Quarto simples: dicas e ideias para decorar com precisão

Escrito por Sheila Almendros

Um quarto simples não é necessariamente um espaço sem identidade. Ele pode seguir um estilo, ser bem confortável, intimista e muito prático, principalmente para quem busca um ambiente minimalista ou não pode investir em grandes projetos por morar de aluguel. É uma forma descomplicada de incluir somente o necessário no dormitório, como móveis funcionais e bem posicionados, garantindo, assim, uma boa circulação e tudo bem organizado.

Para quem tem um cômodo pequeno, o quarto simples é a melhor solução, pois conta com o uso de objetos decorativos sem excessos, e também com a versatilidade da mobília, ideal para otimizar o espaço. As cores devem colaborar com a sensação de amplitude e valorizar a luz natural, e a adição de conforto fica por conta de uma roupa de cama aconchegante, ou até mesmo uma cortina.

E claro que o que não pode faltar neste canto é a personalidade de seu morador. Se você acha que isso é impossível em um quarto simples, engana-se. A lista abaixo, além de te inspirar, vai mostrar o quão valorizado o dormitório pode ficar com apenas poucos recursos e sem grandes reformas:

Quarto simples de casal

Foto: Reprodução / Deborah Roig

Uma decoração despretenciosa e singela é ideal para este ambiente, que pede por escolhas unissex. E é claro que a grande estrela deve ser a cama: as únicas exigências é que ela seja confortável e acolhedora. O espaço deve acomodar perfeitamente os pertences do casal de forma prática e organizada.

Escolha cores neutras

Foto: Reprodução / Liliana Zenaro

Além de valorizar a luz natural vinda da janela, ela também dará uma sensação de tranquilidade e amplitude ao ambiente. Tons pasteis e cores frias são perfeitas para esta cartela.

Inclua personalidade com a ajuda de poucos objetos

Foto: Reprodução / Now Arquitetura

Podem ser alguns poucos objetos, como quadros, almofadas, ou algum item decorativo pessoal. Aqui, o importante é manter a premissa “menos é mais”.

Não se esqueça de garantir o conforto

Foto: Reprodução / JF Arquitetos

Roupas de camas macias, uma cortina neutra, almofadas jogadas na cama ou um belo tapete se encarregam desta missão, sempre com muita neutralidade, é claro. O abajur garante o conforto durante a leitura antes do sono.

A cabeceira adiciona um charme a mais

Foto: Reprodução / Renata Romeiro

Há quem defenda que elas são dispensáveis, mas acredite: uma cabeceira faz toda a diferença. Não só na decoração, mas também na qualidade de seu sono. Há uma infinidade de modelos e materiais disponíveis no mercado para dar um toque pessoal a mais na sua composição.

Se o espaço permite, inclua uma poltrona

Foto: Reprodução / Conseil Brasil

Ela pode servir perfeitamente como um cantinho de leitura, sem atrapalhar o sono do parceiro durante a prática. Serve ainda para relaxar após o banho, ou deixar separada a roupa do dia seguinte.

Quarto simples de solteiro

Foto: Reprodução / AR Arquitetura

Um quarto de solteiro adulto com decoração simples não é muito diferente de um quarto de casal, exceto pelo tamanho da cama, mas isso também não é uma regra. Se há espaço suficiente para um leito de casal ou as famosas camas viuvinhas, melhor, pois garante mais conforto e liberdade.

Cantinho de estudo

Foto: Reprodução / Patricia Kolanian Pasquini

Como dito anteriormente, um quarto simples precisa de móveis funcionais e práticos, por isso, incluir na decoração uma mesa para trabalho ou estudo é uma medida certeira para atender as necessidades do morador. Veja neste exemplo como o móvel também acomodou armários para armazenar todos os pertences de forma organizada.

Cores na parede

Foto: Reprodução / Migs Arquitetura

O dormitório simples não precisa necessariamente ter paredes brancas. Elas podem ser coloridas com tons sóbrios, e ainda ganhar um acabamento mais caprichado, como neste projeto, que incluiu molduras super charmosas atrás das camas.

Branco e preto

Foto: Reprodução / Luiz Humberto de Albuquerque

A composição deste quarto contou com escolhas simples, porém cheias de personalidade: a roupa de cama branca, com detalhes em preto combinando com a gravura dos quadros acima da cabeceira, um guarda roupa espaçoso e clean, e um criado mudo espelhado para adicionar um singelo toque de sofisticação.

Dicas profissionais e 30 fotos inspiradoras para decorar quartos de solteiros com estilo

Todo quarto precisa de uma área de circulação livre

E isso pode ser garantido incluindo somente o necessário no dormitório: móveis versáteis que garantam praticidade e conforto, espaço suficiente para armazenar os pertences e poucos objetos decorativos.

Todos os espaços bem aproveitados

Foto: Reprodução / Teresinha Nigri

Para ambientes compactos, é necessário utilizar todos os espaços da melhor maneira possível para acomodar todos os pertences do morador e atender suas necessidades. Perceba como a prateleira de apoio ao lado da cama se encaixa perfeitamente embaixo da mesa de estudos, sem atrapalhar a circulação.

Quarto simples feminino

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

Para um quarto carregado de feminilidade, é necessário incluir itens delicados, que represente bem o perfil de sua moradora, e como estamos falando de uma decoração simples, a quantidade desses itens deve ser equilibrada, sempre com muito bom gosto e precisão. Os tons principais são leves, mas os pequenos detalhes podem ganhar cores vivas e divertidas.

Almofadas perfeitas

Em meio a sobriedade e a simplicidade, as almofadas são ótimas alternativas para incluir feminilidade ao quarto, com cores vivas e divertidas. Veja como esta combinação de roxo, turquesa e tons de rosa atenderam bem esta proposta.

Um cantinho para estudar e se maquiar

Foto: Reprodução / Duda Senna

Um móvel versátil é aquele que pode atender mais de uma necessidade. Neste projeto, a pequena mesa instalada ao lado do criado mudo, além de aproveitar muito bem o espaço, serve para duas finalidades: como penteadeira e também como uma mesa de estudos.

Você pode incluir uma peça de valor sentimental na decoração

Foto: Reprodução / Todo Dia Arquitetura

Aquela roupa de cama passada de geração para geração ou a cadeira que foi da casa da avó… Mobílias carregadas de história trazem uma delicadeza pessoal para a decoração e, de quebra, ganham novas finalidades, como a cadeira que virou o criado-mudo nesse dormitório.

Rosa, amarelo e cinza

Foto: Reprodução / IBD Arquitetura

A cartela de cores usada neste quarto não poderia ser mais feminina! É possível encontrar pitadas de rosa, amarelo e azul em singelos detalhes, como a cadeira, as almofadas e os quadrinhos, oferecendo alegria em doses homeopáticas.

Um quarto para duas discretas moradoras

Foto: Reprodução / Fernanda Polizelli Hoffmann

A delicadeza dos quadrinhos e do papel de parede de poás são os destaques desta decoração simplista e madura. Perceba como o espaço foi bem aproveitado com a mesinha feita sob medida, que também atende como apoio para as camas sem a menor cerimônia.

Quarto simples masculino

Foto: Reprodução / Renata Basques

Um quarto masculino precisa ser prático. Os pertences de seu habitante devem ficar organizados e, ao mesmo tempo, precisam estar a mão para serem encontrados com facilidade. As cores mais utilizadas são as frias e os tons terrosos, e claro que o que não pode faltar são itens que representem os gostos pessoais dele. Mas, lembre-se: tudo deve ser incluído com bastante cautela!

O amante de futebol

Foto: Reprodução / Luciane Mota

Para o ambiente não ficar sobrecarregado, somente o necessário foi incluído nesta decoração. Uma cama confortável, um criado mudo e um armário foram suficientes.

Um quarto simples e clean

Foto: Reprodução / Ajax Builders

A cama com gaveteiros se torna super funcional e precisa para dormitórios com limitações de espaço, além de armazenar o que você bem quiser, como sapatos, roupas de cama e até materiais de trabalho, escola ou faculdade.

Incrivelmente minimalista

Foto: Reprodução / Pascali Semerdjian Arquitetos

Os materiais escolhidos para esta decoração, como a madeira e o couro, deram um toque de modernidade e simplicidade ao ambiente. E para aproveitar ainda mais o espaço, o televisor e a bancada foram instalados na parede.

Sob medida

Foto: Reprodução / Eliana Bovo

Para imóveis próprios, o ideal é sempre investir em dormitórios planejados. É uma maneira precisa de distribuir os móveis de maneira funcional, sem perder espaço, além de ser um investimento de longa durabilidade.

30 fotos de quarto de bebê feminino que você vai ficar totalmente encantada

Mesa organizada e clean

Foto: Reprodução / Renata Basques

Para o quarto masculino, o ideal é escolher uma mesa com linhas retas e colocar o menos possível em cima dela para manter a ordem. Assim não haverá distrações e nem nada para atrapalhar durante o trabalho ou estudo. Não esqueça também de incluir uma cadeira bem confortável, ok?

Quarto simples de adolescente

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Para essa turma, devemos pensar que a decoração não pode ser nem infantil e nem madura demais. Como é um espaço onde eles passam a maior parte do tempo, estudando, relaxando, ouvindo música, navegando na internet ou conversando com os amigos, o que não pode faltar neste refúgio é conforto.

Um quarto de adolescente precisa ter 3 itens básicos

Foto: Reprodução / Studio Novak

Um lugar para dormir, um para estudar e outro para se distrair. Nesse projeto, o pequeno espaço ganhou uma cama descolada encostada na parede, que possibilitou incluir a área de estudos logo ao lado. O televisor foi instalado no teto, ocupando o menos possível de espaço, e pode ser assistido confortavelmente da cama.

As cores favoritas devem ser levadas em conta

Foto: Reprodução / Carolina Danielian

Falando em cores, são elas que trazem jovialidade para o quarto. Mas como estamos falando de simplicidade, escolha somente uma parede para receber esse toque de alegria, principalmente se o tom escolhido for muito marcante.

Ressalte seus gostos pessoais

Ela gosta de música? Ou ele prefere esportes radicais? Pense em um método que destaque a preferência com delicadeza, como um adesivo simples de parede ou alguns poucos quadros.

Não se esqueça do vídeo game!

Foto: Reprodução / Na Toca Design

O console pode ser instalado em um cantinho do quarto com uma mobília funcional, como este rack com gavetas espaçosas, suficientes para armazenar jogos, controles, material escolar, entre outros pertences.

Espelhos criam uma sensação de amplitude

Foto: Reprodução / Renata Basques

O espelho é necessário para o quarto não só para conferir o visual enquanto se arruma, mas também para ampliar visualmente um espaço pequeno. Pense em uma peça simples e grande, instalada em uma parede espaçosa, ou nas portas do guarda-roupa.

Quarto simples de bebê

Foto: Reprodução / In and Out Kids

Decorar o quarto do bebê, sem dúvida, é uma das fases mais gostosas da gestação. E, muitas vezes, os pais optam por uma decoração mais simples, por pensarem em um investimento a longo prazo. As paredes ganham cores mais sutis, e os móveis podem ganhar uma outra função quando os pequenos crescerem um pouquinho. O que define a idade do pequeno morador são os poucos objetos decorativos, que podem ser trocados facilmente com o passar dos anos.

A cômoda-trocador

A cômoda é comumente usada não só para guardar as roupinhas e fraldas do bebê, como também como trocador. Uma simples mobília pode ser estilizada trocando apenas os puxadores, ou recebendo um colchãozinho bem fofo em sua superfície.

Quarto montessoriano

Foto: Reprodução / Coisinhas Bacanas

Além de ser um método incrível para estimular o aprendizado do pequeno, também é uma decoração conhecida por sua simplicidade e versatilidade. Você pode conhecer mais sobre este estilo clicando aqui.

Cores alegres e tons pasteis são super bem-vindos

Foto: Reprodução / Ateliê de Papel

Elas podem representar o sexo do bebê, ou apenas ter a melhor função de todas: trazer alegria para o cantinho dos pequenos. Um único móvel ou objeto de destaque, como quadrinhos, bandeirinhas e almofadas cumprem bem esta função.

Um dormitório clean reflete tranquilidade

Foto: Reprodução / Kali Arquitetura

E também pode ser usado por longos anos! Perceba como simples escolhas podem levantar o astral do ambiente, sem tirar a simplicidade e o frescor, como o móbile e os enfeites da prateleira.

O espaço também deve ser funcional para os pais

Foto: Reprodução / Carla D’Aqui

Por isso, é importante pensar em deixar também um espaço livre para circulação. Se o espaço permitir, incluir uma cadeira ou poltrona para amamentação e uma mesinha de apoio é super importante.

10 dicas essenciais para montar um closet pequeno

Quarto simples infantil de menina

Foto: Reprodução / Studio Projetar

Nessa fase, as pequenas garotinhas já andam, possuem os próprios gostos e preferências e precisam de um espaço para brincar e guardar seus brinquedos, que acabam fazendo parte também da decoração. Apesar de não ser uma regra, o rosa e o lilás reinam como as cores preferidas.

Um cantinho cor de rosa

Foto: Reprodução / Marel – Grupo Factory

Crianças precisam de uma área livre para brincar e, nesse quarto, os móveis foram todos encostados na parede para criar o espaço necessário. Um tapete bem confortável protege a criança do chão gelado na hora da diversão.

Na dúvida, prefira o branco

Foto: Reprodução / Marília Veiga

O quartinho de menina com o branco como cor predominante é uma aposta certeira para garantir não só a simplicidade, como também a amplitude e tranquilidade do ambiente. Pequenos toques de cor de rosa foram adicionados para dar feminilidade e graça ao espaço.

Aposte em uma roupa de cama divertida

Foto: Reprodução / Caroline Manfrin

O quartinho da menina pode ter poucos móveis e cores delicadas ou muito sóbrias, mas ficará muito mais despojado com uma roupa de cama bem colorida. O tema fica por conta da pequena moradora.

Estampas minimalistas

Foto: Reprodução / Ester Kloss & Helaine Pinterich

Pequenas adições de vermelho harmonizaram perfeitamente com a decoração minimalista e a estampa miudinha do papel de parede desse quarto. Até mesmo as almofadas e a roupa de cama entraram na combinação.

Cortinas trazem mais frescor para o ambiente

Um quartinho tão delicado merece peças com tecidos leves e cores claras, assim a iluminação externa é controlada, mas não totalmente inibida, perfeito para criar um clima despojado ao ambiente.

Quarto simples infantil de menino

Foto: Reprodução / Ah! Lá em Casa!

Se no quartinho delas o rosa e o lilás reinam, no cantinho dos meninos o que mais se destaca é o uso do azul ou verde, combinados a cores mais quentes, como o amarelo e vermelho. Para não perder a simplicidade, os móveis sempre serão básicos, e a decoração ganha vida com bonecos, colcha de cama e quadros.

A paixão por carros

Foto: Reprodução / Decorellas

Mesmo se o pequeno morador for novinho, sempre leve em conta os seus gostos pessoais. Ele gosta de carros? Capriche em um quadro ou em uma colcha bonita. Ele prefere dinossauros? Inclua um brinquedo bem bacana na prateleira ou ao lado da cama. O importante é ter algo que represente o seu gosto pessoal.

Estilo navy

Foto: Reprodução / Regina Meira

O quartinho simples é unissex e pode acompanhar o dono do quarto até a adolescência, quando o uso das cores e os móveis ideais são escolhidos. Para não ter erro, escolha mobílias brancas de longa durabilidade, pois elas são atemporais.

Livros e brinquedos preferidos devem ficar a mão

Foto: Reprodução / Guilherme Torres

O quarto permanecerá arrumado por muito mais tempo se tudo o que for mais usado pelo pequeno morador ficar mais acessível. Os objetos podem ser armazenados em nichos, baldes, estantes, prateleiras ou gaveteiros.

Crie um ambiente inspirador para ele

Foto: Reprodução / Erik Matsumoto

Nesta fase, as crianças relutam para dormir em seu próprio quarto, pois para eles a cama dos pais sempre é muito mais gostosa. Portanto, tente criar um ambiente que estimule a permanência dos pequenos em seu próprio canto, como um cantinho da leitura, por exemplo.

Quadrinhos e almofadas com os mesmos tons

Foto: Reprodução / Rosana Pintor

Para incluir uma temática no quarto, escolha um cantinho especial para adicioná-la sutilmente, como esta decoração com um leve toque safari: os quadrinhos de animais fofos e almofadas e roupa de cama em tons terrosos para combinar.

Viu como é fácil criar um ambiente leve, inspirador e aconchegante em um dormitório simples? Isso tudo é garantido quando levamos em conta a personalidade e gostos pessoais do dono, sempre na dosagem certa e com muito bom gosto. Boa reforma!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS