Por Marianna Moreno
O sousplat é parte essencial na decoração de uma mesa formal. Ele torna a mesa mais atraente aos olhos ao emoldurar os pratos. É um item de origem francesa e significa “sob prato”, ou seja, deve ser utilizado embaixo do prato, complementando o cenário.
Publicidade
São peças não muito grandes e que possuem a função muito importante de proteger a mesa contra riscos e arranhões, além de garantir uma recepção cheia de requinte aos seus convidados.
Eles podem ser dos mais diversos materiais. E, em muitos casos, podem ser feitos em casa. Existem modelos descartáveis, que só podem ser usados uma vez e outros que são reutilizáveis. Separamos os tipos mais comuns para que você conheça melhor, confira:
O acrílico costuma ser muito fácil de limpar, sem contar que há uma variedade muito grande de modelos. Podem ser lisos, decorados, coloridos e até estampados.
Os sousplat de alumínio são opções mais tradicionais. Muito fáceis de cuidar e sua durabilidade é maravilhosa, no entanto, acaba saindo como um dos modelos mais caros.
Os Sousplat de cerâmica são muito bonitos e muito versáteis. Além de compor a mesa, também fazem parte da decoração de paredes, por exemplo. Leve a decoração da sua casa a um novo patamar.
O Sousplat de corda é incrível e deixa a mesa com uma aparência rústica. Ele segue a tendência de decoração orgânica e é uma ótima ideia para quem gosta de produtos amigos do meio ambiente.
O trabalho artesanal é maravilhoso e dá uma valorizada em qualquer ambiente. Os sousplat de crochê estão super em alta e o resultado é muito bonito.
A decoração com produtos espelhados é sempre um charme. A base espelhada dá a sensação de que o ambiente é maior e fica lindo com a iluminação mais intimista da sala de jantar.
O EVA é uma matéria prima mais barata e muito maleável, é possível fazer inúmeras coisas com ele. É um ótimo material para sousplat porque não é escorregadio e pode ser recortado com facilidade.
Publicidade
O modelo feito de fibra natural é ótima para almoços ou refeições ao ar livre. Seu aspecto praiano combina muito bem com o verão.
O inox é brilhoso, o que confere uma característica mais noturna para a peça. É muito sofisticado e fica lindo combinado com talheres prateados.
O jornal é muito utilizado para artesanato e o sousplat não poderia ficar de fora. Este tipo de base é ideal para quem quer gastar pouco e ter um belo resultado, no entanto, eles não podem ser lavados ou molhados.
É uma opção muito comum e pode ser customizada com técnicas de decoupage ou pintados. Mas se a ideia é manter o estilo rústico, é só manter a madeira como ela é. Vai ficar lindo!
A melamina é um plástico duro e resistente ao calor, é ideal para sousplat porque podem ser lavados e reutilizados, conferem um aspecto muito fino à sua mesa.
Os sousplat de papel são descartáveis, o que significa que você não perderá tempo lavando as peças e nem terá problemas com desgastes e danos. Eles costumam ser feitos em um material que pode ser reciclado facilmente, portanto, causam baixo dano a natureza.
O papelão é muito versátil e, assim como o jornal, pode ser customizado de várias formas. Mas lembre-se de que este também é um modelo descartável e não pode ser lavado.
O plástico é uma opção simples, barata e conta com uma variedade enorme de modelos. Pode ser liso, estampado e é mais barato do que o acrílico.
O rattan dá um toque de natureza à decoração. É uma fibra natural feita a partir de uma palmeira. Deixa um aspecto muito charmoso e combina com mesa ao estilo rútico.
Assim como o jornal, artesanato em revista é simples de fazer e o resultado é muito charmoso.
A renda deixa a mesa muito mais delicada. Há uma variedade de tecidos rendados com muitas cores diferentes. São simples de limpar e funcionam muito bem.
O tecido pode ser o próprio sousplat ou pode ser usado como revestimento em peças de madeira. Os mais usados são os coloridos e estampados. São ótimos para uma mesa divertida sem perder a elegância.
Para quem gosta da composição mais clean, o vidro é a aposta certa. O ideal é escolher um modelo de vidro canelado ou com algum detalhe para não deixar a peça muito escorregadia.
Agora que você já sabe quais tipos de sousplat existem, ficou mais fácil decidir qual se encaixa melhor a sua necessidade. Para te inspirar a decorar uma mesa bem linda e a inserir essa peça na sua vida, separamos 50 fotos incríveis. Dá uma olhadinha:
O sousplat é uma peça muito importante na decoração e transforma qualquer mesa em algo mais bonito e mais requintado. É perfeito para qualquer ocasião, desde o café da manhã até um jantar chique. Agora que você já sabe todas as suas variações, é só adquirir a peça e começar a usar.