Por Sheila Almendros
O revestimento de parede cinza é responsável por adicionar equilíbrio e sobriedade na decoração. Por ser um item que combina com todas as outras cores, incluí-lo em seu projeto será garantia de versatilidade e liberdade para criar qualquer estilo de design na sua obra. Quer saber como pensar em um lindo revestimento cinza? É só acompanhar a lista a seguir.
Publicidade
Os tipos de revestimentos no mercado são infinitas, e para afunilar as possibilidades, o foco desta lista será de sugestões de peças indicadas para paredes e que não irão cair em desuso com o passar dos anos:
Indicados para áreas molhadas, o porcelanato cinza garantirá além da impermeabilização que o ambiente precisa, uma estética altamente clean. Mas caso a intenção seja incluir uma identidade já no revestimento, você pode investir em um porcelanato com textura ou estilizado, como o que imita cimento queimado, uma versão 3D, entre outros.
O ladrilho hidráulico está presente na arquitetura há muitos anos, e com o passar do tempo ele se torna cada vez mais querido. Você pode uma infinidade de estilos com ele, desde algo mais sóbrio, brincando com peças lisas em tons de cinza diferentes, ou combinar o ladrilho cinza com outras cores, até uma decoração mais afetiva, adotando uma estampa de seu gosto para um efeito vintage.
A mistura entre o barro vermelho e branco é utilizada na fabricação da cerâmica, por isso, ele possui maior porosidade e espessura, ou seja, é o material ideal para ser instalado na parede. Você encontrará diversos modelos de cerâmicas cinza, brilhantes, acetinadas ou foscas, quadradas, hexagonais ou retangulares: a escolha vai segundo o efeito que você deseja.
Diferente da cerâmica, o azulejo, que é feito de porcelana, possui uma textura mais suave, oferecendo um acabamento mais delicado. Se com a cerâmica uma trincada pode levar a aparecer o tom terracota do material utilizado em sua fabricação, com o azulejo isso não acontecerá, pois a cor superficial da peça não desgasta. Este material é perfeito para ser instalado onde a movimentação de móveis e pessoas é maior.
A madeira lisa ou ripada se manteve presente na decoração entre a década de 1950 e 60, e nos últimos anos voltou com força total, não só na versão natural, como também na pintada. Esses painéis, mesmo coloridos, tem a função de aquecer o ambiente, e devem ser instalados somente nas áreas secas. O efeito não podia ser melhor: a decoração fica sofisticada e cheia de identidade.
Bastante utilizada em banheiros e cozinhas, a pastilha é instalada comumente em placas de 30×30 cm, e são muito utilizadas desde a antiguidade, na arquitetura grega. A versão cinza deste revestimento garantirá uma decoração clean e bem delicada, mas programe-se financeiramente para adicioná-lo em seu projeto, pois tanto o material como a instalação não são muito baratas.
Você ainda pode incluir em seu projeto outros tipos de revestimentos cinzas como papel de parede, grafiato, canjiquinha, entre outros modelos menos resistentes que os apresentados na lista – tudo depende do resultado que você almeja para o ambiente.
Inspire-se nos projetos mais caprichados que utilizam o revestimento cinza para dar aquele toque especial na decoração.
Publicidade
Ao escolher o revestimento para o seu projeto, tenha em mente que há materiais que são indicados somente para instalação em paredes. Se a escolha inclui também o piso, informe-se sobre as peças que oferecem essa possibilidade. E para combinar toda a decoração com o revestimento, confira quais as cores que combinam com o cinza.