira, o espelho instalado na parede acima da bancada ganhou pequenas prateleiras de vidro, acomodando os itens necessários para a higiene pessoal. Já o box ganhou um nicho embutido na parede, evitando perder espaço interno com suportes.

Mesa redonda: 60 opções bonitas e estilosas para sua sala de jantar

Escritório e quarto de hóspedes

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

A decoração temática escolhida para o home office é ideal para qualquer torcedor do time paulista. Com vários itens decorativos com o logo do time, inclusive almofadas e camisas autografadas penduradas como quadros, seu ocupante ganha disposição para trabalhar mais inspirado.

O cômodo ainda ganhou uma cama de solteiro, ideal para acomodar as visitas com muito conforto. Buscando aproveitar todo o espaço disponível, uma bancada em formato de L foi instalada por todo o cômodo, possibilitando que duas pessoas trabalhem confortavelmente neste ambiente.

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Acima da TV, ainda é possível visualizar uma longa prateleira, uma boa opção para guardar itens que não necessitam possuir fácil acesso. Ajudando a organizar e deixando um visual mais belo, dois pequenos nichos acomodam objetos decorativos.

Dois gaveteiros móveis de tamanhos variados foram dispostos abaixo da bancada, ajudando a manter os materiais necessários para que o trabalho flua em seus devidos lugares. Destaque especial aos focos de luz acima da bancada, facilitando o trabalho mesmo em momentos sem a incidência de luz natural.

Um banheiro luxuoso

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

O banheiro do casal possui o luxo e requinte necessário para um ambiente funcional e cheio de estilo. A bancada com pedra bege recebe duas cubas de apoio, evitando possíveis contratempos no momento de seus dois ocupantes necessitarem de utilizar o espaço e seu armário suspenso deixa o visual mais leve.

O espelho ganhou iluminação embutida, destacando a pia e, ao optar pela instalação do chuveiro e banheiro na mesma região, as arquitetas possibilitaram o aproveitamento de todo o espaço disponível, garantindo momentos de relaxamento em um bom banho de banheira. Novamente a instalação de um nicho para xampus e cremes garante economia de espaço.

Lavanderia pequena e arrumadinha

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Apesar do pouco espaço disponível, um bom planejamento foi essencial para garantir funcionalidade à lavanderia. A bancada do tanque estende-se até os armários, acomodando perfeitamente a máquina de lavar roupas. Acima dela, o armário embutido possui uma barra metálica, ideal para pendurar cabides e organizar a roupa limpa.

O armário maior é uma boa opção para guardar os produtos de limpeza, assim como vassouras e rodos, e à sua frente ainda é possível visualizar o varal suspenso, economizando espaço.

Este projeto é um belo exemplo de como a tendência de optar por ambientes integrados pode ser uma ótima solução para quem deseja um lar com espaços amplos, ideal para receber amigos e familiares, proporcionando bons momentos com um visual belo e requintado.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS