40 modelos de quarto preto decorados com criatividade

Escrito por Mariana Bianchini

Foto: iStock

Inicialmente, utilizar o preto na decoração parece uma escolha arriscada. Para muitas pessoas decorar com essa cor é sinônimo de um ambiente gótico e obscuro, mas se prestarmos atenção é possível perceber que o preto possui uma dose alta de sofisticação, sobriedade e elegância que não aparece facilmente em outros tons.

A cor preta também apresenta muita versatilidade, ou seja, é usada para criar diferentes tipos de ambientes, podendo compor quartos descontraídos e alegres, quartos modernos e contemporâneos ou também quartos clássicos e serenos.

“Devemos pensar no preto como um quadro negro que precisa ser desenhado”, diz a designer de interiores Daiane Antinolfi, “os objetos decorativos, as cores complementares e a iluminação serão os desenhos”.

O preto pode ser usado como principal fator na decoração do ambiente, estando presente nas paredes e na mobília, por exemplo, ou pode aparecer apenas nos detalhes, chamando a atenção e dando destaque para determinados pontos do quarto.

10 dicas para acertar na decoração de um quarto preto

Foto: iStock

É preciso tomar cuidado ao decorar um quarto preto, evitando a sensação de obscuridade no ambiente. Além disso, também é preciso saber quais elementos podem trazer ao cômodo a personalidade desejada. Confira, então, 10 dicas de profissionais que irão te ajudar na hora de decorar quartos pretos.

1. Tenha o preto como o fio condutor do projeto

Foto: Reprodução / Siri Birgitta Horne Gjelsten

Ao definir a presença do preto no ambiente, ele se torna o foco do projeto. É a partir dele que cada detalhe da decoração do quarto será escolhido.

Os arquitetos do escritório NOP Arquitetura, Philippe Nunes, Lívia Ornellas e Patrícia Pfeil entram em consenso ao afirmarem que, quando escolhido, o preto deve ser responsável por guiar as decisões sobre a decoração do quarto.

“A decisão de utilizar o preto na decoração deve ser tomada logo no início do projeto. Dessa forma, ele passa a ser o fio condutor do projeto e a partir dele outras escolhas serão feitas”, aponta Ornellas.

2. Avalie a metragem do espaço

Foto: iStock

Antes de começar a decorar é preciso conhecer bem o espaço, por isso, avalie sempre a metragem do cômodo. A partir disso, é possível definir onde o preto estará presente e onde cada objeto poderá ser posicionado.

“Primeiro avaliamos a metragem do quarto, a partir disso escolhemos como esse preto pode acontecer. Se será na base (parede, piso e teto) ou em detalhes e mobiliário”, posiciona-se Philippe Nunes. Patrícia Pfeil ainda completa dizendo que “quando o quarto não é tão grande optamos pelo preto na marcenaria ou em outros elementos, fugindo da base escura.”

3. Defina os usos do quarto

Foto: Reprodução / Tiago Crisostomo

Ao decorar um ambiente, precisamos sempre saber qual serão seus usos e objetivos, para podermos suprir as necessidades do espaço. Quando esse ambiente é um quarto preto e escuro, isso se torna ainda mais importante, já que é preciso cuidado para atender todas as carências através da decoração.

“É importante saber exatamente a utilização do quarto. Se é um local de estudos ou leitura, reservo espaço para essa tarefa, onde a iluminação precisa ser maior, e mesclo a paleta de cores para clarear esse ponto do quarto. Caso seja um ambiente somente de descanso e filmes, o escurinho fica mais livre”, sugere a designer de interiores Daiane Antinolfi.

4. Explore a iluminação

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

A iluminação sempre é um fator muito importante e decisivo na hora de decorar um ambiente e isso é amplificado quando o ambiente em questão é um quarto preto. A iluminação precisa ser aproveitada, precisa encontrar espaço e precisa estar presente, sem ultrapassar os limites da decoração.

“Em um quarto preto, não pode faltar um projeto de iluminação bem audacioso, revelando os pontos interessantes do ambiente,” aponta Daiane Antinolfi.

5. Escolha as cores complementares

Foto: Reprodução / Marcela de Paula

A designer de interiores Daiane Antinolfi afirma que existem duas formas básicas de utilizar cores, independente do contexto: “tom sobre tom ou cores opostas e a escolha entre uma forma ou outra depende do estilo de cada cliente.”

Ao decorar um quarto preto, podemos pensar no tom sobre tom e utilizar a paleta que vai do preto ao branco, passando por vários tons de cinza. Ou podemos também simplesmente realizar uma decoração preta e branca, criando um ambiente moderno e despojado.

A outra possibilidade é escolher uma cor oposta ao preto para incorporar na decoração. Cores como amarelo, vermelho e rosa são ótimas opções.

6. Use elementos contemporâneos

Foto: Reprodução / Lana Arut

Um quarto preto é uma escolha ousada que reflete personalidade. Por isso, decorar com elementos contemporâneos e originais é um bom caminho para seguir na hora de montar o ambiente.

Crie um espaço moderno e despojado utilizando espelhos, abajures e papeis de parede diferentes, por exemplo.

7. Amplie o espaço com espelhos

Foto: Reprodução / Sandra Sanches

“O quarto preto ainda luta com o preconceito da ideia de que o espaço vai ter a sensação de ser menor do que de fato é, mas eu prefiro acreditar que ele será um quarto elegante e sofisticado se o preto for usado com bom senso”, diz a arquiteta Lívia Ornellas. Ainda assim, se você acreditar que o quarto precisa ser levemente ampliado, os espelhos são objetos que podem ajudar.

Dicas profissionais e 30 fotos inspiradoras para decorar quartos de solteiros com estilo

Daiane Antinolfi diz que “na decoração os espelhos são muito bem vindos, pois ampliam o ambiente e ainda colaboram com sofisticação.”

8. Como trazer elegância e sofisticação ao cômodo

Foto: Reprodução / Oda Interiors

Além de espelhos, outros objetos podem ser utilizados para trazer elegância e sofisticação a um quarto preto, como lustres, cortinas, quadros e molduras, por exemplo.

Da mesma forma, as cores da decoração também definem a personalidade o quarto. “Para trazer elegância, eu prefiro utilizar paletas em cores neutras junto com o preto, como nude, cinza, fendi e marrom”, diz Antinolfi

Uma outra opção é compor com madeira. “Unir preto e amadeirado é garantia de sucesso”, garante Patrícia Pfeil.

9. Como trazer descontração e alegria ao cômodo

Foto: Reprodução / Michelle  Crush Interiors

Nunes, Ornellas, Pfeil e Artinolfi concordaram ao dizer que dois fatores são muito importantes para trazer descontração e alegria a um quarto preto: as cores e os objetos decorativos.

Os profissionais destacam os tons vibrantes de amarelo, verde, azul e rosa como boas pedidas para criar um cômodo divertido e apontam a vertente de decoração industrial como uma boa escolha, trazendo descontração através de elementos pouco convencionais.

10. Como fazer com que o quarto não pareça obscuro

Foto: Reprodução / Megan Morton

Philippe Nunes reafirma a importância da iluminação em um quarto preto. “O quarto preto deve ter uma iluminação eficaz”, diz o arquiteto. É a iluminação que vai evitar que o ambiente se torne gótico e obscuro, por isso, aposte na presença de pontos de luz no cômodo.

Além disso, de acordo com Daiane Artinolfi, é preciso ter cuidado ao utilizar tons de vermelho ou roxo na decoração, pois essas cores podem trazer a ideia de gótico para o quarto.

40 quartos pretos para ficar babando

Confira a seguir 40 quartos pretos que fizeram uso das dicas dadas acima para criar ambientes harmônicos, elegantes, divertidos e modernos, utilizando o preto com bom senso e evitando a sensação de obscuridade no cômodo.

1. Cores metalizadas combinadas com preto trazem sofisticação

Foto: Reprodução / Gustavo Mendes

O preto pode ser combinado com cores metalizadas, como o cobre e o alumínio, sem perder a harmonia e a coesão. Essas cores possuem um aspecto sofisticado e ajudam a compor o ambiente com classe e elegância.

2. Objetos decorativos deixam o quarto mais moderno

Foto: Reprodução / Stéphanie Lucchese Borsatto

Em um quarto preto, os objetos decorativos serão responsáveis por criar o ambiente da forma desejada. Utilize objetos de destaque que possam compor espaços modernos, despojados e elegantes.

3. Um mix de estampa pode deixar a decoração mais despojada sem perder a elegância

Foto: Reprodução / Marcela Portela Arquitetura

Para compor este ambiente, diferentes estampas foram combinadas, criando um mix harmônico e despojado. Porém, como o objetivo era criar um ambiente sofisticado, isso foi feito sem perder a classe a elegância.

4. Espelhos podem ser utilizados nas portas do guarda-roupa

Foto: Reprodução / Tiago Crisostomo

Os espelhos ajudam a ampliar o ambiente e podem ser aplicados de diversas formas no quarto. Eles podem aparecer, por exemplo, nas portas do guarda-roupa, como no cômodo acima, dando a sensação de que o quarto foi duplicado.

5. Um cantinho de estudo deve ficar próximo à janela por causa da iluminação

Foto: Reprodução / Tiago Crisostomo

Sempre que um cantinho de estudo for criado no quarto, a orientação é que ele seja posicionado próximo às janelas por causa da iluminação. Essa dica é ainda mais importante quando o quarto em questão é preto e muitas vezes escuro.

6. Plantas de pequeno porte também podem aparecer na decoração

Foto: Reprodução / i3 design

Você pode usar plantas de porte pequeno para decorar o quarto, penduradas na parede ou em vasinhos, por exemplo. Além disso, ainda que o preto seja usado nas paredes do quarto, ele pode ser apenas um ponto de destaque e não o fator principal no ambiente. O branco pode ser usado na maior parte da decoração, trazendo leveza ao cômodo.

7. Observe os pontos de luz desse quarto

Foto: Reprodução / Toque de Arquiteta

A maior parte da decoração desse ambiente é voltada para tons escuros, por esse motivo a iluminação precisa aparecer e encontrar seu espaço no cômodo. Pontos de iluminação no teto e acima da cabeceira da cama foram utilizados para tornar isso possível.

8. Uma sacada pode resolver os problemas de iluminação

Foto: Reprodução / Inchterior

Uma outra opção para resolver problemas com iluminação é a presença de janelas ou sacadas. Esse quarto possui uma sacada grande e bem iluminada que colabora com a leveza do ambiente.

9. Preencher a decoração com branco colabora com um quarto mais leve

Foto: Reprodução / Elizabeth Rose

Quando a intenção é criar um ambiente leve e sereno dentro do preto, abuse do branco na decoração. Essa cor pode estar presente nas roupas de cama, nas cortinas e em objetos decorativos, como quadros, abajures e livros.

10. Móveis de madeira podem quebrar o preto de forma positiva

Foto: Reprodução / Joe Heart

70 inspirações de quartos de casal pequenos e decorados

A madeira é uma boa escolha para compor quartos pretos. Ela pode aparecer no piso ou nos móveis, por exemplo. Esse elemento traz aspectos rústicos e despojados ao cômodo, além de entrar em harmonia com o preto.

11. O mapa desenhado nessa parede foi iluminado e se tornou o ponto de destaque

Foto: Reprodução / Julia Trintsukova

Esse ambiente possui paredes, mobília e decoração em tons de preto. A cor é o fator mais importante da decoração. Porém, o mapa mundi desenhado na parede se tornou o grande ponto de destaque no ambiente.

12. O preto pode aparecer apenas na mobília e na decoração

Foto: Reprodução / Mariana Orsi Fotografia

O preto pode aparecer em pontos específicos do quarto enquanto entra em harmonia com as outras cores e texturas presentes no cômodo, criando um ambiente contemporâneo e moderno ao decorar com objetos descontraídos.

13. Quando todas as paredes do quarto são pretas, aposte em outras cores na decoração

Foto: Reprodução / Hôtel Providence Paris

É possível trazer elementos de contraste ainda que a maior parte da decoração do ambiente seja em tons de preto. Combine outras cores na roupa de cama, nas molduras penduradas na parede e nos abajures, por exemplo.

14. O vermelho e o rosa são ótimas opções de cores opostas para serem utilizadas

Foto: Reprodução / Madeleine Blanchfield

Cores fortes como o rosa e o vermelho podem ser usadas para quebrar o preto e branco. Essas cores devem ser usadas em detalhes e em objetos decorativos para criar pontos focais no quarto.

15. Esse quarto usa muito bem tom sobre tom na decoração

Foto: Reprodução / Lúcio Bastos

A decoração desse cômodo brinca com a ideia de tom sobre tom de forma leve e harmônica. A paleta de cores usa tons de preto, cinza e branco para criar um ambiente moderno e despojado.

16. A parede preta pode ser feita como lousa de giz

Foto: Reprodução / Terhitikka

Paredes pretas podem ser pintadas com tinta de esmalte ou revestidas com papel contact para criar uma parede de lousa negra. Você pode desenhar com giz o que quiser para decorar o ambiente e deixá-lo despojado e divertido.

17. Preto, branco e vermelho foram combinados de forma harmônica nesse quarto

Foto: Reprodução / Sabrina Schneider

No quarto acima, o vermelho foi usado novamente para quebrar o tom sobre tom causado pelos tons de preto e branco. Essa cor aparece nas almofadas e nos vasos, mas pode aparecer em diferentes objetos decorativos.

18. As estampas coloridas também podem aparecer na decoração

Foto: Reprodução / Make It Stop Dani

A roupa de cama utilizada nesse quarto possui uma estampa colorida e divertida que combina tanto com o preto das paredes do quarto quanto com o branco dos móveis, sem criar um ambiente com muitas informações desconexas.

19. A presença da madeira deixa o ambiente mais despojado

Foto: Reprodução / HAIID3SIGINS

O objeto dessa decoração era criar um ambiente moderno e isso foi possível graças aos detalhes. Os quadros de madeira pendurados na parede trouxeram um aspecto rústico e despojado para o ambiente.

20. O cinza é a cor de destaque desse cômodo

Foto: Reprodução / My Kind of Black

Você pode usar diferentes tons da paleta de cores do preto para compor o quarto. Neste ambiente, a decoração abusa dos tons de cinza combinando-os com os objetos pretos e brancos.

21. Um quarto preto e branco é uma pedida moderna e muito atual

Foto: Reprodução / Interior By Kathe

Não é errado apostar apenas no preto e branco para decorar o quarto. Essa combinação tem sido muito usada para compor diversos tipos de ambiente por ser elegante, clássica e moderna ao mesmo tempo.

22. Os papéis de parede estampados podem fazer uma grande diferença no quarto

Foto: Reprodução / Toque de Arquiteta

Um papel de parede com estampa floral equilibra a presença marcante do preto no cômodo. A cor das flores da estampa combina também com a cortina e com o carpete, trazendo leveza ao quarto.

23. Esse quarto possui cinco pontos com espelhos para ampliar o ambiente

Foto: Reprodução / Done Deal Furniture

Os espelhos realmente causam uma sensação de ampliação do cômodo e esse quarto soube utilizar esse objeto muito bem. Os espelhos aparecem em cinco pontos diferentes no ambiente: revestindo os dois criados-mudo e pendurados em três lugares da parede.

24. As luzinhas de natal podem estar presentes no quarto como ponto de iluminação

Foto: Reprodução / Alicia Did

Pontos de iluminação podem ser criados sem gastar muito. Reaproveite as luzinhas de natal que ficam guardadas durante a maior parte do ano para decorar seu quarto preto, deixando-o iluminado e divertido.

25. Um papel de parede listrado pode combinar dois tons diferentes de preto

Foto: Reprodução / ZaaV Arquitetura

Um papel de parede listrado com dois tons de preto foi utilizado para criar um ambiente despojado. Além disso, diferentes objetos decorativos foram escolhidos com o mesmo objetivo. O espelho presente nas portas do guarda-roupa ajuda a ampliar o quarto.

Como usar prateleiras para deixar seu quarto mais bonito e funcional

26. A decoração desse quarto é toda preta e está em contraste com as paredes brancas

Foto: Reprodução / Marcelo Rosset Arquitetura

As paredes desse quarto são brancas, mas a decoração brinca e combina tons de preto e cinza. Essas cores criaram um ambiente muito elegante e sofisticado e com bons pontos de luz que evitam a sensação de escuridão.

27. Uma parede de espelho também pode ser usada para ampliar o quarto

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

Outra forma de usar espelhos para ampliar o cômodo é criar uma parede espelhada que irá refletir o quarto, como no ambiente acima. Não esqueça de criar também uma boa iluminação com pontos de luz para compor o quarto.

28. Uma estante de livros, com cores diferentes, traz um ar alegre ao cômodo

Foto: Reprodução / hlmp design

Se você é um leitor assíduo, pode incorporar uma estante de livros no quarto preto. Os livros possuem capas e cores diferentes e acabam colaborando para um ambiente alegre e descontraído.

29. Tons de roxo e lilás podem ser utilizados sem criar um ambiente gótico

Foto: Reprodução / Black n White House

A designer de interiores Daiane Antinolfi alertou para o fato de que o roxo pode criar um ambiente gótico e obscuro, dependendo de como for usado. Mas esse quarto mostra que é possível usar essa cor de forma leve e harmônica.

30. Diferentes estampas de preto e branco foram combinadas neste quarto

Foto: Reprodução / Denise Barretto

Um mix de estampas foi criado na decoração deste quarto, misturando diferentes combinações e desenhos nas cores preta e branca. A escolha foi arriscada, porém conseguiu compor um ambiente coeso e sem exageros.

31. Um ponto de iluminação bem forte foi criado no teto deste ambiente

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

Nunca esqueça de trabalhar a iluminação em um quarto preto. A luz é um fator que merece atenção e destaque. Neste ambiente, um ponto de iluminação forte foi criado no teto e além dele, os pendentes e a sacada ajudam a criar um ambiente bem iluminado.

32. Lustres e pendentes criam um ambiente sofisticado

Foto: iStock

Se a intenção for criar um ambiente elegante e sofisticado, você pode fazer uso dos lustres e dos pendentes clássicos para compor a decoração. Esses elementos podem ser combinados com cores claras e leves.

33. As estampas podem aparecer também em almofadas e cabeceiras

Foto: iStock

A mesma estampa foi usada para revestir as almofadas e a cabeceira da cama deste quarto. O nude metálico da estampa conversa com as cores do abajur e do criado mudo e entra em contraste com o preto presente nas paredes e na roupa de cama.

34. A mesma estampa foi usada de formas diferentes nas roupas de cama e na cortina deste quarto

Foto: iStock

Para decorar esse quarto, uma mesma estampa foi aproveitada criando uma sensação harmônica e sem exageros. A estampa aparece nos lençóis, nos travesseiros e nas cortinas brincando com o tom sobre tom do preto e do branco.

35. Uma parede de tijolinhos, ainda que pretos, pode trazer um ar moderno e despojado ao cômodo

Foto: iStock

O preto pode aparecer na parede do quarto de formas diferentes, usando texturas, por exemplo. Na imagem acima, uma parede de tijolinhos preta foi usada para compor um quarto moderno e despojado.

36. As listras pretas e brancas podem aparecer em roupas de cama

Foto: iStock

As listras pretas e brancas podem aparecer de forma descontraída e moderna nas roupas de cama para decorar um quarto preto. Uma parede de lousa colabora ainda mais para a descontração do ambiente.

37. Abajures são ótimos pontos de iluminação para o quarto

Foto: iStock

Use abajures e luminárias para criar fortes pontos de luz no quarto. Além de ajudarem na iluminação, existem diferentes modelos desses objetos que podem ajudar a compor o quarto, independente de qual linha será usada para a decoração.

38. Diferentes cores e estampas criaram um ambiente descolado neste quarto

Foto: iStock

Esse ambiente possui elementos distintos e com muita personalidade. Diferentes cores, estampas e objetos foram combinados de maneira eficaz e harmônica para criar um quarto original e contemporâneo.

39. Combinar preto e amarelo é garantia de um ambiente divertido e alegre

Foto: iStock

O amarelo é uma cor coringa para combinar com o preto, pois pode criar tanto ambientes com aspectos femininos quanto ambientes masculinos. Objetos amadeirados também podem ser adicionados à composição.

40. O vermelho pode quebrar a obscuridade do cômodo

Foto: iStock

Esse quarto possui paredes pretas, mobília preta e objetos decorativos também em tons de preto, porém alguns elementos quebram essa cor e evitam a obscuridade no ambiente. As partes brancas da parede, as texturas utilizadas na parede e os pontos vermelhos de decoração trazem aspectos despojados e alegres ao quarto.

O dono do quarto deve decidir qual aspecto quer priorizar no ambiente. Com essa decisão tomada, é preciso definir quais cores e objetos podem ser combinados com o preto para acertar na decoração e criar um quarto preto estiloso e bem aproveitado.

COMENTÁRIOS