Sala planejada: confira toda a funcionalidade que esse ambiente pode ter

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / WTstudio

Local com grande importância na dinâmica do lar, a sala de estar é o espaço ideal para reunir amigos e familiares, proporcionando conforto e relaxamento durante longas conversas ou diversão e tranquilidade para aproveitar um bom filme. Devido ao seu relevante papel, este ambiente merece cuidado especial no momento de sua decoração.

Para tanto, apostar em móveis planejados é a solução ideal para garantir a funcionalidade e beleza para essa área. Deste modo, é possível criar um espaço acolhedor, com muito estilo e personalidade, tornando-se um dos ambientes favoritos da casa. Confira algumas opções de salas planejadas e inspire-se para projetar a sua:

1. Com o espaço delimitado

Foto: Reprodução / Alessandra de Paula

Apesar das duas salas serem integradas, ao apostar em móveis planejados de madeira é possível delimitar o espaço de cada uma, de forma bela e cheia de estilo.

2. Espaço de sobra para armazenamento

Foto: Reprodução / Edu Castello

Se o ambiente tiver medidas reduzidas, vale apostar em um móvel personalizado que maximize o poder de armazenamento de um simples rack. Deste modo, é possível incrementar a decoração com objetos e plantas.

3. Conforto em primeiro lugar

Foto: Reprodução / TriaArquitetura

Se o espaço for amplo e conforto for o objetivo, vale a pena apostar em um sofá feito sob medida. Este item irá agregar na decoração, além de acomodar confortavelmente os moradores.

4. Acabamento espelhado para ampliar

Foto: Reprodução / Georgia Suassuna

Esta dica é certeira para quem dispõe de pouco espaço e deseja ampliar o ambiente: basta apostar em espelho ou materiais com acabamento refletivo para garantir a impressão de sala mais ampla.

5. Porta com o mesmo material do painel

Foto: Reprodução / Cristina Reinert

Outro truque que ajuda a dar a impressão de espaço maior é utilizar o mesmo material para a porta que separa ambientes que aquele utilizado para a confecção do painel da TV, conferindo mais uniformidade à parede.

6. Vale apostar em um móvel imponente

Foto: Reprodução / Gabriele Barotto

Para garantir mais personalidade ao espaço, não é necessário muito, basta apostar em um móvel planejado que ocupa grande parte do ambiente, conferindo estilo e funcionalidade à sala.

7. Em harmonia com os outros espaços integrados

Foto: Reprodução / Très Arquitetura

Como a sala de jantar e a sala de estar se comunicam, nada mais certeiro do que apostar no mesmo estilo decorativo para as duas, utilizando móveis em tons similares.

8. A iluminação é um elemento importante

Foto: Reprodução / Go Up Arquitetura

Assim como nos outros ambientes da casa, apostar em um projeto luminotécnico ajuda a valorizar a decoração do espaço, podendo contar com focos de luzes, lustres e até trilhos com visual industrial.

9. Móveis multicoloridos e espaço de sobra

Foto: Reprodução / Arts Design+

Como esta sala é ampla e possui comunicação com outros ambientes da casa, nada melhor do que apostar em uma paleta de cores que interligue os ambientes. O uso de prateleiras é um recurso ideal para quem busca mais organização.

10. Beleza mesmo nos menores espaços

Foto: Reprodução / Giselle Medeiros

Buscando ampliar e ao mesmo tempo integrar os ambientes com conceito aberto, o painel da tv feito em madeira clara estende-se até o balcão que separa a cozinha da sala de jantar. O visual fica ainda mais belo com o rack na cor branca contrastando-se com o móvel.

11. Aproveite todo o espaço da parede

Foto: Reprodução / ELO Arquitetura e Engenharia

Ao optar por um móvel feito sob medida, é possível aproveitar ao máximo o local em que ele será instalado, resultando em um efeito visual mais requintado e elegante.

12. Brincando com formas geométricas

Foto: Reprodução / Hipérbato Arquitetura

Outra vantagem em apostar em marcenaria personalizada para este ambiente é a possibilidade de criar móveis totalmente novos, com formatos e desenhos únicos, incrementando o visual da sala.

13. Dois ambientes em um só

Foto: Reprodução / Raduan Arquitetura

O amplo espaço favorece um ambiente com múltiplas funções: enquanto a sala de TV fica localizada ao fundo, a sala de visitas possui disposição diferenciada, porém ainda integrando-se com a primeira.

14. Que tal uma lareira?

Foto: Reprodução / Leonardo Muller

Para quem mora em regiões com temperaturas mais baixas, a lareira se torna item indispensável no inverno. Esta fica localizada ao lado da TV, instalada em um lindo painel feito em pedra natural.

15. Com um painel personalizado

Foto: Reprodução / WTstudio

Garantindo um visual em diferentes níveis, este painel personalizado ainda ganha a companhia de uma estante quadriculada, uma espécie de estante feita de vários nichos, ideal para armazenar objetos decorativos.

16. Aparentando ser uma peça só

Foto: Reprodução / Graziela Arruda

Novamente o destaque do ambiente é o painel, onde a parede foi completamente revestida em madeira, contando ainda com uma porta de correr elaborada no mesmo material.

17. Aposte em fitas de LED

Foto: Reprodução / Manoela Lustosa

Este tipo de material é ideal para ser embutido nos móveis, valorizando o design da peça e adicionando mais personalidade e beleza ao ambiente.

18. Mix de branco e madeira

Foto: Reprodução / Duda Senna

Este projeto mostra toda a funcionalidade de um móvel planejado: aqui até o ar condicionado ganha espaço especial – além do design da estante incrementar o visual da sala.

19. Adicione um tapete!

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi

Buscando integrar o amplo sofá e o móvel que abriga a TV e outros itens decorativos, um belo tapete é capaz de incrementar o visual da sala, além de deixá-la mais aconchegante.

20. Móveis aéreos são uma boa opção

Foto: Reprodução / Gabriel e Luiz

Se o móvel for confeccionado sob medida, vale a pena realizar seu projeto como uma peça aérea. Assim, além de evitar poluir o ambiente, já que deixa uma área livre, ainda facilita a limpeza do espaço.

21. Invista em prateleiras

Foto: Reprodução / Studio Carolina Nathair

Além de serem uma boa opção para decorar aquela parede vazia, essas peças ainda permitem acomodar objetos decorativos. Se ganharem a companhia de luzes embutidas então, o visual ficará de arrasar!

22. Vale apostar em tons harmônicos

Foto: Reprodução / JF Arquitetos

Como o sofá e o tapete possuem tons neutros, a madeira eleita para a fabricação do painel de TV possui tom similar ao revestimento em madeira escuro do piso, deixando o visual mais harmônico.

23. Que tal adicionar uma passagem acima da sala?

Foto: Reprodução / Flávia Guglielmi

Enquanto a sala fica localizada no andar térreo, o mezanino fica localizado acima desse ambiente, ganhando guarda-corpo de vidro e adicionando personalidade ao espaço.

24. Mesclando cores e texturas

Foto: Reprodução / Daniela Gradella

Aqui todos os móveis foram planejados, desde o amplo painel de TV fixado na parede até as poltronas e o sofá, os quais utilizam o mesmo tecido texturizado, porém com cores diferentes.

25. Planejamento e funcionalidade

Foto: Reprodução / Eloy & Freitas

Outra proeza possibilitada pela opção em mobiliária planejada é a opção de esconder itens no ambiente, como este armário aéreo, que acomoda o ar condicionado de modo que a peça fique escondida, mas sem perder sua função.

26. Tons sóbrios e muito requinte

Foto: Reprodução / Beto Galvéz & Nórea de Vitto

Decorar com a com preta é difícil, devendo ter seu uso equilibrado com a iluminação disponível do ambiente. Como esta sala conta com amplas janelas, tanto a parede quanto as estantes receberam – muito bem! – este tom.

27. Materiais diferentes, mesmos tons

Buscando incrementar ainda mais o visual desta ampla estante que delimita a sala de estar, o nicho superior ganhou revestimento com troncos de madeira no mesmo tom que o móvel.

28. Um móvel, múltiplas funções

Foto: Reprodução / INÁ Arquitetura

Ao mesmo tempo que esta estilosa estante conta com prateleiras para deixar objetos decorativos expostos, ela ainda possui uma parte com portas, organizando e escondendo itens dos olhos dos visitantes.

29. Mix de materiais e iluminação embutida

Foto: Reprodução / ANEXO Arquitetura

Para não haver mais dúvidas, este lindo projeto reforça a ideia de que um móvel pode mudar completamente o visual de um ambiente. Mesclando madeira e revestimento em pedra, ainda ganha iluminação embutida para ficar ainda mais belo.

30. Móveis bem posicionados

Foto: Reprodução / Vanessa Féres

Contando com espaço de sobra, esta sala se destaca ao distribuir seus sofás e poltronas de forma harmônica, possibilitando acomodar confortavelmente os moradores e convidados.

31. Formas geométricas e contrastes

Foto: Reprodução / Guto Requena

Com o intuito de garantir uma sala com personalidade, apesar do pouco espaço disponível, o arquiteto apostou em móveis com quadrados e retângulos pintados de branco, instalados junto à uma parede revestida de madeira.

32. O rack como elemento de transição

Foto: Reprodução / Estúdio Kza

Feito sob medida, este móvel foi pintado de preto e instalado de forma contínua em direção à sala de jantar, tonando-se o elemento de transição entre os dois espaços.

33. Madeira por todos os lados

Foto: Reprodução / Estudio AE Arquitetura

Utilizada tanto como revestimento do piso quanto da parede que recebe a TV, a madeira cria um belo contraste ao ser acompanhada por um amplo jardim vertical.

34. Soluções espertas e cheias de estilo

Foto: Reprodução / Stuchi & Leite

Enquanto a parede que recebe a TV ganha iluminação focal e rack aéreo que abrange todo o espaço, a parede detrás do sofá é substituída por ampla estante quadriculada, ganhando a função de divisória de ambientes.

35. Que tal uma parede mais rústica?

Foto: Reprodução / Eloy & Freitas

Elaborada com tijolos aparentes de estilo industrial, a sala ainda ganha aparador espelhado aéreo e prateleiras especialmente feitas para acomodar as samambaias.

36. Bela mistura de marrom e dourado

Foto: Reprodução / Brunete Fraccaroli

Conferindo um visual sóbrio e requintado, esta mistura está presente desde as paredes e objetos decorativos até o sofá feito sob medida – além da bela composição de quadros fixada na parede.

37. Conforto e beleza devem estar presentes

Foto: Reprodução / GF Projetos

Decorada em tons de branco, esta sala de medidas avantajadas conta com confortáveis chaises e estante de visual diferenciado ao fundo.

38. Sala de TV e sala de visitas no mesmo espaço

Foto: Reprodução / Anne Báril Arquitetura

Enquanto o espaço reservado para a sala de TV conta com sofás em tons neutros e tapete em tom azulado, a sala de visitas ganha sofás na cor azul claro e tapete em tom de marrom.

39. Paredes cheias de detalhes

Foto: Reprodução / Sthel Fontenelle Arquitetura

Além da disposição harmônica dos móveis, o diferencial desta sala planejada está em suas paredes revestidas em placas com vincos, deixando o visual do ambiente ainda mais interessante.

40. Painel embutido no próprio móvel

Foto: Reprodução / Anne Báril

Com o intuito de revestir completamente a parede que separa a sala dos outros ambientes da residência, o móvel na cor marrom ganha painel em nível mais baixo, feito especialmente para receber a TV.

41. Solte a imaginação

Foto: Reprodução / Quitete Faria

Para incrementar a decoração do ambiente, vale adicionar revestimentos, adereços, enfeites naturais e peças de madeira. Se desejar ousar, mescle mais de um recurso de decoração e dê personalidade ao espaço.

42. Um projeto luminotécnico pode fazer a diferença

Foto: Reprodução / Camila Klein

Como uma das funções da sala de estar é promover recriação e entretenimento, uma boa aposta para deixar o ambiente mais acolhedor é usar uma iluminação indireta e bem posicionada.

43. Que tal um recorte especial na parede?

Foto: Reprodução / Pereira Reade

Trabalhar com diferentes níveis em uma mesma divisória pode deixar o visual da sala mais interessante. Aqui, a parede ganha recorte especial com nicho em madeira.

44. Sem TV, mas com conforto

Foto: Reprodução / Flavia Campos

Capaz de acomodar confortavelmente um bom número de pessoas, esta sala não conta com TV. No lugar dela, um sofá aparece, na frente de uma parede que recebe revestimento especial e vira destaque no ambiente.

45. Divisória ou estante?

Foto: Reprodução / Escala Arquitetura

Buscando separar a sala de estar dos outros ambientes do lar, uma divisória no estilo persiana foi instalada. O destaque especial vai para o nicho que acomoda a coleção de filmes do morador.

46. Tons neutros e contrastantes

Foto: Reprodução / A1 Arquitetura

Contando com uma combinação inusitada de sofás em cores diferentes, esta sala ainda possui parede completamente revestida em madeira, camuflando a porta que dá acesso aos outros ambientes.

47. Vigas como diferencial

Foto: Reprodução / Sergio Palmeira

Localizada no andar superior da residência, esta sala possui vigas de madeira dispostas desde o teto até a parede que acomoda o sofá, causando uma sensação de continuidade para esta decoração ousada.

48. Pequenas, mas cheia de estilo

Foto: Reprodução / Ah!Sim Arquitetura

Separada da escada por um painel de vidro instalado do chão ao teto, esta sala ainda possui painel especial para receber a TV e muita luz natural.

49. A pedra como material em destaque

Foto: Reprodução / A1 Arquitetura

Para receber a ampla lareira, um painel confeccionado em pedra natural com tons de bege foi instalado na parede do fundo da sala. O restante da decoração segue os mesmos tons neutros.

50. É permitido brincar com diferentes cores

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi

Se ao ambiente contar com móveis neutros, é possível adicionar cores contrastantes ou complementar nos pequenos detalhes. Aqui, a estante em laranja e amarelo traz vivacidade ao espaço.

51. Destaque para a canaleta com quadros

Foto: Reprodução / Glaucio Gonçalves

Uma das opções mais atuais ao se decorar com quadros é apoiá-los sobre uma fina canaleta de madeira, em vez de fixá-los na parede (você pode ter quadros expostos sem fazer furos na parede). Aqui, a canaleta é continuidade da bancada instalada na cozinha.

52. Um móvel bicolor

Foto: Reprodução / Mariana Martini

Também utilizado como divisória, aqui o rack possui dois tons: no painel, um tom de bege mais escuro, e no armário inferior, cor branca e detalhes com vigas finas.

53. Ideal para curtir um bom filme

Foto: Reprodução / AuCubo Arquitetura

O contraste causado pela parede pintada em tom de verde ao lado do painel em mármore garante ainda mais charme para esta sala de TV. Contando com projetor e amplo sofá, garante horas de diversão e relaxamento.

54. Estantes ocupando todo o espaço vago

Foto: Reprodução / HUG Arquitetura

Buscando garantir melhor organização e complemento visual, as prateleiras e estantes foram instaladas no recorte entre as paredes, preenchendo o espaço com objetos e itens decorativos.

55. Dupla de estilo: madeira e branco

Foto: Reprodução / Estudio KZA

Esta bela mistura de cores ocorre na parede que recebe a TV, onde o painel que acomoda o eletrodoméstico possui cor branca e acabamento brilhante, e o rack e a painel que esconde a tela do projetor foram elaborados em madeira.

56. Preto, branco e amarelo

Foto: Reprodução / Now Arquitetura e Interiores

Situada na varanda, esta sala de estar conta com paleta de cores cheia de estilo, mesclando móveis em preto e branco com objetos na cor amarela. As prateleiras em madeira complementam a decoração.

57. Cantinho dedicado à leitura

Foto: Reprodução / Carlos Rossi

Este espaço da sala de estar possui uma confortável poltrona com iluminação dedicada, permitindo relaxar e aproveitar um bom livro. A estante ampla complementa o visual.

58. Espaços milimetricamente calculados

Foto: Reprodução / Hercules Bassalo

O móvel destaque da sala é dividido em duas peças, uma aérea e uma térrea, sendo que ambas foram fixadas para ter espaço suficiente para acomodar a TV e o ar condicionado.

59. Um aparador diferente

Foto: Reprodução / Marcia Arcaro

Muito utilizado por sua função que permite armazenar objetos e separar ambientes, aqui o aparador tem design diferenciado, acompanhando a extensão do sofá – uma ideia criativa também para aproveitar melhor o espaço atrás do sofá.

60. Um ambiente totalmente novo

Foto: Reprodução / Maurício Karam

Apesar de possuir integração com os outros ambientes da casa, esta sala de estar possui estilo diferenciado, devido aos painéis de madeira que cobrem suas paredes e teto.

61. Ampliando o espaço do loft

Foto: Reprodução / Fabiana Montadon

Esta sala de estar foi elaborada de modo a englobar os ambientes comuns da casa. Comunicando diretamente com a cozinha, ainda garante privacidade ao ganhar divisória de vidro fosco.

62. Em tons de cinza

Foto: Reprodução / TR Arquitetura

Além de ser a cor eleita para o sofá, o cinza ainda figura na parede que abriga o móvel e até no teto, no desnível do gesso. A canaleta também foi pintada no mesmo tom, harmonizando o ambiente.

63. Visual rústico em um espaço aberto

Foto: Reprodução / Patricia Martinez

Contando com amplas paredes de vidro que deixam o verde da natureza adentrar no ambiente, esta sala de estar possui parede com pedras rústicas e móvel desenhado no tamanho ideal para o espaço.

64. Mesclando materiais e estilos

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

A área de destaque desta sala acomoda a TV, em um painel com fita de LED embutida. A peça ainda ganha nichos feitos em vidro e uma pequena lareira revestida em pedra natural.

65. Sofás em cores diferentes

Foto: Reprodução / Denise Barretto

Utilizando tons diferentes, porém complementares, esta sala ganha estilo ao apostar em sofás cheios de personalidade. Ao fundo, aparador do tamanho exato para acompanhar a composição dos quadros.

66. Paredes cobertas por móveis

Foto: Reprodução / Denise Macedo

Com o intuito de deixar o ambiente organizado e incrementar a decoração, esta sala ganha a companhia de prateleiras na sua parede ao fundo e armário com portas na parede contralateral.

67. Muitos detalhes para uma sala luxuosa

Foto: Reprodução / Carla Arigón Felippi

Além dos confortáveis sofás, esta sala ainda ganha rack personalizado, com extensão por todo o espaço, painel com recortes em 3D, tapete peludo e uma tela para o projetor.

68. Para bons momentos em volta da lareira

Foto: Reprodução / Liliana Zenaro

Aqui o grande destaque do ambiente é a própria lareira. Elaborada com tijolos aparentes, é rodeada por amplas janelas. A disposição dos sofás garante aquecimento nos dias mais frios.

69. Destaque especial para o quadro

Foto: Reprodução / Escala Arquitetura

As duas estantes ao fundo garantem mais riqueza de detalhes ao armazenar objetos decorativos. Entre as duas, o amplo sofá foi posicionado e, logo acima dele, a obra de arte ganha destaque com iluminação dedicada.

70. Espaço especial para a adega

Foto: Reprodução / Enzo Sobonski

Existe uma tela para projetor escondida no painel acima do espelho, ideal para assistir filmes. Ao fundo, o armário ao lado do sofá conta com espaço reservado para a adega climatizada.

71. Tons fortes e vibrantes

Foto: Reprodução / Espaço do Traço

Enquanto o painel é elaborado com um misto de material com acabamento preto brilhoso e branco, a parede contralateral ganha painel suspenso para acomodar quadros. Destaque para o tapete azul turquesa.

72. Um rack simples, mas cheio de estilo

Foto: Reprodução / Lo Interiores

Este é um outro exemplo de como a marcenaria personalizada pode ser o elemento de destaque no ambiente, aproveitando todo o espaço disponível e conferindo charme à sala de estar.

73. Vale apostar em um painel diferenciado

Foto: Reprodução / Barbara Dundes

Feito em material com textura e tom escuro, o painel circunda a TV, conferindo mais charme e complementando o visual do rack em dois tons.

74. Madeira e espelhos para uma sala luxuosa

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Aqui, tanto o painel quando o rack da TV cobrem completamente a parede em frente ao confortável sofá. Elaborados com uma mistura de espelho e madeira, deixam a sala ainda mais charmosa.

75. Móveis coloridos e tapetes diferenciados

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

Com a intenção de deixar o visual do ambiente mais descontraído, o arquiteto optou por utilizar dois tapetes diferentes para decorá-lo. O rack em tons coloridos ganha ainda mais destaque devido aos móveis em tom de cinza.

76. Um móvel de presença

Foto: Reprodução / Suite Arquitetos

Aqui o diferencial da sala de estar é proporcionado pela ampla estante personalizada e que possui função dupla: além de dispor os objetos decorativos, ainda separa o espaço dos outros ambientes da casa, como uma divisória.

77. A casa de praia ideal

Foto: Reprodução / Paola Ribeiro

Esta sala de estar representa bem o estilo praiano presente em cada cantinho. Além do tapete com motivo náutico, ainda conta com painel de madeira e teto decorado.

78. Conforto e aconchego, até nos dias mais frios

Foto: Reprodução / Studio Cris Paola

Elaborada em volta da lareira, esta sala de estar conta com confortáveis poltronas, além de itens com visual antigo, garantindo um visual cheio de estilo e elegância.

79. O sofá como peça central

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

Buscando acomodar um grande número de pessoas de forma confortável, este sofá de madeira foi feito sob medida para ocupar todo o espaço disponível na sala.

80. Teto rebaixado e tapetes diferentes

Foto: Reprodução / Hildebrand Silva

Este é outro exemplo de como um sofá feito sob medida pode incrementar o visual e adicionar mais funcionalidade ao lar. Aqui o tom claro do móvel fica ainda contrastado com os tapetes escuros.

Seja apostando em um sofá feito sob medida, uma estante cheia de estilo ou um painel de visual irreverente, uma sala planejada garante mais funcionalidade e beleza a este ambiente tão importante para o lar. Independentemente do estilo decorativo (podendo ser mais clássica ou ter uma pegada mais moderna) e até de seu tamanho, vale a pena investir em um ambiente planejado!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS