Puxa-saco de crochê: 68 modelos para decorar e organizar a casa

Foto: Reprodução / Little Crochet Attic


O crochê vem ganhando força na decoração das casas. Antes era visto como “coisa de vó”, mas as peças feitas com essa técnica estão cada vez mais encantando as pessoas. Se você gosta de manter tudo bem organizado e também é fã desse tipo de artesanato, vai encontrar no puxa-saco de crochê a peça ideal para sua casa.

O puxa-saco virou um utensílio importante, já que a maioria das casas possui muitas sacolinhas plásticas que precisam ser organizadas. O legal desses objetos é que eles podem perfeitamente ajudar na composição da decoração dos lares.

Um puxa-saco de crochê é um item que une funcionalidade e também estilo, isso porque as peças podem ser personalizadas e feitas em formatos diferentes para trazer estilo aos ambientes. Mas se engana quem pensa que um puxa-saco só pode ser usado nas cozinhas: você vai descobrir que as peças podem ser usadas em diversos cômodos da sua casa. Confira!

1. Puxa-saco de crochê super delicado

Puxa saco de croche

Foto: Reprodução / Arte da Luz

Que tal uma peça delicada como essa decorando a sua casa? O puxa-saco de crochê foi feito em tons pastéis e com muitas flores para se parecer com um vaso. Você pode usar um pedaço de garrafa pet para garantir esse efeito de funil na parte inferior.

2. Mistura de cores perfeita

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Mirela Luciana Alenac

A combinação de cores faz toda a diferença em um puxa-saco. Nesse exemplo, além das linhas coloridas que se mesclam com perfeição, também foram aplicados corações para deixar a peça mais charmosa.

3. Puxa-saco de crochê personalizado

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Maurília Martins

Você pode ter um puxa-saco de crochê personalizado na sua cozinha, banheiro ou até quarto. Sim, um puxa-saco pode compor a decoração de diferentes cômodos, isso porque são práticos e ajudam a organizar os ambientes.

4. Combinando na sua cozinha

Foto: Reprodução / Arte Crochê Thawane

Esse puxa-saco de crochê ainda acompanha um porta pano de pratos, tudo para deixar a sua cozinha combinando e ainda mais fofa. As flores roxas dão um charme extra à peça.

5. Crochê e flor

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Sweet Stitches Crochê

Quem disse que crochê branco é sem graça? Nesse modelo, o puxa-saco de crochê possui a aplicação de um girassol e detalhes na parte superior e inferior em tons de amarelo e verde. Uma peça que tinha tudo para ser simples ganhou destaque e delicadeza com essa aplicação.

6. Os monstrinhos da organização

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Grandmother’s Pattern Book

A imaginação é o limite! Um puxa-saco de crochê não precisa ter o formato tradicional que vemos na maioria das cozinhas. Esse de monstrinhos é a prova disso e fica lindo se for usado, especialmente, em quartos infantis.

7. Em formato de frutas

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Etsy

Os organizadores de sacos plásticos também podem ter formatos de frutas, como esse de morango. A peça possui abertura tanto na parte inferior quanto superior.

8. Tem mais frutas por aqui!

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Coisitas de Cecilia

E que tal esse puxa-saco de crochê em formato de abacaxi? Até os detalhes das cascas e a coroa da fruta foram feitas. É um modelinho que traz um toque divertido às cozinhas.

9. Puxa-saco de crochê diferente

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Paixão Por Um Fio

Já viu que um puxa-saco não precisa seguir apenas um formato, não é mesmo? Esse foi feito com diferentes espaços: um para sacolas e outros para rolos de sacos de lixo.

10. Crochê com lã também fica lindo

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Grandmother’s Pattern Book

Os fios entrelaçados dessa peça geraram um efeito incrível! E é bem fácil de fazer: basta preparar argolas coloridas e, com um fio branco, unir todas. Você pode fazer um puxa-saco de crochê de lã ou barbante como esse para decorar sua casa.

11. Com estilo escandinavo

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Ciliberto Designs

O estilo escandinavo conquistou muita gente no Brasil com um toque minimalista e contemporâneo. Esse puxa-saco cai como uma luva em decorações escandinavas, tanto pelo estilo das tramas quanto pelos tons pastéis.

12. Aplicação de bichinhos

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Ateliê da Rosária

Uma maneira de deixar o puxa-saco mais delicado é fazendo a aplicação de objetos nele. Nesse exemplo, foi adicionada uma joaninha colorida para realçar a peça.

13. Puxa-saco de crochê de peixe

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Ateliê Crocheteamo

Ainda com a temática de animais, esse puxa-saco de crochê foi feito em formato de peixe. É uma peça perfeita para decorar casas de praia, por exemplo.

14. Atenção aos detalhes

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Rozileia Alves

Os puxa-sacos em formatos de peixe podem ser feitos com sobreposição de cores – para destacar as escamas no corpo do animal. Os olhos do peixe podem ser feitos com botões.

15. Cores fortes

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Chiqueteria

Esse modelo foi feito com uma tonalidade bem forte para realmente se destacar no ambiente e pode ser usado como peça decorativa em mesas, por exemplo.

16. Puxa-saco de crochê na lavanderia

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / c’bele

Esse puxa-saco foi feito com fios de malha em duas tonalidades que se sobrepõem, gerando um efeito visual bonito e moderno. A peça foi colocada na lavanderia para ajudar a organizar sacolas no ambiente.

17. Para quem ama corujinhas

puxa saco de croche

Foto: Reprodução / Artesanatos Da Neide

Se você é fã de corujinhas na decoração da casa, vai amar esse estilo de puxa-saco de crochê. A peça foi feita com barbante cru e tem a aplicação da coruja colorida.

18. Azul royal atraindo olhares

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Mandala em Fios

Esse azul royal é um verdadeiro escândalo! O puxa-saco de crochê vai ser a peça de destaque onde quer que seja usado. Observe que foram feitas combinações de pontos para deixar o puxa-saco ainda mais bonito.

19. O charme do tradicional

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Crochet World

Barbante cru e trabalho impecável! Um puxa-saco super simples, mas encantador, graças ao trabalho delicado e carinhoso feito com os pontos. A peça com essa cor e formato é um curinga e combina em todo tipo de espaço.

20. Duas cores

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Diana Felix Crochê

Rosa e branco sempre trazem uma atmosfera romântica para o ambiente. Além disso, o fio mais fininho faz com que a peça tenha características mais elegantes.

21. Puxa-saco de crochê da Mulher Maravilha

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Dancox

A temática de super-heróis virou febre no Brasil e no mundo. Se você é fã da Mulher Maravilha, ter um puxa-saco como esse decorando seu quarto será arrasador.

22. O Incrível Hulk

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Etsy

O herói raivoso da Marvel também pode compor a decoração dos quartos com esse puxa-saco de crochê. Destaque para a expressão do herói, ficou excelente!

23. Perfeito para quartos de bebês

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Dancox

Esses exemplos combinam perfeitamente em quartinhos de bebês. Isso porque o formato delicado de ursinho e sapinho ajuda na composição da decoração. O puxa-saco mais parece com um bonequinho do que um organizador.

24. Em formato de sereia

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Etsy

Existe puxa-saco até em formato de sereia! Cada vez mais, a peça organizadora é utilizada como elemento decorativo, deixando de ser apenas um objeto pendurado. Pense sempre no alinhamento da beleza com a funcionalidade nos ambientes!

25. Todo formato é válido

Foto: Reprodução / Dancox

Misture cores, faça a aplicação de rostos e crie as suas personagens livremente! O importante é soltar a imaginação e fazer um puxa-saco de crochê que combine com o ambiente.

26. Pode até ser uma bolsinha

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Crochet and Knitting Patterns

Isso mesmo: uma bolsinha de crochê para organizar as sacolas plásticas, que tal? A alça da bolsa já funciona para você pendurar o puxa-saco onde desejar.

27. Ou um porquinho cor-de-rosa

Foto: Reprodução / Timothy Kurek

O puxa-saco também pode ser feito até em formato de porquinho! Esta é uma peça mais lúdica e combina em quartos de meninas. Mas sem dúvida deixaria a sua lavanderia muito mais divertida!

28. Mais um monstrinho divertido

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Eresin In Stitches

Essa é mais uma inspiração de puxa-saco em formato de monstrinho. É indicado para espaços mais descontraídos e animados. Esse modelo em especial possui, apenas, abertura na parte superior.

29. Colorido e fofinho

Foto: Reprodução / Manet Us

Impossível não se apaixonar por um monstrinho desses! Se você estiver em busca de um puxa-saco divertido, opte por peças coloridas e com formatos de brinquedos.

30. Gatinha na cozinha

Foto: Reprodução / Craftsy

Esse puxa-saco em formato de gatinha cozinheira é a coisa mais linda! A sua cozinha vai ficar muito meiga com uma peça como essa.

31. Papai Noel de crochê

Foto: Reprodução / Etsy

Quando chega o Natal, muitas pessoas gostam de trocar as decorações tradicionais por outras com temáticas natalinas. Toalhas de mesas, panos de prato e até utensílios de cozinha são modificados nesse período. E, por que não mudar seu puxa-saco também? Um de Papai Noel ficará lindo!

32. Riqueza de detalhes

Foto: Reprodução / Crochet Ville

Quem olha num primeiro momento não consegue dizer que este é um puxa-saco. O objeto mais se parece com uma bonequinha de tão perfeito que ficou esse crochê. O espaço para guardar sacolas acaba sendo limitado, mas diante de tanta beleza, a gente nem se importa!

33. Eu acho que vi um gatinho

Foto: Reprodução / Meu Jardim de Crochê

Se você ama gatos, esse é mais um modelo que você vai desejar hoje mesmo ter em sua casa. Ele é todo feito com barbante cru 6 e agulha 4 mm. Fica uma gracinha em qualquer cozinha!

34. Para passear com o pet

Foto: Reprodução / Etsy

Essa é uma ideia de puxa-saco em miniatura ideal para você levar enquanto vai passear com seu cachorrinho. Basta guardar os saquinhos e manter a peça presa na coleira do pet ou até como um chaveiro.

35. Puxa-saco mais estreito

Foto: Reprodução / Daily Crochet

Você não precisa pensar em ter apenas puxa-sacos mais “gordinho”. Elem podem ser estreitos e feitos sob medida para o espaço que você tiver necessidade de usá-lo.

36. Sem exagero no tamanho

Foto: Reprodução / Dancox

As opções mais estreitas combinam em ambientes pequenos, isso porque não chamam muito a atenção ou atrapalham algum espaço de circulação.

37. Em qualquer cantinho mesmo

Foto: Reprodução / Dancox

Veja: o puxa-saco de crochê pode ficar em qualquer cantinho da sua casa. Esse, por exemplo, fica na parede, bem ao lado de uma porta. Basta colocar um ganchinho e pendurar a peça.

38. Com flores

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Andreia Pufal

Independente do tamanho, as flores sempre caem bem nas peças organizadoras de sacolas. Essa opção feita com barbante equilibrou a cor neutra e o colorido das flores.

39. Puxa-saco bordô

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Crochê Caramelo

Esse puxa-saco de crochê foi feito com remates bordô. A tonalidade forte é para quem quer ousar e chamar a atenção para a peça na decor de casa. Escolha as cores dos organizadores de acordo com o estilo da sua decoração.

40. Puxa-saco e descansa panela

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / E-liz Treasures

Você pode fazer o puxa-saco de crochê e peças como descanso de panela para ter um jogo de cozinha completo. Nesses casos, use fios mais grossos para não queimarem com o calor das panelas.

41. Joguinho completo

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Adenilza Macêdo

Essa é uma ideia de jogo completo de cozinha que você pode fazer. Além do puxa-saco, você pode incluir mais peças, sempre seguindo a padronagem de cores e estilos de pontos.

42. Cozinha discreta

Foto: Reprodução / Regex Asia

Quem não quer chamar muito a atenção pode optar por peças que tenham apenas uma tonalidade. Escolha detalhes mais discretos para seguir com seu estilo.

43. Fita de cetim na parte inferior

Foto: Reprodução / Etsy

Existem diferentes maneiras de deixar o seu crochê ainda mais delicado. Adicionar uma fita de cetim na parte inferior da peça é uma delas. Olha que lindo que fica — e ainda ajuda a manter todas as sacolinhas dentro do puxa-saco!

44. Fita de cetim na parte superior

Foto: Reprodução / Life Away From The Office Chair

Um detalhe discreto e elegante é adicionar uma fita de cetim na parte superior do puxa-saco, especialmente nos modelos que possuem a parte inferior totalmente fechada.

45. Pontos mais abertos

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Dancox

Não existe uma regra na hora de fazer um puxa-saco de crochê. Você pode escolher pontos mais abertos sem nenhum problema. Nesses casos, a única dica é que você não exagere na quantidade de sacolas dentro da peça.

46. Pontos mais fechados

Foto: Reprodução / Grandmother’s Pattern Book

Mas, se preferir, você pode fazer um crochê com os pontos mais fechados. Nesses casos, quase não conseguimos ver as sacolas dentro do puxa-saco. Dependendo de onde a peça for ficar, o resultado acaba ficando mais elegante.

47. Estilo sacola

Foto: Reprodução / Yes, Have Some

Um modelo de puxa-saco bem bacana é esse que se parece com uma sacola. Essas peças podem, geralmente, ser feitas com ponto musgo ou com ponto baixo cruzado de crochê.

48. Use puxa-sacos no trinco da porta

Foto: Reprodução / Dancox

Nem sempre um puxa-saco precisa ficar pendurado na parede da sua casa. Se você quiser, use a peça presa no trinco da porta. É uma maneira de decorar o ambiente e evitar furos na parede.

49. Uma vaquinha

Foto: Reprodução / Etsy

Seja com estilo tradicional ou em formatos divertidos, como esse de vaquinha, o que é inegável é a utilidade dos puxa-sacos na organização das casas.

50. Um modelo clássico

Foto: Reprodução / Claudia Lima

As peças clássicas nunca saem de moda e agradam diferentes estilos de decoração. Se você está começando seus primeiros pontos no crochê, opte por fazer modelos como esse.

51. Barbante cru não tem erro

Foto: Reprodução / Elo7

Opte em usar barbante cru e faça os detalhes coloridos. Aplique outros acessórios para personalizar a peça. As flores são um dos primeiros objetos que aprendemos no crochê.

52. Cupcake para a cozinha

Foto: Reprodução / Le IMAXES

Quando você estiver um pouquinho mais craque, que tal arriscar na criação de um cupcake para aplicar no puxa-saco de crochê? A sua cozinha ficará linda e delicada com essa peça.

53. Flores alegrando o ambiente

Foto: Reprodução / Companhia do crochê

Você já viu que o puxa-saco alia beleza e funcionalidade nas casas. Você terá um vaso de flores em cima da sua mesa (mas cheio de sacolinhas no interior).

54. Aplicações em tecido

Foto: Reprodução / Crochet by Charlene

A personalização também pode aparecer em um puxa-saco de crochê. Você pode aplicar letras e formar palavras. Nem sempre elas precisam ser feitas em crochê. Veja nesse exemplo: as letras foram feitas com feltro e costuradas com pontos aparentes.

55. Criando uma personagem

Foto: Reprodução / Crochet by Charlene

A aplicação de olhos e mais detalhes em feltro fazem com que um puxa-saco no formato tradicional se transforme em uma nova personagem!

56. Puxa-saco de crochê para fãs de música

Foto: Reprodução / CrochetCouch

Quem tem mais habilidade pode incluir pontos com outras tonalidades na peça. Essa foi feita para os fãs de música!

57. Barbantes e fios bicolores

Foto: Reprodução / CloudArtStudio

Para facilitar o trabalho, você pode usar barbantes multicores. O efeito fica muito bonito e garante um resultado moderno.

58. A delicadeza da joaninha

Foto: Reprodução / Crochet by Charlene

Os formatos de animais combinam tanto nas cozinhas quanto nos quartos. Avalie se a peça faz sentido com o estilo da decoração do ambiente.

59. Preto e branco

Foto: Reprodução / Crochet by Charlene

A inclusão das orelhas e do rostinho fez com que um simples puxa-saco de crochê com listras pretas e brancas se tornasse uma zebrinha.

60. Um laço fazendo a diferença

Foto: Reprodução / YaseminKnits

Da mesma forma, a adição de um laço na parte superior trouxe mais charme para o puxa-saco de crochê. Uma peça que tinha tudo para ficar “sem graça” feita somente de uma cor recebe um adereço que confere mais encanto.

61. Puxa-saco de crochê em formato de raposa

Foto: Reprodução / Crochet by Charlene

Se você está em busca de uma peça de decoração com toque lúdico, esse puxa-saco em formato de raposinha pode surpreender. Já pensou que lindo o quarto do seu filho com um item como esse?

62. Zíper para fechar a peça

Foto: Reprodução / Ravelry

Em vez de manter o puxa-saco fechado com um laço, você pode aplicar um zíper na peça. Sem dúvidas, vai ficar muito mais organizado!

63. Puxa-saco de crochê listrado

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Dancox

As listras nunca saem de moda, especialmente na decoração das casas. As cores utilizadas nesse puxa-saco combinam entre si e geram um resultado atraente aos olhos.

64. Totalmente colorido

Foto: Reprodução / Manet Us

Uma ideia de puxa-saco bastante colorido para animar qualquer tipo de ambiente. Capriche no arremate: faça pequenas tranças e finalize com um laço.

65. Puxa-saco de crochê com flores

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Fios em Foco

Mais um puxa-saco com aplicação de flores coloridas. Se você for fazer a peça em casa, use cores de fios combinando tanto no gancho quanto nos detalhes e na parte inferior.

66. Pretinho básico

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Tati Crochê

Um pretinho básico não poderia faltar na nossa lista de inspiração! Essa tonalidade é boa porque não deixa nenhuma sujeirinha aparente.

67. Puxa-saco de crochê e garrafa pet

puxa saco de crochê

Foto: Reprodução / Sondell.es

Essa é mais uma ideia de puxa-saco feito com garrafa pet. Basta você fazer os pontos de crochê e “vestir” a garrafa com os fios. Para sair da simplicidade, foram aplicadas flores coloridas de tecido na peça.

68. Com garrafa pet e flor de crochê

Foto: Reprodução / Andreia Pufal

Já esse modelo também é feito com garrafa pet, mas o detalhe é a aplicação da flor feita de crochê. Fica a seu critério a forma como prefere personalizar a sua peça.

Seja de garrafa pet, com barbante, com lã, em formato de brinquedos ou tradicional: o puxa-saco é um item que ajuda demais a manter a organização das sacolinhas plásticas em casa.

Agora que você já viu um montão de ideias, escolha o estilo que combina com sua casa e personalize seu lar. Além dos puxa-sacos, confira várias fotos de tapetes de crochê para a cozinha para deixar tudo combinando 100%!

PARA VOCÊ