7 dicas para cuidar da samambaia americana e como usá-la na decoração

Escrito por
Em 02.04.21

Por                                
Em 02.04.21

A samambaia americana, conhecida também como samambaia de Boston, é uma das espécies mais comumente encontradas nos lares brasileiros desde os anos 80. Apesar de ser uma planta rústica, a samambaia requer alguns cuidados especiais, então aprenda a cultivar uma das plantas mais vendidas no país e dê um toque especial à decoração do seu cantinho:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como cultivar e cuidar de uma samambaia americana

Com suas longas folhas subdivididas e um tom de verde encantador, a samambaia americana tem reconquistado seu lugar na decoração de ambientes com força total! Confira as dicas abaixo para que suas plantas cresçam saudáveis e vistosas:

  • Luminosidade: a samambaia americana, assim como os outros tipos de samambaia, prefere ambientes de meia-sombra ou com luz difusa. Manter sua planta próxima a uma janela, embaixo de árvores ou em varandas é uma ótima ideia.
    A luz direta pode queimar as folhas de sua samambaia, além de secar seu solo mais rapidamente, então evite deixa-la exposta ao sol.
  • Rega: samambaias amam umidade, então a rega pode se dar até três vezes na semana durante o verão ou períodos de seca, molhando abundantemente seu substrato.
    Porém tome cuidado para não deixar o vaso encharcado, pois essas situações colaboram com o crescimento de fungos e apodrecimento das raízes da sua planta.
    Checar se sua samambaia precisa de água é muito simples: aperte o substrato com a ponta do dedo, caso ele saia sujo, a rega pode esperar mais um pouco.
    Em períodos de baixa umidade ou muito calor, dê um carinho a mais para sua samambaia americana borrifando suas folhas com água, especialmente as folhas mais novas que ainda estão enroladas.
  • Adubação: para garantir o crescimento saudável de qualquer planta não devemos nos esquecer de adubá-la frequentemente. Para uma samambaia americana prefira adubos ricos em cálcio, sejam eles naturais ou químicos.
    Um bom adubo caseiro para samambaias é a casca de ovo. Basta limpá-las e bater as cascas secas em um liquidificador, depois é só colocar o pó no substrato de sua planta e aguar normalmente!
  • Ventilação: o vento é um dos maiores vilões no cultivo de samambaias. Ventos fortes e baixas temperaturas queimam as folhas dessas plantas, deixando-as com um aspecto amarelado e com as pontas secas e marrons, então se atente a essa questão antes de pendurar sua samambaia americana.
  • Vaso: durante muitos anos foi comum o cultivo de samambaias dos mais diversos tipos em vasos de xaxim, porém com sua exploração exagerada, o xaxim está em risco de extinção, o que fez com que novas opções surgissem.
    Na falta do tradicional xaxim, pode-se usar a fibra de coco, ou ainda plantar a samambaia em vasos de plástico, lembrando sempre de retirar a água acumulada no pratinho para evitar apodrecimento das raízes da sua planta.
  • Substrato: quando você compra uma samambaia, ela já vem em um substrato, mas isso não significa que ele seja o melhor para a sua plantinha a longo prazo.
    Uma boa opção de substrato é a união de 50% de fibra de coco, 25% de terra comum e 25% de areia de construção, ou também a mistura de 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum e 1 parte de húmus de minhoca.
  • Poda: observe sempre as folhas da sua samambaia. Folhas murchas e caídas sinalizam um excesso de água, já folhas quebradiças e amarronzadas podem significar falta de água. A poda da samambaia é simples, apenas corte as folhas secas, doentes ou muito amareladas.

Viu só como é moleza cuidar de uma samambaia americana? Selecionamos ainda vídeos cheios de dicas superimportantes para que a sua planta esteja sempre bonita, confira!

Mais informações sobre samambaia americana

Quer aprender todos os truques para ter samambaias grandes, sempre verdes e vistosas? Aproveite então os vídeos cheios de dicas preciosas que selecionamos especialmente para você:

Tudo o que você precisa saber sobre samambaias

Como você já deve ter reparado, samambaias são plantas cheias de cuidados especiais, e no vídeo acima você aprenderá dicas incríveis que farão diferença no cuidado com a sua planta.

Como cultivar samambaia americana em apartamento

Morar em apartamento não é desculpa para não ter plantas! Confira o vídeo acima e veja os cuidados que você precisa ter ao decidir criar uma samambaia.

Publicidade

Como preparar substrato para samambaias

O substrato é um elemento de extrema importância no cultivo da samambaia, por isso não deixe passar as dicas e o passo a passo deste vídeo!

Como replantar uma samambaia americana

Se você precisa trocar sua samambaia de vaso, ou quer fazer uma muda, não deixe de assistir esse vídeo! Nele, você aprende o passo a passo para um replante tranquilo.

Agora que você já é expert em samambaias, que tal ver como você pode usá-las na hora de decorar seus ambientes?

15 fotos de samambaia americana na decoração

Confira, abaixo, como você pode utilizar essa queridinha nacional na decoração e deixar o seu lar ainda mais incrível

1. O caimento das folhas não é uma graça?

2. A samambaia americana fica incrível em paredes verdes

3. Mas você pode pendurar uma sobre a cama

histórias de casa

Publicidade

4. Ou deixa-la com outras plantas sobre um armário

5. Essa plataforma suspensa dá destaque às samambaias

6. Você pode escolher um hanger de macramê bem bonito

7. Ou até pendurá-la com a tradicional correntinha

8. Só não esqueça que ela precisa de um pouco de sol

9. A samambaia americana dá charme até à lavanderia

10. Um pouco de verde nunca faz mal, não é?

11. Você pode combiná-la à outras plantas pendentes

12. Ou quem sabe à uma folhagem alta

histórias de casa

Publicidade

13. Pouco importa o ambiente escolhido

14. A samambaia se torta sempre o centro das atenções

15. E nos deixa apaixonados pela sua beleza!

Agora é só encher seu lar com samambaias e muito amor! Se você ama plantas, confira essas inspirações de urban jungle para transformar seu lar em uma floresta.