Salas modernas: 50 ambientes que vão te encantar

Escrito por Mariana Keller

Foto: Reprodução /Lídici Melo

Tendência do momento, as salas modernas transmitem, ao mesmo tempo, conforto e descontração, sempre deixando transparecer a personalidade dos moradores. O estilo moderno proporciona muitas ideias autênticas de decoração para a sala, já que este é um dos cômodos mais trabalhados por esse conceito.

Entretanto, para ter uma sala com decoração moderna é preciso seguir algumas regrinhas básicas desse estilo, como: o uso de materiais requintados e alinhados ao layout do espaço e o uso de móveis de boa qualidade e que se façam notar. Ao escolher o sofá, por exemplo, o ideal é optar por modelos de maiores dimensões, pois ajudam a organizar o espaço da sala.

Gostou do estilo? Então confira 50 projetos de salas modernas para te inspirar:

1. A beleza e o charme da decoração P&B

Foto: Reprodução / Lídia Maciel

Misturar as cores preta e branca é sempre uma combinação infalível. Se você quer dar um toque moderno para a sua sala, aposte na decoração P&B, como mostra esta linda sala. Você também pode dar um toque de cor com plantas ou com pequenos elementos decorativos coloridos.

2. O minimalismo também é moderno

Foto: Reprodução / INÁ Arquitetura

Para quem gosta de um estilo atual e moderno, uma excelente alternativa é a decoração minimalista. Nela, você usa o mínimo de elementos possíveis, aumentando a sensação de amplitude e limpeza da sala. O segredo é usar apenas o necessário, mas claro, sem deixar de expressar a sua personalidade.

3. Um quadro marcante e cheio de personalidade

Foto: Reprodução / David Guerra

Um outro elemento muito usado em salas modernas são quadros grandes e marcantes, como esse. Além disso, estampas mais abstratas ou pinturas diferentes e subjetivas dão mais personalidade para a decoração.

4. Invista em tapetes

Foto: Reprodução /Kami Arquitetura

Nesta sala moderna, o tapete redondo com formas geométricas é o elemento mais marcante. Se você quer deixar sua sala mais moderna e autêntica, tapetes nesse estilo são ótimos para dar um up na decoração. Além disso, o design dos estofados também contribuíram para o ar moderno do ambiente.

5. Moderno com um toque de clássico

Foto: Reprodução / Marlon Gama

E que tal essa sala de estar que usa elementos clássicos de uma forma moderna? As cadeiras provençais ganharam um lindo e original estofado listrado, que fizeram uma bela combinação com a estampa do vaso decorativo. Além disso, o espelho, que também tem um estilo clássico, ficou moderno e autêntico posicionado no chão e encostado na parede.

6. Uma estante diferente

Foto: Reprodução /Sandra Moura

Nesta sala, a estante foi feita com uma estrutura metálica que percorre todo o ambiente. Alguns nichos ficaram vazados e outros ganharam uma base de vidro para receber elementos decorativos. Essa solução, além de super autêntica e moderna, também é elegante e funcional.

7. Que tal uma sala temática?

Foto: Reprodução /Letícia Sá Arquitetos

Essa sala apostou em uma decoração temática que homenageia a Inglaterra. A cor predominante é o cinza, com pontos vermelhos e azuis, pela referência ao país. Um dos itens de maior personalidade é a réplica da frente de um Shelby Cobra que é usado como bar, além do adesivo divertido do soldado da guarda do Palácio de Buckingham. Para deixar o ambiente ainda mais moderno e autêntico, todas as instalações, tubulações e infraestrutura ficaram aparentes, e o pilar e a viga ficaram no concreto bruto, compondo o visual industrial com o piso de cimento queimado.

8. A modernidade está nos detalhes

Aqui, podemos perceber vários elementos modernos e com design diferente: as estantes de madeira, a luminária pendular, a parede da televisão, os quadros abstratos, os enfeites da mesa e da estante de parede, as mesinhas de centro e o tapete. Não ficou linda essa composição?

9. Moderna e aconchegante

Foto: Reprodução / Julliana Camargo

Essa linda sala também apostou no estilo moderno. A cadeira de balanço serviu para separar os ambientes, deixando o fundo da sala com uma cara de varandinha fechada. Além disso, a mesa de centro espelhada proporcionou um lindo efeito refletindo a estampa do tapete. Uma decoração que, além de moderna, também é super aconchegante!

10. Frases iluminadas na parede

Foto: Reprodução /Juliana Pippi

Outra ideia super moderna e muito atual é usar frases ou palavras nas paredes que servem como luminárias. Você pode escolher frases inspiradoras, trechos de músicas, filmes ou o que mais desejar. Neste exemplo, destaque especial também para o lindo conjunto de cadeiras de couro e para a parede criativa de fundo.

11. Um sofá grande e imponente

Foto: Reprodução /BG Arquitetura

Sofás grandes e aconchegantes como esse também são super modernos e ficam ótimos em salas amplas. A cor cinza também é muito moderna e elegante e deixou a composição da sala ainda mais harmoniosa. O mesmo vale para a  iluminação indireta.

12. Uma composição cheia de cores e formas

Foto: Reprodução /Rene Fernandes

Mais um exemplo que usa e abusa das formas geométricas e das cores, principalmente no tapete. Sabendo dosar essa mistura, a decoração fica moderna, original e alegre na medida certa. Outros elementos que chamam muito a atenção neste caso são a estante na parede, os quadros e a icônica Poltrona Vermelha, criação dos irmãos Campana.

13. Cinza é moderno e elegante

Foto: Reprodução /Brunete Fraccaroli

A cor cinza é tendência na decoração de ambientes modernos e elegantes. Com seus diferentes tons, desde os mais escuros até os mais suaves, é possível fazer infinitas propostas. O cinza pode ser usado em pisos, forros e paredes como pintura, revestimento, ou até mesmo na técnica do cimento queimado. Móveis e objetos decorativos como sofás, marcenarias, mesas de centro, tapetes e almofadas também são ótimas opções para inserir essa cor na sala. Além disso, ela permite compor tanto com outras cores neutras – como o branco, o preto e o bege – como também com cores mais vivas e fortes.

14. Um jeito novo de integrar ambientes

Foto: Reprodução / TRiART Arquitetura

Essa sala, além de utilizar elementos decorativos super modernos, também apresenta um jeito novo de integração de ambientes: a cozinha móvel. Ela foi montada numa espécie de carrinho e pode ser trocada de lugar sempre que o proprietário desejar.  Além disso, ela fica com uma cara de bar e não interfere na decoração da sala, muito pelo contrário, deixa o cômodo ainda mais moderno e funcional. Não é interessante?

15. Portas invisíveis

Foto: Reprodução /IBD Arquitetura

Salas e ambientes modernos estão apostando também em soluções que deixam portas e armários escondidos. Nesse exemplo, podemos ver direitinho como essa técnica funciona através do painel de madeira na parede, que esconde a porta para o outro cômodo. Além disso, a cor amarela do rack em composição com elementos da cor preta também é uma combinação super moderna.

16. Clean, leve e moderno

Foto: Reprodução / Lídia Maciel

A aparência “limpa” e aconchegante das salas clean tem conquistado muitas pessoas, principalmente aquelas que gostam de ambientes harmônicos e com um tom mais discreto. Este exemplo é a prova de que salas com tons claros também podem ser modernas e elegantes. Uma composição que visa o equilíbrio, sem exageros, porém com um toque que vai muito além de um ambiente sem personalidade.

17. Simples sem deixar de ser autêntica

Foto: Reprodução /Patricia Martinez

Quem disse que a simplicidade não pode andar de mãos dadas com o estilo moderno? Pode sim – e fica lindo! Essa sala usou pequenos elementos que fizeram toda a diferença na decoração. Destaque para as claraboias e para a linda e harmônica combinação das cores cinza, preta e vermelha.

18. Um leve toque colorido alegra o ambiente

Aqui vemos mais uma opção de sala moderna com tons de cinza e que utilizou poucos elementos decorativos. As almofadas coloridas quebraram um pouco da neutralidade e deram um toque de cor singelo e charmoso para o ambiente.

19. Mais um exemplo de quadros marcantes

Foto: Reprodução /Bianca e Bárbara Lehmkuhl

Como falamos anteriormente, quadros grandes são muito usados em salas com decoração moderna. Nessa sala de estar, são justamente eles os elementos de maior destaque, que além de grandes de tamanho, ainda possuem ilustrações meio sombrias e muito autênticas. O ambiente ficou cheio de personalidade!

20. A beleza dos galhos secos

Foto: Reprodução /Soraia Prates

Já pensou em decorar a sua sala com galhos secos? Tendências modernas de decoração têm mostrado o quanto é possível aliar elegância com uma boa dose de economia. Esses galhinhos são lindos, super versáteis e proporcionam um leve e discreto toque rústico, sem deixar de ser moderno.

21. Referências da cultura pop na decoração

Foto: Reprodução /Casa Aberta

Outra tendência que tem ganhado cada vez mais adeptos é usar ícones da cultura pop na decoração através de quadros, miniaturas, pôsteres e estampas em geral. São diversas possibilidades: personagens de séries, filmes, livros, desenhos, cantores, celebridades, artistas, etc. Neste exemplo, podemos ver várias dessas referências, como o desenho Scoob-Doo, o protagonista do filme Django Livre, além de Paul McCartney e o palhaço Ronald McDonald’s com a cabeça do Darth Vader do filme Star Wars. Uma decoração autêntica, criativa e divertida!

22. Sala de estar e sala de jogos num mesmo ambiente

Foto: Reprodução /Luiz Sentinger

Esta linda sala ampla e moderna apostou no móvel vazado para separar os ambientes da sala de estar e da sala de jogos. Uma ótima solução para integrar ambientes de forma sofisticada e prática. Além disso, o sofá bordô é um dos elementos de mais destaque e elegância.

23. Aproveite as variações de tons da mesma cor

Foto: Reprodução /Decoradoria

Nesta sala, o sofá, o tapete e a poltrona, em diferentes tons de marrom, fizeram uma linda combinação, deixando o ambiente moderno e harmonioso. Destaque especial também para o pôster moderno e criativo, com diversas fotografias de partes do corpo humano posicionadas de forma assimétrica.

24. A técnica do cimento queimado é moderna e atual

Foto: Reprodução / Amanda Forte

Uma aposta certeira é a parede de cimento queimado. Ela pode ser feita através de diversas técnicas e o resultado é sempre interessante, pois faz referência à decoração industrial. Nesta sala, a parede de cimento queimado fez um belo contraste com a decoração moderna e romântica.

25. Os estilos moderno e clássico se dão muito bem

Foto: Reprodução /Brunete Fraccaroli

Como já vimos anteriormente, o estilo moderno e clássico são bons amigos e combinam muito bem juntos. As cadeiras provençais são versáteis e costumam ser muito usadas em salas modernas, principalmente as de cores escuras, deixando o ambiente ainda mais autêntico.

26. Azul turquesa para alegrar o ambiente

Esta sala de TV apostou na cor cinza como base principal, mas deixou a cortina dar o toque de cor com o azul turquesa. Essa cor é moderna, cheia de vida e ainda proporciona um clima relaxante de tranquilidade. Fica especialmente bonita figurando em pequenos pontos na decoração.

27. Cores neutras fazem lindas combinações

Cores neutras como o cinza, o preto e o branco combinam muito bem, principalmente se você escolher mais uma cor para usar como destaque. Nesse caso, foi essa super charmosa mesinha de centro vermelha com a parte de cima espelhada! E até a madeira ganhou espaço na sala e combinou perfeitamente com as cores escolhidas. A composição não ficou linda?

28. Moderno com ar de industrial

Foto: Reprodução / Amanda Forte

Olha aí mais um exemplo de sala com parede de cimento queimado. Nesse caso, as referências ao estilo industrial são ainda mais evidentes, devido às estruturas metálicas no teto e do design das luminárias, da cadeira e dos objetos decorativos nas mesinhas. Além disso, o quadro de fotos na parede foi usado como quadro decorativo, já que no lugar das fotos convencionais foram colocadas fotos artísticas e conceituais.

29. Janelas amplas são modernas e aumentam a luminosidade

Foto: Reprodução / Leonardo Muller

Para quem gosta de um local espaçoso, onde os ambientes externos se interligam de maneira delicada, a utilização de janelas grandes são ótimas opções. Uma sala com janelas grandes ganha amplitude e iluminação adicional, além de ficar com uma cara muito mais moderna e elegante.

30. Móveis funcionais vão além da utilidade

Foto: Reprodução / INÁ Arquitetura

Móveis funcionais são ótimas soluções para qualquer ambiente, mas costumam ser muito usados em salas modernas, não só pela sua funcionalidade e praticidade, como também pelo design original que eles costumam ter. Nesta sala, a estante branca grande com nichos, prateleiras, portas e gavetas serve tanto para o ambiente da televisão como também para o outro lado da sala.

31. Arandelas são práticas e modernas

Foto: Reprodução /Camile Guedes

Se você quer deixar a sua sala mais moderna e está na dúvida de que tipo de luminária usar, aposte nas arandelas. Elas tem a funcionalidade de aproveitar a própria parede como rebatedor de luz, criando uma iluminação difusa e ao mesmo tempo concentrada. Por ser uma iluminação indireta, elas ainda deixam o ambiente com um clima mais intimista.

32. Ambientes pequenos também podem ser modernos

Foto: Reprodução /Decoradoria

Quem disse que salas pequenas não podem ser modernas? Neste exemplo, vemos que os espaços foram muito bem aproveitados e que a decoração não pecou nos excessos. O uso de espelhos, prateleiras e nichos na parede são ótimas soluções para esses casos. Destaque especial para a mesa e o sofá, que mesmo pequenos são super modernos e aconchegantes.

33. Iluminação em spot: conforto e beleza

Foto: Reprodução /Brunete Fraccaroli

Ambientes de convivência e entretenimento, como as salas de estar, pedem por uma iluminação confortável, de preferência em tons mais amarelados. Pontos de iluminação discretos são uma boa ideia para estes espaços, já que podem iluminar tanto quanto um holofote sem interferir de forma radical na decoração. Os spots podem oferecer um ótimo conforto visual em uma grande variedade de potências e temperaturas. Uma dica interessante é direcionar focos pontuais em quadros, retratos e objetos decorativos em geral.

34. Mais uma sala clean e moderna

Foto: Reprodução /Mariane Battaglia

Este é mais um exemplo de sala moderna que têm cores claras compondo o ambiente. O charme fica por conta das cadeiras com estampa floral preta e branca e da luminária de piso, que proporciona iluminação adequada ao espaço.

35. Salas grandes permitem diversas possibilidades de decoração

Foto: Reprodução / Leonardo Muller

Sala amplas por si só já são muito bonitas e elegantes. Como possuem muitos espaços, é possível decorar cada cantinho de forma única e especial. Neste exemplo, vemos dois ambientes de sala de estar e um de jantar ao fundo. A passarela iluminada deu ainda mais sofisticação ao ambiente.

36. Moderna e com cara de vintage

Foto: Reprodução /Isabela Bethonico

Outra tendência muito interessante é mesclar o estilo moderno com o vintage ou retrô. Inclusive, muitos móveis e objetos retrôs passaram por uma releitura, se tornando peças modernas sem perder o charme das peças antigas. Nesta sala, podemos ver alguns desses exemplos, como o design da luminária e do frigobar. Já o quadro com a foto desfocada deixa o ambiente ainda mais cult.

37. Paredes espelhadas são perfeitas para salas modernas

Foto: Reprodução /BG Arquitetura

Paredes espelhadas são elegantes e sofisticadas. Usar espelhos na parede da sala é uma excelente forma de dar uma renovada na decoração e ainda aumentar a sensação de amplitude do ambiente.

38. Aposte em painéis de pedras

Foto: Reprodução /Directa Arquitetura

Painéis para TV têm sido muito usados na decoração das salas. Apesar dos painéis de madeira serem os mais comuns, existem também os painéis de pedra, que dão um show de elegância e bom gosto. Entre eles está o painel de mármore, uma das pedras mais nobres e sofisticadas, que foi usado nessa sala. Não ficou lindo?

39. Até as lareiras podem ser modernas

Foto: Reprodução / Elmor Arquitetura

Normalmente, quando pensamos em lareira, logo nos vem à cabeça aquele modelo mais rústico, típico de casas de campo e chalés. Mas, se você quer ter uma lareira em casa que se adéque ao estilo moderno, atualmente, existem muitos modelos e tipos inovadores de lareiras que você pode escolher. No caso deste modelo da foto, a lareira serve até como nicho nas épocas mais quentes do ano, quando ela não é usada para sua função principal.

40. Sofá e piso da mesma cor

Foto: Reprodução / Ilha Arquitetura

Nesta sala de estar moderna, os sofás cinzas combinam com o piso na mesma cor, deixando o ambiente harmonioso, suave e amplo. As janelas grandes também contribuíram para uma sensação de amplitude. Já o móvel de madeira foi usado para separar a sala de outro ambiente da casa.

41. Um design diferente de chaise longue

Foto: Reprodução / Leonardo Muller

Aqui, vemos mais um exemplo de sala de estar ampla e com janelas igualmente proporcionais. Nesse caso, o elemento mais moderno da sala é o design da chaise longue verde, a cadeira longa que funciona como espreguiçadeira.

42. Sala moderna sem deixar de ser aconchegante

Foto: Reprodução / Hildebrand Silva Arquitetura

Muita gente acha que salas modernas não são muito confortáveis, pois priorizam a beleza no lugar do conforto. Porém, esta sala de TV com este grande e espaçoso sofá mostra exatamente o contrário. As cores neutras de base, branco e preto, foram quebradas com os diferentes tons de azul das almofadas e da manta do puff. A composição ficou moderna e aconchegante!

43. O cinza é o curinga das salas modernas

Foto: Reprodução /Decoradoria

Olha aí mais um exemplo de sala moderna na cor cinza. Quando se fala em ambientes modernos, essa cor é quase unânime. Além de bonita, ela combina com todas as outras cores. Neste exemplo, as cores azul e amarela foram as escolhidas para compor com o espaço junto com o cinza.

44. Iluminação embutida no móvel

Foto: Reprodução /Caroline Guerra

Essa sala também apostou nas cores neutras, sendo as poltronas com estampa floral vermelha o ponto de destaque. Outro detalhe interessante é a iluminação embutida no móvel da televisão.

45. Simples e elegante ao mesmo tempo

Foto: Reprodução / João Vteste

Elegante e sem pecar nos excessos, esse é mais um exemplo de sala moderna ampla com decoração simples e charmosa. Destaque para o vidro fumê separando a sala de estar da sala de jantar.

46. Moderna e cult

Foto: Reprodução /Nathalia Bilibio

Nesta sala com ar cult e indie,  também é possível ver elementos de referência à cultura pop, como o quadro do filme Pulp Fiction. O tapete listrado preto e branco também deu mais personalidade para o ambiente.  Já a cor cinza e a estrutura metálica com iluminação no teto remetem à decoração industrial.

47. Cores vivas e uma boa iluminação

Foto: Reprodução /Fernanda Duarte

Esta sala segue a linha das cores neutras com pontos de cor em alguns elementos, neste caso, o quadro colorido e as almofadas em diferentes tons de azul. A luminária de teto modelo paflon também é super moderna e tem sido cada vez mais usada na decoração de casas.

48. Ambientes integrados com beleza e personalidade

Aqui é mais uma prova de que ambientes pequenos também podem ser modernos. Esta sala de estar integrada à cozinha é moderna e cheia de personalidade. Destaque especial para as luminárias pendulares amarelas e para os garden seats, esses banquinhos super lindos e versáteis, que podem ser usados em diferentes ambientes da casa.

49. Paredes escuras são modernas e ousadas

Foto: Reprodução /Jayme Bernardo

Quando se vive em um país tropical como o Brasil, optar por ambientes leves e brancos é a estratégia mais comum para a casa. Porém, as paredes com cores escuras são excelentes para quem quer apostar em uma decoração ainda mais moderna e ousada. Nesse exemplo, os sofás cinzas e a iluminação forte fizeram um belo contraste com as paredes pretas.

50. Alegre e criativo

Foto: Reprodução / Zize Zink Arquitetura

Esta sala alegre apostou em vários elementos modernos, como a luminária com rebatedor que remete à iluminação de um estúdio fotográfico, e o quadro imitando um espelho convexo. O tapete laranja também foi uma escolha muito interessante e funcionou muito bem com a composição autêntica.

Gostou das nossas dicas e inspirações? Que tal, então, deixar a sua sala mais moderna e elegante? Existem várias vertentes dentro do estilo moderno, que vão desde os mais sofisticados até os mais divertidos e cults. Basta escolher a sua preferida e começar a preparar o projeto da sua sala!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS