Casa surpreende com decoração simples e ideias supercriativas

Escrito por Andressa Oliveira
Em 15.12.20

A relação de Amanda com a casa é longa, são vários anos morando no mesmo lugar, várias fases da vida e muitas lembranças. Ainda criança, ela se mudou para a residência em que vive hoje e, apesar de ser o mesmo lugar, o espaço sofreu muitas mudanças e adaptações ao longo dos anos. Com pouco investimento e muita força de vontade, Amanda transformou sua casa em um verdadeiro lar, confira:

Continua após o anúncio



Tipo de residência: casa

Cidade: Rio de Janeiro, RJ

Moradores: atualmente, Amanda mora com seu marido Henrique e o filho do casal, Miguel de 8 anos. No início, a residência era de seus pais, mas com o tempo e circunstâncias da vida, acabou ficando para ela e seus irmãos. A casa tinha 3 andares e após a divisão, Amanda ficou com o segundo andar.

Diferencial: com um espaço só para ela, Amanda começou sua história com a decoração. Por um tempo não foi nada fácil, conta: “com um bebê, falta de grana e sonhos altos demais, fiquei durante anos querendo coisas que eu não tinha condições financeiras de ter”. Em razão das adaptações, tudo estava muito improvisado e o esforço para transformar um pequeno pedaço era grande, “e aí eu percebi que não era um porcelanato que me faria feliz, e isso revolucionou a minha maneira de enxergar a beleza em um lar”. Então, com uma nova visão, criatividade e muita coragem e esforço, ela recomeçou.

A casa de Amanda e Henrique:


Sobre o início da reforma, Amanda relembra, “a grana era curta, ainda é… compramos aquele piso que cabia na nossa realidade e colocamos nós mesmo na cozinha, na lavanderia, no quarto de casal. Fizemos nossos próprios móveis, fazemos tudo”. E complementa, “se você me perguntar qual é o estilo da nossa decoração, eu te digo que é a decoração possível, decoração com afeto, com personalidade. Aquela em que usamos o que temos, compramos o que podemos, damos novos usos para velhas coisas”.

Reinvenção na decoração

No quarto de casal, Amanda destaca o quadro de pallet feito e pintado por ela. Reinvenção e criatividade são palavras-chave na decoração: caixote de feira virou mesa de apoio e grades de berços se transformaram em uma cabeceira para a cama.

Continua após o anúncio



Objetos afetivos

Itens afetivos e recordações também compõem o ambiente. Amanda conta que a colcha de crochê foi feita por sua mãe e o passarinho que decora a parede foi desenhado pelo seu marido Henrique.

Quarto para o filho

O filho Miguel tem um quarto só para ele. O espaço ganhou vida e muita diversão com a pintura na parede feita pelo casal.

Diversão com organização

Toda a decoração do ambiente foi feita pelo casal. Amanda priorizou a organização do espaço com a instalação de um cabideiro e colocou uma estante e caixas para Miguel armazenar seus brinquedos.

Um espaço para os estudos

A dupla também fez um escrivaninha para o filho. “Usamos um berço para a mesinha de estudos”, revela Amanda.

Hall de entrada

Repaginando nossa casa

Continua após o anúncio



Ao lado da porta, Amanda fez um pequeno hall de entrada. Inventou uma sapateira com blocos de concreto, adicionou um grande espelho e colocou uma painel para itens como chaves, óculos e máscaras de proteção.

Frescor e verde no ambiente

O espaço ganha vida com vários exemplares de plantinhas, entre elas: palmeira-ráfia, rosas, ixoras e espada-de-São-Jorge.

Mudanças constantes na decoração

Devagar e sem pesar no bolso, o casal vai fazendo alterações. “Minha casa ainda não está finalizada…estou sempre mudando, pintando paredes, criando novos móveis, comprando plantas”, diz Amanda.

Parede de tijolinho e recordações na sala

Sobre o espaço da sala, ela conta: “a parede de tijolinhos foi feita com massa corrida, o rack de madeira foi feito por nós, nas fotos – meu pai com o violão e meus pais no casamento”.

Economia e simplicidade guiam as escolhas

Para Amanda, decoração, simplicidade e economia andam juntas. “Tento sempre mostrar que o simples também é lindo, que não precisamos de objetos caros e nem da moda para ter uma casa feliz”.

Continua após o anúncio



Ideias criativas para os móveis

E complementa: “acredito que todo lar tenha sua beleza e confesso que amo um lar cheio de personalidade e simplicidade!” Na foto, uma estante de vergalhão feita pelo casal.

Cores e alegria na cozinha

A cozinha é cheia de alegria e cores com desenhos nas paredes, e também foi toda feita pelas mãos dos dois.

Cortinas ao invés de armários

A janela foi pintada de azul e deu outra cara para o espaço. Na pia, a solução adotada foi uma prática cortina, e Amanda revela que adora esse item na decoração.

Prateleiras de madeira

As prateleiras guardam temperos em potes reciclados e exibem diversos exemplares de plantinhas. Os utensílios ficam sempre à mão e trazem mais praticidade no dia a dia.

Transformação total na lavanderia

Na lavanderia, mais plantinhas trazem frescor. Os dois também fizeram praticamente tudo e até assentaram o piso no ambiente. Eles também organizaram o local com um antigo armário de cozinha, “dividi no meio e fiz 2 armários, sendo um para passar roupa”, explica Amanda.

Varanda aconchegante

A varanda ainda tem o piso antigo e partes no cimento, mas as paredes já ganharam cores. O casal garante que tinta é sempre uma ótima opção para transformar os espaços.

Cantinho da música e plantas

Muitas plantas, antigos discos e uma vitrola decoram um cantinho na área externa e exibem o apreço que a família tem pela música.

Espaços cheios de personalidade

Plantas não faltam e itens simples e coloridos decoram todos os espaços. “Acredito que todo lar tenha sua beleza e confesso que amo um lar cheio de personalidade e simplicidade”, diz Amanda.

Um lar para uma família feliz

Sobre compartilhar a transformação e a decoração da sua casa, ela afirma: “minha principal intenção é motivar pessoas simples, assim como eu, a colocar a mão na massa, sabe? Se arriscar seja pintando uma parede, fazendo um móvel ou simplesmente pendurando algo na parede”.

Apesar do orçamento curto, Amanda e seu marido Henrique não deixaram de inovar e redecoraram a casa com muita alegria e estilo. E se você procura outras ideias para decorar com economia e criatividade, confira também sugestões de decoração sustentável.