7 dicas para cultivar renda portuguesa e como usá-la na decoração

Regina Barbato


Atualizado em 12.04.24

Linda, elegante e conhecida como símbolo de prosperidade, a Renda Portuguesa é uma espécie de samambaia que você precisa ter em casa. Nativa da Austrália, a planta é herbácea, de fácil cultivo e tem folhas delicadas que trazem charme à decoração. A seguir, confira dicas de uma paisagista para cultivar essa bela planta e compor lindos ambientes:

Índice do conteúdo:

O que é a planta Renda Portuguesa

A Renda Portuguesa, ou Davallia fejeensis, é uma planta nativa das ilhas Fiji, da Austrália e é conhecida popularmente como Samambaia-pé-de-coelho. De acordo com a paisagista Thais Lemos, ela é uma planta herbácea de aparência delicada, que costuma alcançar entre 20 e 40cm de altura. O seu nome faz referência ao desenho de suas folhas, que tem formato similar à renda.

Além de ser uma planta muito delicada, a Renda Portuguesa também é símbolo
de boa sorte. Thais Lemos lembra que a planta, segundo o Feng Shui, é utilizada para trazer prosperidade para os ambientes internos. Além disso, a samambaia simboliza ancestralidade, bem como influencia positivamente nos campos da carreira e do trabalho.

Publicidade

Uma curiosidade, a planta também recebe o nome de “Samambaia-pé-de-coelho”, pois possui rizomas em um formato parecido com os pés do animal, símbolo de sorte há muitos séculos. Segundo Thais, acredita-se que os coelhos trazem sorte por serem animais que procriam com facilidade e isso simbolizava, na crença popular, um ato de prosperidade na vida das pessoas. Para a paisagista, a Renda Portuguesa é um ótimo amuleto para ter em casa e é um bom presente para quem está em um período de transição e mudança de vida.

Como cuidar da renda portuguesa

Para trazer todo o charme da Renda Portuguesa para o seu cantinho, é importante saber cultivá-la corretamente e com carinho. Portanto, confira dicas da especialista Thais Lemos para ter essa bela planta em casa:

  • Cultivo: a planta pode ser cultivada em vasos do tipo “cuia”, que são largos e não muito fundos. Segundo Thais, o vaso deve ter furos e pode ser de plástico, barro, ou fibra de coco;
  • Irrigação: segundo a paisagista, a samambaia prefere ambientes úmidos, pois gosta de regas frequentes. O ideal é molhar a planta quando o solo começar a ficar seco;
  • Adubação: “pode utilizar adubos orgânicos ricos em cálcio, como a Torta de Mamona e Farinha de Ossos, além de fertilizantes minerais próprios para Samambaias, como o NPK 12-08-06. O período ideal para adubar é entre o começo da primavera e o fim do outono”;
  • Luminosidade: a planta aprecia ambientes com claridade, porém não tolera sol direto em suas folhas. Em ambientes internos, o ideal é colocá-la próxima às janelas;
  • Solo: “o substrato da planta deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado, para que não haja compactação e acúmulo de água”, recomenda a especialista;
  • Mudas: “podem ser produzidas por meio de estaquia dos rizomas da planta. Esses devem ser cortados em pedaços de 15 cm aproximadamente e plantados em um ângulo de 45ºC. A dica é plantar em vasos com substrato úmido e rico em matéria orgânica”;
  • Cuidados: por fim, Thais lembra que no inverno as folhas da samambaia podem cair e ficar amareladas. Para evitar o problema e estimular o nascimento de nocas folhas, a paisagista recomenda a poda.

A partir dessas dicas, você já pode ter essa bela samambaia em casa. Escolha o ambiente adequado e prepare-se para ter uma decoração moderna e elegante.

Saiba mais sobre a Renda Portuguesa

Que tal ficar por dentro de truques e curiosidades sobre a Renda Portuguesa? A seleção de vídeos a seguir traz mais informações para você garantir o sucesso no cultivo da sua plantinha. Vale a pena acompanhar, pois as dicas também são muito úteis:

Mais dicas de cultivo da Renda Portuguesa

Nesse vídeo, a jardinista Flávia Kremer traz mais dicas para cultivar a Renda Portuguesa de forma certeira. Além disso, ela traz informações valiosas para garantir que a planta permaneça sempre linda. Assista!

Publicidade

Cuidados com a Renda Portuguesa

Aqui, a Paisagista Ana Paula Lino traz dicas sobre irrigação, luminosidade e outros cuidados para garantir a saúde da Renda Portuguesa. Ela também explica as condições ideais para as folhas ficarem vistosas e bonitas. Não deixe de assistir ao vídeo, pois a especialista tem samambaias lindas e apaixonantes em casa.

Como fazer mudas da Renda Portuguesa

Está pensando em ter novas mudinhas de Renda Portuguesa? Então, confira esse vídeo, pois a paisagista Nô Figueiredo, com dicas simples e utéis, ensina a fazer a multiplicação da planta. Vale a pena assistir ao vlog, pois a especialista também traz uma visão importante sobre o cultivo de samambaias dentro de casa.

Como realizar a poda da sua plantinha

A poda é uma prática comum para garantir o crescimento das samambaias. Nesse vídeo, você aprenderá como realizá-la. Com as dicas do especialista Fábio Bucchile, você vai saber qual a forma correta de realizar o procedimento sem danificar a sua plantinha. Vale a pena assistir e anotar as recomendações.

Depois de ficar por dentro de todas essas informações, você já pode se considerar um expert no cultivo da Renda Portuguesa, não é? Certamente, depois de pôr em prática todas as dicas, você terá bons resultados ao cultivar essa linda samambaia.

Publicidade

10 fotos lindas de decoração com a Renda Portuguesa

Você já aprendeu como cultivar a Renda Portuguesa. Agora, que tal conhecer inspirações para harmonizá-la em sua decoração? A lista a seguir traz lindas opções para deixar o seu cantinho ainda mais bonito. Olha só:

1. Com folhas delicadas e frondosas, a Renda Portuguesa é puro charme

2. Por ser versátil e bem adaptável, ela é perfeita para ambientes internos

3. E, cada vez mais, ganha espaço na decoração

4. Ela fica linda na composição de jardins internos, trazendo cor e vida aos ambientes

5. Uma opção perfeita para apostar em uma parede verde

6. Além disso, ela fica igualmente bonita em diferentes tipos de vasos

7. E encanta em qualquer cantinho da casa

8. Experimente usar a criatividade

9. Olha só o charme dessa decoração com um banquinho de madeira? O efeito é lindo!

10. Você vai amar as possibilidades que a samambaia oferece!

É impossível não se apaixonar pela delicadeza da Renda Portuguesa. Sem contar que a planta traz boas energias e deixa qualquer ambiente ainda mais bonito! Outra plantinha que também pode trazer prosperidade para a sua casa é a zamioculca!

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments