Rodapé branco: tipos e 30 ambientes com a beleza desse acabamento

Escrito por Andressa Oliveira

O rodapé branco é um detalhe que faz diferença em um espaço. Além de emoldurar o ambiente e trazer sofisticação, ele é o responsável por criar uma ligação entre o piso e a parede e também protegê-la de sujeiras, danos, infiltrações e entrada de insetos indesejados.

Seu uso é uma tendência na decoração e, atualmente, existe uma variedade de materiais para escolher na hora de fazer esse acabamento. A seguir, descubra mais sobre os tipos disponíveis, bem como as vantagens e desvantagens de cada um. Além disso, aprecie a beleza desse item em 30 fotos e veja como ele pode deixar seu ambiente ainda mais elegante.

Tipos de rodapé branco

Conheça mais sobre cada tipo e analise as vantagens e desvantagens de cada modelo para acertar na escolha do rodapé branco para sua casa:

MDF

É um rodapé feito de madeira e uma opção bastante utilizada por oferecer qualidade, resistência e praticidade. Normalmente, é instalado em áreas secas da residência, como quartos, salas, corredores e escritórios.

  • Vantagens: é um tipo comum e comercializado por várias empresas, por isso, pode apresentar preços mais competitivos e facilidade em encontrar mão-de-obra especializada. Apresenta fácil limpeza na hora de remover o acúmulo de poeira.
  • Desvantagens: é preciso ter cuidado com relação à umidade, já que pode inchar em contato com água. Também pode sofrer danos com cupim, caso não seja tratado.

Poliestireno

É um tipo de plástico, feito a partir da reciclagem de isopor e materiais eletrônicos. Apresenta grande resistência, praticidade e durabilidade. O rodapé branco de poliestireno pode ser usado em vários ambientes e locais úmidos, como banheiros, cozinhas e varandas.

  • Vantagens: é um material prático e de fácil instalação. É maleável, por isso, pode ser colocado em paredes curvas. Também pode ser instalado em áreas molhadas. Não corre riscos de sofrer com cupins, mofos ou apodrecer.
  • Desvantagens: exige uma instalação precisa para encaixar de forma correta e evitar sobras e cantos mal acabados.

Cerâmica

É um tipo de rodapé de piso bastante popular que pode vir com o formato pronto de fábrica ou ser cortado de placas de azulejo cerâmico diretamente na obra. O rodapé branco de cerâmica pode ser aplicado em todos os ambientes da casa.

  • Vantagens: apresenta boa durabilidade e pode ser facilmente combinado com o piso, além disso, é ideal para áreas úmidas, como banheiro e cozinha.
  • Desvantagens: é limitado ao formato retangular e exige uma instalação mais complexa com mão de obra especializada.

PVC

É um tipo de rodapé branco de plástico, leve e versátil para a decoração. É um material facilmente encontrado, que vem tendo seu uso ampliado na construção. Chama a atenção com sua praticidade e possui um ótimo custo-benefício.

  • Vantagens: é um material de fácil manutenção e limpeza. Além disso, resiste bem à presença de água, podendo ser utilizado em ambientes úmidos da casa. Também é uma versão mais barata quando comparado com outros materiais.
  • Desvantagens: é importante ter uma mão de obra especializada para fazer uma boa instalação do rodapé branco de PVC, pois é necessário equipamento específico para fazer os cortes com um bom acabamento.

EVA

É um material com textura de borracha, resistente e lavável. É flexível e ideal para superfícies curvas. Além disso, o rodapé branco de EVA tem sua instalação bem simples, com algumas marcas que oferecem opções autocolantes.

  • Vantagens: é uma opção mais barata que outros materiais de acabamento. É simples de limpar, resistente à umidade e imune a pragas e mofo. Também possui fácil instalação e com a opção autocolante é dispensável a contratação de mão de obra especializada.
  • Desvantagens: algumas batidas e impactos mais fortes feitos com móveis, vassouras ou outros objetos podem danificar o rodapé.

Gesso

O gesso é uma mistura de água e sulfato de cálcio que forma uma massa plástica. Pode assumir diversas formas com ornamentos de vários estilos, por isso, é um modelo que pode ter um apelo mais decorativo. O rodapé branco de gesso é indicado apenas em ambientes secos e com pouco trânsito de pessoas, como quartos e salas.

  • Vantagens: é um material facilmente encontrado e com um preço mais econômico que um rodapé branco de madeira. Além disso, pode ser personalizado com diversos formatos.
  • Desvantagens: requer cuidados específicos por ser sensível a umidade e não pode ter contato com água. Também é considerado um material frágil que pode ser lascado ou quebrado com facilidade.

A função de um rodapé vai além da estética e escolher o tipo certo para seu ambiente vai garantir um espaço mais elegante, prático e funcional. Por isso, na hora da escolha, pondere todas as vantagens e desvantagens para investir da melhor forma nos ambientes da sua casa.

30 fotos de rodapé branco que provam a beleza do acabamento

Depois de conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de rodapé branco, aprecie toda a sua beleza e versatilidade em diversos ambientes.

1. Uma combinação elegante com o piso de madeira

2. Um acabamento discreto para a sala

3. E uma opção cheia de charme

4. O modelo de poliestireno vai bem para todos os ambientes

5. Para o quarto, o rodapé branco de MDF é uma boa opção

6. Um componente ideal para uma decoração minimalista

7. O rodapé de madeira garante um visual sofisticado

8. Os corredores também merecem atenção

9. Seu uso destaca tanto o piso, quanto a parede da sala

10. Aposte na composição de tons neutros

11. O rodapé branco de cerâmica é uma opção simples e prática

12. Paredes escuras ganham realce com esse acabamento

13. Crie uma união harmônica entre o piso e a parede

14. Um item importante para o acabamento dos ambientes

15. As peças feitas de plástico podem ser aplicadas em banheiros

16. Mais requinte com um modelo alto

17. O rodapé branco fica lindo com uma parede de tijolinhos

18. E também vai muito bem com paredes coloridas

19. O MDF é um material resistente e de grande beleza

20. O modelo de cerâmica pode ser combinado com o piso

21. Já o rodapé branco de gesso permite vários frisos ou formatos

22. Um recurso para ambientes modernos e sofisticados

23. Proteja e embeleze as paredes da casa

24. Perfeito para um criar um ambiente clean

25. O rodapé branco de PVC é prático

26. E pode ser utilizado em salas de jantar, copas e cozinhas

27. Capriche nos acabamentos para uma bela decoração

28. A opção autocolante de EVA tem uma instalação fácil e rápida

29. Crie contrastes com paredes pintadas

30. Ou destaque texturas, revestimentos e papéis de parede

Um rodapé branco pode parecer apenas um mero detalhe, mas, além de proteger a parede, esse acabamento pode fazer a diferença na decoração da sua casa. Com a grande variedade de materiais, é possível mais flexibilidade na hora de escolher o seu. Invista e valorize seus ambientes!

PARA VOCÊ