Quarto hippie: 30 ideias para transmitir paz e amor através da decoração

Escrito por Mariana Keller

Foto: Reprodução /Estudio Cicada

O movimento hippie surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos e trouxe uma visão de mundo inovadora e oposta ao estilo de vida capitalista. A ideia era espalhar sentimentos de amor, paz, coletividade e também discutir questões políticas de grande relevância. No Brasil, essa cultura começou a ser difundida na década de 1970 e até hoje conta muitos adeptos, inclusive na vestimenta e na decoração, já que o movimento é composto por elementos bem marcantes e característicos. No quarto, o estilo hippie deixa o ambiente ainda mais aconchegante e cheio de personalidade.

A decoração de quartos com o estilo hippie tem como característica as cores quentes e vibrantes em conjunto com elementos psicodélicos, místicos e abstratos. Dentre os itens decorativos, podemos encontrar tecidos étnicos e estampados, mandalas e filtros dos sonhos, acessórios ligados à música, além de objetos antigos e móveis rústicos que reforçam a ideia do contato com a natureza. O estilo hippie é muito parecido com o Boho, sendo muito comum, inclusive, misturar e combinar elementos dos dois.

Neste tipo de decoração é muito comum usar os tecidos coloridos fixados na parede ou no teto, mas se você preferir ornamentos mais discretos, pode investir apenas em estampas para almofadas, tapetes, colchas, travesseiros, cabeceiras, cortinas e etc. Além disso, no quarto hippie, o artesanato é muito bem-vindo, o que faz com que você mesmo possa confeccionar algumas peças únicas e personalizadas, e o melhor, gastando pouco. Se você curte esse estilo e quer ideias para montar um quarto hippie bonito e autêntico, confira a seguir alguns modelos para te ajudar:

1. Tecido na parede é um sucesso na decoração hippie

Foto: Reprodução /Hippie Vibes

Tecidos coloridos e estampados como este são muito usados nos quartos com estilo hippie. Eles podem ser colocados na parede e no teto. Este da foto tem a estampa de uma mandala e fez uma linda composição com as cores da colcha e das almofadas na cama. Detalhe para os apanhadores de sonhos que, assim como as guirlandas e as mandalas, são peças-chave do movimento.

2. Hippie com um toque rústico

Foto: Reprodução /The Selby

Detalhes rústicos também podem servir de base para um quarto hippie. Materiais da natureza, como madeira, parede de pedras ou tijolos e também flores e vasos de plantas tem tudo a ver com a proposta do movimento hippie e deixam o ambiente lindo! A rede contribuiu ainda mais deixar o quarto cheio de conforto e estilo!

3. Lindo conjunto de edredom e almofadas

Foto: Reprodução /Julie Assenberg

Os ideais hippie, que tiveram seu auge na década de 60, inspiram muitas pessoas até hoje. Mesmo que o movimento não seja tão forte atualmente quanto foi naquela época, muitos elementos dessa cultura se tornaram populares, como as cores vivas e as estampas florais.

4. Tudo colorido e alegre

Foto: Reprodução /Rick Hoge

Esse lindo quarto também usou estampas florais super coloridas que fizeram uma interessante e alegre composição com a cômoda listrada. Também podemos perceber a presença de um outro item muito usado em quartos hippies, o pufe. Esta peça ajuda a compor a decoração deixando-a ainda mais despojada. Os pufes também trazem mais aconchego para o ambiente, principalmente se forem grandes e decorados com almofadas, como este.

5. Invista no artesanato e no reaproveitamento de materiais

Foto: Reprodução /Friederikchen

Além da beleza e da autenticidade, a decoração hippie ainda tem mais uma vantagem: não necessita de muitos gastos para montá-la. Você mesmo pode confeccionar grande parte dos acessórios com artesanato ou comprá-los em feirinhas e brechós, que costumam ser bem mais baratos. Neste exemplo, a cama foi colocada sobre pallets e tem vários elementos de artesanato, como os enfeites de crochê na parede, o lustre e a cesta de palha. Sem contar a grande quantidade de plantas, que tem tudo a ver com esse estilo.

6. Hippie com cara de retrô

Foto: Reprodução /Rikki Snyder

Peças e objetos antigos também ajudam a compor a decoração de quarto no estilo hippie. Aqui, podemos ver o baú verde e uma cômoda com um design bem vintage. Além desses objetos, você pode usar também vitrolas, discos de vinil, pôsteres antigos, máquina de escrever, fotos antigas, etc. Tudo isso aliado às estampas florais, nesse caso, até a cabeceira da cama recebeu um tecido estampado. O gatinho adorou!

7. Misture cores e estampas

Foto: Reprodução /Decoradoria

Combinar estampas é uma arte e fica perfeito na decoração de estilo hippie. Para não ter medo de errar, a dica é eleger uma cor ou um grafismo como ponto de partida, coordenando estampas de um mesmo tema e brincando com tom sobre tom. O resultado fica incrível!

8. Ótima solução para espaços menores

Foto: Reprodução /Miss Guided

Esse projeto é muito interessante, pois agrega dois cômodos em um mesmo ambiente. Em cima, o quarto com a charmosa cama suspensa, com cortina e tudo. Embaixo, uma salinha de estar super aconchegante. A decoração hippie é perfeita para esses espaços mais intimistas. Podemos perceber alguns elementos do estilo, como estampas coloridas, artesanatos, plantas, livros e quadros no chão, como o do cantor David Bowie. Acessórios ligados à música tem tudo a ver com a cultura hippie. Se você quiser entrar ainda mais no clima, inspire-se no rock psicodélico, em bandas e artistas como Pink Floyd, Led Zeppelin, Janis Joplin, Bob Dylan, The Doors, entre outros.

9. Móveis rústicos também fazem toda a diferença

Foto: Reprodução /House to Home

Como já falamos, o rústico combina muito bem com o estilo hippie, justamente pela proximidade à natureza que ambos remetem. Aqui, podemos ver que os móveis têm essa pegada mais rústica, principalmente esta linda e imponente cabeceira de madeira. Além disso, destacamos os quadrinhos de borboleta, a charmosa almofada em forma de flor, a estampa floral da colcha, as plantinhas e o design do criado-mudo com um mini rádio estilo retrô sobre ele.

10. Tudo estampado e cheio de vida

Foto: Reprodução /Estilo Riponga

Aqui, vemos mais um exemplo de como é fácil fazer uma decoração hippie para o seu quarto. Perceba que as estampas, tanto na cama quanto nas paredes e no teto, já destacam bastante o ambiente e dão um toque diferenciado ao cômodo. Assim, a decoração é facilmente associada ao estilo hippie e suas variedades. E para quem gosta de uma pegada mais política do movimento, existe ainda uma infinidade de ornamentos contracultura para compor na decoração.

11. O sótão virou quarto

Foto: Reprodução /Hopkins Designs

Você pode até mesmo transformar o sótão da sua casa em um lindo quarto hippie. A estrutura do sótão já é rústica por si só e combina perfeitamente com esse tipo de decoração. Além disso, já vimos que montar um quarto hippie não é difícil, basta usar a criatividade e começar a mudar aos poucos para deixar o ambiente alternativo, colorido e com o clima desse movimento. Neste exemplo, as luzinhas coloridas deram um toque especial para o ambiente.

12. Faça composição de cores harmoniosas

Foto: Reprodução /Mina Brinkey

Como já vimos, elementos psicodélicos e abstratos fazem parte do estilo hippie. Sendo assim, você tem liberdade para escolher toda a sorte de cores e mistura de tons, porém é sempre bom prezar pela harmonia entre elas. O quarto deve ser um lugar que transmite tranquilidade e paz, e se ficar uma confusão muito grande de cores e elementos, pode acabar se tornando um ambiente pesado e de difícil adaptação.

13. Para decorar sem medo de errar

Foto: Reprodução / Cherie Marcel

Se você tem dúvidas de como trabalhar as cores e a composição dos elementos na decoração de quartos no estilo hippie, opte sempre pelo mais simples. Neste caso, o ideal é deixar as paredes com cores claras ou usar combinações de cores mais clássicas e em tons pastéis, inclusive nos acessórios. Este quarto, por exemplo, tem uma decoração mais minimalista sem deixar de ter a pegada hippie. Perceba as cores mais foscas, mas ainda sim com personalidade e dentro da temática do estilo. Destaque para o lindo patchwork da cabeceira da cama.

14. Detalhes clean e sem excesso garantem um espaço mais leve

Foto: Reprodução /Boho Destiny

Uma boa dica para quem gosta de ambientes mais leves e com mais luz é manter a parede com cores claras, próximas a um estilo clean e usar o estilo hippie apenas nos ornamentos. Dessa forma, escolha objetos típicos e estampas coloridas para as cortinas, roupas de cama, móveis, entre outros. Se não quiser abusar do colorido nem nos acessórios, também é possível. Porém, não abra mão da simbologia de natureza e paz, isso é essencial para o quarto ficar com a identidade hippie.

15. Decorações mais simples também são válidas

Foto: Reprodução /Earth2Jaz

Reforçando mais uma vez, você não precisa exagerar nos elementos para ter um quarto hippie. Aqui, a decoração é oposta à do quarto anterior. Lá, o ponto forte ficou com os elementos decorativos, enquanto que a cores ficaram bem mais leves. Aqui, as cores vibrantes da colcha, dos travesseiros e das almofadas são o grande destaque do ambiente, enquanto que os elementos simbólicos ficaram escassos. Você pode optar por qualquer uma das duas formas de decoração.

16. Um cantinho acolhedor

Foto: Reprodução /Laura Harwood

Que tal inovar e ousar? Aqui, vemos mais uma opção de cama no pallet. Você pode ousar ainda mais e usar esteiras no chão e colocar o colchão sobre elas. Na parede onde o colchão está encostado, você pode criar inúmeras composições. Aqui, ela ganhou uma estante que foi decorada com vários elementos zen e mini quadrinhos. Sem contar o lindo conjunto de plantas e almofadas. Até o cachorrinho ficou super relaxado!

17. Hippie sem deixar de ser chique

Foto: Reprodução /ANA Interiors

A expressão hippie chique também é muito conhecida. Trata-se de uma releitura das tendências do estilo hippie com uma cara menos enfatizada e com uma pegada mais elegante e menos despojada, como normalmente é. Se você quer deixar sua decoração hippie com uma cara mais chique, misture alguns elementos contemporâneos e modernos com outros mais naturalistas e artesanais. Este lindo quarto é um belo exemplo do verdadeiro hippie chique.

18. Cores vibrantes e quentes são as principais marcas do estilo hippie

Foto: Reprodução /Brittany Gilbert

Além das cores vibrantes, as cores quentes são as mais usadas na decoração hippie. Tons de vermelho, laranja e amarelo ficam lindos juntos, como podemos ver nesta colcha de mandala. Para deixar o ambiente ainda mais original, aposte em detalhes alternativos, como quadros na parede, tecidos para demarcar espaços, ou até mesmo numa parede grafitada. São inúmeras as possibilidades que podem deixar o quarto com uma decoração muito além do convencional.

19. Uma iluminação marcante

Foto: Reprodução /Uma Hippie Artesanato

A iluminação também é muito importante para compor o ambiente. Além das cores vibrantes, você pode apostar em uma iluminação diferenciada, com luzes estilo pisca-pisca, que são muito utilizadas, ou optar por lustres com designs diferentes. O abajur também traz um toque retrô que vai bem com a decoração de quarto no estilo hippie. As luminárias rústicas e artesanais são as mais indicadas, mas você pode usar também um lindo conjunto de velas, como este da foto.

20. Cama no chão: simplicidade e beleza

Foto: Reprodução /Hippie Tribe

Uma das filosofias do movimento hippie é não dar tanto valor para bens materiais, então quanto menos móveis você tiver no seu quarto, melhor. Para isso, você pode começar eliminando a própria cama, já que o colchão no chão fica super estiloso e não deixa de ser confortável, é só saber montar seu cantinho de forma bem aconchegante. Além da cama no chão, vemos mais um exemplo de cama suspensa. Essa escada aparente para acessar o andar de cima também é puro charme!

21. O estilo hippie é recheado de simbologia

Foto: Reprodução /Photos Hippie

O clima de paz e amor do estilo hippie, com todos os seus símbolos característicos e nuances psicodélicas de muitas cores, são os fatores que mais chamam a atenção dos jovens. Principalmente hoje em dia, tempos em que a busca por novos valores e estilos de vida estão voltando à tona. Logo, à medida em que a personalidade desses jovens muda, a sua forma de se expressar através das roupas e da decoração também muda. O estilo hippie é perfeito para aqueles que buscam renovar o espaço, dando uma cara nova e super alternativa que combinam com uma personalidade mais livre.

22. Mais uma opção com tecido na parede

Foto: Reprodução / Kaitlyn Johnson

Os tecidos podem ser colocados de várias formas na decoração dos quartos e estão disponíveis em vários tamanhos. Neste exemplo, a composição com o espelho proporcionou um efeito interessante com o reflexo do tecido, fazendo com que o ambiente pareça ainda mais colorido. Destaque para a combinação com as luzinhas e para os tons quentes novamente presentes.

23. Um toque moderno

Foto: Reprodução /CHR Dauer Architects

Muita gente busca viver em um ambiente com paz e harmonia, e é justamente essa a proposta principal do quarto hippie. Porém, ele pode ter tanto uma inspiração mais chique e elegante, quanto ser um modelo mais simples. Pode, inclusive, ter uma pegada contemporânea e moderna, como mostra o quarto da foto. Normalmente tons de cinza estão associados a ambientes mais modernos, mas a mistura com os elementos hippies – como a colcha e o quadro com desenho de filtros dos sonhos -, proporcionou uma combinação muito interessante e criativa. Tudo depende de seu estilo e de como deseja decorar seu espaço.

24. Papéis de parede causam um efeito incrível

Foto: Reprodução /Rom 123

Você pode começar a transformação do seu quarto dando um jeito nas paredes. A ideia é substituir aquele tom mais sem graça e dar mais cor ao ambiente. Escolha um tom forte e quente, caso queira destacar bem, ou então algo clean, caso tenha planos de fazer colagens ou incluir penduricalhos. Para quem não quer pintar, pode usar papel de parede ou papel contact personalizado com muitos modelos versáteis. Neste exemplo, o papel de parede é florido, mas em tons neutros, e fez um efeito incrível com o tom de roxo vibrante da manta sobre a cama.

25. Noite estrelada

Foto: Reprodução /Cantinho Assim

Decorações com desenhos do céu também são muito comuns na decoração hippie, pois remetem à natureza, ao universo e ao misticismo que existe nesses elementos. Tanto o sol, quanto a lua e as estrelas estão presentes em vários tecidos, quadros e outros acessórios decorativos. E quem vai negar que dormir com uma noite bem estrelada, mesmo que seja através de um desenho, é bom e relaxante?

26. Monte uma tenda para a sua cama

Foto: Reprodução /7 Arts Palace

Outra opção para se fazer com os tecidos estampados é montar uma espécie de tenda para a cama. Assim, você cria quase que um espaço exclusivo, intimista e privativo super lindo e aconchegante. Complemente a decoração com almofadas, cortinas, tapetes, roupas de cama bem confortáveis e outros materiais estampados e coloridos a seu gosto. Você não vai mais querer levantar da cama!

27. Personalidade e boas vibrações

Foto: Reprodução /Estilo Riponga

É preciso ter muita personalidade para apostar em um quarto decorado com o estilo hippie. Se você ama e tem familiaridade com esse movimento tão importante que leva os ideais do amor e liberdade como pontos fortes, vale a pena deixar seu quarto com essa inspiração que tem uma série de variedades e possibilidades. A combinação de cores e estampas dessa colcha é o verdadeiro destaque deste quarto. Repare também no lindo tapete colorido e nos delicados móveis de madeira.

28. Descanse com estilo e positividade

Foto: Reprodução / Kaitlyn Johnson

Que tal este tecido de tamanho grande cobrindo toda a parede? Ficou lindo, não é? As cores dessa mandala também ficaram muito harmoniosas com o restante da decoração e as mantas de crochê deixaram a cama ainda mais aconchegante e convidativa. É possível reparar também em mais um acessório super utilizado em decorações hippies, o porta-incenso. Existem peças lindas e de diversos formatos, este é a miniatura do buda tibetano, que também é um dos grandes ícones da paz de espírito.

29. Signos e fases da lua

Foto: Reprodução /Just Feel Store

Já a decoração deste quarto foi feita baseada no tema da astrologia. O tecido sobre a cama tem a estampa de um mapa astral com todos os símbolos dos signos do zodíaco. Nas paredes, vários quadros com as diferentes fases da lua. Além do misticismo e do exoterismo, ideais anarquistas e políticas de contracultura em oposição ao sistema capitalista também fazem parte da cultura hippie clássica.

30. Estilo hippie com um toque indiano

Foto: Reprodução / Kaitlyn Johnson


O estilo indiano é muito similar ao estilo hippie, principalmente no que diz respeito aos ideais de paz, amor e buscas pessoais. Portanto, na decoração, vários elementos dessas duas culturas podem ser misturados com muita harmonia. O elefante é uma das estampas mais usadas nesses dois estilos, e podemos encontrá-lo em muitos itens decorativos. Este lindo quarto misturou um pouquinho de cada um desses estilos, o que com certeza fez com que o ambiente ficasse muito mais leve e positivo, além de, claro, cheio de estilo e beleza.

Gostou das nossas dicas? Se você curte um ambiente cheio de vida e com boas energias, se inspire nessas ideias e utilize o estilo hippie na decoração do seu quarto. Ele vai ficar lindo e ainda mais acolhedor e especial. Quem sabe assim você dorme até melhor! Inspire-se, use e abuse da criatividade!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS