Quarto de bebê sem gênero: 30 inspirações para decorações neutras

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Jeanette Emberland

A fase mais gostosa da gestação, sem dúvidas, é o momento de planejar o quarto do bebê. É quando temos que pensar em todos os detalhes da decoração, no conforto e praticidade e, principalmente, na otimização do espaço que receberá o novo membro da família. E cada vez mais, papais e mamães têm procurado um estilo que remete o menos possível o sexo da criança: a decoração sem gênero.

A escolha pode ter as mais diversas razões: o irmão que dividirá o quarto com a irmã, os pais que não querem saber o sexo do bebê até o dia do parto, ou porque simplesmente querem fugir dos padrões de gênero, como o rosa e o azul. Mas independentemente do motivo, o que importa é que um quarto neutro não precisa ser necessariamente sem graça, muito pelo contrário, ele proporciona muito mais liberdade para brincar com as cores, e trazer estilo e personalidade ao dormitório.

Esta tendência também influencia significantemente e indiretamente na educação das crianças, e muito elogiada pelos educadores, pois ensina a criança sobre as cores e formatos de forma desprendida de estereótipos.

Quais cores optar na decoração de quartos de bebê unissex

Foto: Reprodução / Mini Verden

Não há regras quanto as cores a serem usadas e sim como elas devem ser usadas. Para um quarto mais clean e aconchegante, cores quentes devem ser usadas com cautela, para trazer alegria e não muita informação.

Outra alternativa é adotar tais cores quentes em tons pastel, para não perder a delicadeza que este tipo de ambiente geralmente precisa ter. As cores mais usadas para a decoração sem gênero são:

Cinza

Foto: Reprodução / Mini Verden

De acordo com o Feng Shui, o cinza é responsável por trazer o equilíbrio e a sobriedade para o ambiente quando usado na decoração, além de ser um tom muito em evidência no momento. O dormitório com as paredes cinza fica aconchegante, ou moderno quando a cor é empregada nos móveis.

Amarelo

Foto: Reprodução / Mini Verden

Quer uma cor mais alegre que o amarelo? Seu significado na decoração é sinônimo de otimismo, felicidade e positividade, e pode ser facilmente combinado a outras cores que oferecem o sentimento oposto para criar um equilíbrio, como a tranquilidade do branco ou cinza. Quando adicionado através da mobília ou objetos decorativos, cria um contraste divertido junto ao vermelho e verde.

Verde

Foto: Reprodução / BoligPluss

Uma cor vibrante e cheia de energia, o verde oferece uma sensação de renovação. Remete muito à natureza, e é diretamente ligado ao crescimento e a fertilidade. Seus tons são os mais variados, e cada um deles pode oferecer diversas sensações, desde a alegria até a tranquilidade.

Branco

Foto: Reprodução / Swedish mom of two girls

Super atemporal, o branco é aquela cor certeira que combina com tudo, e que você pode criar mil e um tipos de estilos decorativos, pois não tem como errar com ela. Sua leveza e elegância traz paz, tranquilidade, sobriedade e limpeza. Também é responsável por dar equilíbrio à outra combinação de cores.

85 projetos de closet impecáveis para organizar suas roupas

Marrom / Bege

Foto: Reprodução / Iskisita Baby

Há quem acredite que o marrom e o bege não agregam muita coisa na decoração, mas depois de ver alguns resultados inspiradores, a opinião certamente será mudada. Não podemos dizer que são cores vibrantes e nem frias, e sim terrosas, e por ser tão neutra quanto o branco, harmoniza com quase tudo.

Branco e preto

Foto: Reprodução / Mini Verden

Pode parecer uma combinação um pouco pesada para um quarto de bebê, mas quando usada com bom humor e criatividade, o resultado final surpreende. Decorações estilo Tumblr e escandinavas possuem essas duas cores como características muito fortes e enchem o ambiente de personalidade.

Escolhendo móveis e acessórios

Não é só de cores que vive uma decoração. Os móveis são os principais responsáveis por oferecer um estilo específico ao ambiente e para o quartinho do bebê isso não seria diferente. Vejamos quais os tipos de mobília mais usadas para um dormitório neutro:

Berços

Berços construídos em linha reta, ou modelos montessorianos são os mais procurados. Peças que não tenham cores estereotipadas também são bem vindos, independentemente de seu formato.

Cômodas e armários

Modelos que harmonizem bem com a decoração escolhida e, preferencialmente, que não tenham puxadores que remetem ao sexo do bebê. Como são móveis duradouros, o ideal é escolher uma mobília neutra, e que poderá ser usada posteriormente quando o pequeno estiver mais crescidinho.

Almofadas

Elas serão as responsáveis por dar aquela carinha delicada e infantil ao quarto. Use e abuse de seus formatos divertidos, como as de lua, nuvens, cactos entre outras formas – e se a ideia é adicionar alegria, aposte em peças de estampas coloridas.

Quadros

Outra maneira de dar alegria e personalidade ao ambiente infantil é apostar em quadrinhos, com gravuras delicadas e/ou divertidas, como texturas, animais, balões, elementos da natureza e formas geométricas.

Kits de higiene

Caso seja muito difícil encontrar um kit de higiene que não seja rosa ou azul, aposte em um DIY. Você pode envelopar uma caixa, ou escolher uma bandeja bonita, e adicionar os itens de forma avulsa e de acordo com a sua inspiração. Formas geométricas, poás, listras e o xadrez são algumas das estampas indicadas.

Móbile

Em vez de carrinhos azuis e bonequinhas ou flores rosa, que tal escolher um modelo de estrelas, luas, balões, bolinhas, nuvens e outros formatos?

70 ideias de cama suspensa para mudar já o cantinho do descanso

30 quartos de bebê sem gênero para se inspirar

Veja como é fácil combinar e brincar com as cores de forma harmoniosa, divertida e pessoal nas inspirações a seguir. Elas também mostram uma variedade de móveis e acessórios que garantem um quartinho neutro, charmoso e cheio de personalidade:

1. Um verdadeiro céu colorido

Foto: Reprodução / Quartos Etc

Um arco-íris de possibilidades no mesmo quarto: laranja, verde, turquesa e o azul, combinados a neutralidade do cinza e peças de madeira natural.

2. Chevron + amarelinho

Foto: Reprodução / Carina Fontes

O branco predominante e o chevron ganharam vida com o amarelo em tom pastel sem tirar a neutralidade escolhida para a decoração.

3. Um quartinho pensando no futuro

Foto: Reprodução / Casa da Mãe Joana

Quando o bebê ficar grandinho e o berço não servir mais, o estilo usado no quarto, assim como o restante dos móveis ainda serão perfeitos para a criança.

4. Pitadas de alegria

Foto: Reprodução / Pedro Redondo

Pequenos detalhes de cores quentes e divertidas parecem um sol irradiando no dormitório.

5. Branco + preto

Foto: Reprodução / Belisa Corral

Quem disse que branco e preto são cores para serem usadas somente por adultos?

6. Um pouco de provençal

Foto: Reprodução / Planeta Bebê

Estilos comumente usados em cômodos infantis podem ganhar uma repaginada com um toque de criatividade.

7. Decor estilo Tumblr

Foto: Reprodução / A Mi Manera KIDS

O estilo não precisa ser usado somente para quartos de adolescentes. Ele se encaixa muito bem na decoração do bebê.

8. A beleza de um céu acinzentado

Foto: Reprodução / Jeanette Emberland

Cheio de nuvens, pegadinhas e amiguinhos de pelúcia!

9. Aliás, o cinza é super versátil!

Foto: Reprodução / Lu Boschi Design de Interiores

E combina com quase todas as cores!

10. Como não amar o verde?

Foto: Reprodução / Marselha Salomão

Uma das cores mais aconchegantes da cartela!

11. Aposte em quadrinhos estilosos

Foto: Reprodução / Sabri Fidelis

Com frases divertidas, gravuras e estampas fofas para deixar a decoração mais fofa.

12. Cheio de personalidade

Foto: Reprodução / Design & Interiores

A sobriedade de todo o cômodo foi quebrada pelos quadrinhos delicados acima do berço.

13. Sem gênero para trigêmeos

Foto: Reprodução / Maria Catarina

O quartinho neutro projetado para trigêmeos foi uma ótima escolha, já que estamos falando de um dormitório para uma menina e dois meninos.

14. Não esqueça das almofadas

Foto: Reprodução / Planeta Bebê

E quanto mais divertidas e/ou fofinhas, melhor!

15. Escolha a dedo um papel de parede

Ele pode encher o cômodo de personalidade e conforto.

16. Aplicações adesivas na parede

30 fotos de quarto de bebê feminino que você vai ficar totalmente encantada

É um recurso muito mais barato que o papel de parede e super fácil de aplicar.

17. Formas geométricas

As formas geométricas estão super em evidência, e ficam lindas combinadas a outras estampadas divertidas, como mustaches e animais.

18. Acessórios divertidos

Além dos quadrinhos, pelúcias são brinquedos que encantam as crianças desde cedo.

19. Parede meio a meio

Para dar um charme a mais na hora decorar, instale papel de parede somente em uma metade e, na outra, pinte de uma cor que orne com a estampa acima. Só não esqueça da faixa divisória entre ambos, ok?

20. Mobília cheia de estilo

Foto: Reprodução / Hora Design

Quer dar um toque pessoal ao ambiente? Escolha um móvel estiloso, como uma cadeira de balanço moderna e objetos decorativos sofisticados.

21. Neo clássico

Foto: Reprodução / Anna Guedes

Para quem não quer errar a mão: aposte no total white!

22. Berço balanço

Foto: Reprodução / Leila Dionizios Arquitetura

Diferente, divertido, estiloso e um ótimo recurso para quem tem pouco espaço.

23. Xadrez

Foto: Reprodução / Kid’s Concept

A estampa mais atemporal de todos os tempos traz muito aconchego para o cômodo.

24. Não se esqueça dos brinquedos

Foto: Reprodução / Apartamento 127

E que possa ser divertido tanto para a menina como para o menino.

25. Um móbile que você respeita

Foto: Reprodução / Loja do Bebê

… de pintinhos de pelúcia! Tem como não amar?

26. Quarto para dois, com idades diferentes

Foto: Reprodução / Decorinha

Um quarto neutro para a irmã receber o novo irmãozinho, sem tirar a personalidade da moradora que chegou primeiro.

27. Cinza + amarelo

Foto: Reprodução / Lilibety

Todo o aconchego acinzentado misturado à alegria da cor do sol.

28. Modelos montessorianos são super versáteis

Foto: Reprodução / Ateliê Montessori

E futuramente pode servir de cama para a criança, tirando somente os protetores.

29. Um quarto para toda a infância

Foto: Reprodução / Studio Patricia Gonçalves

Quando o pequeno crescer, ainda amará o cantinho dele!

30. Toda a paz do branco

Foto: Reprodução / Swedish mom of two girls

Quem disse que o branco deixa tudo sem graça? Casado com os elementos certos, ele deixa o ambiente mais charmoso, tranquilo e totalmente aconchegante.

Vale lembrar que o rosa e o azul não precisam ser necessariamente deixados de lado para este tipo de decoração, mas sim usados minimamente ou em doses homeopáticas. Tudo é possível quando há equilíbrio.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS