Como escolher sofá de canto e 15 ideias para decorar com o móvel

Escrito por
Atualizado em 19.07.22

Triplex Arquitetura

Por
Atualizado em 19.07.22

O sofá de canto é um modelo perfeito para quem procura conforto, funcionalidade e estilo. Com um formato geralmente em L, seu visual é bastante aconchegante e permite acomodar várias pessoas em um mesmo espaço. Veja dicas para escolher o estofado ideal para sua casa, sugestões de decoração com a peça e opções para comprar o seu.

Publicidade

Como escolher sofá de canto?

O sofá de canto é uma ótima opção para aproveitar o espaço da sala, mesmo assim, é necessário alguns cuidados na hora de escolher o seu modelo. Confira dicas que vão te ajudar a selecionar o tipo ideal para sua casa:

Publicidade

  • Tamanho: para garantir o conforto e a funcionalidade no ambiente, o sofá deve ter um tamanho proporcional e adequado para o espaço que será colocado. Por isso, tire corretamente as medidas do local e confira as metragens da peça escolhida para ter certeza de que o estofado ficará adequado. Certifique-se também de deixar um espaço mínimo para circulação, quando necessário.
  • Disposição dos móveis: pense em como ficarão os outros móveis acompanhados do sofá. Você pode aproveitar um canto livre junto às paredes para acomodar o estofado ou usar peças como aparadores nas costas ou lateral. Também é importante ficar de olho se a orientação do sofá é para esquerda ou direita e como o móvel ficará melhor disposto no seu ambiente.
  • Material: vale a pena prestar atenção no tipo de material do estofado ao escolher o seu modelo. É importante ponderar fatores como estética, conforto, resistência e usabilidade. Linho, camurça, suede são indicados para quem procura uma peça confortável para relaxar. O poliéster é uma opção versátil e resistente. Já o couro é perfeito para quem busca uma peça imponente e durável para a sala.
  • Cor: a escolha da cor também pode influenciar diretamente no seu espaço. Cores claras trazem a sensação de maior amplitude, e por isso, são mais indicadas para pequenos espaços. Além disso, tons como branco, bege, cinza claro e marfim deixam a atmosfera mais tranquila. Tonalidades escuras são mais pesadas e trazem a sensação de maior volume para a peça, assim ficam melhores em ambientes amplos.
  • Acessórios para o sofá: na hora de escolher o seu estofado, vale também adquirir itens que vão ampliar o conforto e deixar o estofado mais estiloso. Itens como almofadas, mantas, puffs e tapetes podem fazer toda a diferença na sua decoração, além de adicionar um toque de cor ou estampa no ambiente.

Escolher um bom sofá pode ser um desafio, mas com todas essas dicas fica muito mais fácil. Além disso, leve em conta as particularidades do seu lar e as suas preferências.

Quando usar sofá de canto?

Um sofá de canto é recomendado para uma família grande ou para quem adora receber visitas em casa, já que seu formato permite que várias pessoas se acomodem melhor. Em salas amplas ou abertas, uma boa ideia é usar o estofado para limitar espaços e dividir o ambiente. O sofá de canto também pode ser usado em locais pequenos, já que ajuda a otimizar o espaço. Para essa condição, os modelos retráteis são os mais indicados.

Pode usar o sofá de canto separado?

Existem sofás de canto que são modulares ou formados por mais de uma peça. Nesse caso, é possível usar as partes de forma separada. Essa é uma boa opção para quem gosta sempre de estar mudando a posição dos móveis.

15 fotos de sofá de canto para otimizar o espaço

Um sofá de canto se destaca com seu formato e funcionalidade em qualquer ambiente. Mas antes de comprar o seu modelo, confira ideias de como usar essa peça na sua casa:

Publicidade

1. O sofá grande é ideal para quem adora receber convidados

2. Os estofados nesse formato são cheios de conforto

3. E também pode adicionar muito estilo na decoração

4. O móvel pode ser usado para dividir ambientes

5. Ou ser posicionado em um canto junto a parede

6. Para áreas menores, escolha um modelo retrátil

7. O sofá de canto pode ser colorido

8. Mas, é curinga com um tom neutro

9. Há modelos com 5 ou 6 lugares, para caber toda a família

Figa Arquitetura

Publicidade

10. Decore o estofado com almofadas estampadas

11. E adicione uma manta no sofá para ter mais aconchego

12. O sofá de canto é perfeito para salas amplas

13. Mas também há opções compactas

14. Que otimizam o espaço em salas pequenas

15. O sofá de canto vai impactar na sua decoração

São várias possibilidades para decorar com um sofá de canto e transformar a sua sala em um espaço mais receptivo, agradável e cheio de conforto. E se você ficou com vontade de colocar um modelo na sua casa, que tal conferir a sugestão de lojas no tópico seguinte?

Onde você pode comprar sofá de canto para sua casa

Você pode encontrar diversos modelos de sofá de canto para comprar on-line e decorar sua casa. É possível encontrar opções em torno de R$1000, mas o preço pode variar bastante, principalmente em relação ao tamanho. Confira onde comprar:

  1. Mobly
  2. Casas Bahia
  3. Ponto
  4. Madeira Madeira
  5. Extra

Com um sofá de canto, você pode aproveitar muito mais a sua sala, receber as visitas com estilo e relaxar com toda a família. E para deixar esse ambiente mais confortável, confira também como escolher tapete para sala.

Publicidade