Quarto de rapaz: 60 fotos para te ajudar a decorar um ambiente masculino

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Fernanda Abs e Fred Benedetti

A fase de ter brinquedos passou, e agora o menino virou um verdadeiro rapazinho; aquele que passará boa parte do seu tempo em casa no quarto estudando, navegando na internet, conversando ou jogando vídeo game com os amigos ou assistindo suas séries favoritas no conforto de seu refúgio.

E para representar bem essa transição de fases, a decoração do quarto do garoto deve atender bem, não só as suas necessidades, como também seus gostos e expectativas.

Por ser uma época longa, que possivelmente durará até a sua saída de casa, a decoração de um dormitório de rapaz deve ter uma pitada de maturidade, mas sem perder a jovialidade. Ele deve ser divertido, e ao mesmo tempo, demonstrar o quanto o seu morador cresceu e já é alguém cheio de opiniões e personalidade.

Geralmente, eles preferem ter móveis sóbrios, e dão um toque pessoal com a escolha da roupa de cama perfeita, e também os objetos decorativos espalhados pelo ambiente, um papel de parede descolado ou algo que represente bem os seus gostos, como uma dock station, um instrumento musical e quadros.

A seguir você confere uma lista com 60 inspirações de quarto para jovens de cair o queixo, com dicas para deixar o espaço ainda mais com a cara deles:

1. Cama de casal SIM!

Foto: Reprodução / Celina B. Zappellini

Se tiver espaço sobrando, por que não adicionar mais conforto para eles? Para dar um toque masculino a este projeto, foram adicionados móveis de madeira, um detalhe especial com tijolinhos em uma das paredes, cores sóbrias como o preto e cinza e quadros com referências esportivas.

2. Couro e listras

Foto: Reprodução / Débora Aguiar

Para o jovem moderno e dedicado aos estudos, o quarto foi projetado com uma cartela de cores bem madura, como o marrom do couro usado na cabeceira, o bege da roupa de cama, as listras da cortina e uma bancada de madeira. Na estante, algumas memórias representando bem a personalidade de seu morador.

3. O esportista descolado

Foto: Reprodução / Willian Silveira

Cores marcantes são sinônimo de alegria, e o espaço desse jovem morador representa bem este sentimento. As paredes ganharam um tom de cinza e uma enorme lousa, mas os itens decorativos vermelhos e amarelos contrastaram bem com o azul marinho escolhido para se destacar entre os armários.

4. O amante por viagens

Foto: Reprodução / Lêda e Leonardo Nardella

As paredes de cimento queimado ganharam mais destaque com o quadro do mapa mundi e as principais capitais do mundo iluminada. O avião pendurado é mais uma comprovação de que ali habita um louco por viagens!

5. Bora surfar?

Foto: Reprodução / Renata Amado e Rodrigo Picolo

Quem gosta de praticar este esporte também costuma ser um verdadeiro amante da natureza, e para esta decoração, diversas referências a nossa maior riqueza brasileira compõe um ambiente despojado, aconchegante e acolhedor.

6. Uma decoração atemporal

Foto: Reprodução / Débora Aguiar

Para o rapaz mais velho, uma decoração que o acompanhe por muitos anos, se não a vida inteira, é super bem vinda. A madeira é predominante na composição, e claro que não podia faltar uma área de trabalho e estudos para acomodá-lo a qualquer hora do dia.

7. Viciado em futebol

Foto: Reprodução / BYARQ

A paixão pelo futebol o acompanha por toda vida, certo? Para o seu dormitório, esta referência não podia ficar de fora, e as camisetas autografadas de sua coleção pessoal foram devidamente emolduradas para representar bem esta paixão.

8. Um quarto masculino e luxuoso

Foto: Reprodução / Letícia Hammerschmidt

Todos os componentes deste ambiente representa bem o que o recanto do rapaz deve ter: conforto, sofisticação, objetos decorativos que correspondem aos seus gostos pessoais e tudo o que atenda seu estilo de vida, como o saco de areia para a prática de boxe enquanto ele assiste a algo na televisão.

9. Não se esqueça da área de estudos

Foto: Reprodução / Letícia Hammerschmidt

Do outro lado do mesmo dormitório, um cantinho especial predestinado somente para o estudo e/ou trabalho, com nichos para comportar os livros, iluminação adequada para a ocasião, e claro, toques pessoais para adicionar personalidade ao ambiente.

70 ideias inesquecíveis de decoração para quartos modernos

10. Veja por outro ângulo os detalhes descritos

Foto: Reprodução / Letícia Hammerschmidt

Para reforçar as características masculinas desta composição, o chão de porcelanato imitando cimento queimado, juntamente com a mobília escura, deram um equilíbrio perfeito entre o requinte e o intimismo.

11. Música, viagens e quadrinhos

Foto: Reprodução / Célia Beatriz

Todos as paixões do morador foram incluídas na decoração de forma equilibrada e divertida: o papel de parede feito com pôsteres vintage (as almofadas coloridas super combinaram com os desenhos!), a guitarra destacada em meio ao nicho acima da cama, e as bandeirinhas de diversos países, fazendo o casamento entre os objetos decorativos com as cores dos países de sua preferência.

12. Use móveis inteligentes para otimizar espaço

Foto: Reprodução / Karla Oliveira

Como opções instaladas na parede, nichos, painéis e prateleiras. Todos estes itens foram usados neste projeto, que também aproveitou a parede irregular do espaço para instalar uma escrivaninha sob medida, e de quebra adicionou bastante charme à composição.

13. Emoldurando a janela

Foto: Reprodução / Priscila Koch

Outro recurso para aproveitar bem o espaço é instalar prateleiras não só acima, mas também em torno da janela. Para um colecionador nato, esta é uma saída perfeita para acomodar com muita organização e beleza as suas relíquias e deixá-las expostas como parte da decoração.

14. Um toque de cor em meio a sobriedade

Foto: Reprodução / LO Interiores

A roupa de cama é, de uma maneira muito funcional, a principal responsável por caracterizar o estilo da decoração de um dormitório. Ela pode acompanhar a neutralidade de todo o ambiente, ou adicionar um toque de cor, deixando tudo mais alegre e descontraído.

15. Aposte em almofadas e um belo papel de parede

Foto: Reprodução / LO Interiores

Eles deixarão o espaço mais descontraído e jovial, sem muitos investimentos. Se o dormitório é pequeno, opte por instalar o papel de parede em apenas um lado do quarto.

16. Prata + preto + madeira

Foto: Reprodução / LO Interiores

Se você busca por um toque de requinte, invista em peças acetinadas de cores sóbrias e capriche na decoração. Neste projeto, a extensa cabeceira ganhou uma iluminação de LED e destacou ainda mais o papel de parede e a cama.

17. O quarto meio tradicional, meio urbano

Foto: Reprodução / Tiakkanen Arquitetura

Poderíamos dizer que este é um dormitório tradicional, se não fosse pelo detalhe adicionado acima da cama, super urbano e moderno. Os garotos adoram incluir o grafite em sua decoração, e ele sozinho já garante bastante personalidade ao quarto.

18. Dois garotos, uma proposta

Para acomodar perfeitamente os dois irmãos, este projeto contou com móveis planejados para aproveitar cada centímetro do local, e como prova disto, veja que máximo ficou o resultado deste encaixe da escrivaninha na beliche.

19. Eliminando a bagunça

Foto: Reprodução / Passo 3 Arquitetura

Em vez de uma cama com um vão para ele deixar seus calçados jogados e escondido dos nossos olhos, porque não pensar em uma peça que incentivará que ele recolha os pares sem muito trabalho? Neste exemplo, a mobília além de servir como um estiloso futon, contou com gavetas para armazenar não só os tênis, como qualquer outra coisa que precisa ficar de fácil alcance.

20. Um cantinho cheio de paz

Foto: Reprodução / Estúdio Barino Interiores

Se ele prefere um quarto clean para relaxar e buscar tranquilidade, ou simplesmente não gosta muito de fugir do tradicional, a decoração pode ter cores claras e neutras, e para dar um atmosfera mais jovem ao espaço, inclua pequenos pontos de cor (preferencialmente uma ou duas) e poucos objetos.

21. Ele prefere tudo preto!

Foto: Reprodução / Romero Duarte & Arquitetos

E isso não significa que o ambiente não terá personalidade. Perceba como itens divertidos foram incluídos sutilmente nesta decoração, como os objetos das prateleiras, o colorido das almofadas e o abajur parecendo um copo despejando líquido acima do criado-mudo.

Luxo e simplicidade: 45 quartos de casal com tons neutros para se inspirar

22. Música por todos os lados

Foto: Reprodução / Estúdio HL

Este cantinho todo estiloso de um amante da música acolheu com muito conforto esta proposta. O pequeno e multifuncional espaço não acomoda somente uma cama, mas também um confortável canto de leitura, já que a arandela logo abaixo da janela oferece iluminação direta para o jovem, e também um local ideal para praticar guitarra, já que tudo está ali a mão para ele colocar pra fora os seus dotes artísticos.

23. Garoto de Ipanema

Foto: Reprodução / APM Interiores

A pintura adicionou mais alegria e modernidade para o quarto tradicional do menino adolescente. Perceba como as cores usadas na arte também corresponde a cartela utilizada no restante da decoração, como a mobília, a roupa de cama e as almofadas.

24. Aconchego em primeiro lugar

Foto: Reprodução / Panorama Arquitetura

Os tons terrosos, combinados a iluminação quente, garantiu que o ambiente ficasse com uma atmosfera acolhedora e confortável. Somente uma luz direta foi redirecionada para a escrivaninha para garantir uma área de estudos mais adequada.

25. Valorizando a visão para o paraíso

Foto: Reprodução / Sadala Gomide

Com esta vista para o mar, impossível querer investir em cortinas ou em qualquer coisa que atrapalhe este momento de admiração à natureza. Para manter o jovem inspirado, a escrivaninha foi instalada logo ao lado, aproveitando também a luz natural garantida pela grande vidraça.

26. Mantendo algumas lembranças da infância

Foto: Reprodução / Sadala Gomide

Apesar de já ser uma fase desgarrada das brincadeiras de infância, alguns brinquedos podem carregar ainda um valor sentimental ao jovem rapaz, e podem ser muito bem mantidos para enriquecer a decoração de seu cantinho, como é o caso deste projeto que incluiu uma prateleira só para acomodar essas relíquias.

27. Amarelo, azul e cinza

Foto: Reprodução / BM Arquitetura

Não hesite em escolher as cores preferidas do garoto para compor a decoração. Elas podem estar presentes também nas paredes e móveis, de forma espontânea e bem pessoal, sem perder a harmonia e maturidade.

28. Cores delicadas também são bem vindas

Foto: Reprodução / Ricardo Braga & Inês Sobreira

Tons pastel e outras cores delicadas não são exclusividade para quanto de meninas. Elas podem e devem ser usadas na decoração masculina também. Apostar em elementos delicados não tira a masculinidade do lugar, só adicionam mais aconchego e neutralidade.

29. Cinza: a cor preferida deles

Foto: Reprodução / Annelise Franco

O cinza, sem dúvidas, é a cor queridinha dos garotos. Mas não é pra menos, já que além de ser atemporal, combina com tudo e oferece bastante aconchego para o cômodo.

30. Apaixonado por carros

Foto: Reprodução / Andrea Pinheiro

Mesmo com um papel de parede delicado, o dormitório ganhou uma atmosfera vintage e aconchegante com a escolha de cores e materiais utilizados na composição. Os nichos iluminados com espelhos ao fundo deu uma sensação de profundidade e recheados com objetos decorativos ao gosto do morador.

31. Nem muito nem pouco: na medida certa

Adicionar somente o essencial na decoração é garantia de que tudo será mantido em ordem. Na decoração, o menos sempre foi mais, e quando se trata de um jovem que estuda, trabalha e sai com frequência, este quesito é fundamental.

32. A idade já pede por móveis sóbrios

Foto: Reprodução / BM Arquitetura

Nada de mobília temática ou cortina de personagem favorito: aquele menino cresceu e precisa de um espaço mais sofisticado, equilibrado, masculino e bastante confortável. Para isso, invista em uma bela cortina e uma roupa de cama irresistível ao toque.

33. Amarelo e formas geométricas para quebrar a seriedade

Foto: Reprodução / Susana Clark Fiuza

Não é preciso de muito para incluir personalidade e estilo em um ambiente: basta fazer as escolhas certas de cores e estampas em pontos estratégicos da decoração que tudo se resolve.

50 ideias de decoração de quarto feminino que você vai amar

34. Sem monotonia

Foto: Reprodução / Láutia Feitosa

Garantir que este espaço preservará a história e estilo de vida do rapaz é fundamental para oferecer a ele um local onde ele se sinta bem instalado, acolhido e principalmente, com liberdade para aproveitar a sua juventude da melhor maneira possível.

35. Uma opção para o adolescente ou o adulto

Foto: Reprodução / Raquel Fechine | Sara Viana

Independentemente da idade, grande parte dos garotos preferem uma decoração mais urbana, como os antigos lofts americanos, com uma pegada meio industrial. A parede de tijolinhos é a queridinha do momento, e pode ser incluída com textura ou com papel adesivo.

Veja mais fotos de quartos de rapazes

Ainda não encontrou o modelo que mais combina com você? Confira mais fotos:

36. Funcional e sem frescuras

37. A escolha das cores foram o grande destaque deste dormitório

Foto: Reprodução / BM Arquitetura

38. Quadrinhos garante mais descontração no ambiente

Foto: Reprodução / Sérgio Veras Arquiteto

39. Se ele ainda é novo, garanta um espaço para que ele liberte a sua criatividade

Foto: Reprodução / Bee Arquitetura

40. E para os mais velhos, uma estante que acomode seus pertences é fundamental

Foto: Reprodução / Buster + Punch

41. Minimalismo para eles é funcional

Foto: Reprodução / Buster + Punch

42. Texturas e cores aquecem o ambiente bem iluminado

Foto: Reprodução / Buster + Punch

43. O cinza e tons terrosos também!

Foto: Reprodução / Buster + Punch

44. Itens diferentes como esta prateleira desconexa são cheios de estilo

Foto: Reprodução / Z336

45. Não se esqueça de incluir objetos que representem o seu estilo de vida

Foto: Reprodução / Ticiana Lopes

46. Poucos detalhes garantem um quarto 100% organizado

Foto: Reprodução / Ovni Mag

47. … e também um ambiente mais prático e funcional

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista

48. Linhas retas e cores sóbrias compõem um ambiente sério e maduro

Foto: Reprodução / Viviane Loyola

49. Para o adulto solteiro, a decoração seguiu o mesmo estilo por todo o pequeno studio

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta

50. Nichos iluminados com LED são super modernos

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta

51. Não existe idade certa para ser nerd

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta

52. Um quarto sofisticado vale mais que mil palavras

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta

53. Com quadros inspiradores não tem erro

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta

54. O pendente ao lado da cama é o destaque do dormitório

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta

55. Ele gosta de rock britânico sim ou com certeza?

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta

56. Para dar uma sensação de amplitude ao quarto, invista em um grande espelho

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta

57. Este baú de ferro ficou um arraso como criado mudo

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta

58. Este tom de verde ficou um espetáculo combinado ao cinza

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta

59. Duas coisas que não podem faltar: itens pessoais do morador e uma bela iluminação

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta

60. O cantinho de estudos ganhou quadros com brasões de clubes esportivos e pufes confortáveis

Foto: Reprodução / Claudia Albertini Arquiteta

Estes projetos inspiradores só comprovam que não é difícil criar um ambiente perfeito para o rapaz, independentemente dele ser adolescente ou um jovem adulto. Basta ter em mente que a identidade do morador é a peça chave para compor a decoração deste refúgio.

COMENTÁRIOS