70 quartos de adolescentes decorados para inspirar

Escrito por Mariana Paiva

Foto: Reprodução / SP Estudio

Enérgicos e cheios de personalidade, os adolescentes demandam quartos com atmosferas aconchegantes, isso porque esses ambientes são considerados como espaços de recolhimento, tranquilidade e liberdade.

Seus mobiliários básicos consistem em cama, armários e um canto para estudos, entretanto, um espaço para recepção de amigos também aparece como complementação em muitos deles.

Quanto às cores, as tonalidades neutras são altamente recomendadas como base, valendo o investimento em cores e estampas apenas nos objetos decorativos (como cortinas, almofadas, tapetes, roupas de cama, quadros, papéis de parede, adesivos, entre outros), que são itens mais fáceis de serem substituídos conforme o desenvolvimento e crescimento de seus ocupantes.

Sejam femininos, masculinos ou mais neutros (recomendados para ambos os gêneros), abaixo uma lista com inspirações para decorações certeiras, modernas e funcionais para quartos de adolescente.

1. Dormitório adolescente com nichos nas paredes

Foto: Reprodução / Hildebrand Silva Arquitetura

Em cores neutras que valorizam o ambiente de descanso, os nichos aparecem otimizando os espaços do quarto em tamanho pequeno, porém, bastante aconchegante.

2. Quarto de adolescente com aplicação de espelhos

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Recomenda-se a aplicação de espelhos nos mobiliários e/ou paredes dos quartos pequenos, isso porque o utensílio proporciona a sensação de ampliação desses espaços.

3. Paleta de cores neutras para quarto masculino

Preto, branco e cinza para a criação de um quarto de adolescente moderno e aconchegante. As luzes de LED embutidas nos nichos fizeram toda a diferença e destacaram ainda mais a decoração.

4. Quarto adolescente com temática esportiva

Foto: Reprodução / Carol Cantelli

A escolha de um tema complementa a decoração do quarto de adolescente. O tênis foi protagonista nesse dormitório, valendo-se de quadros e nichos com raquetes como elementos decorativos. O amarelo aparece como ponto luminoso na paleta de cores neutras.

5. Base neutra complementada com tonalidade contrastante

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

A escolha de cores neutras para a maioria da decoração permite a aplicação de tonalidades e padronagens diversificadas em outros elementos do ambiente. As roupas de cama e as capas de almofada aparecem em tons terrosos e geometrismos, quebrando a seriedade do quarto adolescente.

6. Dormitório adolescente com temática do Star Wars

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquitetura

Recomendado para ambos os gêneros, a temática de filmes permite a criação de ambientes lúdicos e divertidos. Papéis de parede com personagens e objetos decorativos (como molduras, almofadas e roupas de cama) que puxam suas tonalidades são opções econômicas de decoração.

7. Objetos decorativos para a incrementação do ambiente

Foto: Reprodução / Carol Cantelli

A escolha de objetos decorativos como quadros e almofadas são ótimas opções de decoração para quartos de adolescentes, isso porque sua troca é econômica, permitindo que o ambiente mude conforme o crescimento e desenvolvimento de seu ocupante.

8. Quarto com mobiliários multifuncionais

Foto: Reprodução / Marília Zimmermann

A escolha de mobiliários multifuncionais permite a criação de espaço para estudos, com cabeceira que comporta uma mesa e bicama para a recepção de mais de uma pessoa. Os tons pastéis das almofadas e do papel de parede suavizam o ambiente.

9. Elementos em cores vibrantes

Foto: Reprodução / Hildebrand Silva Arquitetura

O quarto de adolescente em paleta neutra ganhou mobiliários em cores vibrantes, combinando com as tonalidades presentes nas capas das almofadas de motivos geométricos.

10. Papel de parede complementa a decoração do quarto

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Para decorações diferenciadas e gastando pouco, aposte na aplicação de papéis de parede, que mesmo combinados com mobiliários neutros trazem modernidade e diversão aos dormitórios adolescentes.

11. Decoração geométrica para quarto de adolescente

Foto: Reprodução / Renda Helin Design & Interiores

Além das cores que se contrastam, os elementos geométricos presentes em pequenos objetos e também no papel de parede proporcionam uma decoração suave e ao mesmo tempo moderna e diferenciada.

12. Móveis funcionais que acompanham o desenvolvimento do ocupante

Foto: Reprodução / Carol Cantelli

Uma boa alternativa para quartos de adolescentes são os móveis funcionais, que se adaptam às mais diversas situações. A cama em modelo tablado é uma opção para indivíduos ainda em crescimento, isso porque sua estrutura permite que se troque apenas o colchão conforme o crescimento do ocupante.

13. Quarto adolescente com canto para estudos

Foto: Reprodução / Carol Cantelli

Canto especialmente elaborado para estudos, com mesa oferecendo uma boa iluminação, além de espaços como gavetas e nichos para guardar livros e outros tipos de materiais.

14. Quarto feminino em cores suaves

Foto: Reprodução / Claudiny Cavalcanti

Vale a aposta em paleta de cores mais suaves para ambientes de descanso como o quarto, aplicando não apenas nos móveis, mas nos itens decorativos como quadros, molduras e vasos de flores.

Acredite se quiser: este quarto foi todo decorado com móveis usados

15. Azul para quarto adolescente feminino

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquitetura

Quebrando paradigmas, o azul também pode ser utilizado em quarto de menina. O grafite na parede proporciona um ambiente mais street quando combinado com elementos de design moderno e em tonalidades semelhantes, presentes na cadeira, roupa de cama e mesinha.

16. Decoração com base neutra e elementos coloridos

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquitetura

A base neutra é uma boa dica para a inserção de elementos estampados e coloridos, isso porque a decoração não fica visualmente sobrecarregada, mas em harmonia. Aposte em roupas de cama e paredes em tonalidades semelhantes e invista em almofadas, nichos e quadros decorativos coloridos.

17. Dormitório adolescente compacto

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquitetura

Quartos pequenos demandam soluções criativas, como mobiliários compactos e multifuncionais (nichos e estante para TV) e elementos que ampliem seus espaços, como a aplicação de espelho nas portas do guarda-roupas.

18. Decoração temática pantone

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquitetura

Quarto adolescente inspirado na temática da tabela pantone, utilizando-se para isso de almofadas com estampas que remetem ao catálogo de cores e puxando outros elementos decorativos para as mesmas cores (como mobiliários, nichos, porta-trecos, entre outros).

19. Cores complementares na decoração

Foto: Reprodução / Chris Silveira Arquiteta

As cores complementares são aliadas quando falamos em decoração, pois proporcionam um ambiente radiante quando combinadas com bases mais neutras e suaves. O mobiliário branco permitiu a criação de contraste com as almofadas e o papel de parede colorido.

20. Otimização de espaços no quarto de adolescentes

Foto: Reprodução / Chris Silveira Arquiteta

Para um melhor aproveitamento do ambiente, aposte em camas sobrepostas e aproveite o espaço deixado embaixo delas para a criação de cantos de estudo, montagem de armários e nichos.

21. Decoração para quarto de menina

A base branca ganhou elementos decorativos em rosa suave, proporcionando um ambiente de descanso aconchegante. A iluminação complementou a decoração nos nichos da cama, assim como os espelhos ampliaram a sensação de espaços disponíveis.

22. Decoração de quarto para filho tenista

Foto: Reprodução / Chris Silveira Arquiteta

A escolha de uma temática proporciona a criação de ambientes divertidos e exclusivos. O tênis foi escolhido como elemento-chave, estando presente no papel de parede, quadro decorativo e tonalidades em mobiliário e capas de almofadas, quebrando a neutralidade.

23. Dormitório moderno e funcional

Foto: Reprodução / Dubal Arquitetura & Design

Para a otimização do espaço de estudos, apostou-se na aplicação de nichos diversos para guardar livros e outros materiais. O azul predomina em elementos decorativos como roupas de cama e até mesmo nos suportes dos mencionados nichos.

24. Móveis funcionais para quartos de adolescente

Muitas vezes pequenos, quartos para adolescentes demandam móveis funcionais para a otimização dos espaços e, para isso, a bancada de estudos ganhou também a função de painel para televisão, atribuindo praticidade e elegância ao quarto em cores neutras.

25. Painel luminoso para dormitório feminino

Foto: Reprodução / Chris Silveira Arquiteta

O painel luminoso proporcionou charme e modernidade ao ambiente decorado com tonalidades de azul e rosa, presentes tanto nas capas das almofadas, quanto mesinha, objetos decorativos diversos e estampa que compõe o quadro.

26. Delicadeza na decoração do quarto

Foto: Reprodução / Renove Projetos

As estampas étnicas das almofadas somadas a suavidade da estampa presente na luminária proporcionam um ambiente delicado quando combinado com mobiliários neutros e funcionais, entre eles o criado-mudo que serve como apoio para a mesa de estudos.

27. A neutralidade presente em ambientes de descanso

Para ambientes de descanso, recomenda-se a aplicação de cores mais neutras e suaves, que não carregam visualmente o ambiente. Aposte em papéis de parede e roupas de cama em tonalidades próximas, resultando em uma decoração aconchegante.

28. Nichos e aparadores complementam a decoração

Foto: Reprodução / Renove Projetos

Sejam em quartos femininos ou masculinos, os nichos e aparadores que contornam a cama são excelentes opções para guardar objetos de forma organizada, não ocupando muitos espaços.

29. Quarto com decoração rústica

Foto: Reprodução / Debora Aguiar Arquitetos

A decoração feita predominantemente em maneira proporciona um ambiente aconchegante em estilo rústico. Para isso, apostou-se no painel em madeira assim como em mesa e cadeira também nesse material, acrescentando um pouco de azul para alegrar o espaço.

30. Dormitório com decoração neutra

Tonalidade bege presente nos diversos elementos que compõem a decoração do quarto feminino, desde as roupas de cama, paredes, estofamento da poltrona e cabeceira, tudo mesclando com o branco dos mobiliários e acabamentos.

Como decorar seu quarto com estilo e sem dúvidas

31. Quarto temático com heróis

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquitetura

Para a criação do quarto temático apostou-se na parede decorada, com pintura especial de um dos personagens, assim como em almofadas e partes do mobiliário que puxassem suas tonalidades, estampas de quadrinhos também foram aplicadas.

32. Nichos assimétricos para quartos de adolescentes

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquitetura

Os nichos são ótimas opções para o aproveitamento dos espaços disponíveis, apresentando-se em diversos formatos e tamanhos, inclusive assimétricos, proporcionando modernidade ao ambiente.

33. Detalhe colorido na decoração neutra

Foto: Reprodução / Renove Projetos

Detalhes coloridos promovem grandes mudanças em ambientes predominantemente neutros, criando pontos de luz e alegria. O azul foi aplicado em pequenos elementos, proporcionando descontração na decoração do quarto adolescente.

34. Quarto de adolescente com decoração minimalista

Foto: Reprodução / Renove Projetos

Apostando em detalhes decorativos, o minimalismo proporciona ambientes sofisticados e aconchegantes. Destaque para a marcenaria simples, mas que ganhou vida com capas de almofada, luminárias e quadros mais rústicos.

35. Decoração atemporal para dormitório adolescente

Foto: Reprodução / Daniela Andrade Arquitetura

As decorações atemporais são recomendadas para ocupantes em fase de crescimento, não demandando reformas conforme seu desenvolvimento. A base neutra se adapta às várias fases da vida e ganha luminosidade com a aplicação de cor vibrante em poucos elementos decorativos.

36. Cor de rosa no quarto feminino

Geralmente aplicado em ambientes femininos, o rosa traz feminilidade ao quarto adolescente, sendo aplicado nos elementos decorativos como cabide de roupas, roupas de cama, poltrona e almofadas, tudo sobre uma base neutra.

37. Decoração despojada e romântica

Sobre uma base em tonalidade neutra, o presente quarto se configura como um projeto em estilo romântico devido ao estilo dos móveis escolhidos para sua composição, assim como pelas estampas presentes nas almofadas e quadros decorativos. As cores complementares (amarelo e azul) resultam em uma combinação despojada.

38. Quarto adolescente duplo

Para conseguir acomodar duas pessoas em um pequeno ambiente recorreu-se aos mobiliários funcionais, com camas sobrepostas e aproveitamento do espaço embaixo de uma delas para a criação de um canto para estudos, otimizando o conforto do quarto.

39. Camas sobrepostas em quarto adolescente

Foto: Reprodução / Arquiteta Paula Roque

Para a otimização dos espaços disponíveis, as camas foram sobrepostas e o vão entre elas permitiu a criação de um pequeno ambiente de estudos, sem que o quarto perdesse em conforto e aconchego.

40. Quarto feminino sofisticado

Foto: Reprodução / Arquiteta Paula Roque

Utilizando-se de cores autênticas e elegantes, o presente quarto combinou o design de época dos mobiliários com o papel de parede trabalhado com delicadeza, resultando em uma decoração sofisticada para um ambiente destinado à duas pessoas.

41. Aplicação de papel de parede na decoração

Foto: Reprodução / Carol Cantelli

Para a quebra da neutralidade em decorações com tonalidades semelhantes, aposte na aplicação de papéis de parede com estampas delicadas, que proporcionarão elegância e sofisticação ao ambiente.

42. Quarto temático apostando em elementos decorativos

Nem sempre quartos temáticos demandam grandes mudanças, isso porque é possível se adaptar à um tema investindo nos objetos mais básicos como roupas de cama, quadros e miniaturas de personagens.

43. Dormitório duplo para meninos

Foto: Reprodução / Carol Cantelli

Camas sobrepostas para um mesmo quarto e duas pessoas, uma ótima forma de otimizar os espaços disponíveis, sobrando outros para a criação de cantos de estudo e para assistir televisão.

44. Objetos decorativos para quarto de adolescente

Foto: Reprodução / Arquiteta Paula Roque

Quarto neutro, em tonalidade cinza e paredes em concreto queimado. A ambientação ficou por conta da decoração realizada com objetos como luminária pendente, quadros, tapete com estampa geométrica e alguns mobiliários azuis.

45. Predominância de tons neutros

Foto: Reprodução / Design Dial

Com tons neutros predominando, as estampas românticas presentes nas roupas de cama não interferem na decoração do quarto, por mais coloridas e marcantes que sejam, resultando em um ambiente harmônico.

46. Decoração realizada com cores

Para ambientes alegres e divertidos, aposte em decoração com cores vibrantes e complementares. Tanto os nichos quanto as fotografias transformadas em papel de parede ganharam cores para um quarto mais despojado.

70 móveis que darão um charme ao pé da sua cama

47. Combinação de azul e rosa para quarto adolescente

Foto: Reprodução / Decorcriative

Consideradas como cores complementares, a combinação de rosa com azul proporciona uma decoração visualmente interessante e ao mesmo tempo bastante marcante. As paredes azuis ganharam o acompanhamento do rosa nas roupas de cama, banquinhos e capas de almofada.

48. Decoração contemporânea temática

Foto: Reprodução / Mais Interiores

Decoração com inspirações esportivas, a neutralidade dos tonalidades aplicadas ganha luminosidade com o amarelo em pequenos detalhes e itens decorativos mais básicos, mas que promovem grande diferença no ambiente.

49. Parede com decoração criativa

Quarto adolescente com decoração em estilo rústico. Os tons neutros ganham destaque com a aplicação de tecido que imita concreto em uma das paredes, assim como de pequenos itens decorativos em amarelo vibrante.

50. Mix de estilos na decoração do quarto

A mistura de cores, estampas e estilos podem resultar em decorações charmosas e exclusivas. Elementos como plantas e flores complementam a decoração e proporcionam um toque mais orgânico nos quartos para adolescentes.

51. Decoração pensando na ampliação do quarto

A aplicação de espelho combinada com as listras verticais e subindo até o teto promovem o alongamento da parede e a ampliação dos espaços disponíveis no quarto adolescente. A roupa de cama combinou sua tonalidade com a escolhida para a estampa do papel de parede.

52. Espelho aplicado nos mobiliários

Foto: Reprodução / Chris Silveira Arquiteta

Para quartos pequenos, vale a aplicação de espelhos em mobiliários planejados, isso porque ambas as características permitem o aproveitamento dos espaços, melhorando sua área de circulação.

53. Quarto adolescente com ambientação masculina

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquitetura

Para a criação de um ambiente masculino foram aplicadas tonalidades de laranja e cinza em combinação com quadro de temática de motocicleta. A luminária em estilo industrial promoveu uma ambientação modernizada junto com os demais objetos decorativos.

54. O cinza como tonalidade predominante

Foto: Reprodução / Claudiny Cavalcanti

A cor cinza proporciona a criação de um ambiente neutro e visualmente equilibrado, podendo ser combinado com alguns poucos itens coloridos para uma verdadeira transformação na decoração como quadros e capas de almofada.

55. Iluminação complementando a decoração

Papel de parede combinando com a tonalidade dos mobiliários e iluminação embutida complementando a decoração, presente nas camas, nichos e próxima da bancada de estudos.

56. Quarto de adolescente em tons pastéis

Foto: Reprodução / Studio 83 Arquitetura

Tons pastéis são recomendados para a decoração de ambientes que demandam aconchego, como dormitórios. O branco foi combinado com tonalidade de rosa pastel, presente em detalhes no papel de parede, assim como no estofamento da cadeira e nas estampas das almofadas.

57. Mudanças sem grandes reformas

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquitetura

Para mudanças significativas, aposte em decorações que trabalham com quadros, harmonizando com peças do enxoval e tapete, resultando em um ambiente novo sem a necessidade de grandes reformas.

58. Elegância e sofisticação na decoração

Foto: Reprodução / S.Quatro Incorporadora

Combinação de maneira com tonalidades neutras como o branco e o cinza, resultando em um quarto adolescente com decoração elegante e sofisticada com toques rústicos.

59. Decoração em estilo industrial

Foto: Reprodução / Carolina Ouro Arquitetura

Quarto adolescente com decoração ao estilo industrial, com painel para fotografias em metal, criado-mudo com design moderno metalizado, mobiliários cinzas e almofadas decorativas em tonalidades semelhantes ao restante da decoração.

60. Mobiliários com design simples

Foto: Reprodução / Bustamante Arquitetura

Linhas retas e cores neutras para um mobiliário com design simples e ao mesmo tempo harmônico, que não sobrecarrega a decoração em cores mais fortes e vibrantes presentes na parede e nas estampas diversas das almofadas da cama.

61. Quarto aproveitando a iluminação natural

Foto: iStock

Quarto adolescente moderno e aconchegante, com janelas no teto priorizando a iluminação natural e mobiliários em madeira, pensado ao estilo sótão. O laranja aparece como única tonalidade de destaque nas roupas de cama.

62. Dormitório feminino contemporâneo

Foto: iStock

Também construído ao estilo sótão e com grande quantidade de janelas que priorizam a iluminação natural, o presente quarto apostou na decoração com combinação de cores análogas, ou seja, que se encontram lado a lado no círculo cromático de cores, resultando em suavidade.

63. Dormitório com decoração minimalista

Foto: iStock

Mobiliários com design em linhas retas, cores neutras para roupas de cama e papel de parede com estampa simplificada, combinação que resulta em uma decoração minimalista e proporciona aconchego no ambiente.

64. O verde como elemento de destaque

Foto: iStock

Quarto adolescente com base em cores neutras e apostando em elementos decorativos nas mais diversas tonalidades de verde, alegrando o ambiente. Entre os objetos utilizados, quadros decorativos, roupas de cama, papel de parede e tapete geométrico, todos com algum detalhe na cor verde.

65. O rosa no quarto de menina

Foto: iStock

Aplicado com grande frequência em quartos de meninas, o rosa pode ser utilizado mais nos elementos decorativos do que nas paredes, não sobrecarregando visualmente o ambiente e sendo mais fácil de ser substituído conforme o passar dos anos.

66. Quarto adolescente ao estilo princesa

Foto: iStock

Cama queen-size com dossel em tecido semelhante ao das cortinas, cores claras e suaves para as roupas de cama e o carpet, mobiliários com design de época, tudo complementado com flores para decoração.

67. Uma ambientação aconchegante

Foto: iStock

A cor branca é recomendada para a elaboração de decorações que busquem a calma e o aconchego, resultando em combinações harmônicas que aparecem aplicadas em paredes, roupas de cama, carpet e até mesmo nos mobiliários em designs diversificados.

68. Parede colorida para complementação da decoração

Foto: iStock

Apenas uma das paredes pintada com cor diferente é capaz de proporcionar um ambiente completamente moderno, diferente e exclusivo. Vale puxar a tonalidade para os demais elementos decorativos do quarto, como cortinas e roupas de cama.

69. A alegria das cores complementares na decoração

Foto: iStock

Para ambientes alegres e divertidos, aposte na combinação de cores complementares, ou seja, que se encontram em posição oposta no círculo cromático de cores, isso porque elas criam contrastes diferenciados, iluminando o ambiente.

70. Cores quentes na decoração do quarto

Foto: iStock

Para quartos adolescentes com mobiliários neutros e minimalistas, aposte em elementos em cores quentes como o vermelho e laranja, aplicando em roupas de cama, luminárias e caixas decorativas e para organização.

Em síntese, a decoração do quarto de adolescente deve refletir seus gostos e personalidade, mas considerando também suas necessidades e atividades rotineiras. Seu processo de transição para a vida adulta prioriza uma decoração que acompanhe seu crescimento, preferencialmente utilizando-se de elementos não apenas sofisticados e modernos, mas também econômicos.

COMENTÁRIOS