Silestone: conheça mais sobre este belo e versátil material

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Cosentino



Com o mercado de revestimentos se desenvolvendo a cada ano, novas e melhores opções são criadas para a atender as necessidades dos compradores. E o silestone é um exemplo desta prática. Material sintético formado por uma mistura de 94% de quartzo natural com outros cristais, fator que lhe garante maior dureza e resistência do que as outras opções disponíveis atualmente.

Segundo o grupo Cosentino, responsável pela fabricação e distribuição deste material no Brasil, o silestone pode ser considerado uma superfície excelente para a utilização em bancadas de cozinha, banheiros, pisos e ainda como revestimentos de parede ou escadas, já que tem uma quantidade reduzida de juntas.

De acordo com a empresa, o objetivo na fabricação do silestone é unir o melhor da pedra natural com o aprimoramento da técnica utilizada em sua fabricação, através de um processo conhecido como sistema de vibrocompressão à vácuo. Os responsáveis pelo desenvolvimento deste material revelam que a busca por uma nova opção surgiu da necessidade de se obter uma superfície inovadora, em que as características de resistência fossem maiores em relação às pedras naturais.

Para todos os gostos

Foto: Reprodução / Cosentino

As opções de silestone disponíveis à venda abrangem todos os gostos e bolsos. “São mais de 90 cores, mas o último lançamento é a Linha Eternal, onde se valoriza os veios e tons das pedras naturais, sendo composta por sete cores”, explica a diretoria da empresa.

Segundo a Cosentino, todas as cores de silestone possuem as mesmas características de resistência a riscos, abrasão e manchas, porém a série Eternal ganhou mais uma vantagem: ela traz a tecnologia N-Boost, uma inovação patenteada pela pela empresa que modifica a superfície do material em nível molecular, aumentando ainda mais as propriedades técnicas e estéticas do silestone.

De acordo com a empresa, esta nova técnica garante uma maior intensidade de cor e brilho na superfície do material, garantindo uma limpeza e manutenção mais fácil, já que possui uma propriedade repelente de água. Esta linha também oferece uma gama de propriedades mecânicas, como uma alta resistência ao impacto e riscos, a possibilidade de fabricação em formatos maiores e versatilidade de sua aplicação.

Vantagens do uso do silestone

Foto: Reprodução / ACR Arquitetura

“O silestone possui inúmeras vantagens em relação à pedra natural como uma maior resistência a manchas, riscos e outros possíveis danos, além de estar disponível em mais de 90 cores, garantindo a melhor escolha para cada projeto”, afirma os responsáveis pelo seu desenvolvimento. Dentre as desvantagens, o grupo Cosentino apenas revela a impossibilidade de ela ser utilizada na área externa.



Limpeza e manutenção

Foto: Reprodução / Craft Espaço de Arquitetura

Para a limpeza de sua superfície, o fabricante indica a utilização de Q-Action, um produto importado que possui como função a limpeza profunda em bancadas de cozinha, que não possui efeito abrasivo como a maioria das outras opções, mantendo o brilho da superfície por mais tempo. No caso de manchas, de acordo com a Cosentino, ele é capaz de apagar “todo o tipo de manchas, desde vinho, azeite, até limão”.

Dentre os cuidados recomendados pela empresa não é indicado o uso de decapantes, soda cáustica nem produtos com um pH superior a 10. “No caso de utilização de água sanitária, deve seguidamente enxaguar com água em abundância, não devendo ficar em contato permanente com a superfície”, ensinam.

Em relação à altas temperaturas, o silestone é capaz de suportá-las por períodos consideráveis de tempo, mas este fator por variar de acordo com a espessura e cor escolhida, sendo recomendável não expô-la a uma fonte de calor ou ao contato prolongado como panelas quentes, sendo necessário o uso de bases de apoio para evitar danos ao material.

Onde aplicar

Foto: Reprodução / Cosentino

Com diversas possibilidades de aplicação em ambientes internos, o silestone pode ser utilizado desde como revestimento de pisos e paredes até em painéis diferenciados, bancadas de cozinha ou banheiro, rodabanca, escadas e móveis.

61 ambientes para comprovar toda a beleza do silestone

Com uma ampla gama de cores e padrões, ao optar pelo uso do silestone é possível transformar e embelezar os mais diversos ambientes, abrangendo estilos decorativos diferentes, com visuais variados. Confira a seguir algumas inspirações:

1. Que tal um ambiente repleto do material?

Foto: Reprodução / Andréa Buratto

Como o banheiro é um ambiente que possui contato constante com umidade, é esperado um revestimento especial para garantir sua beleza. Aqui o material escolhido é o silestone, em um tom de azul marinho, com pequenos detalhes brilhantes.

2. Para uma varanda cheia de estilo

Foto: Reprodução / Iara Kílaris



Como o tom do revestimento escolhido para a estrutura da bancada e a parede possui tom claro, nada melhor do que adicionar um tom vibrante com o auxílio do silestone. Aqui, tanto o tampo da bancada quanto a moldura da churrasqueira garantem vivacidade e estilo ao ambiente.

3. Cozinha com tons claros

Foto: Reprodução / Semíramis Alice

Buscando manter o império dos tons claros na decoração deste pequeno espaço, a pedra escolhida para a bancada foi confeccionada em silestone, garantindo uma beleza única e harmonizando-se com o restante do ambiente e o mobiliário branco.

4. Adicione contrastes

Foto: Reprodução / Diptico

Como o mobiliário escolhido predomina na cor cinza, ao adicionar a bancada em silestone branco criou-se um contraste único e requintado. O restante do móvel fabricado no tom de madeira natural confere aquecimento em um ambiente de tons gélidos.

5. Um lavabo cheio de encantos

Foto: Reprodução / Ana Mähler

Apesar de pequeno, este lavabo possui visual marcante. Tanto a bancada quanto o gabinete foram confeccionados em tons parecidos, um marrom claro que deixa o ambiente mais aconchegante. Para facilitar a limpeza o armário é suspenso, contando com um piso diferenciado.

6. Também pode ser utilizado em escadas

Foto: Reprodução / Michelle Muller Moncks

A escada ganhou um ar futurista com o uso do silestone cinza em parceria com as fitas de LED para iluminar e ajudar na decoração. A combinação é perfeita para ambientes modernos e contemporâneos.

7. Garantindo que a paleta de cores seja seguida

Foto: Reprodução / Moussi Arquitetura



Neste ambiente, enquanto os móveis personalizados possuem tom claro, o revestimento escolhido para a área da rodabanca mescla tons de marrom e verde, harmonizando-se perfeitamente com a ampla bancada em silestone em tom semelhante.

8. Ideal para um visual mais uniforme

Foto: Reprodução / Suzane Knobel

Apesar de possuir opções mesclando tons diferentes ou com adição de brilho, o silestone ainda possibilita placas com somente um tom, dando bastante uniformidade. Aqui a bancada em tom cinza claro destaca-se em meio à mobília em tom preto.

9. Deixando o lavabo ainda mais belo

Foto: Reprodução / Poliedro Arquitetura

Com tons mais escuros predominando no ambiente, aqui a cuba na cor branca fica ainda mais bonita sobre a bancada em silestone marrom. O mosaico de revestimentos em tons escuros na parede do vaso sanitário mantém o equilíbrio.

10. Opção ideal para quem não tem medo de ousar

Foto: Reprodução / Ana Cinthia Lopes

Esta bancada em um tom laranja vibrante demonstra toda a capacidade do silestone em modificar o visual de qualquer ambiente. Fica lindo em um cômodo predominantemente neutro.

11. Que tal uma cozinha em branco total?

Foto: Reprodução / Raulino Silva

Neste lindo projeto a bancada foi confeccionada em silestone branco. Opção ideal para quem busca uma cozinha contemporânea com estilo minimalista, já que possui móveis em linhas retas e pouco detalhes.

12. Um perfeito quarto de banho

Foto: Reprodução / RSRG Arquitetos

Apesar de ser um cômodo duplo, onde o banheiro fica instalado em um nível mais elevado do que o ambiente onde está a pia, este espaço cheio de estilo conta com gabinete suspenso na cor branca, o qual, juntamente com o silestone no mesmo tom, torna-se a estrela principal do espaço.

13. Para uma pia multifuncional

Foto: Reprodução / Studio Guilherme Torres

Para criar um ambiente cheio de estilo, abusando do contraste da cor branca com o marrom, o silestone foi aplicada na pia, criando uma bancada com a função de facilitar a manipulação dos alimentos antes do preparo, além de possuir a cuba esculpida no próprio material.

14. Um toque futurista para a cozinha

Foto: Reprodução / RSRG Arquitetos

Os eletrodomésticos de inox são uma febre, marcando presença nas cozinhas de quem busca design e beleza diferenciada. Conferindo ares futurista ao cômodo, estes itens são acompanhados pelo mobiliário branco, pelo piso na cor preta e bancada em silestone branco.

15. Cozinha em apenas um tom

Foto: Reprodução / David Guerra

Este projeto é ideal para os amantes de ambiente monocromáticos e de tons de cinza. Aqui a cor impera tanto nos móveis, como no revestimento do piso e rodabanca e na ampla bancada de silestone, apenas com pequenas variações do tom escolhido.

16. Ampla sala de banho

Foto: Reprodução / RSRG Arquitetos

Toda em tons de branco e suas variações, essa sala de banho conta com uma banheira de design contemporâneo. Em cada lado do cômodo, uma pia com espelho retroiluminado por fitas de LED, garantindo espaço e privacidade aos moradores.

17. O material também combina com design rústico

Foto: Reprodução / Skylab Arquitetos

Em uma ampla área gourmet com ares campestre e madeira em abundância, o silestone é utilizado para a confecção da bancada da pia. A cor branca é a escolha ideal para equilibrar o uso da madeira, e a rodabanca com revestimento colorido deixa o visual mais descontraído.

18. Três tons em uma linda combinação

Foto: Reprodução / Priscila Boldrini

De visual inusitado, esta cozinha mistura três tons diferentes em sua decoração. Enquanto os armários superiores foram confeccionados na cor branca, os inferiores ganharam tonalidade bege. Para adicionar mais cor, a bancada destaca-se com um belo tom de vermelho. A geladeira adesivada complementa a decoração cheia de estilo.

19. Para todos os gostos

Foto: Reprodução / Luiza Nogueira e Simone Lima

Este é outro exemplo da ampla gama de cores possíveis deste material. Aqui o silestone em azul turquesa forma a bancada do banheiro, tendo sua pia esculpida no próprio material. Para mais delicadeza, a torneira possui acabamento em tom ouro rosé.

20. Com pia dupla e muito glamour

Foto: Reprodução / Carla Bertuol

Sem dúvidas, os detalhes fazem toda a diferença. Aqui a bancada em silestone ganhou pia dupla, esculpida no próprio material. Com torneira diferenciada, o lavabo ganha mais requinte ao ser decorado com um belo espelho e revestimento com alto relevo.

21. Encantando o ambiente integrado

Foto: Reprodução / Ana Paula Zonta

Aqui a cozinha e a sala de jantar são integradas. Para não errar na decoração, uma boa opção é optar por tons neutros, como no caso da bancada em silestone bege. Os armários da cozinha são espelhados, garantindo a impressão de ambiente mais amplo.

22. Branco e madeira, sempre uma boa opção

Foto: Reprodução / Silvana Albuquerque

Aqui, enquanto a cor branca foi a eleita para a bancada de silestone, a madeira forma uma espécie de península, garantindo espaço para degustar as refeições nessa cozinha gourmet. Com o restante do mobiliário na cor branca, a madeira envernizada torna-se a protagonista do ambiente.

23. Tons variados para finalidades diversas

Foto: Reprodução / MÖBEL Soluciones

Outro exemplo de como um pequeno espaço pode ser transformado ao utilizar silestone. Aqui o pequeno lavabo possui móveis personalizados em tom de madeira clara, que tornam-se ainda mais belos com o auxílio da bancada em laranja claro.

24. Silestone branco: o grande queridinho

Foto: Reprodução / HA Arquitetura

Por ser um material sintético, a confecção de uma bancada de cor totalmente branca é possível, ao contrário dos outros materiais disponíveis na natureza. Por isso, as bancadas nesta cor são as queridinhas, já que garantem mais beleza a qualquer ambiente.

25. Beleza até em espaços reduzidos

Foto: Reprodução / Juliana Nery Arquitetura

Neste pequeno apartamento, a cozinha liga-se à área de serviço. Para auxiliar nesta divisão, a bancada em silestone branco garante espaço para refeições rápidas com muito estilo e beleza. Destaque especial para o uso de cobogós na parede que divide os dois ambientes.

26. Cor em apenas alguns detalhes

Foto: Reprodução / Marmoraria Marmoluz

Quando um ambiente possui a predominância de um tom neutro, como no caso desta cozinha com mobiliário na cor branca, é mais fácil adicionar pequenos toques de cor sem pesar o visual. Neste exemplo, o vermelho utilizado nas cadeiras e nas panelas enriquecem a decoração.

27. Também existem opções com padrões diferenciados

Foto: Reprodução / Vivian Coser Arquitetos

Como possuem quartzo em sua composição, existem modelos de silestone com padronagens diferenciadas, com visual granulado ou marmorizado, enriquecendo a beleza da peça. Aqui o silestone escolhido possui tom de cinza em sua predominância, porém contendo visual granulado.

28. Lavabo digno de realeza

Foto: Reprodução / Régia Biana

Com a bancada confeccionada em silestone branco, este lavabo ainda conta com outros itens que lhe conferem mais charme e requinte. Dentre eles os metais em tom dourado, o espelho veneziano de tirar o fôlego e o papel de parede diferenciado.

29. Aqui a mesa de jantar foi confeccionada inteiramente neste material

Foto: Reprodução / AL11 Arquitetura

A sala de jantar cheia de charme tem diversos pontos interessantes, como a utilização do painel de madeira em alto relevo como revestimento, a madeira clara nos pés das cadeiras, o buffet preto embaixo da parede espelhada e a mesa em silestone laranja, que dá o toque de irreverência para o espaço.

30. O material permite a criatividade fluir

Foto: Reprodução / Cláudia Macedo

Tornando-se uma boa opção para ambiente com espaços restritos, ou para bancadas com formatos inusitados, o silestone permite esculpir-se de acordo com a vontade do profissional. Aqui a bancada possui recorte estratégico, liberando mais espaço para a área do vaso sanitário.

31. Cozinha em tons escuros

Foto: Reprodução / Alene Beckman

Apesar de normalmente ter a predominância de tons claros, a cozinha também fica linda se decorada em tons escuros. Aqui o armário na cor preta ganha a companhia de uma bancada em silestone preto com um lindo trabalho em degradê.

32. Ambiente integrado em tons claros

Foto: Reprodução / Ana Mähler

Conferindo mais amplitude ao espaço integrado, os tons clarinhos imperam na sala de jantar e cozinha. Auxiliando na divisão dos espaços, a ampla bancada em silestone branca ainda torna-se local para as refeições. Destaque especial para o lindo lustre de cristais.

33. Dividindo o ambiente

Foto: Reprodução / Arquiteta Barbara Vechi

Apesar de a cozinha ter comunicação direta com a sala de jantar, a espaçosa bancada em silestone bege ajuda na divisão dos ambientes, determinando o local de preparo dos alimentos e a possibilidade de os convidados interagirem com o cozinheiro do dia.

34. Ambiente pequeno, mas funcional

Foto: Reprodução / La Casa di Mobili

Apesar desta cozinha ter dimensões mais discretas, ela se torna extremamente funcional ao contar com ampla bancada de silestone, tanto na área da pia quanto na ilha em seu centro. Destaque especial ao trabalhado natural da madeira utilizada para a confecção dos armários.

35. Tendência em cubas diferenciadas

Foto: Reprodução / Arquitetas A&C

Eliminando a necessidade do uso de uma cuba de cerâmica ou de vidro, o silestone permite que a bancada ganhe uma pia mais moderna e bonita ao ter a cuba esculpida no próprio material. Aqui o tom de marrom claro foi o eleito, contrastando-se belamente com o ambiente branco.

36. Linda combinação de cinza e branco

Foto: Reprodução / Aline Freixedelo

Utilizar tons de cinza na decoração tem se mostrado uma tendência. Por ser um tom neutro, permite a utilização de pontos de cores vibrantes espalhados pelo espaço. Além disso, torna-se uma dupla cheia de estilo ao ser combinado com o branco.

37. Visual moderno e minimalista

Foto: Reprodução / Ana Mähler

Com design contemporâneo, esta cozinha mescla o cinza das paredes e dos eletrodomésticos em inox com o branco, predominante nos armários e na bancada em silestone. Destaque especial para o piso em madeira, adicionando mais conforto e aquecendo o ambiente.

38. Cinza, branco e madeira: trio de sucesso

Foto: Reprodução / Arqui Decore

Mais um exemplo de como a utilização de madeira em seu tom natural equilibra a frieza proporcionada pelo uso dos tons de cinza e branco na decoração. A iluminação embutida no armário deixa a decoração ainda mais interessante, e o piso marmorizado arremata o visual.

39. Embelezando até os pequenos espaços

Foto: Reprodução / Candys House

Apesar de possuir pouco espaço, esta cozinha tem beleza de sobra. Os armários superiores foram fabricados em tom claro, enquanto os inferiores foram confeccionados em cinza. A bancada branca equilibra a composição, e os puxadores no modelo concha incrementam o visual.

40. Como divisória e nicho

Foto: Reprodução / Monica Nicolao

Aqui o silestone foi utilizado tanto para a bancada com pia dupla quanto para a confecção de uma divisória entre o espaço de banho e a pia do banheiro. Ela ainda conta com um nicho e prateleiras de vidro, garantindo espaço reservado para os produtos de higiene.

Veja mais usos para o silestone

Com versatilidade e beleza estonteante, o silestone deixa qualquer espaço com mais requinte e sofisticação. Confira mais alguns ambientes e inspire-se:

41. Muito vermelho para um ambiente mais alegre

Foto: Reprodução / ABS Muebles

42. Que tal um visual diferenciado e muito amarelo?

Foto: Reprodução / House Design

43. Aqui a bancada possui dois níveis diferentes

Foto: Reprodução / ABS Muebles

44. Para um banheiro delicado e feminino

Foto: Reprodução / Inova Arquitetura

45. A bancada em silestone acompanha o painel de laca amarela na rodabanca

Foto: Reprodução / Danielle Reidel

46. Bancada em silestone branco até na ilha

Foto: Reprodução / Adoro Arquitetura

47. Equilibrando um ambiente com azul em abundância

Foto: Reprodução / Cris Nunes

48. Os amantes da cor verde também têm vez

Foto: Reprodução / Luján Mármoles

49. Embelezando a bancada e o piso com seu brilho

Foto: Reprodução / Marbles Ltd.

50. Com faixas em um tom contrastante

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

51. A bancada em vermelho ficou linda acompanhada de pastilhas no mesmo tom

Foto: Reprodução / AHPH Arquitetura e Interiores

52. Que tal uma opção na cor preta com brilhos?

Foto: Reprodução / Jacqueline Ortega

53. A bancada branca é um curinga na decoração

Foto: Reprodução / Carmen Calixto

54. Pode ser utilizado na área do chuveiro

Foto: Reprodução / Serranos Studio

55. Em tom de bege, para um ambiente neutro

Foto: Reprodução / Tatiana Junkes Arquitetura

56. Uma bancada branca em meio à móveis escuros

Foto: Reprodução / Moussi Arquitetura

57. Bancada vermelha para a área gourmet

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

58. Com a península branca e móveis em madeira clara

Foto: Reprodução / Muebles Castillo

59. O tom de azul escuro é ideal para incrementar o visual do banheiro

Foto: Reprodução / Michele Muller Moncks

60. Contrastando com o papel de parede

Foto: Reprodução / Quadrilha Design e Arquitetura

61. Adicionando vivacidade à cozinha

Foto: Reprodução / Juliana Souto

Material versátil e com grande resistência, o silestone possui inúmeros usos e possibilidades em espaços internos, indo desde bancadas, escadas até revestimentos de pisos e parede. Sua ampla gama de cores e padrões garantem um visual capaz de transformar qualquer ambiente. Escolha sua opção favorita e aposte neste material!