Quarto verde: 40 fotos e dicas para apostar na cor para seu dormitório

Escrito por Mariana Paiva

Foto: Reprodução / Home Designing

Grandes aliadas da decoração de interiores, as cores não apenas embelezam, mas também harmonizam e transmitem diferentes características e particularidades aos ambientes em que são aplicadas. Os tons mais quentes (como o amarelo, laranja e vermelho) proporcionam sensações de acolhimento, enquanto os mais frios (como azul, verde e violeta) ampliam visualmente os espaços disponíveis.

Observa-se, entretanto, que a eleição de apenas uma delas não garante a elaboração de decorações impecáveis, valendo-se da combinação com outras cores para uma ambientação mais aconchegante.

Com atributos de prosperidade e tranquilidade, o verde (aplicado em quadros, luminárias, tapetes, cortinas, mobiliários, roupas de cama, assim como nos revestimentos das paredes) é indicado para a criação de ambientes mentalmente equilibrados e que objetivam relaxamento, atenuando emoções e aumentando a consciência e a compreensão dos indivíduos.

Abaixo reunimos algumas dicas e inspirações enfatizando, mas não restringindo, a aplicação do verde em suas mais diversas tonalidades para a decoração de dormitórios destinados a todas as idades.

Por que apostar na cor verde para quartos?

Foto: iStock

Associado a elementos orgânicos (como flores, plantas e madeiras diversas), o verde é também considerado como símbolo de crescimento, esperança e satisfação. Entre as diferentes sensações e percepções que proporciona, destaca-se na estimulação da saúde e bem estar das pessoas.

Suas tonalidades claras são indicadas para ambientes que buscam calmaria e tranquilidade, enquanto as mais fortes energizam, valendo-se do cuidado para que seus excessos não provoquem sensações de opressão. Para a arquiteta Lívia Ornellas, o verde é a cor predominante na natureza e traz modernidade e elegância se associado ao dourado, prateado, preto ou branco. Quando falamos em dormitórios, “a dica é usar um verde clarinho, pois traz a sensação de paz e serenidade ao ambiente, aliado perfeito para uma boa noite de sono” complementa a arquiteta.

Quarto verde de casal

Foto: iStock

Ambiente compartilhado, sua decoração demanda combinações equilibradas que contribuam com a convivência de seus ocupantes. Nesse sentido, os elementos em verde aparecem trazendo características curativas (renovação e regeneração), além de calmaria e fertilidade.

Segundo a arquiteta Lívia Ornellas, tons mais escuros de verde demandam a criação de contrapontos com cores mais claras e vice-versa. Para casos em que os casais tenham dúvidas quanto a uma aplicação mais generalizada, “aposte em colchas e objetos decorativos com detalhes em verde, isso porque são mais fáceis e econômicos no caso de futuras substituições”. A entrevistada ainda complementa que tons de madeira também combinam muito bem com verde.

Quarto verde infantil

Foto: iStock

Considerado como o ambiente em que as crianças viverão suas melhores histórias fantásticas, quartos infantis demandam decorações não apenas agradáveis, mas também extremamente seguras, com móveis funcionais e resistentes. Das paredes esverdeadas às decorações temáticas (como selvas e fazendas), elementos com pequenos detalhes verdes garantem composições para todos os gêneros.

Antes da escolha da tonalidade de verde é necessário que se conheça o usuário, “sendo uma criança, é importante conversar com os pais para saber o comportamento do filho, se é calmo ou agitado, isso vai ajudar a nortear essa escolha de tonalidade, já que pode ser associado a um tom mais claro caso a ideia seja trazer mais tranquilidade para a criança, ou uma cor mais vibrante ou fechada, para estimular a criatividade e comunicação” recomenda Lívia Ornellas.

Quarto verde de solteiro

Para quartos de solteiro, o verde se apresenta como a tonalidade que instintivamente conectamos quando vivemos determinados traumas, ativando sensações de conforto, assim como trazendo paz e boas energias.

Entre as sugestões de decoração, a escolha de uma ou duas paredes para a aplicação de destaque da tonalidade, ampliando a sensação de espaços disponíveis. Lívia Ornellas sugestiona a complementação com elementos fixos como marcenaria e mobiliários, isso porque móveis planejados são ótimos para espaços reduzidos.

Aposte também em cores complementares para a criação de uma decoração contrastante, aplicando em roupas de cama, cortinas e até mesmo em detalhes dos móveis, “é importante sempre associar o verde com outra cor de apoio e, para a alegria de quem gosta dessa cor, ele combina com quase todas do arco-íris, desde o azul até o laranja” complementa.

40 projetos de quartos verdes para se inspirar

Considerando as diversas sensações que a tonalidade transmite, assim como suas relações psicológicas de aumento da satisfação, do desempenho e da criatividade, abaixo uma lista de dormitórios verdes inspirativos decorados para todas as idades.

1. Delicadeza na decoração com candy colors

Foto: Reprodução / Apartamento 21B

Ambientação suave apostando na utilização de cores em tons pastéis nas paredes, roupas de cama e mobiliários. O romantismo é complementado com o toque aveludado presente na cabeceira capitonê, assim como pelos detalhes florais presentes em elementos decorativos como vasos e quadros. O verde dessaturado em parte da parede proporciona serenidade ao ambiente.

2. Verde na criação de decorações contrastantes

Foto: iStock

Contrapontos e pequenos contrastes são ideais para a criação de ambientes equilibrados e harmônicos. Para uma boa utilização do verde na decoração, aposte em sua combinação com cores claras presentes em detalhes de roupas de cama, pequenas porções nas paredes, assim como em elementos decorativos como vasos e luminárias.

Beliches infantis: ideias do tradicional ao lúdico

3. Dormitórios energizantes

Foto: Reprodução / Safe Men

O verde em suas tonalidades mais fortes e vibrantes é indicado para dormitórios que buscam a transmissão de energias positivas aos seus ocupantes. A inserção de elementos decorativos em madeira (como painéis, cadeiras e piso amadeirado) contribuem com a criação dessa atmosfera de atribuições orgânicas e energizantes.

4. Quarto de menino com detalhes verdes

Foto: Reprodução / Renove Projetos

Aos que preferem a inserção de pequenos elementos, roupas de cama e papéis de parede com detalhes em verde, opção que acompanha o crescimento e desenvolvimento dos usuários do dormitório, uma vez que não demanda mudanças bruscas. Mobiliários neutros com destaque para nichos que acomodam brinquedos e outros elementos decorativos.

5. Parede decorativa para dormitórios infantis

Foto: Reprodução / Fazendo Interiores

A criação de ambientes aconchegantes são essenciais para um bom desenvolvimento dos pequenos. Aposte em papéis de parede com motivos lúdicos que incentivam a imaginação, assim como em iluminação indireta que proporciona conforto ao dormitório. O verde é aplicado buscando o aumento da imunidade e a estimulação do crescimento.

6. Tons amadeirados na combinação com o verde

Foto: iStock

Tonalidades terrosas e amadeiradas resultam em decorações com toques orgânicos quando combinadas com o verde e suas inúmeras nuances. O mobiliário escuro contrasta com as paredes, tapetes e luminárias em cores claras e o verde presente na roupa de cama e na pequena faixa localizada na parede proporciona frescor ao dormitório.

7. Decoração com cores contrastantes

Foto: iStock

Aposte na combinação do verde com cores complementares como azul e laranja, que resultam em dormitórios contrastantes e visualmente mais alegres e divertidos. Detalhes em madeira como portas e partes do mobiliário trazem harmonia para que o ambiente não se apresente com exageros, prejudicando o descanso de seus ocupantes.

8. Combinação de cores para ambientação aconchegante

Foto: Reprodução / TulipaBaby

Para a fuga de combinações monótonas, invista na combinação de cores complementares em tons pastéis, resultando em ambientações visualmente mais aconchegantes. Aplique diferentes papéis de parede usando as mesmas tonalidades, transferindo também para os mobiliários e itens como poltronas, vasos decorativos, roupas de cama e pelúcias.

9. A sofisticação do verde escuro na decoração

Foto: Reprodução / Power Of Art

O verde escuro em apenas uma das paredes do dormitório proporciona sofisticação ao ambiente quando combinado com tons mais neutros como preto, cinza e branco, presentes nas roupas de cama. Os móveis em cores claras e com acabamentos rústicos complementam a decoração adicionando suavidade e receptividade ao ambiente.

10. Decoração com o verde Greenery

Foto: Reprodução / Rekonstrukce Domu

Eleita como a tonalidade destaque de 2017, o verde Greenery aparece aplicado em paredes, persianas, cortinas e roupas de cama. O branco permite que a tonalidade se sobressaia sem exageros e a decoração é complementada com plantas, vasos decorativos em formatos orgânicos e luminária minimalista.

11. Quarto infantil com decoração delicada

Foto: Reprodução / We Heart It

Tons pastéis adicionam delicadeza ao dormitório, assim como proporcionam contrastes suaves com o verde aplicado em detalhes das roupas de cama e dos quadros decorativos. O mix de estampas (poás, xadrez e arabescos) alegra o ambiente.

12. Decoração com toques orgânicos

Foto: Reprodução / 微众圈

Para a elaboração de uma decoração verde com toques orgânicos, aposte na combinação da tonalidade com outras mais terrosas. Invista em itens decorativos em cores mais neutras (como cortinas, cabeceira, luminárias, criado-mudo e porta-retrato) e aposte no verde para roupas de cama (cobreleitos, capas de almofada, entre outros). Um vaso com flores complementa o estilo da decoração.

13. Descontração na decoração floral

Fugindo da monotonia, decorações com motivos florais incluem o verde de forma equilibrada e bastante romântica no dormitório. Com almofadas estampadas, aposte na elaboração de uma paleta para o restante do ambiente que lembre as cores presentes nessas estampas, aplicando nas roupas de cama, paredes, mobiliários e luminárias.

14. A alegria das cores complementares

Foto: iStock

Para a elaboração de ambientes alegres e descontraídos, aposte no verde e suas diferentes nuances combinados com cores complementares. O azul permite a criação de contrastes, ficando bem combinado com mobiliários e itens decorativos brancos ou em tons amadeirados.

15. O verde valorizando o espaço de descanso

Foto: Reprodução / Decor Ruwichurch

Para ocupantes agitados, invista no verde em suas nuances mais claras e suaves, isso porque a tonalidade proporciona sensações de paz e serenidade, sendo ideais para espaços de descanso e relaxamento, como os dormitórios. Complemente a decoração utilizando-se de mobiliários em madeira, combinação que harmoniza o ambiente e as energias transmitidas.

16. Um mesmo ambiente para dois ocupantes

Foto: Reprodução / LR Castilho Pisos Laminados

50 modelos que te ajudam a escolher o abajur perfeito para o seu quarto

Aplicado em quartos femininos e masculinos, o verde em suas tonalidades pastéis ficam bem combinados com outras cores, principalmente as complementares. Para uma ambientação ainda mais aconchegante, mobiliários minimalistas e em cores neutras, assim como a aplicação de papel de parede que estimula a imaginação dos pequenos. O piso amadeirado traz conforto térmico.

17. Dormitório infantil com mix de estampas

Foto: iStock

Para a elaboração decorações divertidas e aconchegantes, mistura de estampas geométricas quadradas e arredondadas presentes nas paredes e no tapete, ambos em tons pastéis e cores complementares ao verde. Roupas de cama em tons que se assemelham às das estampas e mobiliários brancos, resultando em suavidade.

18. Uma ou duas paredes verdes na decoração

Foto: Reprodução / Cool Housez

Para ambientações que não exagerem na utilização do verde e suas nuances, a escolha de uma ou duas paredes para sua aplicação são suficientes para uma decoração diferenciada. O branco, aplicado no restante das paredes e em partes de móveis multifuncionais, cortinas e roupas de cama permite a elaboração de contrastes agradáveis.

19. Ambiente acolhedor para descanso

Foto: Reprodução / Susan Kennedy Design

O dormitório contemporâneo tem suas bases principalmente na escolha da paleta de cores e no design dos móveis. A paleta calma e pacífica de tons terrosos e verdes dialoga com a cama suspensa e os detalhes florais das roupas de cama e do vaso decorativo, resultando não apenas modernidade, mas também em delicadeza e aconchego.

20. Parede verde aveludada romântica

Foto: Reprodução / Artkasa Dourados

Demandando boas sensações e energias, a parede verde aveludada com ornamentação de arabescos traz romantismo ao dormitório do casal. O espelho amplia os espaços disponíveis e os móveis em madeira combinados com cores mais claras e neutras, assim como a iluminação embutida e focalizada resultam em acolhimento e elegância.

21. Quarto verde temático

O futebol aparece como uma entre as diversas opções temáticas para decoração de dormitórios. Utilizando-se do minimalismo, o verde adotado pelo time aparece aplicado em uma das paredes do ambiente e combinado com pequenos elementos decorativos como mouse pad, porta-retrato, porta-lápis e miniaturas. O mobiliário branco faz com que o verde se sobressaia sem carregar visualmente o ambiente.

22. Quarto de casal com atmosfera tropical

Foto: Reprodução / Habitissimo

Dormitório com papel de parede com motivos florais, cabeceira de bambu e tapete em fibras naturais, decoração oferecendo um universo de texturas e sensações. A atmosfera tropical é complementada pelos móveis em madeira escura com acabamentos também em fibras naturais, espelho com moldura de cipós, assim como pela inserção de elementos verdes (cortina e capas de almofada).

23. Decoração ao estilo color blocking

Foto: Reprodução / Contemporist

Para um ambiente receptivo, aposte na decoração com cores vibrantes opostas ou análogas. Utilizadas em seus tons pastéis, cores como rosa e laranja resultam em combinações aconchegantes com o verde. A cama montessoriana finaliza a produção proporcionando liberdade de movimentos e circulação.

24. Verde em combinações elegantes

Foto: Reprodução / Lennar Nashville

A escolha de apenas uma parede do dormitório para a aplicação do verde é suficiente para a elaboração de uma decoração elegante, ainda mais quando combinada com elementos dourados (quadros decorativos e detalhes do ventilador), brancos (cortinas, restante das paredes, roupas de cama) e prateados (luminárias), cores essas associadas também a modernidade.

25. Papel de parede e persiana romana na decoração

Foto: Reprodução / Leroy Merlin

Itens com forte poder decorativo, o papel de parede com motivos florais em fundo verde ganha destaque com a iluminação natural proporcionada pela persiana romana que sobe criando dobras no tecido, conferindo elegância e boa ventilação ao ambiente. As tonalidades das flores são aplicadas em almofadas decorativas e em uma das paredes, equilibrando a decoração.

26. Verde escuro e a criação de contrapontos

Foto: Reprodução / Quarto Decorado

O verde em seus tons mais escuros demanda a elaboração de contrapontos com cores mais claras e neutras. Para isso, o branco aplicado em roupas de cama e molduras de quadros, assim como a utilização de mobiliários amadeirados são boas escolhas para decorações harmônicas e que proporcionem relaxamento.

27. Quarto com decoração estilo retrô

Foto: Reprodução / Home Designing

A tranquilidade e calmaria proporcionada pelos diferentes tons verdes na decoração do dormitório foram complementadas com toques retrôs vindos de aplicações florais nas almofadas, luminária, roupas de cama e espelho (que inclusive amplia o ambiente). A iluminação embutida confere sensação de conforto pois não ofusca tanto quanto a iluminação convencional.

28. Móveis funcionais para quartos infantis

Foto: Reprodução / House And Garden

Mais importante que a decoração é a elaboração de ambientes seguros e funcionais para o desenvolvimento das crianças. Aposte em móveis multifuncionais como camas com gavetões e paredes que comportam nichos organizadores, detalhes que otimizam os espaços de dormitórios pequenos.

Quartos pequenos: 11 dicas e grandes ideias para decorar o espaço com estilo

29. Degradê para ambientes descontraídos

Foto: Reprodução / CP Imóveis

Opção de investimento econômico na decoração, a mistura de tonalidades verdes para o efeito degradê trazem amplitude ao ambiente sem a necessidade de grandes reformas. A combinação com itens decorativos brancos harmonizam e também modernizam.

30. Quarto de casal com decoração clássica

Foto: iStock

A decoração é enfatizada pelos móveis clássicos, com acabamentos arredondados, desenhos rebuscados e detalhes dourados, trazendo refinamento ao dormitório. A harmonia é alcançada com a escolha de apenas uma parede verde em contraste com outras brancas, resultando em um ambiente elegante e acolhedor.

31. Dormitório neutro com decoração colorida

Foto: iStock

Aos que apresentam dúvidas quanto a inserção do verde de maneira mais generalizada, invista em ambientes com paredes e mobiliários em cores neutras, aplicando diferentes cores e estampas nas roupas de cama e nos itens decorativos como caixas organizadoras, porta-retratos e tapete de fibras naturais. Incremente com lustre em modelo clássico.

32. Quarto de bebê em estilo montessoriano

Foto: iStock

Recomendado para crianças em desenvolvimento, o método montessoriano combina a escolha de cores com a correta disposição dos móveis, objetivando a autonomia e liberdade dos pequenos com uma dose de segurança. O verde é aplicado visando a estimulação da comunicação e os mobiliários na altura dos olhos para a estimulação do sentimento de confiança. O espelho ajuda no reconhecimento de si mesmo e o tapete contribui com experiências sensoriais e de delimitação de espaço.

33. Decoração com cores quentes

Foto: iStock

Recomenda-se cores quentes, como o laranja e tons amarelados, para a elaboração de ambientes com fortes sensações de acolhimento. O verde, entretanto, é adicionado buscando não apenas o equilíbrio e harmonia na decoração, como também objetivando a ampliação do ambiente e seu consequente espaço de relaxamento.

34. Dormitório aconchegante em tons pastéis

Foto: iStock

Conferindo aconchego ao ambiente em que são aplicadas, as cores em tons pastéis caracterizam-se pela suavidade e sensações de tranquilidade que transmitem. Fazendo-se presentes em roupas de cama, mobiliários e capas de almofadas, são cores pouco saturadas que acrescentam delicadeza e sofisticação na decoração.

35. Iluminação como diferencial na decoração

Foto: iStock

Quarto branco complementado com detalhes verdes nas cortinas, roupas de cama e em faixa colorida na parede, que com iluminação embutida proporciona efeito decorativo junto à cabeceira da cama. A utilização de luzes focais e de toda uma parede em vidro contribuíram com uma iluminação mais aconchegante.

36. Detalhes coloridos que fazem a diferença

Foto: iStock

No caso de dormitórios predominantemente neutros, sejam nas cores das paredes ou nos mobiliários, aposte na inserção de elementos em diferentes tonalidades verdes para a elaboração de uma decoração voltada ao descanso de seus ocupantes. Tons mais claros acalmam, enquanto os mais vibrantes energizam em diferentes proporções.

37. Aconchego do colchão no chão

Foto: Reprodução / Hinck Amsterdan

Além da escolha pelas diferentes tonalidades verdes para a elaboração de uma decoração repleta de energias positivas e vitalidade, o colchão no chão traz uma ambientação receptiva e aconchegante quando combinado com grande número de almofadas. Complemente com difusores de ambiente, um arranjo de flores e pedras energizantes.

38. Motivos florais nos elementos decorativos

Foto: Reprodução / Devi

Estampas florais proporcionam toques românticos e orgânicos na decoração do dormitório. Suas pétalas rosadas ficam bem combinadas com cores mais neutras como o creme e o branco, mas também recebem o verde com harmonia suficiente para uma ambientação calmante. O romantismo é complementado com o capitonê na cabeceira, painel decorativo e recamier.

39. Quarto de casal com decoração latina

Foto: Reprodução / Motley Decor

O estilo latino-americano é evidenciado pela combinação de cores quentes e vibrantes com o arranjo de flores e a cabeceira verde-camuflada. Os quadros e a almofada com gravura complementam a inspiração, valendo-se também da combinação do verde das paredes com as roupas de cama estampadas com motivos geométricos em preto e branco. Aos pés da cama, um banco de madeira também garante acomodação.

40. Espaço pensado para dois ocupantes

Foto: Reprodução / Lennar Nashville

A beliche se traduz em versatilidade nos ambientes em que é necessário a acomodação de duas pessoas. No que se refere às cores, o verde é escolhido objetivando a estimulação da comunicação, enquanto o azul favorece o exercício intelectual, ou seja, com ambas cores trabalhando pela convivência e desenvolvimento de seus ocupantes. Itens como roupas de cama, puffs e cortinas são mais facilmente substituídos no processo de crescimento.

A escolha das melhores tonalidades verdes para a decoração de ambientes específicos como dormitórios (que abrigam crianças, jovens ou casais) é motivada não apenas pelas preferências, mas também pelos atributos que seus ocupantes desejam presentes nesses espaços de vivência e convivência. Considerado como a própria imagem da segurança e proteção, invista no verde e suas diferentes tonalidades para a criação de ambientes receptivos e bastante aconchegantes.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS