Sousplat de crochê: 50 fotos, vídeos e modelos passo a passo

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Crochê Arte

Uma mesa bem posta faz a diferença em pequenos eventos ou quando desejamos reunir amigos e familiares no nosso lar. Utilizar peças de louça decorada, incluir arranjos de mesa, flores e outros elementos decorativos garantem um visual inesquecível para qualquer ocasião especial.

Dentre os elementos que fazem a diferença na decoração da mesa está o sousplat. Com a função de proteger a toalha de mesa ou o próprio móvel de respingos de comida, este item garante mais charme à composição. Os modelos elaborados em crochê são ótimas opções para incrementar a mesa, adicionando beleza e personalidade através de uma opção artesanal. Confira a seguir lindas opções e inspire-se:

1. Como elemento de destaque na mesa

Foto: Reprodução / Para Inspiração

Apesar de estar acompanhado do jogo americano estampado, o tom vibrante escolhido para o sousplat garante que este item se destaque na mesa posta. Vale apostar em cores contrastantes e cheias de vida.

2. Delicadeza nos pequenos detalhes

Foto: Reprodução / Mesa Posta

Opção ideal para quem adora uma peça rica em detalhes, o sousplat com aplicação de pérolas pode ser o elemento que faltava para uma mesa ainda mais charmosa. Contando com um grande número de pérolas, este diferencial garante destaque à peça.

3. VÍDEO: Sousplat de crochê simples, fácil e delicado


De modo simples e fácil, este sousplat de crochê ganha vida com a ajuda de pontos simples. Para facilitar ainda mais o processo, no tutorial você ainda acompanha um gráfico demonstrando a quantidade de pontos necessárias.

4. Utilizado juntamente com outros tipos de sousplat

Foto: Reprodução / Marta Alves

Aqui a versão de crochê ganha a companhia da opção em madeira com capa de tecido. Combinar sousplat de diferentes materiais garante um visual muito mais rico para a mesa.

5. Combinando com outros elementos da mesa

Foto: Reprodução / Fabiane Caliman

Aqui o tom azul escuro escolhido para o sousplat de crochê é o mesmo visualizado na taça para bebidas. Combinar a cor deste elemento com outros itens da mesa garante uma composição mais harmoniosa.

6. Mantendo a temática escolhida

Foto: Reprodução / Ize Galvão

Se a decoração da mesa possuir uma temática definida, adicionar um sousplat de crochê com a paleta de cores seguindo o tema manterá a harmonia da mesa, além de ajudar na decoração.

7. Deixando o chá da tarde mais charmoso

Foto: Reprodução / Alle Rabêlo

Apesar de seu uso tradicional demandar um jantar com entrada, prato principal e sobremesa, atualmente o sousplat pode ser utilizado em qualquer ocasião. Que tal utilizar no chá da tarde com as amigas?

8. Modelo discreto, fazendo a diferença

Foto: Reprodução / Nossa Mesa Ateliê

Com o tamanho padrão de 45 centímetros, algumas opções são mais discretas, ficando quase totalmente coberta pelo prato. Uma boa opção para quem deseja montar uma mesa mais neutra.

9. Para as românticas de plantão

Foto: Reprodução / Daiana Souza

Cheio de delicadeza e estilo, esta opção em rosa claro deixa qualquer mesa mais romântica. Acompanhada por um porta-copos e porta-guardanapos no mesmo material e estilo, garante o trio ideal.

10. VÍDEO: Sousplat e porta-guardanapo em crochê

Para garantir ainda mais charme à peça, aqui a dica é utilizar uma linha rosa claro, com detalhes em prata. Ideal para formar um belo conjunto, o tutorial ainda ensina a produzir um porta-guardanapo para combinar com o sousplat.

11. Deixando os outros elementos se sobrassaírem

Foto: Reprodução / Amor&Co

Com o intuito de equilibrar a decoração, como a toalha de mesa e o guardanapo escolhido possuem cores de sobra, nada melhor do que optar por um porta-guardanapo em tom neutro para complementar a composição.

12. Para uma refeição muito mais divertida

Foto: Reprodução / Eli Roling

Em associação ao uso de um sousplat de madeira revestido com tecido estampado, a opção em crochê mantém o tom despojado, além de garantir mais cor à mesa.

13. Opção trabalhada para um visual cheio de estilo

Foto: Reprodução / Cute Home Mesa Posta

Apostar em um sousplat com pontas trabalhadas em crochê garante presença marcante para a peça. Com opções em cores fortes ou mais discretas, deixam este elemento em evidência.

14. Os amantes de pérolas também têm vez

Foto: Reprodução / Ateliê DiJu

Opção com ampla aplicação de pérolas, o sousplat ganha ares requintados, se tornando uma boa opção para eventos especiais. Para incrementar ainda mais a mesa, porta-guardanapos com o mesmo material.

15. VÍDEO: Sousplat de crochê com visual rico em detalhes

Contendo 45 centímetros de diâmetro, esta opção possui disco central, com diversas pontas, garantindo um visual cheio de detalhes à peça. De forma simples e fácil, o vídeo ensina seu passo a passo.

16. Mesclado com outros materiais

Foto: Reprodução / Cute Home Mesa Posta

Esta opção inova ao contar com a parte central do sousplat confeccionada em juta, enquanto somente suas extremidades foram elaboradas com pontos de crochê. Belíssimo!

17. Para uma mesa bicolor

Foto: Reprodução / Caprichando na Mesa

Enquanto o jogo americano aposta em uma padronagem mesclando vermelho e azul, o sousplat em vermelho contrasta lindamente com a louça colorida, seguindo a temática escolhida.

18. Que tal um modelo diferenciado?

Foto: Reprodução / Sousplat e Crochê

Apesar do modelo mais popular de sousplat de crochê ser sua versão circular, nada impede de ousar e optar por formatos diferenciados, incrementando o visual e deixando o momento das refeições mais belos.

19. Os modelos neutros são curingas na decoração

Foto: Reprodução / Kariny Nomura

Seja na versão branca, creme, bege ou cinza, o sousplat neutro garante destaque para outros elementos da composição, como o porta-guardanapos, a louça escolhida ou o próprio guardanapo.

20. VÍDEO: Sousplat de crochê barroco

Aqui o modelo que remete ao estilo barroco encanta pelos detalhes. Com a parte que apoiará o prato contando com pontos bem fechados, a parte visível garante mais charme com bicos em crochê trabalhado e mais abertos.

21. Para os artesãos, uma ótima oportunidade de soltar a imaginação

Foto: Reprodução / Fabiane

Quem adora trabalhos manuais pode aproveitar a oportunidade e deixar a imaginação solta na hora de criar novos modelos. Com a possibilidade de brincar com formatos e pontos, a cada tentativa um novo modelo.

22. Que tal criar uma composição com materiais diferentes?

Foto: Reprodução / Nova Home

Enquanto dois dos sousplat escolhidos são feitos em madeira revestida de tecido, os outros dois foram elaborados em crochê, resultando em uma mesa criativa e irreverente.

23. …ou ainda utilizar cores diferentes?

Foto: Reprodução / Cozinha de Estar

Contendo o mesmo estilo, com o mesmo visual, porém tons diferentes, estes sousplat de cores vibrantes garantem uma composição rica em detalhes para incrementar o visual da mesa.

24. Tom sobre tom

Foto: Reprodução / Nossa Mesa Ateliê

Quem gosta muito de uma cor específica pode apostar em uma composição com a paleta de tons semelhantes. Aqui a variação da cor azul, da mais clara até a mais escura, garante um belo visual.

25. VÍDEO: Sousplat em crochê com desenho

O diferencial deste modelo se dá pelo desenho formado pelos pontos na parte do meio. À partir do disco central, diversas pétalas circundam este item, resultando em um desenho de uma bela flor.

26. Em vez de pontas, flores

Foto: Reprodução / Mesas da Alicinha

Aqui as extremidades trabalhadas do sousplat garantem o destaque da peça. Em vez de pontas simples, as flores multicoloridas deixam o visual descontraído e muito delicado.

27. Vale apostar em uma composição variada

Foto: Reprodução / Transbordando o Amor

Solução ideal para uma mesa descontraída e que esbanja criatividade, é possível criar composições totalmente novas ao mesclar diferentes modelos e cores de sousplat em crochê.

28. Que tal um modelo bicolor?

Foto: Reprodução / Sousplat em Crochê

Para quem deseja um modelo rico em detalhes, uma boa opção é postar em um sousplat de crochê com sobreposição. Aqui, enquanto a parte inferior foi elaborada em amarelo, os bicos na cor branca aparentam uma nova peça.

29. Apresentando contraste de cores

Foto: Reprodução / Crochê Chevron

Outra alternativa de sousplat bicolor. Neste modelo, enquanto a parte central foi elaborada com linha em tom marsala, o adorno externo possui cor branca, deixando visual ainda mais belo.

30. VÍDEO: Sousplat de crochê em formato de coração

Opção ideal para ocasiões especiais como jantares românticos, este tutorial ensina como elaborar um sousplat com formato de coração. Podendo ser feito em cores diversas, enriquece o visual da mesa.

31. Dois tons e muitos detalhes

Foto: Reprodução / Artes da Rosi

Outra bela opção que utiliza mais de uma cor na hora de elaborar a peça, aqui o rosa claro ganha a companhia do branco, evidenciando a associação de dois tons devido aos seus belos detalhes.

32. Que tal agradar os pequenos?

Foto: Reprodução / Ateliê Casinha de Boneca

Uma mesa elaborada com o intuito de agradar as crianças, aqui a dupla de sousplat possui o formato dos ratinhos mais queridos dos desenhos animados. Ideal para refeições mais divertidas.

33. Um sousplat do Mickey

Foto: Reprodução / Crochê Chevron

Outra opção que utiliza o personagem para dar forma ao sousplat, esta versão deixa qualquer café da manhã mais animado. Ideal para agradar crianças e adultos, não necessita de muitos complementos.

34. Para uma cozinha estrelada

Foto: Reprodução / Ponto Com Afeto

Novamente o formato tradicional do sousplat é deixado de lado para dar lugar a versões mais divertidas e inusitadas. Aqui a estrela em tom amarelo claro traz o céu para dentro do lar.

35. VÍDEO: Sousplat de crochê com pérolas

Uma ótima opção para incrementar ainda mais o visual desta peça é adicionar pequenas pérolas de forma circular. Deste modo, a parte que ficará visível na mesa trará ainda mais delicadeza para a composição.

36. Para fã nenhum botar defeito

Foto: Reprodução / Mesa Posta

Os amantes da pequena personagem comilona irão adorar esta opção. Aqui o sousplat ganha forma e cores que representam a melancia, fruta favorita da querida Magali.

37. Vai um abacaxi aí?

Foto: Reprodução / Nossa Casa Mais Colorida

Outra divertida variação de sousplat com formato diferenciado, aqui sua forma circular é substituída pelo formato da fruta, deixando a mesa ainda mais alegre e bonita.

38. Mais fantasia para a mesa de jantar

Foto: Reprodução / Cute Home Mesa Posta

Ideal para receber o prato da criança ou decorar uma festa temática, aqui o sousplat ganha silhueta de unicórnio, contando com o desenho de sobrancelhas e belas flores junto ao chifre.

39. Formato quadrado para variar

Foto: Reprodução / DAsde Artes Canecas & Afins!

Mais uma opção para sair da mesmice e deixar o visual da mesa ainda mais belo. Rico em detalhes e curvas, possui pontos vazados, garantindo um visual marcante e delicado.

40. VÍDEO: Conjunto de sousplat má chérie

Composto por três tamanhos diferentes de sousplat em formato quadrado, ideal para montar uma mesa de chá da tarde cheia de charme. Com sua parte interna na cor rosa, ganha uma moldura na cor branca, adicionando contraste.

41. Apostando em tons pasteis

Foto: Reprodução / Fios de Maria

Outro belo exemplo que mostra como é possível montar uma mesa bonita e cheia de estilo mesclando diferentes opções de sousplat. Com o mesmo modelo e cores diferentes, resulta em uma mesa harmoniosa.

42. A delicadeza dos tons rosados

Foto: Reprodução / Ana Alonso – Mesa Posta

Opção ideal para quem deseja criar uma composição delicada, os tons rosados podem ser utilizados tanto em produções românticas, decorações temáticas ou eventos variados.

43. Vale apostar em um modelo vazado

Foto: Reprodução / Crochê Maria Veronez

Apesar das opções mais populares utilizarem pontos mais fechado, um sousplat com pontos vazados enrique qualquer composição. Este ainda conta com belas flores em suas extremidades.

44. Com miçangas e contas variadas

Foto: Reprodução / Preta Souza

Aqui, enquanto o centro do sousplat foi elaborado no tom azul escuro com círculo composto por pontos bem fechados, suas pontas ganham composições de contas e miçangas, deixando a peça ainda mais especial.

45. VÍDEO: Sousplat de crochê e meia-pérola

Outra versão utilizando pérolas juntamente com as linhas, aqui as meias-pérolas incrementam a parte mais externa da peça, deixando seus bicos em crochê arredondados ainda mais belos e charmosos.

46. Para os apaixonados de plantão

Foto: Reprodução / Jessica Pereira

Outra bela opção de sousplat em crochê com formato variado, esta opção encanta ao reproduzir um perfeito coração elaborado com linha vermelha. Assim, todas a refeições serão repletas de amor.

47. Com pérolas, porém de forma diferenciada

Foto: Reprodução / Mesa e Fios

Mais uma bela alternativa para quem deseja um modelo de sousplat com pérolas, esta versão é um pouco mais discreta, possuindo pérolas espalhadas por entre os bicos trabalhados.

48. Materiais diferentes, mesmo tom de rosa

Foto: Reprodução / Caseirices das Amigas

Belo modelo de sousplat com um mix de dois materiais diferentes. Nesta opção, enquanto seu centro foi elaborado em crochê, as extremidades contam com miçangas para uma dose extra de charme.

49. Simples, porém com pontos bem trabalhados

Foto: Reprodução / Larearte Mesa Posta e Decor

Quem domina a arte do crochê com certeza terá facilidade de confeccionar este modelo. Repleto de pontos bem elaborados, seu tom delicado garante beleza para a mesa florida.

50. VÍDEO: Sousplat de crochê sobreposto

Este tutorial ensina a confeccionar um sousplat com visual diferenciado, como se fossem duas peças sobrepostas. Elaborado com dois tons de rosa, garante destaque a qualquer mesa.

Ótima opção para incrementar a mesa em qualquer ocasião, seja uma data especial ou apenas uma refeição do dia-a-dia, o sousplat é um elemento essencial para o bom anfitrião produzir uma decoração bela e a uma composição cheia de estilo.

PARA VOCÊ