Veja dicas de como cuidar e como usar o singônio na decoração

Mike


Atualizado em 07.06.22

O singônio é uma planta muito versátil. Ela pode ser plantada em vasos ou direto no solo. Além disso, seu significado é cheio de superstições: melhora a qualidade do sono, ajuda no conhecimento e ajuda na convivência. Nesse post você vai ver os tipos, como cuidar e como usar essa planta na decoração, para dar toda atenção que ela merece.

Índice do conteúdo:

Tipos de singônio

As plantas têm várias sub-espécies. Algumas delas precisam de cuidados específicos. Principalmente no que diz respeito à iluminação. Por isso, agora você vai ver os tipos mais comuns de singônio e entender quais a características de cada um deles. Confira.

Singônio vermelho

Ele possui folhas avermelhadas e pode ser cultivado em qualquer ambiente. Contudo, essa planta precisa receber pelo menos algumas horas de sombra durante o dia. Além disso, o substrato deve sempre estar úmido, mas não encharcado. Logo, a rega deve ser diária.

Publicidade

Singônio variegata

Geralmente, as espécies variegatas são aquelas que possuem folhas manchadas de branco. Isso acontece porque elas possuem baixo teor de clorofila. Essa planta é muito encontrada em vários ambientes ao longo da cidade. Os cuidados devem ser iguais ao tipo vermelho.

Cara-de-cavalo

Essa planta também é conhecida como singônio verde. Ela tem folhas verdes escuras e um corte que se estende até o caule. Com o passar do tempo, a coloração das folhas pode ficar mais clara.

Singônio estrela

Seus cuidados são semelhantes aos outros tipos dessa planta. Contudo, sua principal característica está no fato de que uma parte das folhas é mais pontiaguda. Isso faz com que essa planta receba o nome que tem.

Publicidade

Agora que você conhece os principais tipos dessa planta, que tal aprender sobre os cuidados com ela? Isso vai te ajudar a entender todas as necessidades dessa planta e como deixá-la ainda mais bonita.

Como cuidar de singônio

Para que sua planta fique bem saudável e cresça forte é muito importante conhecer todos os cuidados necessários. Por isso, veja dicas para cuidar do singônio:

  • Regas: essa planta tem origem tropical. Assim, o substrato deve sempre estar úmido, mas não pode ser encharcado. Dessa forma, as regas podem variar entre duas a sete vezes na semana, dependendo da umidade;
  • Iluminação: ela pode ficar em qualquer lugar. Porém, precisa receber sombra durante um período do dia. De maneira geral, o ideal é que a sua planta fique em uma região de sombra ou meia sombra;
  • Onde plantar: devido à sua versatilidade, o singônio pode ser usado como forração, trepadeira ou em vasos.
  • Venenosa: o singônio tem uma seiva leitosa que é tóxica, caso seja ingerida. Por isso, atenção às crianças pequenas e aos pets que têm contato com ela;
  • Mudas: para plantar, basta colocar os ramos em um recipiente com água para criar raiz. Depois, o plantio pode ser feito direto no substrato preparado.

Essas dicas vão te ajudar a sentir mais gosto pela jardinagem. Com o tempo, será possível ver como essa atividade é relaxante e gratificante. Além disso, sempre é bom aprender mais sobre as plantas, para dar mais qualidade de vida a elas.

Saiba mais sobre singônio para cuidar bem dessa planta

Na hora de cuidar de uma planta, todo conhecimento é bem vindo. Por isso, nos vídeos selecionados você vai aprender ainda mais sobre como cuidar da sua nova planta para ela crescer forte e saudável na sua casa.

Como cultivar singônio

Apesar de o singônio ser uma planta muito versátil, é preciso ter alguns cuidados na hora de cultivá-la. Por isso, o canal Yucca Plantas mostra de que forma isso deve ser feito. No vídeo também é possível ver algumas espécies dessa planta.

Plantas fáceis de cuidar

Publicidade

Quem quer começar na jardinagem, precisa de uma planta fácil de cuidar. É nessa hora que entra o singônio. Junto com o lambari-roxo, ela é uma das plantas de mais fácil manutenção que existem. Por isso, Randall Fidencio dá dicas de como cultivar e como fazer muda de ambas plantas.

10 tipos de singônio

Existem diversos tipos de singônio. Contudo, alguns deles são mais comuns que outros. Dessa maneira, o canal Seja Natureza apresenta os 10 principais tipos dessa planta. Este vídeo vai te ajudar a completar o seu jardim.

Como fazer muda de singônio

O jardineiro Henrique Buttler ensina como cuidar e como fazer muda de singônio. Além disso, ele mostra os motivos dessa planta fazer tanto sucesso com as pessoas que querem uma folhagem que requer pouca manutenção. Confira.

Essas dicas ajudam a dar uma boa vida para a sua nova planta. Agora, o que resta é pensar em qual lugar a sua nova planta ficará. Para isso, que tal ver algumas ideias do singônio na decoração?

15 fotos de decoração com singônio para uma vida mais verde

As plantas na decoração são importantes por vários motivos. Um deles está no fato de que elas ajudam a trazer vida para os ambientes. O singônio é a prova disso. Dessa maneira, confira 15 formas de usá-lo para renovar qualquer ambiente.

1. O singônio é uma planta ótima para decoração

2. Ela é uma folhagem de origem tropical

3. Por isso ela é tão comum pelo Brasil

4. Em qualquer canto da cidade é possível ver um

5. Além disso, essa planta é muito versátil

6. Ela pode ser usada como forração

7. Em vasos

8. Ou em jardins verticais

9. Contudo, é preciso atenção

10. Sua seiva é tóxica

11. Então, é preciso cuidado com pets e crianças

12. Essa folhagem vai mudar seu jardim

13. Afinal, além de bonita, sua manutenção é baixa

14. Ideal para quem está começando

15. Isso ajudará a ter uma selva urbana só sua

As plantas ajudam a mudar qualquer ambiente. Além disso, iniciar na jardinagem é um hobby que aumenta a vontade de ter mais plantas. Por isso, que tal ir pensando na próxima integrante do seu jardim? Ela pode ser, por exemplo, uma begonia maculata.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments