Sala de estar pequena: 80 projetos funcionais, elegantes e criativos

Escrito por Andressa Oliveira

Foto: Reprodução / Doob Arquitetura

A sala de estar é um dos principais ambientes da casa. Um espaço para reunir os amigos, curtir momentos em família, assistir a um filme ou simplesmente relaxar no sofá. Essas e muitas outras atividades podem ser realizadas nesse múltiplo espaço.

Mesmo em salas com metragens menores é possível uma decoração moderna, funcional e com muito conforto. Para isso, o planejamento de todos os detalhes é essencial e algumas dicas são válidas para otimizar o espaço.

Na hora de arrumar os móveis, pense em quais são indispensáveis e nas funções importantes para você e a sua família nesse ambiente. O ideal é distribuir os móveis de forma que as pessoas possam circular com facilidade.

Utilizar uma cor clara ou uma base neutra é sempre uma boa opção, já que dão a impressão de um espaço maior. Deixe para utilizar as cores mais vibrantes em detalhes ou acessórios da decoração. Outra dica é usar espelhos, eles dão a sensação de ampliar o espaço e deixam a sala muito mais elegante.

Confira alguns modelos de salas de estar pequenas que são exemplos de espaços reduzidos mas bem aproveitados, com decorações elegantes, funcionais e cheias de aconchego:

1 . Sala de estar com varanda integrada

Foto: Reprodução / Stuchi & Leite Projetos

Uma pequena sala pode ganhar mais espaço com a integração da varanda. Uma dica é utilizar o mesmo revestimento nos ambientes. A circulação livre também é prioridade nessa sala.

2. Integração total

Foto: Reprodução /Marcozero Estúdio

A sala de estar é totalmente integrada com o restante do apartamento. Evitar paredes e investir em divisórias móveis e portas de correr é uma boa ideia para ampliar o espaço.

3. Sala de estar pequena e estante funcional

Foto: Reprodução /CIAA

Essa pequena sala, com aspecto jovem e dinâmico, aproveita a estreiteza existente com uma estante funcional.

4. Sala de estar com cobogós

Foto: Reprodução /Adriana Fontana

Para salas pequenas, a integração joga a favor. Elementos vazados, como o cobogó, delimitam o espaço e ao mesmo tempo mantém a integração do ambiente.

5. Sala de estar com mesa de apoio

Foto: Reprodução / Doob Arquitetura

Essa sala com espaço reduzido tem a base neutra com cores claras e o concreto aparente. A mesa de apoio é um móvel curinga e muito prática para colocar objetos como controles, óculos, livros e outros pequenos objetos.

6. Sala de estar com paredes pretas

Foto: Reprodução /Maira Schaeffer

Nessa sala, o preto das paredes contrasta com o branco dos móveis. Além disso, combinar paredes escuras com o teto claro reforça as linhas horizontais e dá a ideia de um ambiente mais comprido.

7. Sala de estar urbana e industrial

Foto: Reprodução / LCAC Arquitetura

A decoração da sala utiliza elementos de estilo urbano e industrial. A parede de cimento queimado confere destaque e organiza visualmente o espaço.

8. Sala de estar pequena com muito conforto

Foto: Reprodução /Forma & Reforma

Mesmo com dimensões pequenas, o conforto é evidente. A sala tem uma paleta de cores claras e neutras. O espaço sobre o sofá também é aproveitado para prateleiras.

9. Sala simples e neutra

Foto: Reprodução / Iná Arquitetura

Essa pequena sala aposta em uma base neutra e simples. As cores ficam para o sofá e o tapete. O espaço da parede com a TV é aproveitado para uma estante que organiza diversos objetos.

10. Sala de estar com pufe

Os pufes são ótimos complementos funcionais na decoração. Além de garantir mais assentos em espaços reduzidos, podem facilmente ser deslocados e guardados em lugares estratégicos.

11. Fluidez e leveza

Foto: Reprodução /Studio Leandro Neves

As cores azul e branca dão fluidez e leveza para o ambiente. A poltrona amarela confere um ponto de destaque super especial na sala.

12. Sala com sofá vermelho

Foto: Reprodução /SAO Arquitetura

Nessa sala de base branca, o destaque é do móvel na cor vermelha. As grandes aberturas ampliam o ambiente e garantem uma boa iluminação e ventilação natural.

13. Móveis lineares e baixos

Foto: Reprodução / Studio Bra

A sala aposta em mobiliário linear e baixo para evitar barreiras físicas e visuais, criando, assim, uma sensação de amplitude. O espelho ao fundo também colabora para aumentar o espaço.

14. Máximo aproveitamento

Foto: Reprodução /Carina Dal Fabbro

Aqui até o espaço em cima da porta é aproveitado para uma prateleira. Uma solução criativa para maximizar o aproveitamento em uma sala de estar pequena.

15. Nichos para a organização

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura

A estante com vários nichos é ótima para organizar os diversos itens da sala de estar, além de economizar espaço. Os padrões geométricos dão um toque retrô no ambiente com detalhes modernos.

16. Sala com estante ripada de madeira

Foto: Reprodução / Très Arquitetura

As ripas de madeira escondem os equipamentos eletrônicos e deixam a sala organizada. A iluminação valoriza o painel e deixa o ambiente muito mais acolhedor e íntimo.

17. Convidativa e aconchegante

Foto: Reprodução / Chris Silveira

A sala de estar pequena é prática e o tapete dá o toque convidativo e aconchegante para o ambiente. Com a paleta de cores neutra, os destaques ficam por conta das almofadas.

18. Prateleira que vira banco

Foto: Reprodução /H2c Arquitetura

As prateleiras de concreto dão o toque urbano e percorrem as paredes para otimizar o espaço e servir como bancos em alguns pontos. A mesa de centro metálica minimalista tem um belo efeito decorativo.

19. Sala com armário flutuante

Foto: Reprodução / Vão

Para aumentar a sensação de amplitude, o ambiente da sala é dividido por um mobiliário de madeira fixado na parte superior e, desta forma, parece flutuar. O móvel serve para abrigar livros e eletrônicos.

20. Sala de estar com concreto aparente

Foto: Reprodução /Od Vo Arquitetura

A utilização de apenas móveis essenciais deixa a sala de estar sem aperto. O concreto aparente dá o toque urbano do modo de vida contemporâneo.

21. Sala de estar leve e colorida

Foto: Reprodução /Carol Tasiro

Essa sala de estar pequena é leve e com detalhes coloridos. As ideias de organização fazem diferença no compacto espaço – o móvel de apoio da TV também serve como espaço para leitura e abriga caixas com rodízios.

22. Decoração simples e sutil

Foto: Reprodução / Metropolitano Arquitetos

Essa sala aconchegante e com tons neutros aposta numa decoração simples e sutil. O sofá liso é complementado por pequenos bancos e uma cadeira para acomodar mais pessoas.

23. Plantas na decoração

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Os tons claros em todas as faces do ambiente dão a sensação de amplitude. As plantas enchem de vida a sala de estar e tornam o ambiente bastante acolhedor.

24. Sala de estar simples e despojada

Foto: Reprodução /Aupi Arquitetura

Os tijolinhos aparentes trazem aconchego para a sala de estar simples e despojada. As cores no mobiliário acrescentam um toque contemporâneo.

25. Sala de estar clean

Foto: Reprodução /Mallemont Arquitetura

As cores claras nas paredes e móveis trazem amplitude para a sala de estar pequena e dão um ar clean e minimalista.

26.  Aproveitando o recuo

Foto: Reprodução /Hug Arquitetura

O móvel para a TV aproveita o recuo existente na parede e otimiza o espaço para a sala. A iluminação em trilhos é uma opção moderna e contorna todo o ambiente com pequenos focos de luz.

27. Sala de estar pequena com muito estilo

Foto: Reprodução / Roberto Robl

Nessa pequena sala cheia de estilo, o tapete se estende até a mesa de jantar e dá uma ideia de amplitude para o ambiente. Uma parede toda espelhada também contribui para ampliar o espaço.

28. Decoração simples e funcional

Foto: Reprodução / Doob Arquitetura

Uma decoração simples e com pouco mobiliário garante uma sala de estar confortável e muito funcional. As cores claras predominam e o sofá liso ganha almofadas coloridas e estampadas para destaque.

29. Confortável e sofisticada

Foto: Reprodução / Erica Salguero

Essa sala prioriza o conforto e a circulação, sem deixar de lado a beleza e sofisticação. A paleta de cores vai do branco e cinza com toques de cores mais fortes, como o vermelho e preto em alguns móveis e objetos decorativos.

30. Sala de estar contemporânea e urbana

Foto: Reprodução /Studio Leandro Neves

A decoração dessa sala investe em elementos contemporâneos urbanos, como a parede de tijolos aparentes e a iluminação em trilho.

31. Sala compacta e móvel multifuncional

Foto: Reprodução /Iná Arquitetura

O painel para TV e bancada da cozinha são unificados em único móvel multifuncional. A solução garante fluidez para o pequeno espaço e deixa tudo organizado.

32. Confortável e ideal para receber amigos

Foto: Reprodução / Mallemont Arquitetura

O móvel sob a janela armazena objetos e, com as almofadas, também serve como banco. O pufe e uma banqueta garantem mais lugares quando necessários e funcionam como pontos de apoio.

33. Sala de estar pequena e aconchegante

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi

A madeira deixa a sala muito aconchegante. O painel ripado amplia a extensão da parede e permite um móvel mais comprido, que alonga o ambiente.

34.  Sala de estar com laje de concreto aparente

Foto: Reprodução /Histórias de Casa

A laje de concreto aparente, os dutos e o uso de cores claras trazem um clima urbano e industrial para a pequena sala de estar.

35. Sala de estar com poltronas azuis

Foto: Reprodução /Mariana Martini

Nessa sala, os móveis tradicionais são muito bem acompanhados com poltronas na cor azul que dão destaque e estilo. O tom azul também aparece em outros elementos, como o vaso e o quadro.

36. Mesa de centro móvel

Foto: Reprodução /Breves Arquitetura

Essa sala tem elementos de decoração industrial e um aspecto muito aconchegante. As mesas de centro com rodízios são facilmente deslocadas para liberar espaço.

37. Sala com cadeira vermelha

Foto: Reprodução /ACF Arquitetura

Aqui uma cadeira compacta oferece mais um lugar para a pequena sala, além de ser um móvel de destaque na cor vermelha.

38. Sofá confortável e aconchegante

Foto: Reprodução / Buji Decoração Reuso

Um sofá confortável e aconchegante como o dessa sala é indispensável nesse tipo de ambiente. Além disso, o móvel deve ser proporcional ao espaço para um bom resultado.

39. Sala compacta com ideias de marcenaria

Foto: Reprodução /Ah!Sim

Essa sala compacta utiliza soluções de marcenaria para aproveitar os espaços. As banquetas e as almofadas ocupam pouco espaço e garantem mais lugares para receber os amigos.

40. Sala de estar com painel de madeira

Foto: Reprodução /Tria Arquitetura

Os volumes e nichos no painel de madeira organizam os diversos itens da sala, deixam a circulação livre e ainda acomoda uma pequena banqueta.

41. Mesas de apoio

Foto: Reprodução /Tria Arquitetura

Pequenas mesas de apoio são ótimas opções para salas menores. Além de ocuparem pouco espaço, sua aparência única é mais um item de decoração, e ainda oferecem suporte para luminárias e outros objetos.

42. Divisória com dupla função

Foto: Reprodução / Victória Rizzo

Nessa sala com ares modernos, a divisória tem dupla função e também é utilizada como pequenas prateleiras.

43. Sala com poltronas diferentes

Foto: Reprodução / Gustavo Motta

Uma boa forma de sair do comum e dar ainda mais personalidade para o ambiente é utilizar poltronas diferentes na decoração.

44. Sala com toques azuis

Foto: Reprodução /Iná Arquitetura

O espaço da sala é aconchegante e conta com poucos, mas bons móveis para compor a decoração da sala. A cor azul é valorizada nos estofados e em objetos pontuais.

45. Contrastes que encantam

Foto: Reprodução / Ambientta Arquitetura

Essa sala de estar pequena tem uma decoração jovem. Os elementos despojados apostam no contraste de cores e materiais.

46. Móveis coloridos e plantas

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Uma boa maneira de incrementar a decoração da sua sala pequena é investir em móveis coloridos, pequenas mesas de apoio e plantas.

47. Sala com móvel suspenso

Foto: Reprodução /Gabriel Valdivieso

O móvel da TV é suspenso na parede e deixa livre o espaço abaixo dele, o que é uma boa solução para salas pequenas. A base neutra tem a parede em degradê cinza complementada pelo piso em cimento queimado.

48. Sala de estar pequena e colorida

Foto: Reprodução / Lo Interiores

A decoração dessa sala aposta em diversos itens de decoração coloridos. Assim, a sala fica um ambiente super alegre, divertido e convidativo.

49. Estante como divisória

Foto: Reprodução / Doob Arquitetura

O nicho no painel de laca branca acompanha o sofá e serve para acomodar itens de decorações. A estante da TV divide o ambiente com a cozinha e também tem uma pequena bancada para refeições rápidas.

50. Sala com detalhe laranja

Foto: Reprodução /Ah!Sim

Nessa pequena sala, o ponto de cor é da banqueta que traz um tom vibrante e dá um toque de alegria e vivacidade para o espaço.

Veja mais ideias para uma sala de estar pequena

Confira muitas outras soluções e ideias criativas para aproveitar bem o espaço na sala de estar com muito conforto – e sem abrir mão do estilo!

51. Sala de estar com tijolinhos brancos

Foto: Reprodução / Apartamento 708

52. Decoração neutra e atemporal

Foto: Reprodução /Carmen Zaccaro

53. Sala com móveis compactos

Foto: Reprodução /Très Arquitetura

54. Cadeira em destaque

Foto: Reprodução /Gabriel Valdivieso

55. Pufe como mesa de centro

Foto: Reprodução /MN Arquitetura + Interiores

56. Tons neutros e madeira

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi

57. Sala de estar com destaques amarelos

Foto: Reprodução /IBD Arquitetura

58. Equilíbrio e aconchego

Foto: Reprodução / Très Arquitetura

59. Tons neutros com detalhes de cor

Foto: Reprodução / Victória Rizzo

60. Sala pequena com tapete colorido

Foto: Reprodução /Adriana Fontana

61. Sala compacta e com muito estilo

Foto: Reprodução / Ambientta Arquitetura

62. Sala com painel de madeira

Foto: Reprodução / Solum Arquitetura e Urbanismo

63. Sala de estar com concreto e madeira

Foto: Reprodução / PKB Arquitetura

64. Conforto com muito estilo

Foto: Reprodução /Juliana Pippi

65. Sala de estar pequena no estilo escandinavo

Foto: Reprodução /MN Arquitetura + Interiores

66. Cores na almofadas

Foto: Reprodução / Lo Interiores

67. Sala de estar com luminária de coluna

Foto: Reprodução / Ambientta Arquitetura

68. Sala de estar pequena com papel de parede

Foto: Reprodução /Claudia Comparin

69. Ares urbanos e contemporâneo

Foto: Reprodução /Gabriel Valdivieso

70. Sala de estar cheia de luz natural

Foto: Reprodução / Bloco Z Arquitetura

71. Decoração colorida

Foto: Reprodução / PKB Arquitetura

72. Atmosfera aconchegante

Foto: Reprodução /Paula Muller

73. Sala de estar com móveis de madeira

Foto: Reprodução /Ah!Sim

74. Sala de estar pequena e descolada

Foto: Reprodução / Lo Interiores

75. Branco e madeira

Foto: Reprodução / Biasi Design

76. Simplicidade e funcionalidade

Foto: Reprodução /Paula Muller

77. Sala em tons terrosos

Foto: Reprodução / Fernanda Renner

78. Estante em destaque

Foto: Reprodução /Camila Klein

79. Um pouco de cor

Foto: Reprodução / Gabriela Marques

80. Domínio de cores claras

Foto: Reprodução / Meu Ap 305

Em ambientes pequenos, a criatividade faz a diferença para aproveitar ao máximo os poucos metros quadrados. Seja qual for seu estilo, é possível ter uma sala de estar funcional, charmosa e com muito conforto em qualquer tamanho!

PARA VOCÊ