Ráfia: 25 ideias de decoração e dicas para cultivar essa palmeira

Anna Paula Moraes


Atualizado em 21.12.23

A ráfia é um tipo de palmeira muito usada em jardins e ambientes internos. É uma planta de grande beleza ornamental, fácil cultivo e que se desenvolve bem em locais fechados. Abaixo, descubra seu significado especial, dicas de cuidados, ideias para usá-la na decoração da casa e informações úteis sobre a espécie.

Conheça a especialista

Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.

Significado da planta ráfia

A palmeira-ráfia, também conhecida como palmeira-ráfis e Rhapis excelsa, é originária da China. Acredita-se que é uma planta que atrai riqueza e sucesso para o local onde é colocada. Por isso, além dos interiores de residências, também é uma espécie muito indicada para empresas, escritórios e locais de trabalho. Ela ainda ajuda a purificar o ar e eliminar gases tóxicos do ambiente.

Publicidade

Como cuidar da ráfia

Muito popular na decoração de interiores, essa planta exige apenas cuidados simples para se manter linda e saudável. Descubra quais são:

  • Sol: é uma planta que prefere ser cultivada na meia-sombra, mas tolera tanto locais com sol pleno ou sombra. Em interiores, deve ficar em espaços bem iluminados. No entanto, fique sempre de olho nas pontinhas das folhas, pois podem apresentar queimaduras quando ressecadas.
  • Rega: regue ao menos uma vez por semana e, caso necessário, aumente a frequência nos meses mais quentes do ano. É uma planta que adora receber água borrifada em suas folhas. Não tolera encharcamento, por isso, verifique sempre o solo antes de regar.
  • Como plantar: pode ser plantada em vasos ou canteiros no jardim. No caso de vasos, lembre-se de escolher um recipiente adequado para o tamanho da espécie, que pode atingir até 4 metros. Garanta também uma boa drenagem, colocando pedriscos no fundo.
  • Adubação: não é uma planta exigente com relação aos nutrientes do solo. Pode-se fazer uma adubação anualmente, de preferência na primavera, com fertilizante e húmus de minhoca.
  • Poda: recomenda-se podar a ráfia com muita cautela, apenas para retirar folhas queimadas, muito manchadas ou prejudicadas por pragas. Dessa forma, você poderá melhorar a aparência da planta e preservar sua resistência.

Viu só como é simples e fácil cuidar de um exemplar de ráfia? O cultivo dessa bela folhagem não tem segredo e você pode dar um elegante toque de verde para qualquer cantinho da sua casa ou escritório.

Vídeos e dicas para cultivar ráfia

Conheça mais sobre as principais características dessa espécie e veja informações essenciais para cultivar a sua:

Dicas básicas sobre a ráfia

Nesse vídeo, você verá mais informações sobre a origem da Rhapis excelsa. Além disso, o especialista dá orientações específicas para cuidar da planta nas áreas externas e internas, e também ensina como fazer a poda das pontas secas das folhas corretamente.

Publicidade

Como cultivar e reproduzir a palmeira-ráfia

Aprenda mais sobre as características da ráfia, suas diferentes formas de cultivo, o clima adequado e os locais indicados para colocar a planta. Veja também informações sobre regas, pragas, adubos e como reproduzir um exemplar para fazer diversas mudas.

Cuidados para manter a ráfia vistosa

Confira mais cuidados que essa espécie necessita e veja uma seleção de fatores que podem interferir na boa saúde da planta. É essencial observar esses aspectos, pois podem ser a razão pela qual sua palmeira-ráfia está morrendo. Veja soluções simples para deixar seu exemplar sempre verde e vistoso.

25 fotos de ráfia para levar o verde para sua casa

A ráfia é uma planta ornamental e uma boa opção para ser utilizada em interiores e jardins. Veja ideias para harmonizar a folhagem em diferentes estilos de decoração:

1. A ráfia é uma espécie muito usada na decoração

2. E se adapta ao cultivo em vasos

Foto de palmeira rafia 102 - 4

Max Tango Design

Publicidade

3. É uma planta resistente e de fácil cuidado

4. Fica linda como destaque na sala

5. E também no jardim

6. Seu formato é bastante ornamental

7. E suas folhas palmadas possuem uma coloração verde-escura

8. Pode ser usada em canteiros, para esconder muros

9. Ou em vasos, para elevar a decoração do espaço

10. É conhecida por atrair fortuna e sucesso

11. E muito bem-vinda em ambientes comerciais

12. Ideal para agraciar aquele cantinho da sua casa

13. E adicionar um pouco de verde ao lar

14. Combinada com um cesto, ela traz um toque rústico

15. E se destaca em decorações modernas

16. Volume, beleza e frescor para as varandas

17. Escolha um vaso adequado para seu exemplar

18. Há ráfias de diversos tamanhos

19. E, se tiver espaço, ela pode crescer bastante

20. Fica um charme usada de forma isolada

21. Mas traz ainda mais encanto em dose dupla

22. Ou combinada com outras plantas

23. Preencha de vida aquele espaço embaixo da escada

24. Complemente a composição com lâmpadas

25. Encante em qualquer ambiente com a ráfia!

A ráfia pode ser a planta perfeita para complementar a decoração do seu espaço com uma marca natural, já que é uma espécie que demanda cuidados simples, é resistente e possui uma folhagem verde-escura bastante ornamental.

E, para você que adora um toque de verde, mas não tem muito jeito ou tempo para a jardinagem, confira também plantas fáceis de cuidar.

comentários
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Elza Maria Oliveira dos santos
Elza Maria Oliveira dos santos

Ráfia tem perigo porque tenho gato mas ele é calmo tenho plantinhas na área do serviço no marinho.
Queria por uma planta linda na minha sala.
Tivesse problema dele comer ou morder u m pedacinho.

Andressa Oliveira
Tua Casa
Andressa Oliveira

Oi Elza, a ráfia não é uma planta tóxica, sendo segura para o cultivo de quem tem gatos. Também há outras opções de plantas seguras para cultivar em casa como manjericão, marantas, pileas, samambaias e suculentas.