Revestimento cimentício: 50 modelos elegantes para sua decoração

Escrito por Alexandre Poletto

Revestimento Angular/solarium revestimentos. Foto: Divulgação

O revestimento cimentício é uma opção incrível para quem busca versatilidade no ambiente. Talvez, esta seja uma das peças decorativas mais adaptáveis do mercado, combinando com áreas externas, internas e até lugares corporativos. Aliás, é por isso mesmo que esse tipo de revestimento está em alta no mercado e, claro, virou assunto aqui no Tua Casa. Separamos algumas dicas pontuais que vão explicar como esse revestimento pode ser usado e transformar alguns ambientes da sua casa ou escritório.

Quem ainda não viu o resultado do revestimento cimentício vai ficar surpreso, agora quem já viu com certeza quer mesmo é reformar para aproveitar as vantagens e a elegância que ele proporciona. Por isso, neste artigo você vai saber:

  • – Como é o revestimento cimentício;
  • – Qual ambiente pode ser instalado;
  • – Os cuidados e a manutenção;
  • – As vantagens deste tipo de produtos e outras dicas fundamentais para deixar qualquer ambiente incrível!

20 dicas para quem quer apostar no revestimento cimentício

Separamos aqui as principais dicas sobre o revestimento cimentício. Ouvimos as três principais empresas do Brasil que fazem esse tipo de revestimento. Confira:

1.  Versatilidade do revestimento cimentício

Revestimento Synapsis/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

O revestimento cimentício possui uma versatilidade incrível. O produto pode ser usado para compor ambientes internos e externos, sem alterar, inclusive a decoração desses espaços. O cimento combina muito com diferentes elementos decorativos. É a simplicidade e elegância unidas.

2. Resistência do revestimento

Revestimento Externo/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

O revestimento de cimento tem outra característica que qualquer cliente, arquiteto ou decorador gosta: resistência. Um produto precisa hoje atender vários requisitos para ganhar espaço e se diferenciar dos concorrentes, e o revestimento cimentício traz isso. Por exemplo, é possível aplicar o revestimento cimentício em áreas externas, como aqueles caminhos para a passagem de pedestres e até mesmo de carros. Afinal, a base do revestimento é o concreto e não existe um prazo de validade ou vida útil para o material.

3. A durabilidade do produto

Revestimento Permeare e Drenaggio/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

O laqueamento de cimento é algo durável, independentemente de onde ele é aplicado. O produto quando é instalado corretamente e a manutenção feita conforme indicação do fabricante, dura mais tempo, resiste mais mesmo com o passar do tempo.

4. Toque rústico

Revestimento Externo/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

O revestimento cimentício possui outra característica bacana, o toque rústico. Hoje, fabricantes como Solarium, Palazzo e Castelatto oferecem inúmeros modelos, tendo inclusive algumas peças que levam o acabamento amadeirado, como na foto acima, mesmo ainda sendo de cimento. Produtos do tipo não utilizam madeira de verdade, logo, deixam de desmatar florestas, mas oferecem um resultado perfeito e idêntico ao do material.

5. Efeito visual

Revestimento Drix/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

Impossível não falar do revestimento sem citar o efeito visual. O 3D ganha cada vez mais espaço na decoração e une modernidade com simplicidade. A arquiteta Carol Caruso dá uma dica especial para quem vai apostar no relevo. “Esses modelos que imitam pedras trazem um ar mais natural à decoração e dispensam o uso de rejuntes”.

6. Áreas externas

Revestimento Basic e Angular/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

Dá para revestir ambientes externos com o revestimento de cimento, e essa é outra dica da Carol. “Modelos que imitam tijolinhos à vista, por exemplo, são super indicados para áreas com churrasqueiras, dando um toque mais colonial. Há vários outros modelos e que combinam com ambientes externos”.

7. Áreas internas

Revestimento Dyamante branco/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

Salas, bibliotecas, corredores e outras áreas internas da casa podem receber o revestimento também, podendo ser 3D ou não. A escolha varia do gosto do cliente e da harmonia do espaço, por exemplo, não dá para inserir o efeito visual em um corretor estreito.

8. Cuidados na instalação

Revestimento Oxyden/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

Ao comprar o produto, lembre-se que é preciso seguir as instruções do fabricante. Normalmente, as empresas que fazem o revestimento cimentício realizam o procedimento de aplicação. Para que o resultado seja perfeito é preciso conhecimento, técnicas e instrumentos para tal. Vale lembrar que o revestimento necessita de algumas condições ideais para sua aplicação, como limpeza do local, ausência de umidade e base regular.

No caso da instalação no piso, os cuidados são outros de acordo com Ana Cristina Souza de Gomes, arquiteta e presidente da Solarium Revestimentos. “Quando a aplicação for no piso, o contrapiso deve ser bem executado e bem nivelado. Lembre que quando a área for grande, existem as juntas de dilatação. Quando o piso for de cor clara, é recomendado cimento cola na cor branca”, explica.

9. Cuidados após a instalação

Revestimento Due/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

Após a instalação do revestimento, só é possível a limpeza após 72 horas após o rejuntamento. Com o passar do tempo a manutenção deve ser pontual, principalmente no caso de áreas externas que precisam de impermeabilização. Segundo Felipe Pellin, gerente da Palazzo Revestimentos, há um prazo indicado para que o revestimento mantenha sua proteção e não estrague. “No caso do uso do revestimento cimentício em pisos próximos à piscinas, indicamos a reaplicação do selador a cada 12 ou 24 meses”, explica. Normalmente, o fabricante envia as instruções de limpeza.

10. Manutenção e limpeza

Revestimento Detalhista/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

A manutenção e limpeza do revestimento cimentício é simples. Pellin indica o uso de detergentes neutros, sem cor, para que o aspecto do produto seja mantido.

Atenção especial para o piso. Ana Cristina, da Solarium Revestimentos, lembra que os cuidados com essa localidade do revestimento é fundamental para sua durabilidade. “Em princípio o piso deve ser protegido com resina, acrílica ou poliuretana, conforme a necessidade. Para manutenção, lavar com lavadora de alta pressão na opção leque – quando estiver colocado em área externa e sabão neutro. Quando for usado em área interna, use apenas um pano úmido e sabão neutro. Recomenda-se, para facilitar a manutenção, passar cera líquida incolor de tempo em tempo, em média a cada 4 meses”, ensina a profissional.

11. Custos de manutenção

Revestimento Duna Paris Branco/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

A limpeza é algo simples, sendo indicado apenas o uso de produtos específicos para cimento e um pano úmido para remover as sujeiras. Sendo assim, pode-se dizer que não há custos altos para manter o produto sempre novo.

12. Cuidados gerais

Revestimento Haru/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

Todo produto precisa de alguns cuidados específicos, afinal sua durabilidade está totalmente relacionada a essas prevenções específicas. O revestimento cimentício é poroso e o contato direto com a gordura ou até mesmo a água pode causar manchas e até comprometer a qualidade do revestimento naquele determinado ponto (vale lembrar que  revestimento externo ganha uma proteção a mais).

Outro ponto destacado sobre cuidado com o revestimento, no caso do piso, é indicado pela Ana Cristina, da Solarium. “Como qualquer outro piso ou objeto, a durabilidade depende muito do cuidado. É claro que, por exemplo, arrastar móveis em cima de um piso vai acabar causando arranhões. Mas o cuidado mais importante é nunca usar produtos agressivos para a limpeza”, explica.

13. Revestimento cimentício 3D na parede

Revestimento Calatrava /palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

O revestimento cimentício ganhou espaço justamente por conta do 3D. O grande segredo desse tipo de produto é, além do revestimento em si, o uso das luzes para fazer o efeito de sombra e luz, o que são chamados de efeitos volumétricos. Fernanda Vaskevicius, representante da Castelatto Revestimentos, explica que esse detalhe é que faz toda diferença em comparação ao revestimento simples. “Os efeitos de movimento da luz e sombra dos painéis é que diferenciam o revestimento volumétrico do mais simples”.

Felipe Pellin, gerente da Palazzo, acrescenta que além da iluminação, o revestimento cimentício 3D “é um material que aceita pintura, o que possibilita o cliente dar acabamento com uma cor especifica que ele deseja”, indica.

14. Decoração na parede sem relevo

Revestimento Slim Basic/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

Apesar do sucesso do revestimento cimentício 3D, também há projetos lindos sem relevo. Geometrias são aplicadas e instaladas em diferentes áreas, desde ambiente da sala até mesmo na parte externa da casa, como no muro.

15. Incrementos no revestimento cimentício

Revestimento Catavento branca /solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

O próprio revestimento cimentício se torna uma decoração, e isso varia um pouco dependendo do ambiente onde ele for instalado. O decorador costuma fazer combinações pontuais com esse tipo de material, porém, dependendo do formato ou acabamento, o ideal é deixar que a própria parede chame atenção sem qualquer outro adereço.

16. Onde não se deve usar o revestimento

Revestimento Slim Basic /solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

O revestimento cimentício pode ser usado em todos os ambientes, porém alguns não são tão adequados por alguns fatores, como umidade recorrente e falta de iluminação solar. Fernanda Vaskevicius, representante da Castelatto Revestimentos, lembra que regiões como banheiro, por exemplo, não reforçam o melhor do produto. “Áreas molháveis aceitam perfeitamente as peças, mas áreas molhadas como a parte interna do box, por exemplo, possuem alto nível de umidade e pouca incidência de sol, fazendo com que o local não seja o mais indicado para as peças”, esclarece.

17. Moldagem com o revestimento de cimento

Revestimento Infinity /Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

O revestimento com cimento permite moldagens personalizadas, o que deixa cada ambiente de um jeito, sempre considerando o projeto do arquiteto e o gosto do cliente. É possível encontrar várias formas, desenhos e geometrias.

18. Pisos permeáveis

Revestimento EKKO PLUS FRESADO CINZA E ROSSO/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

O revestimento de cimento ganha novas adaptações. A tecnologia tem feito com que sejam criados outros produtos e com qualidades ainda marcantes, como é o caso do piso permeável da Castelatto Revestimentos. A empresa criou a A linha Ekko Plus, que possui tecnologia que proporciona alta performance das peças em ambientes que necessitem de uma boa preservação do solo. Fernanda explica que a água penetra nas peças em um ritmo que evita a formação de poças, distribuindo de forma inteligente as gotas pelo solo. “Essa tecnologia faz com que os pisos Ekko Plus sejam perfeitos para caminhos em jardins, garagens e demais áreas externas em que o projeto contemple a preservação e permeabilidade do solo”, resume.

19. Revestimento cimentício é atérmico

Revestimento SYNUS/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

Outra característica importante do revestimento cimentício é ser atérmico, onde o calor não circula. O uso do cimento permite um certo frescor no ambiente, segundo a arquiteta Ana Cristina de Souza Gomes, presidente da Solarium Revestimentos. “A primeira vantagem do cimentício é ser refratário, não aquecendo ao Sol”.

20. Polido, liso ou antiderrapante

Revestimento Deméter/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

É possível escolher o acabamento do revestimento, principalmente no caso do piso. O produto pode ser encontrado com o aspecto polido, liso ou até antiderrapante, muito indicado para áreas externas, como garagem, área de lazer e área gourmet.

30 projetos incríveis com revestimentos cimentícios

Separamos aqui mais 30 projetos que utilizam o revestimento cimentício. Você vai ver como empregá-lo no seu projeto pode resultar em uma ideia fantástica, já que combina com todos os tipos de decoração e tira o fôlego de qualquer um.

1. Arabesco

Revestimento Arabesco/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

Os detalhes do revestimento cimentício deste projeto são encantadores e prova como o material pode ser facilmente moldado de acordo com cada projeto.

2. Cobogó Luna

Revestimento Cobogó Luna/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

Este tipo de revestimento é trabalhado com outros elementos, como a iluminação, algo essencial para dar o toque final no visual da decoração.

3. Colonna Grezzo

Revestimento COLONNA GREZZO BRANCO/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

Esse tipo de acabamento cimentício completou o projeto trabalhado no clássico. Aliás, vale conferir os outros itens decorativos no mesmo estilo que compõem a decoração do ambiente.

4. Eclypse

Revestimento Eclypse/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

Esse tom mais moderno do revestimento é resultado de uma junção de elementos que completam a decoração. Repare que a combinação com branco e cinza dá um resultado mais futurista.

5. Flip

Revestimento Flip/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

A decoração da parede é um elemento fundamental quando se deseja separar os ambientes sem fechá-los, como na foto acima. O revestimento é responsável por determinar bem a área da sala de jantar.

6. Ecobrick Stone

Revestimento Ecobrick Stone/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

O acabamento com pedras nem sempre é indicado para cozinhas, porém sempre há exceções, como no projeto acima. O cimento mais uma vez entra em perfeita sintonia com os outros elementos!

7. Dome

Revestimento Dome/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

O revestimento cimentício não precisa ser explorado totalmente numa parede. Como um elemento simples e decorativo, podemos ver o resultado na foto acima.

8. Drenaggio

Revestimento Drenaggio/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

O acabamento de cimento na parte externa da casa sempre fica bonito, independentemente do tipo do material e da cor. O tom mais escuro traz a elegância para a área externa!

9. Artemis Mosaico

Revestimento Artemis Mosaico/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

O branco é uma cor neutra, quase sempre a mais procurada pelos arquitetos, decoradores e clientes. A cor permite uma combinação maior.

10. Lisboa

Revestimento lisboa/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

O cimento também pode ser usado como piso e o resultado é incrível, lindo como na parede. Alguns cuidados são fundamentais para a durabilidade do material que fica nesta posição. Por isso, sempre atente às instruções do fabricante.

11. Pienza

Revestimento Pienza/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

O quadro e as outras cores mais fortes da sala combinam perfeitamente com o revestimento cimentício branco, a cor chave que permite a brincadeira com outros tons.

12. Solo Levigato

Revestimento Solo Levigato/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

O cimento também pode ser usado para a área externa próxima à piscina. Além de bonito, tem alguns produtos no mercado que sugam a água em volta e distribuem no revestimento, evitando assim a formação de poças, por exemplo.

13. Lucce

Revestimento Lucce/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

O revestimento nos cantos mostram mais uma vez que o cimento não precisa ser usado por completo numa única parede. Além disso, o material “conversa” com várias outras cores.

14. Terraviva Compac e Cobogó Luna

Revestimento Terraviva Compac e Cobogó Luna /solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

As áreas externas ganham cada vez mais elementos decorativos com resistência e durabilidade. O projeto acima traz também o revestimento cimentício!

15. Scaleno

Revestimento Scaleno/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

O acabamento cimentício volumétrico é usado para fazer elegantemente a separação de ambientes. O resultado impressiona qualquer um, deixando a sala mais charmosa. Ah, e note a combinação do desenho do revestimento com as formas da mesinha de centro, um verdadeiro charme!

16. Urbano

Revestimento Urbano/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

Para quem gosta de tons mais escuros, acinzentados, o revestimento é perfeito. O resultado do projeto é uma sala com elementos mais sóbrios e urbanos, um toque bem metropolitano.

17. Theo

Revestimento Theo/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

Para quem gosta de formas mais ousadas, o revestimento do projeto acima é um verdadeiro convite. Detalhe para a combinação com peças decorativas douradas.

18. Denali

Revestimento Daneli/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

Algumas lojas também estão apostando neste tipo de revestimento para deixar o ambiente moderno e ao mesmo tempo aconchegante. Esse projeto, por exemplo, foi realizado em São Paulo!

19. Tribu

Revestimento Tribu/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

O tom neutro sempre dá o charme, ainda mais quando há uma combinação com essas cores mais clarinhas e o revestimento cimentício.

20. Jump

Revestimento Jump/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

O revestimento também pode ser usado em consultório. Os projetos em ambientes profissionais podem ser trabalhados de acordo com a atuação de cada cliente.

21. Pixel

Revestimento Pixel/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

O projeto da parede branca ganha contraste com as cores dos livros e das frutas. O resultado fica incrível e inspirador.

22. Block

Revestimento Block/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

O cinza escuro ganha reforço com o revestimento cimentício mais escuro, como este que foi usado no ambiente musical.

23. Illusione

Revestimento Illusione/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

Esse projeto brinca com dois tipos de revestimentos: o mais amadeirado, que aparece no lado esquerdo da foto, e o outro lado com o branco, sempre neutro.

24. Flip

Revestimento Flip/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

O branco do revestimento dá licença para o uso mais forte se destacar. O jogo de cores usadas, incluindo os elementos mais neutros, deram um resultado perfeito no projeto de decoração.

25. Dyamante Cinza

Revestimento Dyamante Cinza/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

O jogo de luz e os efeitos na parede tornam o quarto um espaço ideal para relaxar e ler. Aliás, a iluminação é uma peça chave em projetos com cimentícios volumétricos.

26. Classic

Revestimento Classic/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

O revestimento pode ser instalado em áreas próximas à piscina, desde que seja aplicado um produto para auxiliar na durabilidade do piso.

27. Firenze

Revestimento Firenze/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

Os diferentes desenhos e as variedades de cores na parede dão um charme na sala. O ambiente é harmonizado com peças neutras e outras mais coloridas, como a estrutura da cadeira.

28. Corten

Revestimento Corten/Castelatto revestimentos. Foto: Divulgação.

O resultado do revestimento cimentício com aspecto de madeira ou de aço, nesse caso, é incrível. Salas como essas ganham outro aspecto com esse visual com um leve toque rústico.

29. Corner

Revestimento Corner/solarium revestimentos. Foto: Divulgação.

Diferentes tonalidades no próprio revestimento deram o charme no ambiente de trabalho, dispensando até outros elementos decorativos usados normalmente em paredes de escritório.

30. Cobogó

Revestimento Cobogó/palazzo revestimentos. Foto: Divulgação.

O revestimento cimentício é vendido normalmente por m² e o valor pode variar bastante de fabricante para fabricante. Em média, o valor parte de R$ 80 e pode chegar a R$600 reais, dependendo bastante do projeto e outros serviços que possam envolver.

O revestimento cimentício realmente transforma o ambiente, e quem está buscando inovar pode apostar – sem medo! –
neste produto que une tantas vantagens! Modelos para você se inspirar não faltam. Quer mais dicas para seus ambientes internos e externos? Não deixe de conferir nossos outros artigos. Acompanhe as novidades nosso Facebook e Twitter. Agora, se você gosta mesmo daquelas fotos incríveis de arquitetura e decoração, confira nosso perfil no Pinterest e no Instagram.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS