Robô aspirador: os 10 melhores modelos para facilitar a limpeza

Escrito por Andressa Oliveira

iStock

A tecnologia está sempre inovando com novos utensílios para agilizar as diversas tarefas do dia a dia. Uma dessas incríveis invenções é o robô aspirador. Esse pequeno item facilita a rotina de organização da casa, já que ele elimina praticamente toda a sujeira do chão sozinho. Para você que precisa de uma ajudinha na limpeza, confira os melhores robôs aspiradores:



Os 10 melhores robôs aspiradores

Veja os principais modelos disponíveis no mercado e avalie as principais características e o custo-benefício de cada um para escolher a melhor opção para sua casa:

1. Robô aspirador Roomba 960 Irobot – $$$$$

Esse modelo usa sensores inteligentes para circular pela casa de maneira uniforme e possui uma tecnologia especial que detecta as áreas mais sujas para limpar com mais eficiência. Elimina desde pequenas sujeiras até grandes detritos. Apresenta um alto poder de sucção com escovas varredoras de cantos. Pode ser programado por aplicativo e sua bateria tem duração de cerca de 90 minutos por carga.

“Ele vai fazendo em linhas, tipo horizontal e vertical, todo o percurso e depois volta procurando sujeiras, ele é bem eficiente […] limpeza perfeita não sobrou nada de farelo, tudo perfeito, é um pouco demorado só.” – Zona de Teste

Compre aqui

2. Robô aspirador Philco PAS01C- $$

Esse aparelho promete uma limpeza eficaz que varre, aspira e limpa, além disso garante remover até 99,5% dos ácaros e outras impurezas do chão. Seu design é bastante compacto o que facilita sua entrada embaixo de móveis. Não possui deslocamento inteligente, mas conta com sensor antiqueda, rodas com revestimento para não riscar pisos e pode ser usado tanto em superfícies lisas quanto tapetes. Sua bateria tem autonomia de até 1h.

“Ele é ideal para você colocar por cômodos, como ele não é inteligente, ele não sabe o caminho que ele tá fazendo, ele funciona aleatoriamente. […] Para mim atende bem e limpa bem e pelo valor achei bem útil […] quebra um bom galho.” – Tech Review Brasil

Compre aqui



3. Robô aspirador Fast Clean Mondial – $

Fácil de usar, esse modelo 3 em 1, varre, limpa e aspira. Ele também conta com uma programação inteligente com sensor de obstáculos e borda emborrachada para a proteção de móveis. É eficaz para a limpeza de pisos frios, de madeira e carpetes baixos. Também possui uma flanela que limpa suavemente e elimina respingos pelo caminho. Apresenta uma bateria recarregável com 2h de duração.

“Pra mim aqui em casa, no dia a dia, vai superfucionar […] super-recomendo, ele deixou o chão limpinho.” – Casa da Mell

Compre aqui

4. Robô Aspirador Housekeeper Pro Polishop – $$$

Conta com sensores inteligentes que limpam toda a casa, até mesmo os cantos mais difíceis. Como diferencial, é equipado com uma lâmpada UV que elimina germes, ácaros, fungos e outras bactérias. Possui quatro modos de limpeza que ajudam a manter a casa sempre em ordem, seja qual for o tipo de piso. Apresenta modo de limitação de ação por ambiente e vem equipado com controle remoto, além disso, volta sozinho para sua estação de recarga quando a bateria está acabando.

“Achei ele muito bom, eficiente […] mas quando chega no canto da parede, esquece, ali de vez em quando tu vai ter que passar um pano para limpar. […] Tem que tomar um pouco de cuidado com fio solto, tapete, coberta, porque ele adora ficar preso.” – Tabernak Hue

Compre aqui

5. Robô de limpeza Xiaomi Mi Robot Vacuum – $$$

Possui uma programação inteligente de sensores que aprende caminhos diariamente e vai se aprimorando conforme a distribuição do espaço, também conta com um sistema anticolisão que evita acidentes e protege móveis. Vem com conexão wi-fi que viabiliza as informações e monitoramento por aplicativo. Apresenta um design slim que permite a limpeza de espaços estreitos, conta com bateria com duração de mais de 2h e recarrega automaticamente quando necessário.



“Ele é bonito, é moderno […] no meu uso do dia a dia, ele tem sido ótimo, eu posso programar pelo aplicativo dele.” – Felipe Becker, Be!Tech

Compre aqui

6. Aspirador de pó robô 3 em 1 Multilaser – $

Realiza limpeza completa: varre, aspira e passa pano nos mais variados tipos de piso, seja cerâmica, madeira, laminados ou carpetes. Vem com 3 funções pré-programadas, garante a limpeza de cantos, possui sensor antiqueda, amortecedor na lateral e reservatório simples de limpar. Seu design moderno e compacto apresenta luzes de LED indicativas para acompanhar o nível de bateria.

“Comparado a outros modelos ele tem um valor bem mais em conta. […] Quanto à limpeza, para realmente pegar sujeira, pegar farelo, coisas leves ele superfuciona, não deixa nada a desejar. ” – Das 8h as 18h

Compre aqui

7. Robô aspirador WAP ROBOT W2000 – $$$

Traz um design moderno, inovador e elegante. Possui uma escova giratória turbo e escovas laterais que eliminam de forma eficaz sujeira, poeira, pelos, cabelos e outros detritos. Também retém ácaros e bactérias com sua dupla filtragem. Pode ser programado para fazer a limpeza e conta com um assistente de voz em português. Vem com sistema de autorrecarga e volta sozinho para a base quando a bateria está acabando.

“Ele é uma graça, tem um design superlindo [… ] o legal é que você pode programar a limpeza da sua casa. […] Ele tira aquele pozinho que a gente acaba nem vendo, principalmente, pelo de cachorro […] então para quem tem cachorro, gatinho que solta muito pelo é perfeito.” – Organize sem frescuras

Compre aqui



8. Robô aspirador de pó Home Up Y Generation – $$

Varre e aspira simultaneamente o chão em três modos de limpeza eliminando poeira, pelos e cabelos. Possui duas escovas laterais de longo alcance e borda flexível para não danificar móveis ou outros objetos. Pode ser utilizado em diversos tipos de pisos. Oferece facilidade de uso, com peças com simples manutenção. Sua bateria tem duração de 40 a 60 minutos por carga.

“A utilização deste aspirador é uma mão na roda para nossa vida, pois é um suporte na limpeza diária[…] O maior empecilho colocado pelas pessoas é a resistência de ter que fazer algo que ele não faz sozinho como levantar fios, excesso de móveis. ” – Canal Polivalência

Compre aqui

9. Aspirador de pó robô Samsung POWERbot VR7200 – $$$$

Equipado com uma escova autolimpante, esse aspirador robô limpa até fendas e rejuntes de pisos duros. Possui um sistema de mapeamento que encontra a rota mais rápida e eficiente para realizar a limpeza. Limpa áreas de difícil acesso e examina os locais com precisão. Possui conectividade wi-fi e pode ser controlado remotamente por aplicativo. Além disso, vem equipado com um guia por voz que te mantém atualizado sobre a situação da limpeza e alerta se houver erros.

“A casa tá se mantendo muito limpa só com esse aspirador […] É maravilhoso, porque por ele ser pequenininho ele passa embaixo de todos os móveis aqui de casa, embaixo do sofá, embaixo da cama inteira, coisa que nem manualmente a gente faz com aquela frequência toda.” – Rubia Rubita

Compre aqui

10. Smart robô aspirador ILIFE V7S – $$$

Além de aspirar, esse robô aspirador também atua como esfregão e deixa o chão da sua casa superlimpo. Além disso, ele monitora sua bateria e retorna sozinho para o carregamento quando necessário e vem equipado com sistema antiqueda inteligente e anticolisão profissional para evitar danos para o aparelho ou seus móveis. Possui 4 modos de limpeza e possibilidade de agendamento para a programação de horários específicos de funcionamento.

“Nota 10 no meu teste de aspiração […] esse robô é realmente muito bom.” – Mariana Albuqerque de Freita, Planeta Robô

Compre aqui

Com qualquer um desses equipamentos você pode ficar tranquilo: ele faz todo o trabalho praticamente sozinho e realiza a limpeza da casa toda.

Robô aspirador: prós e contras

Para ter certeza se o robô aspirador é ou não uma boa opção de aquisição para sua casa, analise suas vantagens e desvantagens:

Prós

  • Autonomia na realização da limpeza
  • Limpeza das áreas mais difíceis e embaixo de móveis
  • Fácil utilização
  • Possibilidade de programação em alguns modelos
  • Tamanho compacto

Contras

  • Necessidade de carregamento
  • Tempo considerável para realizar a limpeza
  • Limpeza ou troca regular do filtro
  • Limpeza do reservatório de sujeira
  • Não aspira líquidos

Pode ter certeza, com um item desses a limpeza da sua casa nunca mais será a mesma. Escolha o modelo que mais se adequa às necessidades da sua rotina e aproveite mais tempo para relaxar ou se dedicar a outras tarefas do dia. Veja também outros truques para limpar a casa.