45 inspirações para criar a sala de jogos dos seus sonhos

Escrito por Sheila Almendros

Foto: iStock

Continua após o anúncio



Quem gosta de receber os amigos e família em casa precisa de um espaço que mantenha todos os convidados confortáveis e entretidos. E cada vez mais a sala de jogos se torna presente nas decorações de interiores, com a proposta de aumentar a interação entre todos.

E para montar um ambiente de diversão, não existe muitas regras. O cômodo pode ser grande ou pequeno, não importa. Mas o essencial, obviamente, é ter os fatídicos jogos de acordo com o perfil de seus moradores: baralhos, tabuleiros e até vídeo games são muito bem-vindos. Se há espaço de sobra, mesa de sinuca, pebolim e fliperamas são diferenciais na estruturação do projeto.

Para quem gosta de esportes, a sala de jogos também pode ser um espaço destinado para assistir aos esperados campeonatos. Para isso, é fundamental também proporcionar conforto e alguns aparatos de fácil alcance, como um frigobar com bebidinhas.

Independentemente do tipo de sala de jogos que você terá, a decoração também deve seguir o gosto do morador. E há uma infinidade de estilos incríveis a serem seguidos, os quais você pode conferir e se inspirar a seguir:

1. A mesa de bilhar reina no espaço

Foto: Reprodução / Migs Arquitetura

A sala de jogos não precisa ter necessariamente um cômodo só para esta finalidade. Ela pode ser instalada em um ambiente, e uma mesa de sinuca é um item que além de ser facilmente integrado à decoração, também pode ser um diferencial.

2. Referências de pubs na decoração são super indicados

Foto: Reprodução / Cláudia Vaz Interiores

Objetos e mobílias com logo de bebidas famosas, um bistrô com bancos para acomodar os convidados e quadros com esta temática enchem o ambiente de personalidade e estilo.

Continua após o anúncio



3. Uma sala de jogos super refinada

Foto: Reprodução / Pro Design Arquitetura

Para quem gosta de um pouco de requinte, investir em uma decoração mais refinada é fundamental. A mesa de bilhar é um artigo que oferece esta característica, principalmente as de tamanho maior e com o acabamento mais sofisticado.

4. Pendentes sobre as mesas dão um toque de charme

Foto: Reprodução / Dilbc

E também colaboram para criar uma iluminação muito mais aconchegante. Invista em peças bonitas, que combinem com o restante da decoração e tragam mais personalidade ao local.

5. Bebidinhas não podem faltar!

Foto: Reprodução / Cláudia Vaz Interiores

Se o seu espaço é reservado e não integrado, vale a pena criar um bar, uma prateleira ou um frigobar com bebidinhas diversas, com e sem álcool. Assim você não precisará se retirar a todo momento para servir algo aos seus convidados.

6. Sofás e pufes não podem faltar

Foto: Reprodução / Andrea Duarte e Anna Malta para CasaCor Rio

Continua após o anúncio



E não basta ser somente bonito – tem que ser confortável! Principalmente se a sala de jogos for predestinada para o vídeo game ou reunir a galera para assistir a algum campeonato. Modelos atemporais e com tecidos que não incomodam em determinadas estações (como aqueles que esquentam no calor e gelam no frio) são os mais favoráveis.

7. O piso xadrez é icônico

Foto: Reprodução / Ana de Villar Interiores

Se a ideia é diferenciar a sua sala de jogos das demais áreas da casa, escolha um piso diferente, cores marcantes para as paredes e mobília com cara de barzinho. A decoração ficará bem alegre e divertida.

8. O centro das atenções

Foto: Reprodução / Anna Maya & Anderson Schussler

Neste ambiente integrado, a área de jogos foi demarcada por um retângulo criado no piso, abaixo da mesa. Um tapete ou vinílico podem ser usados para esta finalidade, evitando assim o quebra quebra ou grandes reformas.

9. Para encher o cômodo de amigos

Foto: Reprodução / Milena Bomediano Arquiteta

Se o espaço favorece, use e abuse do máximo possível de jogos diferentes para a sua sala. Crie ambientes para cada finalidade, como a mesa com um pendente para jogos de tabuleiro e carteado, uma área só para a mesa de bilhar, e uma sala confortável para assistir partidas de jogos e vídeo games.

10. Um espaço para amantes de futebol

Foto: Reprodução / Studio Poliana Pinheiro

E o que você acha de incluir também uma mesa de futebol de botão? Para combinar, quadros que remetem ao esporte foram usados, além da estante repleta de troféus.

Continua após o anúncio



11. Uma mesa de jantar que também comporta uma partida de sinuca

Foto: Reprodução / Duplex Interiores

Espaços pequenos pedem adaptações e customizações e, neste projeto, a mesa de bilhar também serve como mesa de jantar, sem comprometer a decoração da sala, nem tão pouco a circulação do ambiente.

12. Legos luminosos certamente ganhará os corações nerds

Foto: Reprodução / Maneco Quindere

Apostar em elementos diferentes é uma forma de personalizar o ambiente com um toque especial. Neste projeto totalmente minimalista, o espaço foi muito bem utilizado não pelo excesso de móveis ou jogos, mas por escolhas marcantes, como as luminárias imitando peças de Lego, o quadro pendurado na parede pintada de preto e a linda mesa de ping pong feita de madeira.

13. Uma senhora estante

Foto: Reprodução / Polido Arquitetura

Se você é um colecionador nato, aproveite para exibir as suas relíquias em estantes iluminadas com LED. Se ela for planejada para preencher devidamente o espaço, melhor ainda. Isso ajuda a criar um ambiente intimista ao local.

14. Paredes de tijolinhos estão super em alta

Foto: Reprodução / Carolina Mendonça Projetos

E tem tudo a ver com a proposta! Caso não queira investir em uma reforma com tijolos de verdade, aposte nos papéis de parede que imitam esta técnica. Você mesmo pode instalar e não faz nenhuma sujeira.

15. Uma sala de jogos também pode ter sobriedade na decoração

Foto: Reprodução / Claudia Horta

Nem todo mundo gosta de muitas cores e excesso de informações no ambiente. Uma sala de jogos pode ser sóbria e elegante sem perder a sua função, e neste projeto, tons neutros foram combinados com maestria para compôr a decoração.

16. Muito conforto para uma partida de buraco

Foto: Reprodução / Due Arquitetura

Não é porque o espaço é pequeno que a ideia de ter uma sala de jogos precisa ser deixada para lá. É possível integrá-la à sala de estar sem a menor cerimônia, contanto que tudo seja devidamente harmonizado.

17. Vai uma partidinha de poker aí?

Foto: Reprodução / Armstrong Arquitetura

Para quem se reúne com os amigos semanalmente para jogar poker, nada como um espaço privado para dar um ar profissional ao hobbie, não é mesmo? Aqui o preto predominante na decoração foi quebrado pelo vermelho da mesa, e os espelhos criaram uma sensação de amplitude.

18. Versão clean

Foto: Reprodução / Ana Cristina Avila Arquitetura

Móveis clássicos são muito usados em sala de jogos, e esta foi a única característica popular utilizada nesta decoração leve e acolhedora. É também uma forma de usar o espaço como uma pequena sala de jantar.

19. Um ambiente multifuncional

Foto: Reprodução / RC Arquitetura

Incluir uma mesa de jantar na sala de jogos é uma forma de direcionar a área de receber da casa em um único lugar. O bar, o balcão e a sala de estar enriqueceram ainda mais o espaço.

20. Espaços pequenos podem ser muito bem otimizados

Foto: Reprodução / Trato Arquitetura

Tudo devidamente planejado, e cada espaço do cômodo foi muito bem utilizado. Os bonecos de personagens e a vitrola ditaram o perfil descontraído e geek da decoração.

21. Mantenha livre o espaço para circulação

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

E assim como em qualquer decoração, evitar apertos é fundamental, principalmente quando há uma mesa de sinuca na sala de jogos. Assim o momento da tacada não se torna um terror para o dono da casa.

22. Sala de jogos com área gourmet

Foto: Reprodução / Actual Design

Essa integração é ideal para quem gosta de cozinhar para os convidados entre uma partida e outra. A varanda de um apartamento, ou aquela área da churrasqueira da casa é ideal para receber este projeto.

23. Um projetor não seria nada mal, né?

Foto: Reprodução / Iron Shok

Não só para o vídeo game, como também para assistir filmes e séries com a turma. Você só precisará de uma parede livre no cômodo. Não se esqueça de espalhar pufes e almofadas entre os sofás para a experiência ser ainda mais confortável.

24. Cores alegres trazem jovialidade ao ambiente

Foto: Reprodução / Cavalcante Ferraz Arquitetura

E também são fundamentais para transmitir a sensação que mais desejamos para momentos de descontração: alegria! Escolha tons para a parede que combinem com sua mobília, ou detalhes sutis na decoração que se destaque.

25. O mezanino da diversão

Foto: Reprodução / CDayse Costa Arquitetura

Já pensou em criar uma sala de jogos na parte superior da casa? Além de mais privacidade, também evita a bagunça no restante da casa. Essa é uma saída ideal para uma casa com muitos moradores: assim a diversão pode ser mantida sem tirar a liberdade dos outros.

26. Aproveitando a vista

Se a sua sala de jogos está posicionada em um lugar da casa com uma bela vista para a paisagem, aproveite ao máximo esse privilégio. Inclua cortinas ou até mesmo blackouts somente se a privacidade for comprometida.

27. Muita classe na decoração branca e preta

Foto: Reprodução / Jessica Nunes – Arquiteta

A decoração que tinha tudo para ser minimalista pela predominância do branco, tornou-se muito mais sofisticada e luxuosa com os detalhes em preto.

28. A tão sonhada parede lousa

Foto: Reprodução / Evandro Melato Arquiteto

A parede de lousa está super em alta, e é o desejo de muita gente, e a sala de jogos é o ambiente ideal para receber esta tendência. Não se esqueça de fazer uma arte bem bonita com o giz para descontrair.

29. Mil e uma utilidades

Foto: Reprodução / Larissa Minatti Interiores

Aproveite o espaço, principalmente se ele for limitado, para dar muitas utilidades à ele: não só como uma sala de jogos, como também um cantinho de estudo, e porque não, uma área para tomar um café ou home office?

30. Sala de jogos + sala de cinema

Foto: Reprodução / Studio Methafora Arquitetura

Para esta função, ter um ou mais sofás e/ou poltronas é fundamental. Aposte nesta ideia caso você tenha espaço suficiente para criar este tipo de ambiente. E como foi bastante frisado por aqui, não se esqueça do fato conforto.

31. Muito amor por estas cadeiras de couro

Foto: Reprodução / Cláudia Hypolito Arquiteta

Mesas tradicionais de carteado, aquelas que possuem um centro de feltro verde ou vermelho, pedem por poltronas ou cadeiras a altura. Estas opções em couro trouxeram muito charme à composição.

32. Decoração clássica

Foto: Reprodução / Paula Zelazo Arquitetura

Mesmo com a decoração clássica, a sala de jogos não deixou de ser funcional. Estantes e nichos são fundamentais para armazenar todos os jogos de forma prática.

33. Peças luxuosas e cheias de estilo

Foto: Reprodução / iLLuminatio

Uma mesa de sinuca mais glamourosa contribui para quem deseja algo fora do padrão convencional, mas ela não pode destoar do restaste da decoração, que deve estar a altura desta escolha. Assim, as características marcantes da peça serão devidamente ressaltadas.

34. Aproveitando um cantinho da sala

Foto: Reprodução / Espaço Moveleiro

O buffet foi o responsável por dividir os ambientes desta confortável sala. O vermelho tirou a sobriedade da cartela de cores, mas sem destoar do verde presente no feltro da mesa.

35. Estilo industrial

Foto: Reprodução / Estúdio Cotta

A decoração industrial é carregada de personalidade, cheia de características marcantes como as desta sala incrível. O feltro da mesa combinado ao tecido do sofá deu um sobriedade equilibrada à composição.

36. Um espaço amplo pede várias opções de jogos

Foto: Reprodução / Benassi & Seppe Arquitetura

Todas as acomodações receberam iluminação direta, criando vários ambientes em um único lugar. A decoração escolhida não possui muitas informações, deixando assim uma atmosfera mais formal e adulta.

37. Um conjunto de escolhas perfeitas

Foto: Reprodução / Urban Arts

Já para um ambiente mais jovem, a decoração recebeu quadros estilosos, revestimentos modernos, luminárias estilosas e almofadas divertidas.

38. Intimista

Foto: Reprodução / RAP Arquitetura e Interiores

Prateleiras carregadas de livros e retratos da família dão uma cara mais especial ao espaço. A mesa fugiu do tradicional com o tampo de couro.

39. Decoração temática

Foto: Reprodução / Versare Anos Dourados

Escolher um tema para o seu espaço pode facilitar na hora de decorar, mais do que você pode imaginar. O foco na opção cima foi um só, e a mesa estilizada ditou a atmosfera da sala.

40. Aqui quem se destacou foi o conforto

Foto: Reprodução / Cavalcante Ferraz Arquitetura

A adega, o tapete, o sofá e os pufes confortáveis, combinados à iluminação já deram a entender que aqui você chega, tira o sapato, relaxa e curte o momento numa boa.

41. Um projeto com fliperama vale por dois

Foto: Reprodução / Amanda Faria

É uma opção que pode custar alguns reais, mas que com certeza arrancará suspiros de seus convidados. A decoração vintage só ornou ainda mais essas raridades.

42. Like a boss

Foto: Reprodução / Amanda Faria

O escritório é um ambiente ideal para receber uma mesa para jogos. Misturar trabalho e lazer também é possível!

43. Para não perder nenhuma partida

Foto: Reprodução / Amanda Faria

Aqui a sala de jogos foi predestinada mais para assistir do que para jogar. As poltronas alinhadas e o barzinho logo atrás deram todo aquele clima de cinema ao espaço.

44. Uma viagem no tempo

Foto: Reprodução / Laperuta Arquitetura

O rústico e o clássico juntos se fizeram presentes nesta sala super aconchegante.

45. Parede icônica

Foto: Reprodução / Nórea De Vitto Arquiteta

Usar as cores com cautela e apostar em um papel de parede geométrico também são super bem vindos. O posicionamento dos tacos até se transformou em um objeto decorativo.

Depois de conferir essa inspirações, aproveite a animação para criar o seu próprio projeto. Não se esqueça de garantir a diversão para a sua casa!