Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design
Por Ana Kordelos
Atualizado em 05.05.22
Com o tamanho físico das residências diminuindo e a preocupação em se ter um lar confortável e funcional aumentando cada vez mais, a busca por ambientes planejados é mais do que necessária. Desta forma, com a ajuda de um profissional capacitado, é possível planejar os móveis, sua disposição no espaço disponível e até os itens decorativos, de modo que o ambiente corresponda às expectativas dos residentes, unindo funcionalidade e beleza.
Publicidade
No quarto, este cuidado não é diferente. O local tem a função de proporcionar bons momentos de relaxamento e tranquilidade, normalmente desfrutados ao final do dia, para recarregar as energias. Por isso, o ideal é que o ambiente conte com uma confortável cama, uma iluminação adequada e o espaço livre para trânsito – e tudo isso deve estar em harmonia, para garantir o descanso adequado.
A possibilidade de planejar os móveis do quarto não se limita ao quarto de casal, estendendo-se ao quarto infantil e de solteiro e até de hóspedes, devendo atender as necessidades específicas de cada morador. Confira a seguir uma seleção de lindos quartos planejados com grande diversidade de estilo, espaço disponível e funções e inspire-se:
Neste projeto, é possível comprovar como um móvel bem planejado pode fazer a diferença. O guarda-roupas, além de acomodar as roupas pessoais, ainda armazena roupa de cama, tem lugar reservado para o frigobar, painel de tv e mesa extensível possibilitando o uso do computador.
Foto: Reprodução / Juliana Pippi
Aqui, o recorte na marcenaria do armário, além de oferecer amplos espelhos, facilitando o momento da troca de roupas, ainda esconde a porta que dá acesso ao banheiro, aproveitando a parede por completo e aumentando o espaço de armazenamento do armário.
Recurso decorativo democrático, ao aplicar um papel de parede é possível transformar a aparência de um cômodo, trazendo mais informação visual à ele. A dica é optar por uma cor neutra ou subtons de cores já utilizadas na decoração do ambiente, como neste quarto de uma jovem menina.
Foto: Reprodução / Marcia Arcaro
Aqui, como o foco é adicionar os recursos necessários para que o quarto se transforme em um home office, atendendo as necessidades da jovem moradora, a arquiteta contou com a ajuda de uma marcenaria personalizada, onde a espaçosa mesa garante um espaço de trabalho e estudo.
Foto: Reprodução / Esphera Arquitetura
Como o quarto que irá receber o bebê recém-nascido deve ser funcional, atendendo a demanda dos pais, nada mais justo de que um bom planejamento para que este objetivo seja alcançado. Aqui a disposição dos móveis também é importante, facilitando o trânsito em seu interior.
Foto: Reprodução / Danyela Corrêa
Apesar de ter medidas mais singelas, este quarto de solteiro garante espaço de sobra para momentos de lazer e descanso. O móvel personalizado inclui uma estrutura para a cama, com ampla gaveta e painel para tv, além de nichos e uma mesa, garantindo espaço para os estudos.
Foto: Reprodução / Leonardo Muller
No caso de um quarto infantil, quanto mais cor e formas variadas, mais alegre e criativo se tornará o ambiente. Aqui, com a paleta de cor baseada em azul e amarelo, o formato dos móveis e o contraste entre os objetos encanta e estimula os pequenos.
Publicidade
Foto: Reprodução / Patrícia Kolanian Pasquini
Como este quarto foi projetado para acomodar duas meninas, tanto a interação quanto a necessidade do espaço individual foram levadas em consideração. As camas acomodadas nas extremidades do cômodo divide o espaço de cada uma, e a mesa proporciona os momentos de união.
Foto: Reprodução / Fernanda Renner Ely
Esta é outra vantagem em se optar por um quarto planejado: permitir que as características e interesse de seu morador seja visualizada a cada vislumbre. Aqui o móvel personalizado garante espaço garantido para os instrumentos musicais e a ampla coleção de CDs.
Foto: Reprodução / HS Arquitetura
Este é um belo exemplo de como um quarto planejado se torna a opção ideal para quem dispõe de pouco espaço neste cômodo. Aqui, a cama foi posicionada no meio, cercada por pequenos, porém funcionais, criados-mudos. Com o guarda-roupas de um lado e o espelho de outro, as trocas de roupas tornam-se mais eficientes.
Foto: Reprodução / Adriana Fontana
Neste projeto, a ampla estante com recortes e belos desenhos mostra-se a estrela do ambiente. Além de acomodar itens decorativos e garantir espaço reservado para a TV, ainda é multi-função: faz as vezes de divisória, dividindo harmonicamente o ambiente integrado.
Quem prefere um ambiente com poucos móveis, mas não abre mão de um ambiente funcional, vai se encantar com este projeto. Aqui a cabeceira foi substituída por um amplo painel de madeira com espelho em seu centro, ligado à mesa de home office. Os nichos complementam o visual.
Foto: Reprodução / Roberta Devisate
Neste ambiente, espaço não era problema. Aqui, o objetivo era aproveitar as dimensões do quarto, integrando seus espaços através da marcenaria planejada. Desta forma, a mesma madeira visualizada na estrutura da cama também está presente no painel de TV e na mesa de estudos.
Foto: Reprodução / Izabel Lessa
Buscando planejar um ambiente que tivesse espaço o suficiente para o jovem menino brincar, o móvel utilizado como estrutura da cama estende-se por toda parede, resultando em um belo espaço para brincar. O projeto ainda conta com um lugar reservado para acomodar os livros de histórias.
Foto: Reprodução / Marlon Gama
Como na infância o quarto é o local destinado não somente ao descanso, mas também aos momentos de lazer, brincadeiras e descobertas, nada mais justo do que ser um ambiente que estimule a criatividade e encanto nas crianças. Aqui, as luzes de led simulam um céu estrelado.
Foto: Reprodução / Bianchi e Lima Arquitetura e Interiores
A cama foi posicionada ao centro, cercada por amplos armários e um pequeno criado-mudo, garantindo um cantinho específico para itens de decoração. O uso do espelho é um recurso inteligente para garantir a impressão de que o espaço disponível é maior do que a realidade.
Foto: Reprodução / Braccini+Lima Arquitetura
Ao solicitar um projeto de guarda-roupas planejado, é interessante apostar em um modelo que tenha a altura exata do pé direito do quarto. Deste modo, passará a impressão de ser embutido, garantindo um ambiente mais amplo.
Foto: Reprodução / Stanys de Almeida
Apesar de muitas vezes deixadas de lado nas opções de guarda-roupas disponíveis no mercado, as gavetas cumprem papel importante na organização de um quarto. Aqui elas possuem tamanho diferenciados, permitindo acomodar os mais variados objetos em seu interior.
Foto: Reprodução / Gabriela Herde Arquitetura e Design
Este é o item que demanda mais planejamento, já que possibilita funções variadas e possui presença marcante no espaço. As portas de correr garantem a praticidade de acesso ao seu conteúdo sem a necessidade de muito espaço disponível, e os espelhos aplicados em seu exterior colaboram para ampliar o ambiente.
Foto: Reprodução / Patricia Azoni
Os tons de bege, branco e suas variações garantem um ambiente mais tranquilo e acolhedor. Focos de luzes localizadas e pendentes proporcionam uma luz mais suave, ajudando a induzir ao relaxamento nos momentos que antecedem o sono.
Foto: Reprodução / Cristiane Bergesch
Auxiliando na facilidade de limpeza, ao optar por criados-mudos embutidos na cabeceira e suspensos, este item ainda evita a poluição visual do ambiente. Como a cabeceira é mais alta, a escolha por um quadro de medidas diferenciadas foi uma solução inteligente.
Foto: Reprodução / MeyerCortez
Como o quarto é um ambiente que tem por função proporcionar tranquilidade e relaxamento, ao buscar um projeto de iluminação personalizado, é possível alterar o clima do ambiente ao lançar mão de recursos como focos de luzes e fitas de led.
Foto: Reprodução / Elizabeth Martins
Com formato inusitado, somente com o auxílio da marcenaria personalizada foi possível aproveitar todo espaço disponível para o melhor aproveitamento do quarto. Assim, até mesmo o painel da TV ganha um visual diferenciado, com portas recortadas do armário.
Foto: Reprodução / Noura Van Dijk
Buscando trazer a unidade e harmonia ao ambiente, além de torná-lo ainda mais aconchegante, o amplo tapete proporciona um deslocamento mais confortável através do cômodo. Aposte em cores neutras, texturas macias e cuide com o tamanho escolhido: não deve sobrar, nem faltar.
Foto: Reprodução / Casa 2 Arquitetos
Na hora de elaborar o projeto dos móveis para o quarto, adicionar luzes embutidas garante funcionalidade e beleza ao espaço. Além de destacarem os objetos armazenados em seu interior, ainda tornam-se uma alternativa para uma iluminação mais suave no cômodo.
Foto: Reprodução / LM Arquitetura
As possibilidades de matérias primas disponíveis para a confecção de móveis são variadas. É possível e enriquece o visual do ambiente mesclar opções diferentes. Neste espaço, os nichos confeccionados em acrílico transparente conferem ainda mais destaque ao objetos decorativos em seu interior.
Foto: Reprodução / ABHP Arquitetura
Neste quarto infantil, as funções de cada móvel são bem definidas, assim como o seu posicionamento: o guarda-roupas ao canto, ligado à prateleira com nichos coloridos que armazena brinquedos, com a cama logo abaixo e o trocador e o berço no lado oposto.
Foto: Reprodução / Condecorar Arquitetura
Aqui, além de armazenar e organizar as vestimentas dos donos do quarto, este amplo móvel ainda possui superfície espelhada e com certa transparência, permitindo a visualização de seu interior e facilitando a locação das roupas, além do espaço reservado para a TV.
Foto: Reprodução / Kali Arquitetura
Neste projeto, além do amplo e confortável tapete estendido por todo o cômodo, o guarda-roupas espelhado também garante a sensação de profundidade e amplitude ao ambiente. Para um visual diferenciado e mais tranquilo, trilho de luzes com focos direcionais.
Foto: Reprodução / Fabiana Rosello
Feito com marcenaria personalizada, ocupa duas paredes do cômodo, garantindo espaço de sobra para acomodar os pertences do casal. Suas portas de correr facilitam o acesso aos itens sem ocupar muito espaço, e ainda contam com espelhos com certa transparência, deixando-os com fácil visualização.
Como o uso de objetos decorativos e o estilo escolhido é algo pessoal, busque inspirar-se na disposição e funcionalidade dos móveis, paletas de cores e diferenciais nas composições dos quartos:
Foto: Reprodução / Actual Design
Foto: Reprodução / Marel
Foto: Reprodução / Ana Luisa Previde
Foto: Reprodução / Studio Scatena Arquitetura
Foto: Reprodução / Juliana Lahóz Arquitetura
Foto: Reprodução / Raduan Arquitetura
Foto: Reprodução / Iara Kílaris
Foto: Reprodução / Camila Chalon
Foto: Reprodução / BYARQ Arquitetura & Design
Foto: Reprodução / Meu App 22
Foto: Reprodução / My House Móveis Planejados
Foto: Reprodução / Primattus Design
Foto: Reprodução / TWB Arquitetura
Foto: Reprodução / Kali Arquitetura
Foto: Reprodução / Ana Mähler
Foto: Reprodução / Renata Basques
Foto: Reprodução / Gabriela Herde
Foto: Reprodução / Personal Interiores
Foto: Reprodução / Camila Chalon
Foto: Reprodução / Serra Vaz Arquitetura
Foto: Reprodução / Letícia Araújo
Foto: Reprodução / Karla Silva Arquitetura e Interiores
Foto: Reprodução / Érica Salguero
Foto: Reprodução / Luciana Latorre Interiores
Foto: Reprodução / Karla Oliveira
Foto: Reprodução / Lia Strauss
Foto: Reprodução / MM18 Arquitetura
Foto: Reprodução / Square Arquitetura
Foto: Reprodução / Vanja Maia
Foto: Reprodução / Camila Chalon
Foto: Reprodução / Marilia Zimmermann
Foto: Reprodução / Iara Kílaris
Foto: Reprodução / Join Arquitetura
Foto: Reprodução / Iara Kílaris
Foto: Reprodução / MeyerCortez
Apesar de poder despender de um orçamento mais avantajado, é inegável que o ambiente ganha mais funcionalidade e beleza ao ter um projeto personalizado. Com possibilidades para todos os gostos e bolsos, basta buscar um profissional capacitado para garantir o quarto dos sonhos.