25 receitas de sabão caseiro práticas e econômicas

Escrito por Talita Freire

Foto: Reprodução / iStock

Sabão caseiro… Se você está querendo economizar com os produtos de limpeza de casa, fazer o seu próprio sabão pode ser uma excelente ideia.

Além de ser muito mais barato, o sabão caseiro é um produto que pode ser considerado biodegradável, já que boa parte das receitas reaproveitam o óleo de cozinha utilizado em frituras, evitando que sejam descartados incorretamente no meio ambiente.

Mas se você não tiver óleo de cozinha suficiente para fazer seu próprio sabão, não se preocupe! Também vamos mostrar algumas receitas que não utilizam esse ingrediente como matéria-prima.

1. Sabão caseiro em barra com óleo de cozinha

Imagem: Tua Casa

Você pode utilizar esse tipo de sabão para lavar panelas com manchas de gordura e limpar fogões. Em um balde, dissolva a soda cáustica em 1 ½ litro de água quente. Adicione o sabão em pó e o restante da água quente, mexendo bem com uma colher de pau. Em seguida, adicione lentamente essa mistura ao óleo e mexa por 20 minutos. Misture a essência e coloque em formas. Desenforme e corte no dia seguinte.

2. Sabão em barra com óleo de cozinha (versão simplificada)

Imagem: Tua Casa

Assim como o exemplo acima, este é um excelente sabão para ajudar na lavagem das panelas e na limpeza do fogão ou demais utensílios de alumínio.

Misture a água quente com a soda cáustica, até que dissolva completamente. Despeje o óleo e mexa por aproximadamente 20 minutos, até formar um líquido grosso. Coloque em uma forma e espere até o dia seguinte para cortar.

3. Sabão caseiro feito com sabão em pó e desinfetante antibacteriano

Imagem: Tua Casa

Utilize este sabão para limpeza em geral da casa, principalmente o banheiro, que precisa de um cuidado especial em relação aos germes.

Dissolva o sabão em pó com ½ litro de água quente e o álcool. Em outro recipiente, dissolva a soda cáustica com 1 e ½ litro de água quente. Junte as duas misturas cuidadosamente e incorpore ao óleo. Mexa por 20 minutos e coloque em formas. Espere até o outro dia para desenformar.

4. Sabão caseiro líquido com óleo e álcool

Imagem: Tua Casa

Esta é uma ótima opção para limpeza de superfícies em geral, pois é um sabão bem diluído em água.

Em um balde, misture a soda e o álcool. Acrescente o óleo e mexa até ficar homogêneo. Aguarde 30 minutos e acrescente 2 litros de água fervente. Dissolva bem o conteúdo e então acrescente 20 litros de água em temperatura ambiente.

5. Sabão caseiro de limão

Imagem: Tua Casa

Já pensou em fazer um sabão de limão? Essa receita é bem simples e ajudará a dar mais brilho para as panelas e o fogão.

Despeje o óleo em uma panela e leve ao fogo para aquecer. Em um recipiente, dissolva a soda cáustica no suco de limão. Após aquecer o óleo, despeje-o na mistura de limão e soda e mexa por cerca de 25 minutos. Despeje o conteúdo em uma forma e deixe endurecer antes de desenformar.

6. Sabão de azeite em barra

Imagem: Tua Casa

Esse sabão é uma excelente escolha para lavar louças (e irá servir de base para nossa próxima receita: o sabão líquido de azeite). Neste caso, a principal gordura deixa de ser o óleo de cozinha comum e entra o azeite como estrela principal.

Junte a água e a soda cáustica com cuidado e mexa até dissolver completamente. Aguarde cerca de 30 minutos. Enquanto isso, aqueça o azeite (sem deixar ferver). Despeje-o na mistura de água e soda e mexa por alguns minutos até formar uma mistura mais grossa e homogênea. Coloque essência neste momento, se desejar. Despeje em formas e deixe secar completamente antes de cortar.

7. Sabão líquido de azeite

Imagem: Tua Casa

Essa receita de sabão líquido é uma boa alternativa ao detergente de pia, e é menos agressiva para as mãos, já que a soda cáustica é bem diluída.

Em uma panela, rale a barra de sabão de azeite e misture à água. Ligue o fogo e mexa bastante, até dissolver completamente. Adicione a glicerina e continue mexendo para que ela incorpore ao líquido. Não deixe a mistura ferver! Desligue o fogo assim que tudo estiver incorporado. Guarde em um recipiente com tampa. É possível utilizar este sabão imediatamente após esfriar.

8. Sabão caseiro de leite

Imagem: Tua Casa

Esta é uma ótima opção para lavar louças e, o melhor: você economiza água no enxágue, já que a espuma que esse sabão faz se dissolve rapidamente!

Dissolva completamente o leite na soda. Você vai notar que o leite vai coalhar neste processo, mas é normal! Continue mexendo até que tudo esteja misturado. Adicione o óleo e continue mexendo. Quando a mistura estiver mais grossa, você pode colocar a essência de sua preferência. Então, passe a mexer esporadicamente. Aguarde 3 horas e coloque em formas. Espere 12 horas para cortar no tamanho que desejar.

9. Sabão caseiro de fubá

Imagem: Tua Casa

Este é um sabão com um ingrediente um tanto inusitado, não é mesmo? Mas é um poderoso multiuso: você pode lavar a louça, as roupas ou limpar a casa.

Coloque em um balde 6 litros de água morna e dissolva, com cuidado, a soda cáustica. Acrescente o óleo morno e mexa bem até incorporar. Dissolva o fubá nos outros 2 litros de água e misture bem para não empelotar. Junte as duas misturas e, se quiser, acrescente uma essência de sua escolha. Despeje em uma forma e aguarde secar completamente antes de cortar.

10. Sabão caseiro de abacate

Imagem: Tua Casa

Já tinha pensado em fazer um sabão de abacate? Essa receita é bem rápida de fazer, já que a polpa da fruta ajuda a incorporar os ingredientes de forma muito mais eficiente.

Junte o abacate gelado com a soda cáustica e dissolva completamente. Acrescente o óleo morno, misture bem e, com um mixer, incorpore todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea e densa. Transfira para uma forma e espere secar completamente antes de cortar.

11. Sabão de cinzas

Imagem: Tua Casa

Essa é uma receita que vem de gerações passadas. Os egípcios foram os primeiros a notar que a mistura formada pela gordura de animais que caía sobre as cinzas da madeira servia para limpar objetos! Mas foi somente em 1792 que um químico explicou a técnica envolvida e a aperfeiçoou.

Para esta receita, derreta a gordura em fogo baixo. Separadamente, ferva a água junto com as cinzas por 1 hora. Desligue o fogo e coe esta mistura com uma peneira. Utilize somente a água das cinzas para incorporar à gordura quente, e mexa até virar uma mistura homogênea e densa. Fora do fogo, misture a soda cáustica e mexa bem. Despeje em formas e aguarde secar bem antes de cortar.

12. Sabão em barrinhas para lavadora de louças

Imagem: Tua Casa

Se você quer uma opção mais barata para utilizar em sua lava-louças, então acompanhe o passo a passo desta receita caseira.

Misture todos os ingredientes secos e depois adicione o suco de limão, até formar uma massa moldável. Faça barrinhas no mesmo formato do dispenser da sua máquina. Coloque-as para secar sobre uma folha de papel manteiga antes de armazenar.

13. Sabão em gel para lavadora de louças

Imagem: Tua Casa

Essa receita é ótima para utilizar na lavadora de louças, pois não exige uma lavagem prévia para retirar a gordura dos utensílios. Além disso, não contém soda cáustica em sua composição.

Misture todos os ingredientes em um panela e ferva em fogo médio. Espere todo o sabão se dissolver e desligue. Espere esfriar e armazene em um recipiente. Você pode utilizar 1 colher de sopa deste sabão a cada lavagem.

14. Sabão caseiro feito com amaciante

Imagem: Tua Casa

Se quiser um sabão caseiro perfumado para usar na lavagem de suas roupas, então siga essa receita que vai amaciante na composição.

Misture a soda cáustica com a água quente, de maneira cuidadosa. Dilua essa mistura e adicione o óleo e o amaciante pouco a pouco, mexendo bem. Assim que formar uma massa consistente, despeje em uma forma e espere secar antes de cortar.

15. Sabão de coco em barra

Imagem: Tua Casa

Você pode fazer seu próprio sabão de coco em barra, excelente para lavar roupas ou a louça.

Bata a água e o coco no liquidificador até obter uma consistência bem homogênea. Despeje em uma panela e leve ao fogo até que o creme reduza a ¾ da quantidade inicial. Coloque em um balde e acrescente o óleo quente e a soda cáustica. Mexa até diluí-la totalmente. Misture o álcool e mexa por mais 30 minutos. Despeje em uma forma forrada com papel manteiga e espere secar totalmente antes de cortar.

16. Sabão líquido de coco

Imagem: Tua Casa

Ensinamos acima o passo a passo para fazer o sabão de coco em barras, e você poderá utilizá-lo para fazer essa receita de detergente líquido. Se preferir, utilize barras de sabão de coco encontradas no mercado.

Rale o sabão de coco e despeje em um balde. Junte a água fervente e mexa bem até obter uma mistura cremosa. Acrescente o bicarbonato e o vinagre e incorpore. Espere esfriar e guarde em um pote de vidro ou recipiente de detergente ou sabão líquido vazio.

17. Sabão líquido de coco e limão

Imagem: Tua Casa

Se quiser um detergente ou sabão líquido de coco com um toque de limão, você pode seguir esta receita que leva menor quantidade de sabão de coco na composição.

Comece ralando o sabão de coco e dissolva-o em 1 litro de água bem quente. Acrescente o bicarbonato, misture bem e deixe descansar por uma hora. Junte 1 litro de água morna, misture e passe tudo em uma peneira. Acrescente o óleo essencial e mais 1 litro de água fria. Armazene em recipientes menores.

18. Sabão caseiro glicerinado

Imagem: Tua Casa

Esta receita rende bons sabões glicerinados, ideais para a lavagem de louça, roupas e superfícies.

Derreta o sebo, aqueça o óleo de cozinha e misture-os em um balde. Junte o álcool. Bata metade da água com o açúcar em um liquidificador e despeje na mistura de óleo com álcool. Dissolva a soda cáustica em 1 litro de água e incorpore aos demais ingredientes. Mexa por cerca de 20 minutos. Quando começar a formar uma película branca na superfície estará pronto para colocar em uma forma. Espere secar completamente para desenformar e cortar.

19. Sabão de erva doce e limão

Imagem: Tua Casa

Se você quer uma opção de sabão cheiroso e que não utilize óleo ou soda cáustica, esta é a opção certa para você!

Bata no liquidificador a casca do limão com um pouco de água e coe. Rale o sabão de coco e coloque em uma panela com o restante da água e a erva doce. Ferva a mistura até que o sabão tenha se dissolvido completamente e deixe esfriar. Quando já estiver morno, junte o suco do limão e coe. Mexa devagar e guarde em um pote fechado por uma semana antes de usar.

20. Sabão em pó de mamão verde

Imagem: Tua Casa

Você pode fazer seu próprio sabão em pó! E esta receita tem um ingrediente especial: o mamão verde!

Junte o mamão ralado com a soda cáustica. Acrescente o óleo e o vinagre e mexa por cerca de 20 minutos, até formar uma mistura densa. Despeje em uma forma e espere secar. Após secar bem, rale todo o sabão em um ralador ou peneira.

21. Sabão caseiro feito na garrafa PET!

Imagem: Tua Casa

Este sabão é extremamente fácil de fazer. Com apenas 3 ingredientes e uma garrafa PET você terá seu próprio sabão caseiro!

Utilize um funil para colocar todos os ingredientes dentro da garrafa PET, lembrando de acrescentar a soda cáustica por último. Tampe a garrafa e balance um pouco para os ingredientes se incorporarem. Aguarde até que endureça, corte a garrafa no tamanho das fatias de sabão que deseja e guarde em local seco.

22. Sabão para dar brilho em alumínio

Imagem: Tua Casa

Essa receita é 2 em 1: ajuda a desengordurar a louça e ainda dá brilho em panelas de alumínio.

Rale os sabões em barra e coloque para derreter em 1 litro de água. Após derreter, adicione os demais ingredientes e mexa bem. Espere esfriar para armazenar em potes.

23. Sabão líquido para lavar roupas

Imagem: Tua Casa

Em um liquidificador, junte o sabão e o sabonete picados, 1 litro de água morna e o vinagre. Bata até dissolver completamente. Despeje em um balde e aguarde esfriar. Acrescente os demais ingredientes e aguarde 12 horas. Após essa pausa, bata a mistura no liquidificador com o restante da água. Faça isso em etapas, e vá armazenando em um balde grande. Acrescente o detergente, o sal e o bicarbonato e mexa bem. Aguarde a espuma que forma abaixar antes de engarrafar.

24. Sabão líquido alvejante

Imagem: Tua Casa

Essa receita é excelente para quem deseja um sabão capaz de tirar manchas de tecidos, limpar o banheiro ou superfícies muito engorduradas.

Rale os sabonetes e o sabão, acrescente o bicarbonato de sódio e derreta todo o sabão com 4 litros de água fervente. Espere esfriar completamente para acrescentar o vinagre e a água sanitária e mexa bem. Acrescente 5 litros de água em temperatura ambiente e mexa por 20 minutos para incorporar bem. Guarde em garrafas.

25. Sabão caseiro de eucalipto

Imagem: Tua Casa

Você pode ter um sabão caseiro em barra perfumado de forma natural! Nesta receita são as folhas de eucalipto que trazem o cheiro fresco.

Bata no liquidificador as folhas de eucalipto com a água. Junte essa mistura à soda cáustica e mexa bem. Acrescente o óleo e mexa por 15 minutos. Junte o bicarbonato e mexa até formar uma massa grossa e homogênea.  Coloque em uma forma e aguarde secar completamente antes de cortar.

Dica para uma melhor conservação do sabão caseiro

Foto: Reprodução / iStock

Para que o seu sabão caseiro em pedra possa durar muito mais, evite deixá-lo mergulhado em água ou ambiente úmido. Guarde em ambiente seco e sem estar exposto ao calor, desta forma você evita o ressecamento e garante a forma do corte.

Já sabe qual sabão caseiro você vai preparar? Dedicando um tempinho e poucos reais, você consegue fazer sabão em grande quantidade. Aproveite para ver 10 dicas para lavar louça de um jeito muito mais fácil.

PARA VOCÊ