Conheça o rodapé embutido e saiba como colocá-lo em sua casa

Escrito por
Em 29.04.21

Por                                
Em 29.04.21

Rodapé embutido é um tipo de acabamento que tem ganhado cada vez mais espaço. Além de unir beleza e versatilidade, dá funcionalidade ao ambiente. Dessa forma, ele pode ir em diversos ambientes. Por exemplo, desde a sala de jantar até o banheiro. Chamamos uma arquiteta para falar sobre as vantagens e como colocar um rodapé embutido. Confira:

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

O que é o rodapé embutido

Rodapé embutido é um acabamento feito de piso e, como o próprio nome já diz, fica embutido na parede. Ou seja, durante a instalação, o rodapé é colocado junto ao reboco. Dessa forma, o rodapé fica junto à parede. Isto é, ele não apresenta uma borda ou relevo em relação ao reboco.

Esse tipo de decoração não tem uma diferença de nível com a parede. Dessa maneira, dá a impressão de continuidade à construção. Contudo, não são todos os tipos de pisos que são indicados para o receber esse tipo de rodapé. Por exemplo, os pisos frios são mais indicados, como porcelanato ou cerâmica.

5 vantagens do rodapé embutido para aderir à essa tendência da arquitetura

Para falar das vantagens do uso do rodapé colocado dentro da parede, chamamos a Arquiteta e Urbanista Duda Koga, da PRC Empreendimentos. Dessa maneira, confira as cinco vantagens elencadas pela especialista:

  1. Sensação de amplitude: o acabamento entre o piso e a parede é realizada de modo a ficar uniforme. Contudo, para isso, deve ser utilizado o mesmo material para o piso e o rodapé.
  2. Melhor uso do espaço: além dos centímetros que são ganhos em relação ao rodapé convencional, os móveis podem ficar mais próximos da parede.
  3. Tendência moderna: pode ser utilizado rodapés de até 30 cm de altura. Assim, para criar maior percepção de profundidade ao ambiente. Nesse caso, é interessante que o revestimento da parede tenha tonalidade diferente do rodapé para que o impacto seja garantido.
  4. Acabamento contínuo: com o revestimento do piso sendo diferente do revestimento do rodapé, pode ser feito um arremate entre as duas superfícies, Dessa forma, cria-se um efeito em ”L”, o qual provoca sensação de continuidade.
  5. Sem sujeira: a melhor das vantagens é que o rodapé embutido não acumula sujeira sobre a peça.

Essas dicas da arquiteta e urbanista Duda Koga mostram como o rodapé colocado dentro da parede é versátil. Além disso, esse tipo de decoração também deixa o ambiente com um aspecto mais contemporâneo. Dessa maneira, é possível colocar esse tipo de rodapé em casa.

Como colocar rodapé embutido para renovar qualquer ambiente

A arquiteta e urbanista Duda Koga também listou sete passos sobre como colocar o rodapé embutido. Dessa forma, dentre esses passos, estão dicas de como ter o acabamento perfeito na próxima reforma. Por isso, confira os passos para aderir a esse tipo de decoração contemporânea:

  • É necessário verificar a altura desejada do rodapé antes da aplicação. Isso acontece porque deve-se deixar o espaço referente a ela sem rebocar. Contudo, caso a obra seja de reforma, é preciso criar uma abertura na parede, retirar o reboco existente e deixar um espaço para que o rodapé encaixe nele e faceie a parede.
  • Além disso, confirme se a parede é estrutural ou apenas para fechamento. Dessa forma, caso ela seja estrutural, geralmente em blocos de concreto, não se deve mexer na parede. Ou seja, não é possível criar, durante a reforma, abertura na parede e aplicar o rodapé dentro da parede.
  • Massear a peça na espessura adequada para que o rodapé encaixe na parede. Dessa forma, ele ficará embutido.
  • Seguir a paginação do piso para que os rejuntes, tanto do piso quanto do rodapé fiquem alinhados. Para isso, é indicado o uso dos espaçadores.
  • Passar massa do rejunte da mesma tonalidade do rejunte do piso. Assim, o acabamento deve ficar homogêneo.
  • Colocar fita crepe em toda extensão do rodapé embutido na hora de pintar a parede. Porque esse modelo de rodapé requer maior cuidado na hora da finalização do acabamento.
  • Caso não sinta segurança, contrate um profissional qualificado. Visto que o acabamento entre rodapé e parede requer maior atenção e cuidado.

O rodapé faz parte do piso na reforma ou construção de um ambiente. Por isso, caso você esteja fazendo tudo sozinho, veja também como colocar piso.

Continua após o anúncio